Vantagens do empreendedorismo digital: descubra como se beneficiar
Você, que está pensando em abrir um negócio, já conhece as vantagens do empreendedorismo digital?
Desde um e-commerce especializado em um nicho que você gosta até a produção de conteúdo online, passando pelo mercado de afiliados ou serviços freelancer de qualquer gênero, são muitas as opções em um mercado que não para de crescer.
Afinal, 90% dos lares brasileiros estão conectados e, por meio da internet, você pode alcançar todo esse público gigantesco.
Seja qual for o seu empreendimento digital, as oportunidades são enormes – assim como as responsabilidades, é claro.
Leia este texto até o final para conhecer melhor as vantagens do empreendedorismo digital e para saber como a Cielo pode ajudar o seu negócio a vender mais pela internet.
Quais as vantagens do empreendedorismo digital?
Como adiantamos na abertura do texto, o público para o seu negócio online é praticamente infinito.
Essa, porém, não é a única vantagem do empreendedorismo digital.
Veja outros motivos que podem fazer você optar por empreender desta forma.
Flexibilidade de investimento
Quanto dinheiro você tem para investir no empreendimento?
No digital, não importa tanto assim.
Muitas opções de negócio sequer demandam qualquer investimento inicial.
Você pode começar devagar, com pouco ou nenhum gasto, e aumentar à medida que os resultados aparecerem.
Caso disponha de recursos, pode usá-los para acelerar o crescimento desde o início, se essa for a sua vontade – esse é o ponto, afinal: você tem flexibilidade para decidir.
Não precisa de espaço físico
Flexibilidade, aliás, é a palavra que melhor define o empreendedorismo digital, e isso se aplica também à questão do espaço físico.
Para abrir um negócio com sede física de qualquer ramo, como uma hamburgueria, uma oficina mecânica ou qualquer outra coisa, seria preciso ter um espaço adequado para receber os clientes.
Isso por si só já acabaria com a primeira vantagem que listamos no tópico anterior, pois tornaria obrigatório um investimento inicial para criar o espaço físico.
No digital, geralmente, você só precisa de um computador ou celular com acesso à internet.
Dá para conciliar com outros empregos
Se você já tem uma profissão e está em busca de uma mudança de carreira ou mesmo uma renda extra, o digital tem uma vantagem especial, que é (adivinhe) a flexibilidade.
É possível conciliar o empreendimento com outro emprego fixo, especialmente nos primeiros meses, em que a demanda ainda está crescendo.
Quando o negócio exigir um comprometimento de tempo maior, é bem provável que os resultados já vão compensar um eventual pedido de demissão.
Enquanto isso, você vai equilibrando as duas frentes de trabalho, sem abrir mão da renda segura do emprego fixo.
Pode ser escalável
No meio físico, geralmente, o crescimento do negócio demanda também um aumento nos custos da operação.
Por exemplo, para fabricar mais sapatos, ou qualquer outra coisa, você precisa de mais matéria prima e mais mão de obra.
O faturamento aumenta, mas o lucro não sobe na mesma proporção devido a esses gastos.
Já no digital, quando você cria um “infoproduto” de sucesso, por exemplo, pode vendê-lo para uma pessoa ou para 10 mil com o mesmo custo e a mesma quantidade de trabalho.
Assim, o negócio se torna escalável, ou seja, os resultados escalam em uma ordem muito maior do que as despesas.
Pouca burocracia
O mercado digital envolve muito menos burocracia do que um negócio tradicional.
Para prestar serviço freelancer, por exemplo, você pode abrir MEI para emitir nota e aproveitar os benefícios do INSS, e só.
Para outras formas de ganhar dinheiro online, nem isso é preciso – apesar de ser sempre aconselhável formalizar o negócio.
Otimização do negócio
Se você começar o negócio de uma maneira, não precisa insistir nela e forçar até dar certo caso tenha dificuldades.
Com bom planejamento, monitorando os dados de vendas e outras métricas, você pode otimizar o negócio constantemente até ele ficar “redondinho”.
