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O que são métricas de marketing? Descubra as mais relevantes para seu negócio

Publicado por Equipe Cielo

Na imagem temos um alvo com dardo e algumas figuras representando pessoas em um sistema. A imagem representa o marketing

Aprender o que são métricas de marketing é essencial para a gestão de empresas de qualquer tipo.

Afinal, a captação de clientes é uma tarefa crítica para qualquer empresa, e há pouco espaço para erros.

Por isso, é uma parte essencial do Business Intelligence, o conjunto de técnicas que ajudam a embasar a tomada de decisões de um negócio.

Confira neste conteúdo o que são métricas de marketing e como elas podem ajudar sua empresa a acertar nas campanhas!

O que são métricas de marketing?

Métricas de marketing são dados que auxiliam a gestão de uma empresa a avaliar o desempenho de uma campanha para atrair mais clientes.

Esses números podem servir como indicadores de vendas, mostrando informações sobre volume de transações, faturamento e satisfação da clientela.

Portanto, saber o que são métricas de marketing é importante para ajudar a direcionar as ações de uma organização, e a escolha de quais dados serão analisados depende muito da realidade da empresa e de suas prioridades.

Por exemplo, uma organização com recursos limitados precisa acompanhar métricas que apontem a eficiência de suas campanhas.

Já um negócio que precisa reverter uma imagem negativa deve focar em dados sobre o relacionamento com clientes.

Vamos mostrar aqui algumas métricas que podem ajudar nesses casos.

Qual é a importância das métricas de marketing?

Implementar uma campanha de marketing é uma das principais atividades da gestão de um negócio.

Afinal, a qualidade do produto ou serviço só faz diferença se a empresa conseguir convencer seu público-alvo a fazer a compra.

Por isso, sempre procure saber se a iniciativa da sua empresa está rendendo os resultados esperados ou se precisa passar por alguma mudança.

É justamente essa a importância de saber o que são métricas de marketing e como fazer o acompanhamento.

Somente a partir delas, o setor de marketing de uma empresa pode identificar se os resultados são os esperados ou não.

Assim, se uma campanha não estiver sendo eficiente como o esperado, dá tempo de fazer alterações e seguir acompanhando as métricas para avaliar se elas surtiram efeito.

Por que calcular as métricas de marketing?

Saber o que são métricas de marketing e como calcular é uma forma de produzir dados que podem servir como base para tomar as melhores decisões para o projeto.

Por meio desses números, é possível descobrir as maneiras mais eficientes de conquistar clientes.

As métricas de marketing também servem para otimizar despesas, pois mostram a relação entre os gastos da campanha e os resultados.

A análise constante desses dados também pode apontar algum problema ou gargalo que tenha passado despercebido.

Além disso, relacionar as métricas à pesquisa de perfil dos consumidores é uma forma de analisar o impacto das iniciativas de marketing em públicos específicos.

Por exemplo, é possível obter características de alguns grupos de clientes com dados como endereço, renda e comportamento de compra.

Quais são as principais métricas de marketing?

Agora que você já entendeu o que são métricas de marketing e como elas podem ajudar seu negócio, confira as principais.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC aponta o valor médio que a empresa gastou em iniciativas de marketing para cada cliente que começou a consumir seus produtos ou serviços.

Portanto, é uma métrica importante para mostrar a eficiência financeira de um negócio.

Para calcular, basta dividir o total investido em uma campanha de marketing pelo número de novos clientes no mesmo período.

A fórmula é a seguinte:

  • CAC = despesas de marketing no período X / novos clientes no período X.

Além da publicidade em si, é preciso considerar todas as despesas, incluindo os salários dos funcionários da área e a infraestrutura necessária para a campanha.

Ticket médio

O ticket médio é a média do valor que cada cliente gastou em compras em um determinado período.

Por isso, para aumentar o seu ticket médio, é preciso investir em campanhas que estimulem os consumidores a gastarem mais dentro de sua loja.

Algumas ações específicas para isso são a oferta de descontos progressivos e a montagem de kits e combos.

