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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender pelo Facebook? Entenda o funcionamento de anúncio e impulsionamento

Quer saber como vender pelo Facebook? Entenda as diferenças entre anúncios e impulsionamentos, buscando o aumento nas vendas. Confira!
Publicado por Equipe Cielo

A importância das redes sociais para os negócios já é algo consolidado e todo empreendedor deve estar atento a essas tendências. Dessa forma, torna-se primordial saber como vender pelo Facebook e saber anunciar. Fique tranquilo que daremos dicas importantes nesse texto!

A primeira pergunta que deve ser feita antes de pensar em anúncios é: quem você quer atingir com o conteúdo? A seguir, entenda como encontrar as pessoas certas na hora de entregar informações personalizadas.

Gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz ensina as principais diferenças entre impulsionamentos e anúncios na plataforma e como segmentar melhor as suas campanhas.

Aprenda como vender pelo Facebook

Se chegou até aqui é porque já percebeu a importância desta rede social para o seu público-alvo. Abaixo, separamos os pontos essenciais que todo empreendedor deve saber se quiser fazer boas vendas pelo Facebook. Coloque em prática uma a uma para obter o sucesso que deseja.

Direcionamento por segmentação nativa

É preciso conhecer bem as ferramentas da plataforma. Com o Gerenciador de Anúncios, você pode optar por guiar seu anúncio com base em dados demográficos, faixa etária, geolocalização, gênero, idiomas, interesses e comportamento.

Esses dois últimos são os mais importantes para quem deseja aprender como vender pelo Facebook, justamente por direcionar melhor o que e como seu cliente gosta de consumir o seu conteúdo.

Interesse e comportamento

Entenda a diferença entre os dois: “Eu gosto de café. E quando estou no Facebook, demonstro esse interesse por café. Isso faz com que eu tenha uma probabilidade maior de ver conteúdos patrocinados como cafeteiras e produtos relacionados”, sugere.

Comportamento, por sua vez, é um status, uma definição pessoal, como estar casado. Como isso pode ajudar? Nos formatos de distribuição.

“No Facebook, eu, Daniel, gosto de ler textos e ver imagens. Já no Instagram, costumo consumir mais vídeos. Com isso, o algoritmo mescla os interesses e comportamentos dos usuários para otimizar seu anúncio”, completa o especialista.

Crie um planejamento estratégico para anúncios

Um erro muito comum é que os empreendedores iniciantes entram na plataforma de anúncios sem saber como vender um produto no Facebook. Eles iniciam a promoção do material sem fazer uma boa segmentação na hora de criar campanhas.

“Para evitar isso, pegue papel e caneta e escreva qual é o seu público, quais os interesses, o comportamento, localização, faixa etária e todas as informações de segmentação. Tendo isso claro, você vai conseguir alimentar a plataforma com informações valiosas sobre o seu público”, ressalta.

Utilize o Pixel do Facebook

Ao pesquisar sobre como vender pelo Facebook, saiba que esta ferramenta gratuita ajuda a melhorar os resultados, já que permite que rastreie o comportamento de seus seguidores e utilize essas informações para otimizar os anúncios.

Você, com certeza, já foi impactado por um anúncio que rastreou o seu comportamento para indicar uma passagem aérea, um sapato ou uma bebida que procurou na internet.

Como empreendedor, é possível usar diversas outras práticas para vender mais.

Escolha onde e como circular seu anúncio

Ao preencher as lacunas do anúncio, você será direcionado para uma tela de alcance. Se ele estiver muito grande ou muito pequeno, será preciso readequar. Caso seja indicado como “bom” ou “ótimo”, siga para a próxima etapa.

Em “Posicionamento”, você escolhe onde quer que o anúncio apareça, posicionando-o por plataforma: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network – rede de parceiros que mostra as publicidades da rede social fora da plataforma.

Como pagar pelos anúncios?

Existem duas formas de ser cobrado pelos anúncios quando você pesquisa sobre como vender pelo Facebook: por dia ou vitalício.

Vitalício é quando você escolhe um período e um valor para gastar dentro dele.

No modo diário, selecione o valor que quer investir por dia neste anúncio e o período de início e finalização da campanha.

Gerencie a campanha do Facebook

No Gerenciador de Anúncios, acompanhe se você está tendo bons resultados com a sua publicação, compare o desempenho entre as plataformas e edite as configurações para otimizar suas promoções. Por causa de todos estes detalhes, é essencial que você aprenda como vender pelo Facebook e melhore constantemente os números da campanha.

Baixe o app Gerenciador de Anúncios no celular

Com o Gerenciador de Anúncios instalado no seu smartphone, fica mais fácil vender um produto no Facebook e acompanhar a efetividade das campanhas ativas e pausá-las quando preciso (nos casos em que o produto anunciado acabar, por exemplo).

Anote aí todas estas dicas de como anunciar produtos para venda em Facebook.

Diferença entre anúncio x impulsionamento no Facebook

Entre as dicas de como vender pelo Facebook, é necessário destacar que quando você faz uma publicação na sua página, ela vai para a sua linha do tempo. No entanto, é possível aumentar seu alcance, impulsionando essa postagem, fazendo com que mais pessoas visualizem sua notícia ou promoção.

Anunciar, por sua vez, é focar em um objetivo de marketing por vez, seja ele vender mais ou indicar uma promoção. O conteúdo não fica visível na sua linha do tempo, pode ser visto apenas pelo público segmentado.

Para quem é indicado impulsionar e anunciar?

Estes modelos de campanha são recomendados para empresas que acabaram de abrir e precisam de mais pessoas conhecendo a marca, sabendo quem são e o que fazem. As ações também funcionam com instituições já consolidadas no mercado, que querem ampliar seu público.

Ao ensinar  como vender pelo Facebook, se você busca falar sobre uma ação específica e a curto prazo, o mais indicado é o anúncio.

Como fazer anúncios?

A plataforma possui três colunas, respectivas ao funil de marketing: reconhecimento, consideração e conversão. Esses são os estágios que a sua empresa passa até chegar aos clientes.

Se acabou de criar a sua empresa e precisa que as pessoas saibam que você existe, vale criar um anúncio de reconhecimento de marca.

Agora, pense que você tem uma empresa há três anos e precisa de mais vendas, então precisa ficar atento a essas dicas como anunciar produtos para venda em Facebook para não perder dinheiro com ações erradas. Vá com uma campanha de consideração – assim, mais pessoas vão conhecer a sua marca e considerar a compra.

Mas se você quer que o público cadastre um e-mail para receber suas ofertas, escolha a opção de anúncios de conversão. Basta focar em um objetivo.

Você viu que não basta saber como criar uma conta no Facebook para vender produtos, precisa usar as melhores ferramentas e estratégias, não é mesmo?

Agora que já sabe como vender pelo Facebook, entenda também como vender produtos do seu e-commerce diretamente no Instagram com as dicas do especialista.


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