Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Qual é a melhor forma de ganhar dinheiro na internet? Conquiste sua renda extra!

Descubra a melhor forma de ganhar dinheiro na internet com estas dicas e estratégias. Aprenda a aproveitar as oportunidades online e comece a ganhar dinheiro de forma eficiente e consistente.
Publicado por Equipe Cielo

Mulher gera renda extra na internet gravando vídeos para o YouTube por meio de celular.

A digitalização abriu caminho para infinitas possibilidades – inclusive a de conquistar uma renda extra com trabalho online. Por isso, muita gente se pergunta qual é a melhor forma de ganhar dinheiro na internet.

Embora não haja uma resposta exata para essa dúvida, é possível encontrar alternativas viáveis para pessoas dos mais variados perfis e com diferentes objetivos.

Então, não importa se você quer encontrar um meio de sustento, complementar a renda, montar um empreendimento digital, trabalhar com autonomia ou simplesmente monetizar conhecimento/tempo livre.

O que importa mesmo é que, dedicando tempo e esforço, sempre há uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet. Continue a leitura e confira algumas ideias para gerar renda online!

É possível ganhar dinheiro na internet?

É perfeitamente possível ganhar dinheiro na internet e essa ideia acaba sendo uma alternativa para uma mudança no perfil dos postos de trabalho disponíveis no mercado.

Cada vez mais, a oferta de ocupações fixas tem diminuído. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 25,7 milhões de pessoas atuam como autônomas aqui no Brasil.

Com a digitalização, as oportunidades de gerar renda online também estão sendo ampliadas.

Consequentemente, muitas pessoas acabam buscando saber qual a melhor forma de ganhar dinheiro na internet – principalmente aquelas que procuram meios de empreender com poucos recursos.

Afinal, a geração de renda na internet não se limita ao comércio de produtos ou serviços.

No mundo digital, bens intangíveis – como a influência em um determinado segmento, o conhecimento sobre um tema ou a audiência em um determinado canal também podem ser capitalizados.

Assim, podemos agrupar as formas de ganhar dinheiro na internet em quatro classificações:

  • Venda de conhecimento e/ou expertise;
  • Venda de influência em um segmento e/ou audiência em canais digitais;
  • Venda de produtos;
  • Venda de tempo.

Venda de conhecimento e/ou expertise

Aqui, você comercializa seu conhecimento e/ou expertise em um determinado tema.

E, nesse caso, não estamos falando somente de “saberes” acadêmicos, e sim de habilidades que você desenvolveu e que podem ser compartilhadas com pessoas que desejam aprender sobre esse assunto.

Também podemos incluir a venda de serviços – como pintura de interiores, consertos e outros – nesse grupo.

Venda de influência em um segmento e/ou audiência em canais digitais

De uns tempos para cá, é comum ouvirmos que uma determinada pessoa atua como “influenciadora digital”, certo?

Influenciadoras digitais nada mais são do que as pessoas que conseguem ganhar dinheiro na internet vendendo sua influência em um segmento.

Para isso, são levados em conta fatores como a autoridade da pessoa no tema, a reputação que ela tem e a fidelidade da sua audiência/número de seguidores em canais digitais.

Essa, de fato, é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet. No entanto, ela não acontece de forma imediata.

É preciso muito foco, dedicação e tempo para construir meios de “monetizar” seu público no ambiente digital.

Venda de produtos

Estamos falando do bom e (não tão) velho comércio eletrônico.

E o bom da internet é que o e-commerce vai além de produtos físicos e inclui ainda os chamados “produtos digitais”, tais como e-books, podcasts, aplicativos, ilustrações etc.

Venda de tempo

O ditado “tempo é dinheiro” é bem apropriado quando falamos de gerar renda online.

No mundo digital, há diversas formas de ganhar dinheiro na internet utilizando seu tempo livre para realizar determinadas atividades relativamente simples e que não exigem muito esforço ou investimento financeiro para começar.

Na sequência do texto, vamos falar de oportunidades que se encaixam em cada um desses grupos e que podem ajudar você a encontrar a melhor maneira de ganhar dinheiro na internet – de acordo com a sua rotina e os seus objetivos.

Quais equipamentos são necessários para trabalhar na internet?

Você não vai precisar investir muito para trabalhar na internet.