Para o cálculo, faça a divisão da receita de um período pelo do total de pessoas que fizeram compras, conforme esta fórmula:

  • Ticket médio = Faturamento da empresa no período X / número de clientes no período X.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica a quantidade de vezes que clientes avançaram no funil de vendas, realizando a ação desejada de acordo com a estratégia.

É comum vermos a conversão associada à venda, pois essa é a principal meta de qualquer tipo de empresa.

No entanto, a conversão pode indicar também o número de vezes em que as pessoas preencheram um formulário, se cadastraram em uma lista de e-mails ou instalaram um aplicativo, entre outras ações.

A fórmula é a seguinte:

  • Taxa de conversão = (número de ações desejadas / audiência total) x 100.

Essa métrica costuma ser usada para estabelecer metas para vendedores.

Confira este vídeo para entender melhor

Taxa de Retorno sobre Investimento (ROI)

Assim como o CAC, o ROI também é uma métrica de eficiência financeira.

Porém, em vez de relacionar os gastos com marketing com o número de novos clientes, o ROI aponta o lucro que a empresa obteve com a iniciativa.

Assim, a empresa pode analisar se os investimentos têm dado o retorno esperado.

A fórmula é a seguinte:

  • ROI = [(lucro – custos com marketing) / (custos com marketing) ] x 100.

Se o resultado for inferior a 100%, o retorno não está sendo suficiente para cobrir os custos e a estratégia precisa ser revista.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS serve para apontar a satisfação da clientela de sua empresa.

Para avaliar, é preciso fazer uma pesquisa com o público, que deve responder com uma nota de 1 a 10.

Com base nos resultados, os consumidores podem ser divididos da seguinte forma:

  • Promotores: notas 9 ou 10
  • Passivos: 7 ou 8
  • Detratores: 0 a 6.

Para chegar ao índice, aplique a seguinte fórmula:

  • NPS = percentual de promotores – percentual de detratores.

Portanto, o NPS desconsidera os clientes passivos.

LifeTime Value (LTV)

O LTV aponta em média o valor que os clientes rendem enquanto consomem as soluções da empresa.

Esse período é chamado de LifeTime – “tempo de vida” em português.

A métrica é calculada a partir da seguinte fórmula:

  • LTV = ticket médio mensal x número de meses de retenção de cada cliente.

Para garantir a saúde financeira da empresa, é importante manter o LTV maior que o CAC.

Como usar as métricas de marketing para melhorar a divulgação?

Além de entender o que são métricas de marketing, também é preciso saber identificar as mais adequadas para a realidade da sua empresa.

O método ideal para se fazer isso é alinhar suas métricas aos OKR – ou seja, os Objetivos e Resultados-Chave (Objectives and Key Results).

Em outras palavras, OKR é a definição dos objetivos da empresa e, para cada um, indicadores que apontarão se eles serão cumpridos ou não.

Assim, as métricas de marketing podem mostrar se a estratégia do negócio está dando os devidos resultados.

Outra dica importante é analisar cada ação de forma isolada, para apontar as mais eficientes para a empresa.

Um bom exemplo é checar os resultados do uso de diferentes gatilhos mentais, para avaliar quais são os mais adequados para o público-alvo da sua empresa.

E se você quer aumentar seus conhecimentos sobre métricas e estratégias de marketing, a comunidade Negócios em Movimento oferece um curso exclusivo para clientes Cielo. É só se cadastrar e começar a aprender!

Use números para ter uma visão completa do seu negócio

Você conferiu neste conteúdo o que são métricas de marketing e como elas podem ajudar a analisar os resultados da sua empresa.

Esta foi apenas uma amostra de como os indicadores servem ao seu negócio.

Atualmente, muitas empresas têm ido além e usado o Big Data – ou seja, dados em grandes volumes que podem ser analisados com auxílio de uma ferramenta específica.

Uma das ferramentas mais completas é o Cielo Farol, solução exclusiva criada para ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.

Com ele, você tem uma visão completa do seu negócio, incluindo informações como:

  • Perfil de renda e comportamento de compra de seus clientes.
  • Comparação entre o seu faturamento e o de negócios similares.
  • Detalhe do fluxo de clientes.
  • Frequência das visitas ao seu negócio.

Quer saber mais? Então veja como a Cielo pode ajudar você a administrar seu negócio!


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