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10 ideias de promoção para oficina mecânica. Tenha mais clientes!

Procurando ideias de promoção para oficina mecânica? Veja 10 exemplos, como medir os resultados e como melhorar o atendimento.
Publicado por Equipe Cielo

Dono de oficina mecânica de macacão e camisa cinza lendo como fazer promoção em seu tablet.

Se você precisa de ideias de promoção para oficina mecânica, encontrou aqui um conteúdo completo para ajudar.

Oficina é um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro para quem tem conhecimento sobre automóveis.

Porém, mesmo que você preste um serviço, ser um bom vendedor é importante para atrair proprietários de veículos.

Por isso, leia este texto até o final para saber como ter boas ideias de promoção para oficina mecânica e conferir 10 sugestões de iniciativas para você se inspirar.

Como ter ideias de promoção para oficina mecânica?

Para ter as melhores ideias de promoção para oficina mecânica, o planejamento é essencial.

Veja a seguir os primeiros passos que você precisa dar.

Estude o seu consumidor

Para ser um empreendedor de qualquer segmento, é preciso entender bem o consumidor.

Quando se trata de uma oficina mecânica, não é diferente.

Você vai encontrar pessoas com algum conhecimento que farão muitas perguntas e outras que não entendem do assunto e buscam alguém de confiança para cuidar de seu bem.

Esses são alguns exemplos, mas é importante você identificar os principais perfis para fazer um atendimento personalizado.

Entenda quem são os seus concorrentes

Conhecer bem os concorrentes da sua região é uma maneira de identificar quais diferenciais competitivos destacar para se sobressair em relação a eles.

Ou seja, aquilo que você faz, mas as outras oficinas não.

Além disso, ter ideia dos preços praticados por eles também pode ajudar no seu planejamento.

Defina quais são os seus objetivos com esta promoção

Antes de começar a pensar em ideias de promoção para oficina mecânica, é preciso traçar seus objetivos.

São eles que definem os tipos de oferta que você vai apresentar.

Por exemplo, uma iniciativa pensada para atrair mais clientes é diferente de outra que busque fidelizar aquelas pessoas que já conhecem seu estabelecimento.

Avalie os resultados e promova mudanças

Não existe uma fórmula pronta para divulgar sua oficina, pois cada empresa tem suas características que variam conforme a região, o público e os serviços oferecidos.

Por isso, é importante analisar os resultados de todas as suas iniciativas e testar as que funcionam melhor no seu estabelecimento.

Seja anotando tudo em um papel, uma planilha ou até um aplicativo específico para isso, o importante é conhecer os resultados de todas as suas promoções para ir melhorando sempre.

Veja 10 ideias de promoção para oficina mecânica

Agora sim, confira 10 ideias de promoção para oficina mecânica para você se inspirar.

1. Invista em um atendimento de qualidade já no primeiro contato

O primeiro contato é decisivo para o relacionamento entre o cliente e o seu estabelecimento.

Por isso, antes de pensar em ter ideias de promoção para oficina mecânica, é importante garantir a melhor recepção possível.

Seja sempre claro e transparente nas informações que você repassar, sem deixar de lado a simpatia e a agilidade.

Se for necessário, treine sua equipe para garantir um atendimento de qualidade sempre.

Na hora da cobrança, é importante contar com uma boa máquina de cartão de crédito para garantir que o cliente vai poder pagar da forma como preferir.

2. Faça ações sazonais

Promoções em datas comemorativas podem ajudar a chamar clientes para serviços periódicos como revisão, troca de óleo, geometria e balanceamento.

Uma estratégia interessante é aproveitar o Natal e a Black Friday no fim do ano, pois muitos clientes vão querer deixar o carro pronto para fazer uma viagem nas férias de verão.

3. Tenha um catálogo e promova a manutenção preventiva

Invista na criação de um folder listando todos os serviços que você oferece com os preços.

Além de imprimir para entregar aos clientes, envie também o PDF para os seus contatos por e-mail e WhatsApp – desde que eles autorizem o envio de mensagens, é claro.

