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Empreendedorismo digital: vantagens e dicas para começar a empreender

Empreendedorismo digital é a criação e gestão de negócios na internet. Acesse e confira dicas para começar e conheça soluções que vão te ajudar na jornada!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor digital com camisa azul trabalhando em um laptop em uma mesa de madeira.

Você, que já é empreendedor — ou pretende se tornar um —, já conhece as vantagens do empreendedorismo digital?

Seja um e-commerce especializado em um nicho que você gosta, produção de conteúdo online, investimento no mercado de afiliados ou oferecer serviços freelancer (trabalho autônomo)… todas essas possibilidades são promissoras.

Afinal, 90% dos lares brasileiros estão conectados e, por meio da internet, é possível alcançar esse público gigantesco.

Se esse assunto te interessa, leia este texto até o final para conhecer melhor as vantagens e oportunidades do empreendedorismo digital.

Veja também como as soluções Cielo podem ajudar o seu negócio a vender mais pela internet.

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é a criação e gestão de negócios que operam principalmente no ambiente online.

Nesse modelo, os produtos e serviços são oferecidos através de plataformas digitais, como sites, lojas virtuais, redes sociais ou aplicativos.

O diferencial está no uso da internet, ferramentas digitais e tecnologia para alcançar o público, automatizar processos e expandir a atuação sem as limitações físicas de um negócio tradicional.

Dessa forma, empreendedores de todos os tamanhos e segmentos conseguem alcançar clientes em qualquer lugar do mundo.

Qual é a importância do empreendedorismo digital?

A chegada da era digital revolucionou a forma como iniciamos e gerenciamos negócios. Nunca antes foi tão rápido e acessível começar um empreendimento.

Através da internet, é possível alcançar um público global, superando barreiras geográficas e oferecendo soluções inovadoras.

Antes era necessário investir em espaço físico, publicidade tradicional e funcionários. Agora, com a internet e a tecnologia, o acesso a informações e pesquisas de mercado facilitam a entrada no empreendedorismo.

Segundo o Mapa de Empresas, o Brasil registrou 2,7 milhões de novas empresas em 2023, sendo boa parte delas voltadas para o digital.

O e-commerce, especificamente, cresceu mais de 20% desde 2014, e o número de lojas virtuais passou de 1,6 milhão em 2022 para quase 2 milhões em 2023. Os dados são de uma pesquisa da BigDataCorp.

Saiba mais:

Quais são as 11 vantagens do empreendedorismo online?

Empreendedora digital de camisa listrada e blazer usando um tablet em uma loja de artesanato.

Como adiantamos na abertura do texto, o público para o seu negócio online é praticamente  infinito. Essa, porém, não é a única vantagem do empreendedorismo digital.

Veja outros motivos que podem fazer você optar por empreender desta forma.

1. Facilidade para obter investimento inicial

Quanto dinheiro você tem para investir no empreendimento? No digital, isso não importa tanto assim. Muitas opções de negócio sequer demandam qualquer investimento inicial.

Você pode começar devagar, com pouco ou nenhum gasto, e aumentar à medida que os resultados aparecerem.

Caso disponha de recursos, pode usá-los para acelerar o crescimento desde o início, se essa for a sua vontade – esse é o ponto, afinal: você tem flexibilidade para decidir.

2. Nem sempre exige espaço físico

Flexibilidade, aliás, é a palavra que melhor define o empreendedorismo digital, e isso se aplica também à questão do espaço físico.

Para abrir um negócio com sede física de qualquer ramo, como uma hamburgueria, uma oficina mecânica ou qualquer outra coisa, seria preciso ter um espaço adequado para receber os clientes.

Isso por si só já acabaria com a primeira vantagem que listamos no tópico anterior, pois tornaria obrigatório um investimento inicial para criar o espaço físico.

No digital, geralmente, você só precisa de um computador ou celular com acesso à internet.

3. Facilidade para conciliar outras ocupações

Se você já tem uma profissão e está em busca de uma mudança de carreira ou mesmo uma renda extra, o digital tem uma vantagem especial, que é, claro, a flexibilidade.

É possível conciliar o empreendimento com outro emprego fixo, especialmente nos primeiros meses, em que a demanda ainda está crescendo.

Quando o negócio exigir um comprometimento de tempo maior, é bem provável que os resultados já vão compensar um eventual pedido de demissão.

Enquanto isso, você vai equilibrando as duas frentes de trabalho, sem abrir mão da renda segura do emprego fixo.

4. Maiores chances de escalar o negócio

No meio físico, geralmente, o crescimento do negócio demanda também um aumento nos custos da operação.

Por exemplo, para fabricar mais sapatos, ou qualquer outra coisa, você precisa de mais matéria prima e mão de obra. Nesse cenário, o faturamento aumenta, mas o lucro não sobe na mesma proporção devido a esses gastos.

Já no digital, quando você cria um infoproduto de sucesso, por exemplo, pode vendê-lo para uma pessoa ou para 10 mil com o mesmo custo e a mesma quantidade de trabalho.

