Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

O que vender no verão? Veja dicas de como aumentar o faturamento

Publicado por Equipe Cielo

Para muita gente, o verão é sinônimo de férias, mas isso exige que os varejistas estejam preparados para receber aqueles que desfrutam do merecido descanso.

“Um bom atendimento é sempre essencial e reforçar isso durante a estação mais quente do ano, quando as pessoas estão com o ânimo mais elevado, pode render frutos para os outros meses”, afirma Juliana Inhasz, professora de economia da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Se você é empreendedor e seu negócio pode aumentar o faturamento nesta época do ano, é interessante avaliar as opções do que vender no verão. Para ajudá-lo, vamos abordar este assunto nesse artigo!

Você sabe o que fazer para aumentar as vendas entre dezembro e fevereiro, que são meses com o clima quente no Brasil? É comum que haja algumas dúvidas. Por isso, juntamos algumas soluções da Cielo com dicas de como ganhar dinheiro no verão da especialista da FECAP para impulsionar seu comércio.

O que vender no verão? Veja algumas dicas importantes!

Antes de falarmos sobre vender mais, vale a pena pensar nos produtos sazonais de verão. Ou seja, se for para faturar mais na estação quente do ano, você deve oferecer os itens certos.

Após uma breve pesquisa, podemos ver que o mercado fica mais aquecido em alguns setores. Selecionamos aqui então algumas ideias do que vender no verão:

  • Moda praia;
  • Sorvete, picolé, gelato;
  • Pacotes turísticos para o litoral;
  • Artigos esportivos;
  • Comidas saudáveis;
  • Bebidas geladas;
  • Salada de frutas e sobremesas leves;
  • Água de coco;
  • Óculos de sol.

Essas são apenas algumas opções sobre o que vender no verão, mas o que importa é você avaliar o que todas têm em comum: a procura aumenta no calor.

Por exemplo, muitos querem ir à academia e emagrecer na época do verão, o que justifica a procura de produtos esportivos e comidas saudáveis, isso porque no frio muitos tendem a desanimar e ficar mais sedentários.

Sendo assim, quando você for pesquisar como ganhar dinheiro no verão, leve em conta os seus próprios hábitos e os tipos de produtos que costuma comprar/consumir mais nessa época.

Porém, apenas saber quais os produtos sazonais de verão não adianta, já que os outros empreendedores estão sempre atentos a isso e muitos terão ideias como você. Sendo assim, separamos também algumas dicas para aumentar suas vendas nessa época.

Seja transparente

Um dos itens que falamos sobre o que vender no verão são os pacotes turísticos. Mas aqui vale a pena a transparência. “Quem trabalha com agência de viagem conhece a alta demanda neste período. Vale criar uma boa aproximação com o cliente para explicar melhor seus diferenciais”, pontua Juliana.

“Deixe claro os tipos de pacote disponíveis, as comodidades e os custos. O viajante tem de entender o que pode comprar e, claro, como poderá pagar por esse serviço. Quanto mais ele puder parcelar, maiores as chances de a viagem acontecer.”

Se a sua agência ou hotel também recebe turistas estrangeiros, você conta com uma vantagem extra ao trabalhar com a Cielo: o Conversor de Moedas.

A solução identifica o uso de um cartão internacional e exibe duas opções de pagamento: em Real ou na moeda do país de origem do cliente.

Se optar por receber em Reais, o lojista ainda ganha um desconto na taxa sobre as vendas no crédito.

Personalize os serviços

O público quer ser mais que um cliente, quer atendimento especial. Então não basta saber o que vender no verão. A dica extra aqui: “é importante personalizar ao máximo seus serviços”, diz a economista.

As academias, por exemplo, conseguem atrair um bom número de novos alunos no verão oferecendo pacotes de fidelização, mas para vender mais é preciso ir além. “Ofereça, por exemplo, avaliações mensais de rendimento, combine serviços e conceda aulas experimentais”.

Essa é uma ótima dica de como ganhar dinheiro no verão e ainda conseguir aumentar seu faturamento recorrente com mais clientes.

Sinalize descontos e saldos

Promoção é uma das melhores maneiras de atrair novos clientes e vender mais. Mas é preciso que os descontos estejam bem visíveis para que os resultados sejam mais expressivos.

“Organize a disposição da loja de forma que o consumidor entre no espaço por causa de uma arara com promoções e vá descobrindo outras boas oportunidades no interior do negócio”, recomenda Juliana.

Aposte em propostas recreativas

Atender bem as crianças é de grande importância para criar uma atmosfera mais amigável no verão. Ao mesmo tempo, é fundamental elaborar propostas que agradem aos pais.

“Invista em ações como oficinas para os pequenos. Já para os adultos, algumas atividades podem ser bem interessantes como degustação de café, vinho ou teste de produtos e serviços”, afirma a especialista da FECAP.

Ou seja, além de saber o que vender no verão, avalie o que pode acrescentar para garantir uma recreação extra aos pequenos enquanto os pais possam aproveitar mais a experiência.

Pense como um consumidor

Se você é dono de um quiosque na praia, é preciso ser ainda mais cuidadoso ao armazenar os produtos e saber o que vender no verão. “O cliente está muito ligado aos detalhes e, se não se sentir seguro, ele compra em outro lugar”, avalia Juliana.

Jogue todas as cartas na mesa

Se você trabalha com produtos sazonais de verão em seu restaurante, destaque essa informação. “O público interessado nesses produtos fica atento a eles”, ressalta a economista.

Outros pontos também são fundamentais para mostrar que o estabelecimento é atencioso e bem gerenciado: “padronize as roupas da equipe, ofereça cadeirões para crianças e inclua opções para o público vegetariano no cardápio”.

Uma solução que pode facilitar o dia a dia do seu restaurante é a Cielo LIO, que permite, por exemplo, administrar mesas e comandar pedidos em um único lugar, e ainda fechar a conta do seu cliente de maneira muito mais simples, funcionando como uma frente de caixa móvel para o seu negócio.

Sendo assim, de forma resumida, podemos dizer que não basta saber o que vender no verão, é preciso oferecer os meios de pagamento corretos para facilitar essa compra e divulgar de forma correta seu produto, sabendo sempre oferecer um diferencial.

Se você viu como ganhar dinheiro no verão e ainda não possui a solução de pagamento ideal para aproveitar essa época do ano, conheça todas as opções de maquininhas de cartões que temos a oferecer. Boas vendas!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288