Você pode trabalhar de casa ou de qualquer lugar onde consiga uma internet estável e de boa qualidade. Embora seja possível trabalhar com a internet do celular, o ideal é que essa conexão seja wi-fi e de banda larga.

Aliás, por falar em smartphone, ele também pode ser usado para ganhar dinheiro na internet.

No entanto, para o trabalho online, ter um computador ou notebook é mais indicado.

Com internet e computador/celular, você já tem o básico para começar.

Mas, dependendo da atividade, você pode precisar investir em outros equipamentos (incluindo itens que ajudam você a ter mais conforto e a manter a boa postura e o foco).

Confira os principais equipamentos para trabalhar na internet:

  • Mouse e teclado;
  • Monitor de vídeo;
  • Fone de ouvido com microfone;
  • Cadeira (de preferência, ergonômica e com apoio para os braços);
  • Câmera de vídeo;
  • Suporte para notebook;
  • Apoio para os pés.

Quais cuidados devo ter no empreendedorismo digital?

Trabalhar na internet tem muitas vantagens, mas exige alguns cuidados também.

Além da segurança no ambiente digital, você também precisa se preparar não só para encontrar qual a melhor forma de ganhar dinheiro na internet, mas para cumprir uma rotina que exige muito foco e dedicação para ter bons resultados.

Veja alguns cuidados que você deve ter no empreendedorismo digital.

Segurança online:

  • Não utilize programas piratas: eles podem conter vírus ou arquivos maliciosos que podem roubar dados ou danificar seu computador;
  • Use a autenticação em dois fatores: ela oferece uma “camada” adicional de segurança e exige duas etapas para comprovar sua identidade ao acessar suas contas (inclusive de redes sociais);
  • Crie senhas fortes: nada de usar “1234” ou sua data de aniversário como senha. Crie senhas fortes e mais difíceis de serem descobertas usando letras minúsculas e maiúsculas, caracteres especiais e números. Se possível, vale utilizar um gerenciador de senhas;
  • Cuidado com links e arquivos anexados: seja em sites, e-mails ou mensagens em aplicativos/redes sociais, tenha muita cautela antes de clicar links ou abrir arquivos;
  • Evite usar wi-fi público: como o nome já diz, as redes públicas de wi-fi podem ser acessadas por qualquer pessoa. Assim, é mais fácil acessar seus dados e informações enquanto você está conectado a elas. Evite.

Rotina de trabalho:

  • Estabeleça uma rotina: ao encontrar qual a melhor forma de ganhar dinheiro na internet, você precisa estabelecer uma rotina para evitar distrações ou falta de foco. Disciplina é tudo para quem trabalha online;
  • Não busque resultados imediatos: é possível gerar renda online, mas os resultados mais significativos só vão aparecer a médio/longo prazos. É importante entender isso para evitar frustração. Para viver do trabalho digital, é preciso perseverar;
  • Foque na preparação e no aperfeiçoamento: há realmente muitas oportunidades na internet para quem quer ganhar dinheiro. Mas, como em qualquer outro trabalho, você deve se preparar para fazer as atividades a que se propõe. Também será preciso se aperfeiçoar e buscar atualização constante para acompanhar o dinamismo do mercado digital.

Teste diferentes formas de ganhar dinheiro na internet e encontre aquela que é mais lucrativa para você

No mundo digital, existem diversas oportunidades para fazer renda online.

Para encontrar qual a melhor maneira de ganhar dinheiro na internet, o ideal é testar algumas opções e avaliar qual a mais adequada para você.

É importante respeitar seu jeito de ser e escolher algo que potencialize as suas competências, em vez de, simplesmente, fazer alguma coisa que não tem nada a ver com seu perfil.

Isso é válido para qualquer pessoa que vai criar um negócio do zero, seja ele físico ou digital.

Assim, você aumenta as chances de encontrar uma atividade que gere uma boa remuneração no futuro.

Conheça as 10 melhores formas de ganhar dinheiro na internet

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro online, mas você precisa ter foco e disciplina para fazer acontecer.

É importante levar a sério suas atividades, mantendo o comprometimento e dedicação para alcançar bons resultados.

Na nossa pesquisa sobre as melhores formas de ganhar dinheiro na internet, incluímos atividades para todo tipo de perfil. Confira!