Assim, o negócio se torna escalável, ou seja, os resultados crescem em uma ordem muito maior do que as despesas.

5. Menor burocracia para funcionar

O mercado digital envolve menos burocracia do que um negócio tradicional.

Para prestar serviço freelancer, por exemplo, você pode abrir MEI para emitir nota e aproveitar os benefícios do INSS, e só.

Para outras formas de ganhar dinheiro online, nem isso é preciso – apesar de ser sempre aconselhável formalizar o negócio.

6. Facilidade para otimizar o negócio

Se você começar o negócio de uma maneira, não precisa insistir nela e forçar até dar certo caso tenha dificuldades.

Com um bom planejamento, monitorando os dados de vendas e outras métricas, você pode otimizar o negócio constantemente até ele ficar “redondinho”.

É muito mais fácil fazer esses ajustes com uma estrutura leve.

Empreendedora digital sentada em uma mesa com laptop e tablet, em uma sala com plantas e prateleiras.

7. Maior acesso a personalização dos dados

No digital, o acesso a dados, por si só, já é uma vantagem.

Assim, você tem a facilidade de personalizar e adaptar diferentes tipos de conteúdos para consumidores individuais.

Lembre-se sempre, porém, de respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Saiba mais: Entenda a importância da análise de dados e como ela pode impactar as suas vendas

8. Nem sempre é necessário ter experiência

Ninguém vai verificar o seu currículo quando você decidir abrir um negócio digital.

Se você só trabalhou até hoje no mundo “analógico”, não tem problema.

Basta ter vontade de aprender e muita dedicação para fazer seu empreendimento online dar certo.

9. Maior disponibilidade de atendimento

A internet não fecha nunca!

Se você quiser começar a preparar seu negócio de madrugada ou em horários alternativos, pode fazer isso sem problema nenhum.

10. Possibilidade de segmentar os clientes

Como mencionamos rapidamente em outro tópico, um negócio online gera dados e informações que ajudam a segmentar o seu público de forma mais fácil.

Assim, você consegue se conectar com o público-alvo que realmente está procurando. Você não precisa que eles venham, porque você pode ir até eles.

11. Facilidade para adaptar seus horários

É possível conciliar com outro emprego, como falamos, ou trabalhar depois de colocar as crianças na cama, ou na volta da aula, enfim, em qualquer momento.

Como tudo no ambiente digital, o horário também é bastante flexível.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo digital?

Você pode apostar em várias opções para empreender na internet. Veja algumas opções!

  • E-commerce: abrir uma loja online e vender ou revender produtos é uma boa pedida. É possível criar um site próprio ou trabalhar com um marketplace, que é um e-commerce mediado por uma empresa.
  • Produção de conteúdo: você pode criar um blog e perfis nas redes sociais e se especializar em um assunto que domina. Com isso, poderá se tornar até um influenciador digital.
  • Infoprodutos: produção de venda de produtos digitais como cursos, e-books, etc.
  • Marketing digital: você pode gerenciar os empreendimentos digitais de outras pessoas, que já têm negócios no mundo físico, e ter uma boa remuneração por isso.
  • Programa de afiliados: ganhe comissão por cada infoproduto vendido ou página visitada.
  • Trabalho freelancer: especialmente nos mercados de design e comunicação, cada vez mais as empresas estão contratando “freelas” para trabalhar remotamente.

Veja também: Como o intraempreendedorismo ajuda na expansão do seu negócio?

Quais são os desafios do empreendedorismo digital?

Embora tenha diversas vantagens, nem tudo são flores no mundo do empreendedorismo digital.

Veja alguns dos desafios que empreendedores digitais precisam superar.

  • Concorrência: se por um lado o mercado é gigante, por outro, a concorrência também é maior. Há opções para todos os gostos na internet, o que torna a competição acirradíssima. Você precisará se destacar para aumentar as vendas.
  • Insegurança financeira: resultados passados não são garantia de resultado futuro. A cada semana, mês ou projeto, você precisa se dedicar para buscar resultados.
  • Precificação: para ter sucesso, é preciso colocar o preço certo no produto ou serviço.
  • Gestão do tempo: sem chefes ou uma sede física com uma equipe trabalhando junta, cabe a você gerir o seu tempo com eficiência e manter a produtividade necessária.
  • Solidão: muita gente sente falta de trabalhar com mais pessoas, e o networking é importante em qualquer ramo. Para superar esse problema, recomendamos a comunidade “Negócios em Movimento”, da Cielo.

Como começar no empreendedorismo digital?

Empreendedor digital com uma camisa casual sentado em um sofá, segurando um smartphone com um laptop por perto.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital e quais são as suas vantagens, talvez esteja se perguntando por onde começar.

Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas práticas. Dá só uma olhada!

Pesquise e escolha o nicho de mercado

O melhor nicho para se aventurar no empreendedorismo digital é aquele com o qual você já tem mais afinidade.

