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Dicas e Histórias de Sucesso

Como usar o Instagram para vender

Com o Instagram, os empreendedores podem fortalecer o seu caixa e alcançar mais clientes.
Publicado por Equipe Cielo

As redes sociais têm grande importância para as empresas marcarem presença digital e, consequentemente, vender mais. A questão é: como usar o Instagram para vender?

Usar a força das redes sociais a favor da sua empresa exige dedicação diária. O caminho pode ser desafiador, mas uma coisa é certeza: o esforço vale muito a pena e pode fazer diferença para o seu negócio.

Continue a leitura e descubra como usar o Instagram na sua empresa.

Por que vender pelo Instagram?

Se você pensa que o Instagram é uma rede social apenas para fotos de animais fofinhos e de comidas de dar água na boca, temos um recado importante: você está enganado.

As pessoas buscam por assuntos que têm alguma afinidade e isso inclui até mesmo conteúdo de marcas.

Segundo dados do próprio Instagram:

  • 85% das pessoas descobrem novos produtos nesta rede social;
  • 73% dos usuários acompanham marcas;
  • 72% interagem com influenciadores.

Além disso, esta rede social, criada em 2020, ajuda:

  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços;
  • 83% dos usuários na decisão do que comprar.

 Fonte: Resultados Digitais

Esses números mostram como é necessária a presença de empresas no Instagram, independentemente do tamanho.

Mas vale o destaque: para aumentar suas vendas, é importante que as ações realizadas sejam bem construídas.

Por isso, que tal conferir as dicas para que você possa extrair o que há de melhor do Instagram?

1 – Tenha um perfil comercial

Um grande erro dos empreendedores que tentam marcar presença digital é usar sua conta pessoal para divulgar a empresa. O primeiro passo no desafio de usar o Instagram para vender é criar uma conta comercial.

Dessa forma, você terá acesso às melhores funcionalidades para empresas dentro do Instagram. A conta do Instagram para empresas disponibiliza recursos de análises de dados, métricas, impulsionamento de posts e link nos stories.

Vale lembrar: essas possibilidades são muito valiosas para a tomada de decisão e interferem diretamente na eficácia das ações realizadas.

2 – Use o link na Bio

Quer saber mais sobre o assunto? É só clicar no link na Bio”. Quem nunca ouviu ou leu essa frase no Instagram? Ela é muito comum entre influenciadores e empresas na rede social.

A Bio, biografia ou descrição é um ponto essencial para as páginas de empresas no Instagram. Nela, você deve mostrar para potenciais clientes o que você faz e como pode ajudá-lo.

Você deve ser objetivo e muito claro com o que informa. Essa descrição será crucial para que apenas clientes com potencial de compra entrem em contato.

Para se comunicar com o cliente, insira um link na Bio que dê a alternativa de contato com a sua empresa pelo WhatsApp.

Com isso, você já constrói uma comunicação com quem compra ou quer comprar na sua loja e tira todas as possíveis dúvidas sobre produtos e serviços.

3 – Coloque sua marca na foto do perfil

As pessoas precisam olhar para a foto do perfil do Instagram e relacioná-la diretamente à empresa. Por isso, evite colocar imagens pessoais de que é responsável pelo empreendimento.

O perfil da Cielo no Instagram, por exemplo, tem a imagem da marca da empresa e não a foto de alguma liderança, do CEO, etc. Dessa forma, as pessoas identificam rapidamente que o perfil acessado é da organização.

4 – Publique imagens de qualidade

O Instagram é a rede social das imagens. Por isso, devemos ter muita atenção com a qualidade de tudo que é publicado. Afinal, são elas que vão atrair potenciais clientes para a sua página.

E isso não significa que você deve realizar grandes investimentos em equipamentos profissionais para tirar boas fotos e vender mais.

Nada disso. Nos referimos a práticas simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa que tem seu próprio negócio.

Se você vende bolo caseiro, por exemplo, antes de tirar a foto, veja se a iluminação do ambiente está adequada e se o local está limpo. Imagens com fundos claros e limpos dão mais destaque para os produtos.

Ah, e não se esqueça de inserir a marca na foto, tá? Um simples cartão de visita ao lado do bolo é o bastante para que os consumidores lembrem de você na hora do cafezinho da tarde.

5 – Descreva os produtos

Em uma loja física, os clientes muitas vezes sentem a necessidade de tocar o produto para tomar decisão de compra. Para que essa “dor” seja sanada no Instagram, o ideal é que você descreva os detalhes do item.

No texto de descrição, você deve aliar dois elementos: clareza do está sendo vendido e atratividade para chamar atenção e despertar o interesse para que as pessoas sintam vontade de ler.

Uma forma de produzir descrições atrativas é inserindo emojis que tenham relação com o produto ou serviço ofertado. Afinal, quem não gosta dos famosos emojis? Só não vale exagerar, OK?

6 – Use o Instagram Shopping

Já passou por alguma publicação no Instagram, clicou na foto e se deparou com os preços dos produtos?

Bem, esse é o Instagram Shopping, que ajuda muitas marcas a venderem por essa rede social.

Com essa funcionalidade, o usuário não precisa ir até a Bio da sua página para comprar. Basta clicar no produto e fechar a compra sem ter que ir para outro ambiente.

Para ter acesso ao Instagram Shopping, você precisa:

  • Ter um perfil comercial;
  • Estar localizado em um dos países que contam com este recurso (o Brasil é um deles);
  • Comercializar produtos que estejam de acordo com as políticas do Instagram;
  • Vincular o perfil a um catálogo do Facebook. Isso é feito com o Gerenciador de Negócios.

Após o Instagram aprovar a sua conta, seus produtos poderão ser marcados. Para isso:

  • Clique em “Começar” no seu perfil;
  • Selecione o catálogo de produtos que será conectado ao Instagram e clique em “Concluir”.

7 – Divulgue o link da sua loja virtual

Você tem um e-commerce ou site da sua empresa? Então, você deve incluir o link dele na Bio. Isso vai ajudar as pessoas que estão no seu perfil a conhecerem melhor o seu negócio.

A bio é um dos poucos espaços do Instagram que permite a inserção de links. Portanto, aproveite essa oportunidade.

8 – Venda com link de pagamentos

E se você não tiver uma loja virtual ou quiser ampliar suas vendas online usando não só o Instagram, mas também o WhatsApp, o e-mail e outras redes sociais, pode utilizar os links de pagamento.

Para isso, use o Cielo Super Link. Com ele, é super fácil criar um link de pagamento e você ainda conta com:

  • Página de pagamento responsiva e customizada com a identidade visual da sua empresa;
  • Antifraude e cálculo de frete integrados;
  • Cobrança de assinaturas utilizando pagamentos recorrentes.

Veja como é simples usar o Cielo Super Link!

Gostou das dicas? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e aprenda a usar as mídias digitais para vender!


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