É muito mais fácil fazer esses ajustes com uma estrutura leve.
Personalização dos dados
No digital, você pode fazer para personalizar e adaptar diferentes tipos de conteúdos para consumidores individuais.
Lembre-se sempre, porém, de respeitar a LGPD.
Não é preciso ter experiência
Ninguém vai verificar o seu currículo quando você decidir abrir um negócio digital.
Se você só trabalhou até hoje no mundo “analógico”, não tem problema.
Basta ter vontade de aprender e muita dedicação para fazer seu empreendimento online dar certo.
Disponibilidade 24 horas
A internet não fecha nunca!
Se você quiser começar a preparar seu negócio de madrugada ou em horários alternativos, pode fazer isso sem problema nenhum.
Possibilidade de segmentação
Como mencionamos rapidamente em outro tópico, um negócio online gera dados e informações que ajudam a segmentar o seu público de forma mais fácil.
Assim, você consegue se conectar com o público-alvo que realmente está procurando.
Você não precisa que eles venham, porque você pode ir até eles.
Horário flexível
É possível conciliar com outro emprego, como falamos, ou trabalhar depois de colocar as crianças na cama, ou na volta da aula, enfim, em qualquer momento.
Como tudo no ambiente digital, o horário também é bastante flexível.
Principais tipos de empreendedorismo digital
Você pode apostar em várias opções:
- e-commerce: abrir uma loja online e vender ou revender produtos é uma boa pedida. É possível criar um site próprio ou trabalhar com um marketplace.
- Produção de conteúdo: você pode criar um blog e perfis nas redes sociais e se especializar em um assunto que domina. Com isso, poderá se tornar até um influenciador digital.
- Infoprodutos: como cursos online, e-books, etc.
- Marketing digital: você pode gerenciar os empreendimentos digitais de outras pessoas, que já têm negócios no mundo físico, e ter uma boa remuneração por isso.
- Programa de afiliados: ganhe comissão por cada infoproduto vendido ou página visitada.
- Trabalho freelancer: especialmente nos mercados de design e comunicação, cada vez mais as empresas estão contratando “freelas” para trabalhar remotamente.
Quais são os desafios do empreendedorismo digital?
Nem tudo são flores no mundo do empreendedorismo digital.
Estes são alguns dos desafios que precisará superar:
- Concorrência: se por um lado o mercado é gigante, por outro, a concorrência também é maior. Há opções para todos os gostos na internet, o que torna a competição acirradíssima. Você precisará se destacar para aumentar as vendas.
- Insegurança financeira: resultados passados não são garantia de resultado futuro. A cada semana, mês ou projeto, você precisa se dedicar para buscar resultados.
- Precificação: para ter sucesso, é preciso colocar o preço certo no produto ou serviço.
- Gestão do tempo: sem chefes ou uma sede física com uma equipe trabalhando junta, cabe a você gerir o seu tempo com eficiência e manter a produtividade necessária.
- Solidão: muita gente sente falta de trabalhar com mais pessoas, e o networking é importante em qualquer ramo. Para superar esse problema, recomendamos a comunidade “Negócios em Movimento”, da Cielo.
Como encontrar o melhor nicho para empreender?
O melhor nicho para se aventurar no empreendedorismo digital é aquele com o qual você já tem mais afinidade.
Dentro desse ramo, avalie uma ideia inicial e identifique suas aptidões.
A partir daí, encontre um problema a ser resolvido (as “dores” dos clientes), verifique se a ideia é economicamente viável e se há mercado para a solução que você oferece.
Estude os concorrentes e crie seu diferencial competitivo
Por falar em mercado, estudar a concorrência é crucial para ter sucesso no empreendedorismo digital.
Só assim, você poderá criar seu diferencial competitivo.
Para ajudar nessa tarefa, existe o Cielo Farol.
Nosso serviço de inteligência de dados permite uma visão completa do seu negócio, sabendo quanto você vende em relação a negócios do mesmo porte e setor.
Conheça agora mesmo essa e outras soluções da Cielo para fazer seu negócio decolar!