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Entenda o que é marketing direcionado e como ele ajuda na fidelização de clientes!

Publicado por Equipe Cielo

o que é marketing direcionado

A importância de saber o que é marketing direcionado cresce junto com as novas tecnologias.

Hoje em dia, não há mais como depender do instinto na gestão de empresas.

Cada decisão deve ser baseada em informações, principalmente no que se refere ao relacionamento com clientes.

A boa notícia é que há muitas formas de se aproveitar o maior número de dados possível.

Por isso, vamos explicar neste conteúdo o que é marketing direcionado e como ele pode ajudar sua empresa a ter os melhores resultados.

O que é marketing direcionado?

Marketing direcionado é uma técnica de identificação de grupos de clientes e suas características para entregar a campanha mais efetiva possível pelo meio de comunicação mais adequado.

Essa estratégia depende de uma análise de dados que começa pelas respostas a três questões básicas:

  • Quem: a pesquisa do perfil do consumidor é a etapa inicial e deve ser segmentada com a maior precisão possível
  • O quê: qual é o produto ou serviço que atende às necessidades ou desejos deste público
  • Quando: em qual momento o cliente está interessado ou precisa da solução vendida.

Essas três questões devem ter o mesmo peso.

A segmentação do público-alvo e seus interesses pode ser feita de várias formas.

As mais comuns são:

  • Demográfica: é o tipo mais básico, baseado em dados como idade, educação, profissão e gênero
  • Geográfica: semelhante à demográfica, porém focada nas regiões onde os clientes estão
  • Firmográfica: realizada a partir de dados de empresas ou outras organizações, como setor, tamanho, faturamento e número de colaboradores
  • Psicográfica: divide os consumidores em grupos com base em dados demográficos e também em traços psicológicos, como personalidade e estilo de vida
  • Comportamental: realizada a partir de padrões de comportamento do público, seja de compra e interação com a marca.

Portanto, a análise de dados é essencial para que uma empresa entenda o que é marketing direcionado e como usar ele a seu favor.

Por que fazer marketing direcionado?

Saber o que é marketing direcionado pode ajudar sua empresa a criar uma estratégia otimizada para a captação de clientes.

Além do que dizer ao cliente, os dados podem indicar como dizer.

Ou seja, mostrar quais são os canais mais eficazes para atingir o cliente e se aproximar dele com uma abordagem adequada conforme seu perfil.

Qual é a importância de conhecer bem o seu público?

Conhecer bem o público significa ir além das informações geralmente coletadas por landing pages ou formulários.

A análise de dados para a segmentação dos tipos que mostramos acima ajuda seu negócio a entender melhor o contexto por trás das informações básicas.

A partir daí, é possível apontar qual solução deve ser oferecida e o melhor momento para isso.

Assim, sua empresa oferece uma forma menos invasiva de publicidade, quebrando a resistência natural do cliente à sua oferta.

Domine a jornada de compra do seu cliente

Quando falamos em identificar o contexto por trás dos dados principais do cliente, isso inclui a etapa em que ele se encontra na jornada de compra.

O cliente que está no topo do funil não quer ofertas, pois primeiro ele precisa ser informado sobre a solução e como ela pode ajudar.

Por sua vez, o cliente do fundo do funil não tem interesse nessas informações gerais sobre a solução, pois já sabe o que quer.

Portanto, o domínio da jornada de compra evita que o cliente crie uma resistência à abordagem, aumentando assim a efetividade das suas ações.

Como a tecnologia pode ajudar a direcionar o marketing?

A tecnologia atual oferece a empreendedores uma série de vantagens criadas a partir da análise de dados automatizada.

O Big Data é um conceito que pode ajudar no entendimento sobre o que é marketing direcionado.

Big Data significa um volume de dados muito alto para ser analisado por um ser humano, mas que pode render insights importantes se interpretados com uma ferramenta adequada.

Mais que identificar em que etapa da jornada de compra ele está, este mapeamento ajuda a direcionar o consumidor nesta trajetória.

Assim, uma empresa pode selecionar a abordagem adequada para cada momento, despertando o interesse do público e melhorando a experiência do cliente.

Quais são os benefícios do marketing direcionado?

O empreendedor que souber o que é marketing direcionado e investir na análise de dados conta com diversas vantagens.

Abaixo, vamos listar algumas.

Redução de custos de divulgação

A segmentação do público da forma como apresentamos no início deste texto é um meio de reduzir os custos de divulgação.

Afinal, se você já tem um universo bem definido de consumidores, os gastos com ações para atingir cada um deles é menor.

Por outro lado, a efetividade é maior, pois as ações são direcionadas para um público mais adequado.