Mas não se limite a listar preços.

Em cada serviço, inclua um texto ressaltando a importância de investir na manutenção do carro sempre para evitar riscos, principalmente para quem tem família.

4. Ofereça novos serviços

Seja da área que for, um bom profissional está sempre ligado nas novidades de sua área.

Na manutenção de automóveis, especializar-se em técnicas modernas e investir em equipamentos de ponta é uma forma de garantir a oferta de novos serviços sempre.

A cada novidade, faça uma divulgação forte para chamar a atenção do público.

5. Tenha pacotes premium

Esta é uma iniciativa interessante para fidelizar seus clientes.

Você pode criar pacotes básicos de manutenção preventiva e outros mais completos, incluindo serviços extra como lavagem, polimento de faróis e personalização.

Dependendo do pacote, você pode incluir eventuais consertos, trocas de pneus e outras reparações para situações imprevistas.

Assim, você garante uma receita mensal e ainda ajuda os clientes a terem sempre seus carros bem cuidados.

6. Crie parceria com lojas de outros segmentos

Parcerias com outros estabelecimentos podem ajudar a atrair clientes em uma relação ganha-ganha.

Você pode oferecer descontos a clientes dessas empresas, que em contrapartida fariam o mesmo para que os dois estabelecimentos aumentem suas bases de consumidores.

Priorize empresas relacionadas a veículos, como lojas de pneus e autopeças, postos de combustível e estacionamentos.

Mas nada impede a realização de uma parceria com uma loja de roupas, um restaurante ou uma academia, por exemplo.

7. Programas de indicação

Oferecer descontos a clientes que indicarem sua oficina para amigos e familiares também é uma forma de atrair mais proprietários de veículos.

Esta é uma das ideias de promoção para oficina mecânica mais simples, mas sempre funciona.

Ainda mais se oferecer vantagens também para quem foi indicado.

8. Combos de serviços

Mesmo para o cliente que não quiser aderir a um pacote premium, pode ser interessante adquirir um combo de serviços.

Inclua ações simples, como troca de óleo e lavagem, junto com trabalhos mais complexos, como revisão e balanceamento, e cobre um preço mais vantajoso do que pagar pelos serviços separados.

Argumente que, uma vez que o carro já vai estar na oficina, vale a pena aproveitar e deixar tudo em ordem.

9. Desconto ou brindes por depoimentos

Você pode pedir para seus clientes escreverem um depoimento para o seu site nas redes sociais ou a página da sua empresa no Google Meu Negócio – e se você não tiver uma, vale muito a pena criar.

Em troca, dê um brinde ou um desconto.

Mas atenção: não peça que o depoimento seja positivo.

Apenas faça um bom trabalho e solicite o comentário, que certamente poderá ajudar a atrair mais clientes.

10. Eventos educativos

Você pode melhorar a relação com seus clientes fazendo alguns eventos gratuitos para explicar noções básicas do funcionamento dos carros e dar dicas de bom uso e manutenção.

Além de ganhar a simpatia dos donos de carro, você vai aumentar a confiança do público ao mostrar que é autoridade no assunto.

Aprenda a usar o WhatsApp para potencializar o “boca a boca”

Para que suas ideias de promoção para oficina mecânica deem os melhores resultados, a divulgação é essencial.

E você já tem na palma da mão uma ferramenta barata e altamente eficiente para isso: o seu WhatsApp!

Você certamente já sabe o quanto é importante se comunicar com o dono do carro que está no seu estabelecimento.

Mas pode ir além, convidando seus clientes a preencherem um cadastro com seus dados e autorizarem o envio de mensagens.

Assim, você pode divulgar todas as suas ações de uma maneira rápida e sem custos.

Siga nossas dicas para aproveitar ao máximo esse recurso.

Para se aprofundar no assunto, faça o download gratuito do nosso e-book exclusivo sobre como vender pelo WhatsApp!

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