Como vender móveis pela internet? Veja como ter bons resultados
Quer saber como vender móveis pela internet?
Se você tem uma loja física de móveis ou mesmo se nunca atuou neste mercado, entenda que é possível ter um grande alcance vendendo móveis pela internet.
Pode parecer que o comércio eletrônico é mais popular para itens pequenos e de fácil transporte, mas a verdade é que estamos falando de um .
Neste texto, vamos mostrar as razões pelas quais você deveria vender móveis pela internet e apresentar dicas práticas de como fazer isso, desde a escolha do nicho e o planejamento até o pagamento por parte dos clientes.
Leia até o final para saber também como superar os desafios logísticos deste segmento, como avaliar a demanda e a importância de cuidar do pós-venda.
Por que vender móveis pela internet?
O principal motivo pelo qual você deve vender móveis pela internet é que o povo brasileiro está cada vez mais comprando online e cada vez menos em loja física.
Os dados são claros: se o seu negócio não estiver no digital, você estará perdendo dinheiro.
Segundo informações da fundação de pesquisa IEMI Inteligência de Mercado, o valor das vendas online de móveis ao longo do ano de 2022 aumentou 41% em relação ao ano anterior.
Em cinco anos, o crescimento do faturamento foi de incríveis 338% (saltou de R$ 796,8 milhões em 2018 para R$ 2,5 bilhões em 2021 e R$ 3,5 bilhões em 2022, com um aumento de 192,5% no número de itens comercializados).
Já a situação no varejo físico está bem diferente – os valores aumentaram apenas 2% de 2021 para 2022, enquanto a quantidade de peças vendidas diminuiu 13%.
A expectativa é de que o crescimento do online continue.
De acordo com a Statista (em inglês), a estimativa de receita do mercado de móveis no Brasil em geral para 2023 é de US$ 3,06 bilhões.
É esperado um crescimento médio anual de 14,23% até chegar a US$ 5,2 bilhões em 2027, sendo que o comércio eletrônico deverá responder por 29,2% deste total.
Outra vantagem é que o comércio online tem menos custos para o varejista do que uma loja física – apesar de apresentar outros desafios logísticos, como veremos mais à frente.
Como vender móveis pela internet? Veja os passos
Muito bem, você já sabe que vender móveis pela internet pode ser um ótimo negócio, então agora a dúvida é como fazer isso?
Acompanhe o passo a passo e siga as dicas para vender mais.
Determine seu nicho de mercado
O primeiro ponto na hora de criar seu planejamento de vendas é escolher em qual nicho de mercado você pretende atuar.
Se você já tem uma loja física, é esperado que você venda os mesmos produtos que as pessoas podem encontrar presencialmente.
Porém, não é obrigatório oferecer tudo que está no catálogo físico, apenas não fuja demais do seu perfil.
Caso você vá escolher um nicho agora, aqui estão algumas opções:
- Móveis para escritório/home office
- Móveis clássicos/retrô
- Móveis de luxo
- Artigos de decoração, como lustres e outros
- Móveis para quarto infantil/bebê
- Focar em um produto específico: sofás, camas, guarda-roupas, armários, etc.
Encontre sua média de preço
A precificação é um ponto crucial para qualquer negócio com vendas.
É importante levar em consideração todos os custos e margem de lucro para não ficar barato demais e sair no prejuízo, nem caro demais a ponto de espantar os clientes.
Antes disso, porém, defina a média de preço que você quer praticar.
A resposta está atrelada ao tipo de produto e ao público que você pretende atingir.
Tenha um site funcional
Para vender pela internet, é indispensável ter um site funcional.
Quando falamos em funcional, queremos dizer: que tenha navegação boa e rápida e um design que facilite a leitura e visualização dos produtos.
Afinal, hoje em dia, ninguém mais aguenta ficar esperando página que não carrega ou sistema de pagamento que trava.
Invista em imagens de boa qualidade
Para vender pela internet, é necessário que as imagens tenham qualidade suficiente para mostrar os atributos de cada peça.
Considere usar os serviços de um profissional.
Faça ótimas descrições dos produtos
Pelo mesmo motivo do tópico anterior, é preciso que a descrição seja bem detalhada e interessante, listando todas as características de cada móvel à venda.
São itens de alto valor unitário, e as pessoas querem saber exatamente o que estão adquirindo.
Facilite o pagamento
Não adianta fazer tudo certo (bom produto, bom preço, bom site), conseguir convencer os clientes a comprarem e, na hora do pagamento, não aceitar a forma de pagamento preferida deles.
Eles simplesmente vão comprar com a concorrência.
Afinal, os consumidores estão muito acostumados com a facilidade proporcionada pela variedade de formas de pagamento.
Portanto, facilite ao máximo a hora de receber, utilizando um gateway de pagamento e aceitando todos os meios possíveis.
Os desafios da logística para este segmento
Em qualquer compra pela internet, a entrega é crucial.
Os consumidores querem praticidade e rapidez, mais do que tudo.
Por isso, a logística é fundamental e representa um dos grandes desafios deste segmento, a começar pela escolha dos fornecedores.
No caso dos móveis, estamos falando de itens que podem ser grandes e pesados e, por ocuparem muito espaço, têm um custo de transporte elevado.
Detalhe: se você escolher vender por um marketplace, não precisará se preocupar com isso – nem com os detalhes que mencionamos sobre o site.
Caso tenha um site próprio, porém, invista recursos e tempo no melhor frete possível para os seus produtos, pois isso ajuda muito na fidelização dos clientes.
Além disso, trocas e devoluções em compras pela internet são permitidas por lei num prazo de até sete dias mesmo sem falhas nos produtos, portanto, prepare-se também para a logística reversa.
Avalie a demanda por móveis planejados em sua região
Uma excelente ideia para aumentar o ticket médio, ou seja, o valor que cada cliente gasta com a sua loja, é oferecer móveis planejados.
Isso é mais difícil (ou impossível) de oferecer diretamente pela internet, já que os produtos não são padronizados.
Porém, você pode usar o site e os demais meios online para divulgar essa opção para o público local.
Para isso, avalie a demanda por móveis planejados na sua cidade e cidades vizinhas.
Se concluir que há mercado para isso, aproveite a sua presença digital para promover esse serviço.
Além de ter um bom site e posicioná-lo bem nas buscas com marketing de conteúdo orgânico e publicidade paga, é possível fazer anúncios nas redes sociais direcionados para o público da região que você consegue atender.
Isso tudo sem contar as promoções e as vendas por WhatsApp.
Invista no pós-venda e alcance novos públicos por recomendação
A internet é um mercado amplo, virtualmente infinito em oportunidades, mas, por outro lado, a concorrência também é gigantesca.
É preciso apostar em um diferencial competitivo e, depois de conseguir alcançar suas metas de vendas, continuar dando atenção aos clientes.
O pós-venda é crucial não só para a fidelização, mas também para alcançar novos públicos por meio de uma propaganda muito mais poderosa que qualquer anúncio: a recomendação.
Quem nunca fez alguma compra depois de ouvir familiares ou amigos falando bem de determinado produto ou serviço que você nem conhecia antes?
Encante seus clientes para que eles divulguem o seu negócio espontaneamente!
E conte com as soluções digitais da Cielo para não perder nenhuma venda!