Dentro desse ramo, avalie uma ideia inicial e identifique suas aptidões.

A partir daí, encontre um problema a ser resolvido (as “dores” dos clientes), verifique se a ideia é economicamente viável e se há mercado para a solução que você oferece.

Elabore o plano de negócios

Sabia que a falta de planejamento é uma das principais causas de falência de empresas no Brasil? Segundo dados do IBGE, quase 60% das empresas fecham nos primeiros cinco anos.

Para evitar esse cenário, um bom plano de negócios deve definir metas, estratégias e mapear o mercado.

Ainda deve incluir análise de concorrência, público-alvo, orçamento e expectativas de receita.

Essas informações te ajudam a entender os desafios e identificar oportunidades, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso.

Dica de ouro: conte com as informações do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) para ter acesso todo mês aos dados mais completos do varejo!

Saiba aqui como funciona e cadastre seu e-mail!

Faça a regularização do negócio

Empreender de forma informal pode ser tentador, mas não é recomendado.

Acima de qualquer coisa, a regularização garante que sua empresa esteja em conformidade com as exigências fiscais e jurídicas.

Em outras palavras, livre de problemas.

Outra boa razão é que negócios formalizados transmitem mais segurança aos clientes, o que aumenta, inclusive, as chances de fidelização.

Além disso, para vender em e-commerces, muitas vezes é necessário ter um CNPJ ativo, o que permite contratar meios de pagamento digitais.

Encontre ferramentas e plataformas digitais

Para atuar no mundo online, é importante contar com ferramentas digitais para otimizar processos e atrair clientes.

Se abrir um e-commerce é sua intenção, vale a pena conhecer plataformas como Shopify, Nuvemshop, VTEX e Wake, que ajudam a criar lojas virtuais de maneira simples.

Outra opção é vender em marketplaces, em que você não precisa criar uma plataforma própria nem se preocupar tanto com gastos de publicidade e divulgação.

A desvantagem, nesse caso, é a necessidade de pagar um comissionamento pelas vendas e concorrência existente dentro das plataformas.

Ofereça soluções de pagamento digitais

Close das mãos de uma pessoa usando um smartphone com tela brilhante, luzes desfocadas no fundo.

Para que seus clientes possam comprar seus produtos ou serviços com facilidade e segurança, é fundamental oferecer diversas opções de pagamento digital.

Nessa lista, considere opções como cartão de crédito – de diversas bandeiras – , Pix e boleto bancário.

Além disso, priorize sistemas com checkout transparente, que permitem que o pagamento seja feito sem redirecionamentos. Esse cuidado, inclusive, aumenta a confiança do consumidor.

E nessa etapa, conte com fornecedores de soluções de pagamento confiáveis, viu? Um exemplo é a própria Cielo!

A Cielo oferece soluções digitais para você vender online, incluindo Link de Pagamento e página de Checkout. Confira aqui!

Invista em estratégias de marketing

De nada adianta ter um produto incrível se ninguém ficar sabendo da sua existência.

Por isso, o marketing digital é fundamental para divulgar seu negócio e atrair clientes. Existem diversas estratégias que você pode utilizar. Veja algumas abaixo!

  • Redes sociais: crie perfis nas principais redes e compartilhe conteúdo relevante para o seu público.
  • E-mail marketing: envie e-mails para sua lista de contatos com promoções, novidades e conteúdos exclusivos.
  • SEO: otimize seu site para os mecanismos de busca, como o Google, para que mais pessoas encontrem seu negócio.
  • Anúncios pagos: utilize plataformas como Google Ads e Facebook Ads para alcançar um público mais segmentado.
  • Influenciadores digitais: faça parcerias com influenciadores da sua área para divulgar seus produtos ou serviços.

Como estudar os concorrentes e se destacar com o apoio das soluções Cielo?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que planejamento e pesquisa de mercado são essenciais nas mais diversas etapas de abrir e decolar um empreendimento digital.

Inclusive, estudar a concorrência é crucial para ter sucesso, seja qual for seu segmento. Só assim, você poderá criar seu diferencial competitivo.

Para ajudar nessa tarefa, existe o Cielo Farol.

Nosso serviço de inteligência de dados permite uma visão completa do seu negócio, sabendo quanto você vende em relação a negócios do mesmo porte e setor.

Descubra os diferenciais competitivos da concorrência com as soluções de dados da Cielo! Saiba mais aqui!

Conclusão

E aí, tirou suas dúvidas sobre o empreendedorismo digital? Como você viu, esse conceito se refere à criação e gestão de negócios na internet.

Com o passar dos anos e a consolidação da era digital, esse tema vem ganhando mais relevância e atraindo empreendedores em busca de oportunidades.

Se esse é o seu caso, aproveite as dicas e informações apresentadas neste guia para deslanchar seu negócio.

E não se esqueça de contar com as soluções Cielo para vender cada vez mais!

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