Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar um pet shop bom para os animais e que agrade seus donos?

Publicado por Equipe Cielo

Transformar a paixão por animais em negócio não é algo impossível. Aprender como montar um pet shop pode ser uma alternativa rentável e, sobretudo, uma opção que deixará sua rotina mais leve e rodeada de bichinhos fofos que você tanto ama.

Nos últimos anos, esse segmento tem se confirmado cada vez mais como um mercado promissor. Trata-se de um estabelecimento que deixa de lado a imagem de ser apenas um local de banho e tosa de animais.

Hoje, existem outros serviços que podem render receitas expressivas aos empresários, como consulta veterinária ou até mesmo um hotel para pets. Ficou mais interessado na possibilidade de trabalhar com os animais? Aqui vamos mergulhar no tema e, no final, você terá mais informações para tomar a melhor decisão. Vamos nessa?

Como montar um pet shop: primeiros passos

Antes de pôr a mão na massa, seja lá qual for o segmento que pretende entrar, é preciso tomar algumas atitudes que são essenciais.

E mais uma vez, vamos frisar que não trata-se apenas de saber como montar um banho e tosa, mas sim um local que agregue muito mais valor aos tutores e aos animaizinhos.

1 – Plano estratégico

Tentando entender como montar um pet shop e não sabe por onde começar? A primeira dica que damos é: não pule etapas. Antes de tudo, é necessário construir um plano estratégico de negócio para que as coisas não saiam dos trilhos.

Esse plano deve conter a localização do empreendimento, a missão da empresa, o orçamento inicial, o capital de giro e os equipamentos que serão adquiridos para o projeto sair do papel, entre outras necessidades.

Esse documento deve ser o guia para a administração de toda empresa. Com isso, tudo ficará mais previsível e bem estruturado.

Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro

2 – Estudo de mercado

Essa dica de como montar um pet shop, certamente, está entre as que mais damos aqui no blog. Para ter um negócio de sucesso, não existe a menor possibilidade de entrar em um mercado sem que antes haja um estudo.

Comece avaliando a lista de produtos para montar um pet shop. Selecione todos os seus concorrentes diretos e analise-os.

Preços, atendimento e fluxo de clientes dentro da loja são algumas possibilidades de estudo, assim como o comportamento nas redes sociais, que hoje são praticamente uma extensão do estabelecimento físico.

Identificou os pontos positivos? Adapte-os e aplique em seu negócio. E os negativos, notou? Evite-os. Com isso, você pegará alguns atalhos e chegará antes no objetivo.

3 – Público-alvo

Sim, ao pesquisar como montar um banho e tosa, seu público-alvo pode ser todos que têm um animal de estimação, mas já parou para pensar que isso pode ser muito amplo? Será que, no início, você conseguiria atender tanta demanda?

Antes de saber como montar um pet shop, seria importante fazer alguns questionamentos para definir o público que realmente deseja atingir:

  • Qual é o porte dos animais que pretende atender?
  • Quais espécies?
  • Quer oferecer mais serviços ou produtos?
  • Vai trabalhar com quais itens?
  • Terá atendimento veterinário?
  • Terá um espaço para o hotel dos animais?

As respostas para essas perguntas vão funcionar como filtro e você poderá focar em parte do mercado.

Mãe e pai de pet

Já reparou nas redes sociais que muitos donos de cães, por exemplo, se autointitulam como mães e pais dos seus pets? Isso é apenas uma pequena amostra da paixão das pessoas pelos seus animais que são tratados como parte da família e você deve levar isso em conta ao selecionar o que precisa para montar um pet shop.

Esses “pais”, normalmente, fazem de tudo pelo bem-estar dos seus animaizinhos. Por isso, o foco do seu estabelecimento, além de oferecer bons serviços e produtos aos pets, é proporcionar uma boa experiência aos seus donos.

Afinal, são eles quem tomam a decisão de levar ou não seus “filhos” ao estabelecimento.

Lista de produtos para montar um pet shop

Para que tudo rode conforme espera e da maneira mais agradável para o cliente e seu bichinho, o investimento em alguns equipamentos será necessário. Essa lista de produtos para montar um pet shop é parte determinante para que você ofereça um serviço diferenciado.

Mobília

  • Balcão de atendimento;
  • Prateleiras;
  • Gôndolas;
  • Ar-condicionado (dependendo da localização);
  • Mesas e cadeiras de espera;
  • Computador;
  • Impressora;

Prestação de serviço – área operacional

  • Veículo para transportar animais;
  • Gaiolas;
  • Máquina de tosa;
  • Sopradores;
  • Secadores;
  • Banheira e mesa de tosa;
  • Ferramentas de trabalho.

Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 passos

Como divulgar um pet shop?

Não se engane ao pensar que, para saber como montar um pet shop e divulgar sua empresa, você precisa realizar grandes investimentos financeiros. É possível investir discretamente e conquistar resultados positivos.

 

Nas redes sociais, por exemplo, conseguimos construir ações segmentadas, que atingem um público específico e são efetivas. Vale destacar que existe um campo em que você informa o limite de investimento. Ou seja, quando chegar naquele valor, a divulgação será interrompida e não terá surpresas na fatura do cartão de crédito.

 

Além disso, ao considerar o que precisa para montar um pet shop, você pode investir em uma fachada atrativa, que chame a atenção dos clientes e desperte a vontade de entrar no estabelecimento.

 

Lembre-se também de ficar atento a promoções para garantir mais clientela. Mas não se esqueça da importância de fidelizar os clientes antigos.

Soluções de pagamento

Quais são as formas de pagamento que pretende aceitar em seu estabelecimento? Esse é um item muito importante que deve considerar quando for pesquisar como montar um pet shop.

 

Se cartão de crédito e débito não estiverem entre as alternativas, temos um recado importante: você perderá vendas.

Um volume muito grande dos consumidores deixaram o dinheiro físico de lado e, hoje, utilizam cartões, QR Code ou pagamento por NFC para realizar suas compras. Para não perder oportunidades de venda, você deve se adaptar a esse novo cenário.

Com as máquinas de cartão da Cielo, terá acesso a todas essas opções de pagamento que citamos.

Após todas essas dicas, acreditamos que o caminho para saber como montar um pet shop seja um pouquinho mais fácil. Lembre-se de pesquisar bastante sobre o mercado e trace um bom plano de negócios. Desejamos muito sucesso!

Conte com a Cielo para oferecer as melhores formas de pagamento, independente do tamanho do seu empreendimento!

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288