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Dropshipping: o que é e como funciona? Tenha seu negócio próprio

Entenda o que é dropshipping e como ele pode ser útil se você deseja ter seu próprio negócio!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora negra ganha dinheiro pela internet vendendo, em sua casa, roupas e acessórios femininos por meio de dropshipping.

Entender o que é dropshipping e como funciona é importante para ficar por dentro de uma das modalidades de comércio mais adotadas atualmente.

Afinal, gerenciar estoques e entregas é uma das partes mais complicadas para quem está começando a vender.

Por isso, dispensar essa parte parece tentador – e, realmente, pode ser muito vantajoso.

Mas será que vale a pena para o seu negócio?

É o que vamos descobrir neste conteúdo. Portanto, leia e confira o que é dropshipping e como funciona.

O que é dropshipping e como funciona?

Dropshipping é uma modalidade de comércio eletrônico que consiste no envio de produtos diretamente do estoque do fornecedor para o cliente.

Portanto, o comércio atua como um intermediário entre o atacado e o consumidor final.

Se você quiser vender roupas, por exemplo, pode firmar parceria com um fornecedor.

A cada venda, você transfere os dados do comprador para seu parceiro.

Seu lucro será a diferença entre o preço do fornecedor e o que você cobrou – como em qualquer negócio de varejo.

O termo vem do inglês drop (largar) e shipping (remessa, envio), indicando que, neste modelo, quem está vendendo deixa que outra empresa faça o envio.

Essas características tornam o dropshipping um dos melhores tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro.

Agora que você sabe o que é dropshipping e como funciona, vamos à resposta para uma pergunta comum quando falamos nisso.

Dropshipping dá dinheiro?

Sim, o dropshipping pode ser lucrativo.

Porém, como qualquer tipo de empreendimento, pode levar bastante tempo para que você comece a ter os resultados que espera.

Além disso, não basta abrir sua loja e esperar que os clientes apareçam.

Por outro lado, se você investir em estratégias de marketing direcionado para fazer campanhas de publicidade efetivas e apresentar bons argumentos de vendas, pode ganhar bastante dinheiro.

Com um bom planejamento, é possível ser um microempreendedor de sucesso na área.

Quais são as vantagens do dropshipping para pequenos negócios?

A partir da ideia que você já tem sobre o que é dropshipping e como funciona, veja algumas vantagens de investir no dropshipping:

  • Não é preciso ter um alto valor inicial;
  • O modelo dispensa controle de estoque e gastos com logística;
  • Você pode começar a vender imediatamente;
  • O crescimento da empresa não requer investimentos em contratações e aumento de espaço físico;
  • A variedade no mix de produtos pode ser bem alta dentro do seu nicho;
  • Processos de pós-venda como trocas e devoluções ficam a cargo do fornecedor, com o devido acompanhamento.

E quais são as desvantagens do dropshipping?

Por outro lado, é preciso levar em conta alguns fatores antes de decidir pelo dropshipping.

Por exemplo:

  • A margem de lucro a cada venda é mais limitada;
  • Não há um diferencial entre o que você vende e o produto de um concorrente que tenha parceria com os mesmos fornecedores;
  • Não é possível controlar as operações de estoque e logística;
  • Pode ser desafiador gerenciar mais de um fornecedor, o que dificulta o controle de pedidos;
  • Os custos de envio variam entre cada parceiro.

Exemplos de dropshipping em lojas físicas

Saber o que é dropshipping e como funciona também inclui conhecer os dois principais formatos de vendas associado a este modelo de negócios.

Embora seja mais comum no e-commerce, o dropshipping também pode ser implementado em lojas físicas.

Assim, os clientes podem observar exemplares dos produtos e, se tiverem interesse, fazem a compra e informam seus dados para que o fornecedor faça os envios.

Veja alguns exemplos:

  • Moda: a loja mantém apenas peças para prova no estoque, possibilitando que cada cliente se certifique suas roupas chegarão no tamanho certo;
  • Artigos esportivos: da mesma forma, é possível exibir exemplares de materiais e equipamentos para despertar interesse no público;
  • Eletroeletrônicos: clientes podem testar os aparelhos com ajuda de vendedores especializados para ajudar em sua decisão de compra.

Exemplos de dropshipping no comércio eletrônico

O dropshipping no e-commerce pode ser a melhor alternativa para empreendedores iniciantes, por não exigir estrutura e manutenção de itens para mostruário.

Também é uma modalidade promissora de empreendedorismo feminino.

Veja alguns exemplos de como poderia funcionar um negócio de vendas pela internet dentro deste modelo:

  • Moda: como não é preciso gerenciar estoque, é possível firmar várias parcerias para oferecer produtos para diversos gostos e necessidades;
  • Saúde e beleza: também permite oferta de uma grande variedade de itens, de produtos de cuidados pessoais a equipamentos;
  • Produtos para casa e decoração: possibilita a oferta de pequenos itens e também de produtos com logística complexa, tais como mesas, camas e outros móveis.

