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Dicas e Histórias de Sucesso

10 dicas para conquistar mais clientes

Publicado por Equipe Cielo

Quando você tem seu próprio negócio, uma coisa é certa. Você pode já ter conquistado uma base sólida de clientes, mas sempre precisará saber como conquistar mais clientes.

É claro que ter consumidores leais é essencial para qualquer marca. Mas, considerando a sustentação dos negócios a longo prazo, os novos clientes são muito importantes para que isso aconteça.

Se o seu faturamento está estagnado ou vem diminuindo, é hora de realizar ações para alcançar pessoas que fazem parte do seu público-alvo, mas nunca compraram de você.

Quer algumas dicas para conquistar mais clientes? Aqui estão algumas:

1. Adote estratégia omnichannel

Estar onde seus clientes estão. Essa é a ideia ao adotar a estratégia omnichannel, que consiste em fazer a convergência de todos os canais da sua empresa.

Seus clientes interagem – e compram – com você de diversas maneiras: telefone, aplicativos de mensagens, balcão, site etc.

Você precisa compreender todos os pontos da jornada dos seus clientes e, a partir disso, criar formas consistentes de engajamento em cada etapa. O objetivo é promover uma experiência única de consumo para os consumidores, independente do canal que ele esteja.

2. Use bem as redes sociais

Uma forma infalível de conquistar novos clientes é usar bem as redes sociais. Mas, para isso, você precisa entender que elas são canais:

  • De atendimento;
  • De divulgação;
  • De

Em todos eles, a interação é a palavra-chave para o sucesso. Seja para vender produtos, dar respostas ou divulgar seu portfólio de ofertas, não deixe ninguém sem retorno nesses canais.

Se envolva com seus clientes, solucione dúvidas e problemas, converse.

Não basta saber como usar o Instagram para vender se você não “vende” bem a forma como sua empresa trata seus consumidores.

 

3. Faça parcerias com outras empresas

Outra forma de conquistar novos consumidores é fazendo parcerias com empresas que tenham uma base de clientes semelhante, mas que não sejam concorrentes diretos.

Assim, uma loja de roupas para gestantes pode fazer parceria com outra que vende produtos para bebês. Ou quem vende itens para artesanato pode fechar parceria com quem oferece cursos na área, por exemplo.

O foco da parceria é criar estratégias como descontos ou promoções especiais para direcionar clientes entre os empreendimentos parceiros, estabelecendo uma relação “ganha-ganha”.

4. Crie promoções para novos clientes

Se tem algo que não mudou no comércio é o “poder” que uma boa promoção tem para atrair novos clientes. Então, lance mão desse recurso sempre que precisar.

Crie ofertas especiais para novos cadastros no seu site, ofereça promoções do tipo “compre 4-leve 5” ou disponibilize descontos progressivos para clientes que não compram há algum tempo.

Mas não esqueça também de analisar o resultado obtido. Observe os dados e veja como é o comportamento de compra da sua clientela.

Dessa forma, você poderá direcionar melhor suas ações e trabalhar a fidelização dos seus clientes.

5. Ofereça brindes

Essa dica é praticamente um complemento da anterior. E é igualmente eficiente.

Quem nunca experimentou uma amostra de um produto quando fazia compras no mercado e acabou levando algo que não estava na lista? Ou acabou comprando algum item a mais só para garantir um brinde?

A lógica é exatamente essa: você dá algo de graça às pessoas e elas simplesmente estarão mais abertas para o que você oferece. Por isso, considere a oferta de brindes como “um investimento” para o seu negócio.

6. Promova eventos presenciais

Tem uma academia de ginástica? Que tal promover um aulão extra para seus alunos e pedir para eles trazerem um amigo? Tem uma cafeteria? Que tal promover uma tarde de degustação no horário de menor movimento exatamente para aumentar o fluxo na loja?

Fazer eventos são uma ótima forma de aumentar sua rede. E eles devem fazer parte da estratégia de quem tem lojas físicas – e também contribuírem para aumentar sua presença no digital.

Crie hashtags especiais e incentive os clientes a compartilharem fotos nas redes sociais. Ou então, ofereça seu cartão de visitas no evento e coloque no verso um cupom de desconto específico para quem esteve lá. Solte sua criatividade e veja os resultados!

7. Tenha um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das melhores ferramentas de marketing de busca que as empresas podem utilizar. E o que é melhor: não custa nada!

Com ele, você alcança clientes que estão mais perto da sua loja, já que o Google geralmente privilegia locais próximos nos resultados de pesquisa.

Então, se alguém estiver procurando um serviço ou produto que você oferece, a chance é grande do seu negócio aparecer na busca.

E você acaba atraindo clientes em potencial a partir de uma simples pesquisa online!

8. Use provas sociais

Seus clientes já fizeram avaliações positivas do seu negócio nas redes sociais, por e-mail ou no chat? Que tal aproveitar isso e divulgar os elogios no seu site ou nas páginas dos seus produtos?

Esse recurso é chamado de “prova social” e é um poderoso aliado para conquistar novos clientes. Sem dúvida nenhuma, as pessoas estarão mais propensas a fazer negócio com você se outras pessoas estiverem elogiando sua empresa.

Por isso, a prova social precisa ser verdadeira. Então, nada de divulgar depoimento fake, tá?

9. Reforce o relacionamento com quem já é cliente

Reforçar o relacionamento com que já é seu cliente também é uma forma eficiente para conquistar novos consumidores.

Afinal, o marketing “boca a boca” ainda tem um grande peso – e a dica 8, logo acima, também é sobre isso!

Então, se aproxime das pessoas que compram sempre com você. Ofereça a elas descontos extra através de programas de fidelidade. Se você trabalha com serviços recorrentes, por exemplo, pode oferecer uma vantagem adicional, incrementando o pacote contratado.

Explore as datas comemorativas e promocionais, como aniversário, Natal e Black Friday para dar bônus especiais a elas e deixar claro que tê-las como clientes é importante.

10. Humanize suas mensagens

Por mais que você utilize ferramentas de automação de mensagens no contato com consumidores ou potenciais clientes, é importante que você não fale com eles “como um robô”.

Vamos a um exemplo prático:

  • Mensagem 1: “Oi! Aproveite os últimos dias da nossa promoção”
  • Mensagem 2: “Olá, (seu nome)! Já deu uma olhadinha nos itens da nossa promoção? Últimos dias para você aproveitar! ”

Agora, responda com sinceridade: qual das duas opções pareceu mais próxima de quem está lendo? Qual delas você acha que geraria mais possibilidades de conversão?

É por isso que é importante humanizar suas mensagens, seja um e-mail marketing, uma resposta automática no WhatsApp ou um retorno à uma dúvida nas redes sociais.

Lembre-se: do outro lado, quem está lendo é uma pessoa e não uma máquina!

 

Dica bônus: ofereça diversas formas de pagamento

Buscou 10 dicas-ganhou 11! 😉

Uma pessoa só vira cliente de fato quando fecha uma compra, né?

Então, ofereça formas de pagamento diversificadas para que isso aconteça e você não corra risco de perder a venda por não aceitar Pix ou pagamento com determinado cartão, por exemplo.

Ir além das formas mais tradicionais de pagamento (como dinheiro, cartão de crédito e débito) é uma maneira de se diferenciar da concorrência e estar preparado para atender todos os perfis de consumidores.

Por isso, escolha uma maquininha de pagamento que aceita mais de 80 bandeiras de cartão, pagamento por aproximação, com Pix, QR Code e ainda facilite as vendas parceladas!

Conheça as maquininhas da Cielo e escolha a sua!

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