1. Faça um blog e monetize os anúncios

Quem tem um bom conhecimento em determinado assunto, pode compartilhar o que sabe criando um blog especializado e ganhar dinheiro com a venda de espaços para exibição de anúncios online.

Isso pode ser feito de diversas formas, mas a principal delas é usando o Google AdSense.

Com ele, você vai definir os locais onde os anúncios serão exibidos no seu site, enquanto o AdSense vai mostrar automaticamente anúncios que sejam relacionados ao conteúdo que você produz e ao seu público.

2. Responda pesquisas remuneradas

Outra boa maneira de ganhar dinheiro na internet é respondendo pesquisas remuneradas.

Muitas empresas usam esse recurso para avaliar o atendimento, obter insights (percepções) para melhorar a experiência do cliente ou até identificar as melhores formas de oferecer um produto.

Há diversos sites que realizam a remuneração de respostas para pesquisas. Pesquise e identifique quais deles são mais adequados para você, de acordo com as características de cada um.

Para começar, você vai precisar fazer um cadastro em cada um deles.

Outro ponto que merece atenção especial é buscar informações sobre como cada um deles realiza o pagamento pelas pesquisas respondidas, OK?

3. Trabalhe como freelancer

Com a mudança das vagas de trabalho oferecidas no mercado, muitas empresas têm terceirizado serviços para profissionais freelancers – ou seja, pessoas que trabalham por demandas pontuais e sem vínculo empregatício.

Há demanda de funções em diversas áreas de atuação como Design, Comunicação, Programação, Fotografia, Web Design e muito mais.

Com isso, surgiram diversos sites e plataformas especializados em conectar quem procura com quem realiza esse tipo de serviço, tais como, por exemplo o Workana, o Upwork, o Fiverr e muitos outros.

Além disso, você pode divulgar seus serviços nas redes sociais, no WhatsApp e na sua rede de contatos para conquistar mais clientes.

Um ponto importante: é possível que, para atender algumas demandas, você precise fornecer nota fiscal pelos serviços prestados.

Por isso, se você realmente for atuar como freelancer, a formalização é algo que pode fazer muita diferença para fechar mais trabalhos.

Para saber mais: Confira o passo a passo de como abrir uma MEI

4. Produza conteúdo para redes sociais como Instagram ou TikTok

Outra boa forma de ganhar dinheiro online é produzindo conteúdo para redes sociais como o Instagram ou Tik Tok.

Nesse caso, você pode ter dois objetivos: conquistar um bom número de seguidores e atuar como influencer digital; ou atuar como produtor de conteúdo para outros canais e perfis.

Nesse último caso, você vai atuar como freelancer, com mencionamos na dica 3.

Mas se o seu objetivo for se tornar influencer, é bom entender que há um longo caminho pela frente.

O sucesso não virá da noite para o dia e você precisará postar conteúdos em suas redes sociais com grande frequência.

A originalidade e a criatividade também são “exigências” para você se destacar na multidão.

Além disso, você deve se preocupar com a credibilidade e o domínio do tema do segmento em que vai focar.

Influenciadores digitais que têm conhecimento real do que falam e se comprometem com a veracidade do que postam têm mais chance de construir um trabalho sólido e evitar o “cancelamento” de seguidores (e patrocinadores).

5. Crie um canal no YouTube

Já essa dica aqui tem total relação com a anterior e muitas vezes, são complementares. Criar um canal no YouTube é uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet e construir reputação e influência diante de um público.

Mas é bom saber que você vai precisar atender um dos requisitos do Programa de Parcerias do YouTube para começar a ganhar dinheiro com o canal. Para isso, será necessário:

  1. Ter mil inscritos e 4.000 horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses; OU
  2. Ter mil inscritos e 10 milhões de visualizações de Short públicas válidas nos últimos 90 dias.

Fonte: Ajuda do YouTube, consultada em 27.02.2023.

Então, a remuneração pelo seu canal é algo que geralmente não ocorre imediatamente e vai ser resultado de muito trabalho e investimento de tempo.

No entanto, uma vez que isso ocorra, você vai poder ganhar dinheiro com a visualizações dos seus vídeos, a exibição de publicidade, as doações dos fãs através do Super Chat e a realização das chamadas “publis” (ações comerciais para promover marcas no seu canal através de vídeos de produtos).

