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Veja 13 ideias criativas para aumentar as vendas e saiba como se preparar

Procurando ideias criativas para aumentar as vendas? Veja 13 sugestões e coloque-as em prática com boas soluções de pagamento.
Publicado por Equipe Cielo

Blocos de madeiras sendo empilhados com símbolo de carrinho de compras coloridos, simbolizando ideias criativas para vender,

Ter ideias criativas para aumentar as vendas é muito importante para que uma empresa consiga superar a concorrência e ter bons resultados. 

Nem sempre é fácil “pensar fora da caixa”, principalmente sem uma boa inspiração. 

Porém, vale a pena, pois a criatividade na hora de apresentar as ofertas é um importante diferencial competitivo que pode refletir no seu faturamento. 

Por isso, preparamos uma lista com 13 ideias criativas para aumentar as vendas. 

Acompanhe e se inspire nelas para criar suas campanhas! 

13 ideias criativas para aumentar as vendas

Confira a partir de agora uma lista com 13 ideias criativas para aumentar as vendas do seu negócio.

1. Faça seus clientes se sentirem exclusivos

Quem não gosta de se sentir exclusivo? 

Essa é uma das razões pelas quais um lançamento costuma atrair muitos consumidores. 

Por isso, faça eventos para apresentar suas novidades. 

Você também pode oferecer um item único a apenas algumas pessoas, seja por serem clientes antigos ou “VIPs”. 

O desejo de se diferenciar pode ser um bom estímulo.

2. Adote a psicologia das cores

Você conhece o poder das cores? 

Pois é, usar diferentes tonalidades não serve apenas para embelezar a sua publicidade. 

Existe um campo de estudo sobre as sensações que diferentes cores podem transmitir ao cérebro humano, e você pode usar isso a seu favor. 

Segundo a obra Psicologia das Cores, da psicóloga e socióloga alemã Eva Heller, algumas dessas sensações podem ser: 

  • Branco: pureza e inocência 
  • Preto: mistério, profundidade, elegância e sofisticação 
  • Cinza: neutralidade, equilíbrio e maturidade 
  • Vermelho: intensidade e paixão, sendo usada para estimular ações 
  • Azul: calma, tranquilidade e estabilidade 
  • Amarelo: alegria e otimismo, podendo despertar a criatividade 
  • Verde: natureza, saúde e bem-estar 
  • Laranja: calor e vitalidade, pode estimular ações assim como o vermelho 
  • Marrom: estabilidade, podendo transmitir uma sensação de segurança 
  • Rosa: feminilidade, delicadeza e romantismo 
  • Roxo: realeza e busca pelo conhecimento 
  • Ouro: riqueza e prosperidade 
  • Prata: futurismo e modernidade.

3. Conte boas histórias

O storytelling está entre as melhores ideias criativas para aumentar as vendas, pois envolve a inteligência emocional. 

Para conseguir sensibilizar, é importante conhecer o perfil dos seus consumidores, saber seus anseios e expectativas e, assim, pensar em algo que mexa com seus sentimentos. 

Pense em uma história em que clientes possam se enxergar como se fossem os protagonistas. 

Se inspirar em fatos reais pode ser ainda mais eficiente, desde que você descubra bons casos relacionados ao seu produto ou serviço.

4. Use os gatilhos mentais

Essa técnica é amplamente usada em vendas, portanto não pode ficar de fora do seu repertório. 

Cada gatilho mental desperta um impulso subconsciente que pode levar seus consumidores a decidirem a favor da compra. 

Esses estímulos podem ser causados pela gratidão após ganhar um brinde, pela confiança ao ver o quanto um consultor conhece o item que está oferecendo ou pela pressa para aproveitar uma promoção antes que o estoque acabe. 

Esses são apenas alguns exemplos. 

Confira 10 tipos de gatilhos mentais para vendas.

5. Desperte a curiosidade

Muitas pessoas podem se sentir estimuladas a conhecerem mais sobre as soluções que você oferece se ficarem curiosas em relação a algum detalhe. 

Por isso, esta também pode ser uma de suas ideias criativas para aumentar as vendas. 

Essa técnica funciona ainda melhor se você antecipar que uma promoção acontecerá em determinada data, mas deixar no ar quais serão as vantagens.

6. Explore datas específicas

É claro que você não vai deixar o Natal e a Black Friday passarem em branco, certo? 

Vá além dessas datas sazonais e busque aquelas bem específicas relacionadas ao segmento do seu negócio para divulgar ofertas especiais. 

