Transformar a paixão por animais em negócio não é algo impossível. Aprender como montar um pet shop pode ser uma alternativa rentável e, sobretudo, uma opção que deixará sua rotina mais leve e rodeada de bichinhos fofos que você tanto ama.
Nos últimos anos, esse segmento tem se confirmado cada vez mais como um mercado promissor. Trata-se de um estabelecimento que deixa de lado a imagem de ser apenas um local de banho e tosa de animais. Hoje, existem outros serviços que podem render receitas expressivas aos empresários, como consulta veterinária ou até mesmo um hotel para pets.
Ficou mais interessado na possibilidade de aprender como abrir um pet shop? Aqui vamos mergulhar de cabeça no tema e, no final, você terá mais informações para tomar a melhor decisão.
Vamos nessa?
Como abrir um pet shop: primeiros passos
Antes de pôr a mão na massa, seja lá qual for o segmento que pretende entrar, é preciso tomar algumas atitudes que são essenciais.
Plano estratégico
Tentando entender como montar um pet shop e não sabe por onde começar? A primeira dica que damos é: não pule etapas. Antes de tudo, é necessário construir um plano estratégico de negócio para que as coisas não saiam dos trilhos.
Esse plano deve conter a localização do empreendimento, a missão da empresa, o orçamento inicial, o capital de giro e os equipamentos que serão adquiridos para o projeto sair do papel, entre outras necessidades.
Esse documento deve ser o guia para a administração de toda empresa. Com isso, tudo ficará mais previsível e bem estruturado.
Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro
Estudo de mercado
Essa dica certamente está entre as que mais damos aqui no blog. Se deseja o sucesso do seu negócio, não existe a menor possibilidade de entrar em um mercado sem que antes haja um estudo do mercado como um todo.
Selecione todos os seus concorrentes diretos e analise-os. Preços, atendimento e fluxo de clientes dentro da loja são algumas possibilidades de estudo, assim como o comportamento nas redes sociais, que hoje são praticamente uma extensão do estabelecimento físico.
Identificou os pontos positivos? Adapte-os e aplique em seu negócio. E os negativos, notou? Evite-os. Com isso, você pegará alguns atalhos e chegará antes no objetivo.
Público-alvo
Sim, seu público-alvo pode ser todos que têm um animal de estimação, mas você já parou para pensar que isso pode ser muito amplo? Será que, no início, você conseguiria atender tanta demanda?
Antes de abrir seu pet shop, seria importante você fazer alguns questionamentos para definir o público que realmente deseja atingir. Qual o porte dos animais que pretende atender? Quais espécies? Quer oferecer mais serviços ou produtos? Vai trabalhar com quais produtos? Terá atendimento veterinário? Terá um espaço para o hotel dos animais?
As respostas para essas perguntas vão funcionar como filtro e você poderá focar em parte do mercado.
Leia mais: Máquinas de cartão crédito e débito
Mãe e pai de pet
Você já reparou nas redes sociais que muitos donos de cães, por exemplo, se autointitulam como mães e pais dos seus pets? Isso é apenas uma pequena amostra da paixão das pessoas pelos seus animais que são tratados como parte da família.
Esses “pais”, normalmente, fazem de tudo pelo bem-estar dos seus animaizinhos. Por isso, o foco do seu estabelecimento, além de oferecer bons serviços e produtos aos pets, é proporcionar uma boa experiência aos seus donos. Afinal, são eles quem tomam a decisão de levar ou não seus “filhos” ao estabelecimento.
Equipamentos para montar um pet shop
Para que tudo rode conforme você e espera e da maneira mais agradável para o cliente e seu bichinho, o investimento em alguns equipamentos será necessário. Isso é parte determinante para que você ofereça um serviço diferenciado.
Mobília
- Balcão de atendimento
- Prateleiras
- Gôndolas
- Ar-condicionado (dependendo da localização)
- Mesas e cadeiras de espera
- Computador
- Impressora
- Telefone
Prestação de serviço – área operacional
- Veículo para transportar animais
- Gaiolas
- Máquina de tosa
- Sopradores
- Secadores
- Banheira e mesa de tosa
- Ferramentas de trabalho
Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 passos
Divulgação
Não se engane ao pensar que, para divulgar sua empresa, você precisa realizar grandes investimentos financeiros. É possível investir discretamente e conquistar resultados positivos.
Nas redes sociais, por exemplo, conseguimos construir ações segmentadas, que atingem um público específico de pessoas e ainda assim são efetivas. Vale destacar que existe um campo em que você informa o limite de investimento. Ou seja, quando chegar naquele valor, a ação será interrompida e você não terá surpresas na fatura do cartão de crédito.
Além disso, você pode investir em uma fachada atrativa, que atraia os clientes para dentro do estabelecimento, entre outras formas simples de atração.
Soluções de pagamento
Quais são as formas de pagamento que pretende aceitar em seu estabelecimento? Se cartão de crédito e débito não estiverem entre as alternativas, temos um recado importante: você perderá vendas.
Um volume muito grande dos consumidores deixaram o dinheiro físico de lado e, hoje, utilizam cartões, QR Code ou pagamento por NFC para realizar suas compras. Para não perder oportunidades de venda, você deve se adaptar a esse novo cenário.
Com as máquinas de cartão da Cielo, você terá acesso a todas essas opções de pagamento que citamos. Nada melhor do que proporcionar uma experiência agradável para o seu cliente até mesmo na hora de realizar um pagamento, não é?
Após todas essas dicas, acreditamos que o caminho para abertura do seu negócio esteja ao menos um pouquinho facilitado. Desejamos todo sucesso com seu pet shop.
Conte com a Cielo!