Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender artesanato pela internet? Veja como aumentar seu faturamento!

Já tem um espaço físico mas não tem ideia de como colocar seus artesanatos no mundo virtual? Entenda agora onde e como vender para ampliar sua renda.
Publicado por Equipe Cielo

Duas empreendedoras mulheres, donas de loja de artesanato, vendem pela internet por meio de notebook.

Procurando saber como vender artesanato pela internet? Nada mais natural… Afinal, a atividade tem uma grande importância cultural e econômica no Brasil e fazer vendas online pode ser uma boa alternativa para quem deseja aumentar seu faturamento.

Costura, escultura, pintura, bijuteria, bordado… O que muitas vezes começa como um passatempo acaba virando uma fonte de renda.

E o caminho natural é ampliar os “horizontes” e fazer não só vendas presenciais, mas também no comércio eletrônico.

Então, confira os tópicos que vamos abordar nesse texto para ajudar você a entender como vender artesanato pela internet:

Como vender artesanato online: confira alguns números desse segmento

Artesanato é “toda produção resultante da transformação de matérias primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade”.

A definição acima está disponível no Portal de Artesanato Brasileiro e descreve uma das atividades mais importantes da nossa economia.

Confira alguns números do artesanato no país:

O artesanato está presente em 67% dos municípios brasileiros;
O setor movimenta, aproximadamente, R$ 50 bilhões anualmente;
Cerca de 10 milhões de pessoas têm o artesanato como fonte de renda. Pouco mais de 196 mil estão cadastradas como artesãs no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Fonte: TV Brasil e SICAB

Aliado a tudo isso, essa reportagem mostra que o e-commerce deve crescer 56% até 2024 aqui no Brasil.

O que você deve saber antes de começar a vender artesanato pela internet

Com os números, entendemos que a venda de artesanato pela internet tem um potencial interessante.

Mas, para aumentar as chances de ser um(a) microempreendedor(a) de sucesso, confira dicas do que fazer antes de colocar sua loja virtual no ar.

Saia da informalidade

Um dos grandes desafios do setor é a informalidade. Então, se você pretende ganhar dinheiro com artesanato, a formalização pode ser um diferencial competitivo.

Ainda mais se você tem ideia de começar um e-commerce do zero.

Isso porque, embora não seja obrigatório criar CNPJ para loja virtual, fazer vendas como empresa gera mais credibilidade para quem compra.

Por isso, se você já trabalha com essa atividade e está procurando saber como vender artesanato pela internet, abrir uma MEI é algo a ser considerado.

Além de formalizar sua atividade e de ter um CNPJ, ao atuar como microempreendedor individual você tem acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade etc.

Crie um plano de negócios e estabeleça metas de médio e longo prazos

Toda pessoa que vai abrir sua própria empresa deve começar pelo plano de negócios.

Nele, você vai detalhar os objetivos e todos os aspectos relacionados ao seu negócio: análise da concorrência, público-alvo, necessidades de investimento e infraestrutura, estratégias de marketing etc.

Assim, você mapeia todas as etapas que vai precisar cumprir para o funcionamento da sua loja virtual – o que é particularmente importante para fazer um bom planejamento orçamentário.

Defina também onde você quer chegar com seu negócio – e estabeleça metas de vendas a médio e longo prazos.

Defina como vai vender artesanato online

Ao fazer seu plano de negócios, você vai definir quais canais de venda serão utilizados.

Ter uma loja virtual própria não é sua única opção para fazer vendas na internet.

Há outras possibilidades para quem está buscando saber como vender artesanato online.

Vamos falar um pouquinho sobre as particularidades de cada uma.

1. Loja virtual

Ter sua própria loja virtual sempre deve ser considerado por quem quer fazer vendas online.

Isso porque ter seu próprio site ajuda a fortalecer sua credibilidade e construir uma identidade própria da sua marca – dois fatores importantes para quem precisa construir reputação no mercado.

Além disso, ao ter seu próprio e-commerce, você não se “torna refém” de possíveis mudanças de diretrizes em plataformas terceirizadas (incluindo redes sociais). Assim, você diminui possíveis riscos e impactos que podem comprometer seu negócio.

2. Plataformas de marketplace

Quem está buscando saber como vender artesanato pela internet também deve considerar as plataformas de marketplace.

Afinal, esses sites funcionam como um “shopping online”, onde vendedores e estabelecimentos de diversos setores expõem seus produtos em um só lugar.

Para a venda de itens artesanais há, inclusive, marketplaces exclusivamente voltados para o segmento – como o Elo7, por exemplo.

3. Redes sociais

Outra forma de vender artesanato online é através das redes sociais. Nesse caso, você pode considerar dois caminhos principais:

  • Criando um perfil para o seu negócio: assim, você pode promover a venda dos itens artesanais através de postagens com fotos de cada um. Fazer vídeos dos produtos e gerar links de pagamentos são estratégias que ajudam a vender mais;
  • Usar os marketplaces das próprias redes: Facebook, Instagram e Pinterest oferecem a possibilidade de criar uma loja online dentro de suas plataformas.

4. Sites de parceiros comerciais

Outra forma de vender artesanato na internet é estabelecendo parcerias comerciais com revendedores. Muitos lojistas comercializam, mas não produzem as mercadorias.

Por isso, elas buscam os melhores fornecedores para suas lojas virtuais ou físicas para diversificar os produtos disponíveis no catálogo de vendas.

Vale reforçar: nada impede que você venda através de vários canais – vendendo online e em uma loja física, por exemplo.

