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Dicas e Histórias de Sucesso

Como aumentar as vendas no verão

Publicado por Equipe Cielo

Aumente as vendas no verão com a CieloPara muita gente, o verão é sinônimo de férias. Mas isso exige que os varejistas estejam preparados para receber aqueles que desfrutam do merecido descanso. “Um bom atendimento é sempre essencial e reforçar isso durante a estação mais quente do ano, quando as pessoas estão com o ânimo mais elevado, pode render frutos para os outros meses”, afirma Juliana Inhasz, professora de economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a Fecap, em São Paulo.  
 
Mas como aumentar as vendas em janeiro e fevereiro? Juntamos algumas soluções da Cielo com dicas de negócio da especialista para impulsionar seu comércio. Confira:  
 

1- Seja transparente 

“Quem trabalha com agência de viagem conhece a alta demanda neste período de verão. Vale criar uma boa aproximação com o cliente para explicar melhor seus diferenciais”, pontua Juliana. “Deixe claro os tipos de pacote disponíveis, as comodidades e os custos. O viajante tem de entender o que pode comprar e, claro, como poderá pagar por esse serviço. Quanto mais ele puder parcelar, maiores as chances de a viagem acontecer.”  
Se a sua agência ou hotel também recebe turistas estrangeiros, você conta com uma vantagem extra ao trabalhar com a Cielo: o Conversor de Moedas. A solução identifica o uso de um cartão internacional e exibe duas opções de pagamento: em Real ou na moeda do país de origem do cliente. Se optar por receber em Reais, o lojista ainda ganha um desconto na taxa sobre as vendas no crédito. 
 

2 –  Personalize os serviços 

O público quer ser mais que um cliente, quer atendimento especial. “É importante personalizar ao máximo seus serviços”, diz a economista. As academias, por exemplo, conseguem atrair um bom número de novos alunos no verão oferecendo pacotes de fidelização, mas para vender mais é preciso ir além. “Ofereça, por exemplo, avaliações mensais de rendimento, combine serviços e conceda aulas experimentais.”  
 

3 – Sinalize descontos e saldos 

Promoção é uma das melhores maneiras de atrair os clientes e vender mais. Mas é preciso que os descontos estejam bem visíveis para que os resultados sejam mais expressivos. “Organize a disposição da loja de forma que o consumidor entre no espaço por causa de uma arara com promoções e vá descobrindo outras boas oportunidades no interior do negócio”, recomenda Juliana. O Cielo Promo é a solução ideal para atrair e fidelizar clientes. O varejista escolhe uma mecânica de promoção e pode oferecer brindes ou descontos especiais para, por exemplo, aumentar o fluxo em horários de baixo movimento. A maquininha de cartão da Cielo gerencia automaticamente a promoção escolhida.  
 

4 – Aposte em propostas recreativas 

Atender bem as crianças é de grande importância para criar uma atmosfera mais amigável no verão. Ao mesmo tempo, é fundamental elaborar propostas que agradem aos pais. “Invista em ações como oficinas para os pequenos. Já para os adultos, algumas atividades podem ser bem interessantes, como degustação de café, vinho ou teste de produtos e serviços”, afirma a especialista da Fecap.  
 

5 – Pense como um consumidor 

Se você é dono de um quiosque na praia, é preciso ser ainda mais cuidadoso ao armazenar os produtos. “O cliente está muito ligado aos detalhes e, se não se sentir seguro, ele compra em outro lugar.” Garantindo isso, é bom pensar em como facilitar a vida de quem está com o pé na areia. O Cielo Mobile é uma boa opção para esse tipo de comércio – e é gratuito. Basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro. Você pode concluir as vendas diretamente pelo seu celular (opção válida apenas para quem quer realizar vendas no crédito). Para quem precisa vender também no débito e vale-refeição, pode pedir o Cielo Mobile com leitor de cartão a R$ 9,90 por mês.  
 

6 – Jogue todas as cartas na mesa 

Se você trabalha com produtos sazonais em seu restaurante, destaque essa informação. “O público interessado nesses produtos fica atento a eles”, ressalta a economista. Outros pontos também são fundamentais para mostrar que o estabelecimento é atencioso e bem gerenciado: “Padronize as roupas da equipe, ofereça cadeirões para crianças e inclua opções para o público vegetariano no cardápio”. Uma solução que pode facilitar o dia a dia do seu restaurante é a Cielo LIO, que permite, por exemplo, administrar mesas e comandar pedidos num único lugar, e ainda fechar a conta do seu cliente de maneira muito mais simples, funcionando como uma frente de caixa móvel para o seu negócio.
 

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