Aumento na lealdade à marca

Quando a empresa entende a necessidade do cliente, consegue driblar a resistência à publicidade e deixar uma imagem positiva na mente do consumidor.

Assim, muitos consumidores se interessam em conhecer melhor a marca.

A empresa que souber aproveitar essa vantagem pode investir no relacionamento com este cliente, buscando sua fidelização.

Vendas melhores e com maior ticket médio

Além de ajudar a vender mais, entender o que é marketing direcionado pode render vendas melhores.

Isso porque a análise de dados ajuda a identificar necessidades do cliente na hora da compra.

Assim, uma empresa pode identificar as melhores oportunidades para:

  • Upselling: oferecer itens superiores aos comprados
  • Cross-selling: oferecer soluções complementares.

O resultado é o aumento do ticket médio.

Ações de marketing direcionado que você pode fazer

Diversas ações podem ajudar você a implementar o marketing direcionado para melhorar seus resultados.

São iniciativas que exigem acompanhamento de suas vendas e conhecimento dos seus clientes.

Por isso, cadastrar cada consumidor é essencial.

Veja abaixo alguns exemplos de ações que podem ser feitas a partir dessas informações.

Recomendação de produto com base na última compra

Além do lucro, cada compra serve também como um indicativo do que o cliente gosta.

Portanto, esta ação consiste em explorar essa informação para novas ofertas e promoções para atrair clientes.

Conhecida também como retargeting, esta é uma técnica amplamente usada no e-commerce.

Também pode servir para estabelecimentos físicos, desde que haja uma ferramenta no meio de pagamento.

Para poder adotar essa ação, é necessário cadastrar seus clientes e acompanhar os dados de suas compras.

Notificação para produtos de uso contínuo

Produtos de uso contínuo são aqueles que podem acabar ou gastar, e por isso as pessoas compram com alguma regularidade.

Alguns exemplos podem ser medicamentos, alimentos, roupas e cartuchos de impressora.

Ou seja, itens dos segmentos mais diversos.

A partir da venda de itens assim, um comércio pode se programar para notificar este cliente após um período estimado de uso.

Ou seja, quando o cliente deve precisar novamente do item.

Convite para eventos ou experimentar um novo lançamento

Ao longo deste artigo, explicamos que o marketing direcionado ajuda a otimizar custos de publicidade, aumentando sua eficácia para um público mais segmentado.

Por isso, a iniciativa pode viabilizar o investimento em ações para captar clientes, como amostras grátis de um novo lançamento.

Afinal, distribuir itens para clientes em potencial é bem diferente de sair entregando para qualquer pessoa.

Todos se interessam por qualquer coisa sem custos, mas apenas o público segmentado vai comprar depois.

Da mesma forma, a organização de um evento que ajude na divulgação de soluções depende da atração de um público interessado.

Portanto, os convites precisam ser entregues a um público altamente segmentado para render bons frutos e estabelecer uma relação de confiança.

Lead scoring

Lead scoring consiste em atribuir uma pontuação para quantificar o potencial de um lead para se tornar seu cliente.

Ou seja, você dá uma nota conforme as ações que a pessoa tomar em resposta às suas iniciativas.

Por exemplo: o lead que fizer o download de um conteúdo oferecido pela sua empresa ganha alguns pontos.

Já aquele que deixar de abrir um e-mail perde pontos.

Ao final, você vai saber em quais leads vale a pena investir para buscar uma comunicação mais personalizada.

Estude o comportamento dos clientes e use dados para ampliar a base

Nos tópicos acima, procuramos esclarecer o que é marketing direcionado e mostrar meios de otimizar custos e conseguir bons resultados para seu negócio a partir da análise de dados.

Existe uma tendência hoje em dia chamada Business Intelligence, ou seja, Inteligência de Negócios.

Resumidamente, é a ideia de coleta e análise de dados para embasar decisões.

Atualmente, a tecnologia abre espaço para que um negócio aproveite uma série de informações com o auxílio das ferramentas certas.

Ou seja, não existe hoje em dia espaço para se basear em “achismos”.

Um negócio sério precisa basear seu planejamento em informações, e uma boa forma de fazer isso é analisar dados das suas vendas.

Você pode fazer isso mesmo em um estabelecimento físico, desde que use as ferramentas adequadas.

As maquininhas da Cielo podem usar esses conceitos a seu favor, rendendo insights que podem ajudar você a definir os rumos da sua empresa.

Com o Cielo Farol, você recebe informações sobre o perfil dos seus clientes, seu comportamento de compra e muito mais.

Já o Cielo Unifica é indicado para estabelecimentos com mais de um caixa, pois reúne os dados de todas as suas maquininhas.

Gostou? Tenha a Cielo como parceira e faça seu negócio decolar!

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