Atuar em diversos canais ajuda a dar mais visibilidade e ampliar o alcance junto ao público.

Mas você precisa planejar bem como fazer isso, considerando o que for mais adequado para sua realidade, OK?

Dicas essenciais de como vender artesanato pela internet

Agora, vamos às dicas de como vender artesanato pela internet.

E se você já fizer vendas presenciais, observe que muitas das ideias abaixo também podem ser aplicadas para promover as vendas no seu estabelecimento.

Confira!

Use as redes sociais que fazem sentido ao negócio

Ter perfis da sua empresa nas redes sociais exige dedicação e muito trabalho. E não estamos falando somente da produção de conteúdo!

Não esqueça que clientes e potenciais consumidores fazem contato por esses canais – e você precisa se preparar para interagir rapidamente com essas pessoas.

Por isso, foque em usar somente as redes sociais que fazem sentido ao seu negócio.

É melhor trabalhar bem o perfil em uma rede do que ter perfis em diversas plataformas e não dar conta.

Aprenda a tirar fotos que valorizem seus produtos

Tirar boas fotos dos seus produtos é essencial para quem está pensando em como vender artesanato pela internet.

Com a qualidade adequada, as fotografias valorizam o seu trabalho e ajudam a divulgar sua loja virtual e a atrair bons clientes.

Se não puder contratar profissionais especializados para isso, pesquise sobre como você pode usar seu telefone para produzir imagens de alta qualidade.

Há diversos tutoriais e kits com bom custo para ajudar a mostrar todos os detalhes da sua arte!

Descreva os produtos com o máximo de detalhes

Se numa loja física, as pessoas podem olhar e até manusear produtos para a decisão de compra, no comércio eletrônico, a junção de texto e imagem são essenciais para isso e ajudam a melhorar a experiência do cliente.

Por isso, além das imagens de boa qualidade, sua loja virtual deve ter títulos objetivos e de fácil entendimento sobre cada item.

Descrições bem detalhadas e que contenham todas as informações sobre os produtos são indispensáveis para que consumidores possam saber tudo que desejam.

Disponibilize um contato de WhatsApp

Ter um canal de contato onde potenciais clientes possam pedir mais informações é importante para impulsionar suas vendas.

Afinal, peças artesanais têm um caráter único, gerando mais dúvidas e incertezas nas pessoas antes de fechar a venda.

Por isso, disponibilizar um WhatsApp do seu negócio é uma ótima opção. Além de canal de relacionamento, é possível usar o app de mensagens para vender também.

Crie combos de produtos em datas comemorativas e eleve seu ticket médio

Dia das Mulheres, Dia dos Namorados e outras datas comemorativas são sempre uma oportunidade para vender mais e aumentar a receita.

Por isso, o planejamento de vendas de quem está buscando saber como vender artesanato pela internet deve incluir ações especiais para aproveitar o apelo comercial do calendário promocional.

Isso pode ser feito através de promoções temáticas relacionadas a cada data. Descontos e brindes são sempre bem-vindos.

Outra boa opção é oferecer combo de produtos, estratégia que ajuda a aumentar o ticket médio gasto em cada compra.

Tenha atenção especial com a logística

Quem está pensando em como vender artesanato online precisa ter atenção especial às entregas – ainda mais se estivermos falando de esculturas, telas de pintura ou outros itens que podem ser facilmente danificados no transporte.

Como peças artesanais muitas vezes são únicas, todo cuidado é pouco.

Ao escolher o serviço de frete, o ideal é contratar um seguro para garantir que as pessoas recebam o que compraram sem danos.

Não esqueça também de considerar possíveis gastos com logística reversa em caso de trocas ou devoluções.

Afinal, essas despesas podem impactar diretamente na margem de lucro do seu negócio.

Entregue uma boa experiência de compra e ganhe divulgadores

Produtos artesanais têm grande potencial de criar conexões emocionais com as pessoas.

Leve isso em conta ao vender artesanato pela internet e busque criar experiências de compra especiais para seu público.

Você pode, por exemplo, fazer etiquetas contando a “história” de cada peça ou de como você começou nessa atividade. O mesmo pode ser feito com itens regionalizados, com forte ligação a cultura de um local.

Transmita a cada cliente o valor único das suas peças e ganhe divulgadores do seu trabalho!

Disponibilize várias opções de pagamento

Com a digitalização, clientes pagam suas compras de diversas formas, que vão além das opções mais tradicionais (dinheiro ou cartões de débito/ crédito).

Na sua loja virtual, é importante incluir Pix e QR Code, por exemplo, nas formas de receber pagamentos online.

E se você tiver um ponto de vendas presenciais, oferecer o pagamento por aproximação (NFC) também é importante.

Diferencial: se você vende artesanato em pontos turísticos, vale a pena também ter uma maquininha com conversor de moedas para receber pagamentos em cartões estrangeiros.

Bônus! E-book para você aprender a promover seus produtos com campanhas de mídia digital

Felizmente, anunciar na Internet é algo acessível e que cabe em todos os orçamentos — de microempreendedores às grandes empresas.

Mídias digitais oferecem ferramentas que ajustam os gastos à realidade de cada anunciante.

O marketing de performance é um bom exemplo disso, pois consiste em um tipo de publicidade em que você paga conforme tem resultados.

Assim, você só faz o pagamento quando o usuário clica em seu anúncio.

Então, já que você está buscando saber como vender artesanato online, que tal aprender a promover seus produtos com campanhas de mídia digital?

Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o e-book “Como vender na Internet usando as Mídias Digitais”!

Banner com oferta de e-book gratuito sobre como vender nas mídias digitais.

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288