Quais são os melhores produtos para dropshipping?

Após descobrir o que é dropshipping e como funciona, o próximo passo é mostrar o que vender.

Então confira algumas ideias:

  • Artigos esportivos;
  • Brinquedos;
  • Calçados em geral;
  • Camisetas e agasalhos estampados;
  • Computadores e periféricos;
  • Ferramentas;
  • Games;
  • Itens de escritório;
  • Joias e bijuteria;
  • Plantas artificiais;
  • Plantas naturais, de fornecedores próximos;
  • Produtos e acessórios para animais de estimação;
  • Produtos para bebês;
  • Produtos para maquiagem e cosméticos;
  • Roupas em geral;
  • Smartwatches (relógios inteligentes);
  • Telefones celulares e tablets;
  • Utensílios para cozinha.

Quais os principais erros ao fazer dropshipping?

Para se dar bem na área de dropshipping, é preciso evitar algumas práticas que podem acabar prejudicando seu negócio.

Escolha de fornecedores

Basta uma busca simples na internet para encontrar muitas ofertas de fornecedores de vários nichos para dropshipping.

Essa facilidade faz com que alguns empreendedores deixem de fazer uma pesquisa minuciosa.

Procure referências de cada atacado que você encontrar, em relação à qualidade dos produtos e, principalmente, se há histórico de problemas na entrega.

Você pode usar sites como Reclame Aqui e Proteste, além da plataforma do governo federal para essa finalidade.

Nichos distintos

Misturar nichos também é um erro a ser evitado neste ramo.

Muitos comerciantes se confundem com a ideia de oferecer uma ampla gama de produtos e acabam mirando públicos muito distintos.

Desta forma, fica mais difícil fortalecer a sua marca e fidelizar clientes.

Atrasos na entrega

Um erro grave nessa área é deixar de dar atenção aos processos de entrega dos produtos.

É muito importante monitorar todas as etapas de suas vendas, principalmente, o envio – que é uma das fases mais críticas do processo.

Seja sempre transparente com clientes em relação aos prazos e informe a ele o código para rastreio do transporte.

Se houver atrasos, não espere que seus consumidores avisem você.

Nesses casos, entre em contato com o fornecedor para ter uma resposta sobre o problema o quanto antes.

Falha no atendimento ao cliente

Alguns empreendedores podem pensar que, após fechar uma venda, todos os processos ficam a cargo do fornecedor.

Na verdade, não.

De fato, o parceiro será responsável por trocas e devoluções quando for preciso.

Mas é com você que o cliente vai falar nesses casos, pois é você a referência do seu público.

A pessoa que comprou da sua loja sequer sabe o nome do seu fornecedor.

Por isso, reserve alguns momentos do dia para conferir e responder suas mensagens e procure se antecipar às necessidades do seu cliente.

Dropshipping nacional ou internacional?

Por fim, para que você saiba tudo sobre o que é dropshipping e como funciona, é importante mostrar dois modelos de venda.

No dropshipping, o envio do produto pode ser nacional – feito a partir de um fornecedor dentro do país – ou internacional, com a importação de itens.

O envio nacional é mais simples e menos burocrático, mas as opções de produtos podem ser mais limitadas.

Já o dropshipping internacional exige mais atenção com a liberação alfandegária dos produtos e o pagamento de taxas para isso.

Além disso, o prazo de entrega pode ser mais longo e problemas com frete podem ser mais complicados para se resolver.

Por outro lado, é possível encontrar uma variedade de itens maior e mirar em nichos mais específicos, limitando a concorrência.

Um ponto essencial na escolha é verificar qual tipo de produto você quer ofertar.

Por exemplo: pode ser mais fácil vender roupas e móveis produzidos no país.

Por outro lado, a importação de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e brinquedos importados pode ser altamente vantajosa.

Como começar no dropshipping?

Com as informações que vimos acima, já dá para entender o que é dropshipping e como funciona, certo?

Portanto, se você decidiu investir nesta área, é importante não deixar nenhuma etapa de lado.

Para isso, se organize a partir dessa listinha:

  • Defina um nicho e um público-alvo;
  • Escolha o que você vai vender;
  • Decida se terá uma loja física ou virtual;
  • Selecione bem cada um dos fornecedores;
  • Estude o mercado;
  • Monte seu site ou organize o espaço físico da sua loja;
  • Padronize as entregas com seu fornecedor;
  • Garanta uma cobrança

Este último item é muito importante, pois é essencial garantir uma boa experiência na hora do pagamento.

Nessa hora, você pode contar com a Cielo para ter as soluções de pagamento que o seu negócio precisa.

Com a Cielo, você pode vender com segurança, aceitando pagamentos com mais de 80 bandeiras de cartões de crédito e débito, além de links de pagamento, Pix, QR Code ou carteiras digitais, por exemplo.

Seja a maquininha da sua loja física ou a página de checkout da sua loja virtual, a Cielo é a parceira ideal para melhorar as vendas, as finanças e a gestão do seu negócio!

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