6. Dê aulas online

Outra opção para ganhar dinheiro na internet é oferecendo aulas online.

Se você tem conhecimento em algum tema ou se destaca em alguma atividade/habilidade, acredite: sempre há alguém que está querendo aprender com quem sabe.

A busca por aulas particulares é bem abrangente e você pode optar por oferecer aulas remotas e/ou presenciais.

Além de divulgar a atividade entre seus contatos, você pode se cadastrar em plataformas voltadas para a oferta desse tipo de serviço como a Superprof, por exemplo.

Na mesma linha, você também pode vender cursos online em sites como o Udemy e o Hotmart, voltados especificamente para esse tipo de oferta.

7. Faça indicações ou cumprimento de tarefas online

Outra maneira de ganhar dinheiro na internet é fazendo indicações de sites, redes sociais e aplicativos.

Nesses casos, a remuneração ocorre quando você ajuda empresas a conseguir mais cadastros de pessoas para usar seus serviços ou plataformas. TikTok e Shopee são bons exemplos de marcas que usam essa estratégia para ampliar o número de usuários, mas você pode descobrir outras opções pesquisando sobre o assunto.

Já sites como o Pinion oferecem dinheiro através do engajamento na realização de tarefas ou missões e também podem ser alternativas para gerar uma graninha extra.

8. Abra um brechó online e venda produtos usados

Uma das melhores dicas para empreendedores iniciantes que querem ganhar dinheiro na internet é abrir um brechó online.

Afinal, você nem precisa investir muito dinheiro na compra de produtos. Muitas vezes, é só abrir o armário e procurar aquelas peças que estão em bom estado e que podem ser vendidas para render uma graninha.

Você ainda pode arrecadar itens com pessoas próximas também.

Para vender roupas, calçados e acessórios usados você pode começar um e-commerce ou usar sites voltados para a venda desse tipo de produtos como o Enjoei, por exemplo.

Para impulsionar suas vendas, você pode promover live commerces, que são eventos virtuais onde você interage em tempo real com pessoas que são potenciais compradoras do que você vende.

Durante as lives, você tira dúvidas, mostra detalhes e até oferece descontos especiais para a compra dos produtos que estão à venda.

9. Trabalhe como atendente online

Para quem tem habilidade em lidar com o público e inteligência emocional em vendas ou no suporte a clientes, trabalhar como atendente online pode ser uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet.

Há muita demanda por esse tipo de serviço e você pode conseguir vaga diretamente em empresas ou através de plataformas como a Home Agent, voltadas especificamente para conectar empresas e profissionais com esse perfil.

10. Participe de programas de afiliados

Os programas de afiliados são parcerias oferecidas por empresas, que pagam comissão para que pessoas ou até outros negócios divulguem seus produtos e serviços através de links personalizados, que identificam cada parceiro.

O pagamento acontece de acordo com o objetivo estabelecido pelo programa, que geralmente remunera os afiliados com base:

  • Na quantidade de cliques obtidos através do link do afiliado;
  • No número de vendas que ele consegue gerar;
  • No número de leads gerados (lembrando que leads são potenciais clientes que fornecem dados de contato e passam a fazer parte de uma base de cadastro).

Depois de se cadastrar no programa, você escolhe o que vai ser divulgado/vendido e gera seu link de afiliado.

É exatamente esse link que você deve divulgar no seu site, nas redes sociais, aplicativos de mensagens ou conteúdos, visando gerar vendas, cliques ou cadastros.

Sempre que isso acontecer, o próprio sistema do programa de afiliados vai identificar que a ação foi realizada a partir do seu link – e você receberá por isso.

Há muitas opções de programas de afiliados disponíveis. Por isso, faça uma pesquisa apurada e escolha uma para começar.

Bônus! E-book gratuito sobre Gestão do Tempo e Produtividade

Como mencionamos, quem está buscando a melhor forma de ganhar dinheiro na internet precisa ter muito foco para conseguir bons resultados financeiros no trabalho online.

Então, que tal ouvir o episódio do “Da Conversa à Ação” no qual falamos sobre Gestão de Tempo e Produtividade? É só dar um play!

Para completar, clique aqui e baixe agora mesmo o e-book gratuito que preparamos com dicas práticas de como gerir seu tempo e melhorar sua eficiência!

E mais:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288