Veja alguns exemplos: 

  • 19/02: Dia do Esportista, para lojas de artigos esportivos 
  • 25/05: Dia do Orgulho Nerd, para lojas de games, revistas em quadrinho e outros nichos da cultura pop 
  • 4/10: Dia Mundial dos Animais, para pet shops 
  • 21/11: Dia Mundial da Televisão, para lojas de eletrodomésticos. 

7. Crie conteúdo

As redes sociais são um campo fértil de ideias criativas para aumentar as vendas. 

Porém, quem acessa essas plataformas são bombardeados por conteúdos de todos os lados. 

Por isso, é preciso usar a criatividade para se sobressair. 

Suas ações precisam depender das características do seu público-alvo. 

Você pode apostar em vídeos no estilo dos “tiktokers” para adolescentes, memes para jovens em geral ou conteúdos mais polêmicos para uma audiência mais madura.

8. Aproveite os “ganchos”

Fatos inusitados que chamam atenção podem ajudar no engajamento da sua marca se forem bem aproveitados. 

Ou seja, servir como “ganchos” para sua postagem. 

Qualquer tipo de conteúdo viral, como uma novela que deu o que falar, um lance inusitado em um grande evento esportivo ou até mesmo uma postagem comum que teve um alcance inesperado. 

Pense bem para buscar uma forma surpreendente de entrar no assunto, sem cair no clichê, e tome cuidado para não citar marcas registradas.

9. Combine produtos

Criar combinações de produtos para aumentar o seu ticket médio – ou seja, fazer cada cliente gastar mais – também pode ser uma de suas ideias criativas para aumentar as vendas. 

O exemplo mais óbvio é a combinação de roupas. 

Porém, você também pode criar kits de tecnologia, como um computador junto com um periférico como teclado ou mouse, ou de higiene, ou de higiene com shampoo, condicionador e sabonete. 

Esses foram apenas exemplos, mas o importante é pensar nas melhores possibilidades conforme seu segmento.

10. Ofereça desconto progressivo

Nesta técnica, a redução nos preços aumenta conforme o número de produtos que cada cliente compra. 

Assim, o valor por item comprado é menor, mas no total os consumidores gastam mais. 

Ao implementar essa promoção, é importante ter em mente o preço de custo, para não correr o risco de comprometer sua margem de lucro. 

Além disso, defina sempre um limite para evitar que o desconto aumente muito. 

Veja este exemplo: 

  • 10% de desconto na compra de dois produtos 
  • 15% de desconto na compra de três produtos 
  • 20% de desconto na compra de quatro produtos ou mais. 

11. Chame de volta clientes antigos

Um dos maiores desafios na hora de atrair consumidores é identificar qual perfil tem interesse na sua área de atuação. 

Se alguém já comprou do seu estabelecimento, isso quer dizer que essa pessoa se interessa pelo que você oferece, certo? 

Portanto, pode voltar a comprar de você. 

Se você tiver dados de contato, vale a pena encaminhar alguma oferta para esses clientes. 

Atenção, porém: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina que você só pode contatar aqueles consumidores que já tiverem dado uma autorização para isso.

12. Venda por vários canais

Investir em diferentes formas de vender também pode ajudar a melhorar seus resultados. 

Se você tem uma loja física, passou da hora de começar a vender na internet! 

É bem fácil, pois se você contar com um link de pagamento, é possível negociar direto pelo WhatsApp ou por redes sociais. 

Se preferir, aposte em uma plataforma própria de e-commerce. 

13. Faça promoções relâmpago

Essa é uma maneira de criar senso de urgência que pode definir a decisão de compra. 

Crie uma promoção que dure apenas algumas horas e divulgue com antecedência nas suas redes sociais. 

Se tiver autorização, envie também uma mensagem aos seus clientes cadastrados. 

Você vai ver que muitos deles vão querer aproveitar a promoção antes que ela acabe! 

Aumente suas vendas com as melhores soluções de pagamento 

Depois que você pensar nas ideias criativas para aumentar as vendas, é preciso estar pronto para fechar os negócios. 

Um passo essencial para isso é poder aceitar as principais formas de pagamento, incluindo cartão de crédito e débito, Pix e boleto bancário. 

Assim, além de melhorar a experiência dos clientes, você evita perder vendas por deixar de oferecer algum desses métodos. 

Isso acontece muito, seja com negócios presenciais ou e-commerce. 

Afinal, existem muitas novidades nesses meios de cobrança que aumentam a praticidade e o conforto de clientes. 

Por isso, as pessoas começaram a ficar exigentes, querendo pagar sempre da sua maneira preferida. 

Antecipar-se para agradar esse público pode representar um bom aumento no seu faturamento. 

Então veja como as soluções da Cielo podem ajudar nas suas vendas! 


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