Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer transferência pelo Pix: quais são os limites e custos?

Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um meio de pagamentos instantâneo que caiu rapidamente no gosto popular e já é usado por mais de 70% dos brasileiros. Apesar disso, muita gente ainda não sabe como fazer transferência pelo Pix.E mesmo quem já usa o Pix para transferir dinheiro, costuma ter dúvidas sobre a transação: se há limite de valores que podem ser transferidos, se a operação tem algum custo, qual o tempo de compensação das transferências por Pix, entre outras questões.Quer saber tudo sobre como fazer transferências com o Pix? Continue a leitura!
Publicado por Equipe Cielo

Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix é um meio de pagamentos instantâneo que caiu rapidamente no gosto popular e já é usado por mais de 70% dos brasileiros. Apesar disso, muita gente ainda não sabe como fazer transferência pelo Pix.

E mesmo quem já usa o Pix para transferir dinheiro, costuma ter dúvidas sobre a transação: se há limite de valores que podem ser transferidos, se a operação tem algum custo, qual o tempo de compensação das transferências por Pix, entre outras questões.

Quer saber tudo sobre como fazer transferências com o Pix? Continue a leitura!

Quais são os limites do Pix?

Além de ser rápido e fácil de usar, o Pix tem outras vantagens. Uma delas é que não há limite mínimo para fazer pagamentos ou transferências via Pix.

No entanto, por questões de segurança, as instituições financeiras geralmente estabelecem limites máximos de valor por transação. Estes valores podem variar de acordo com as normas de cada instituição, mas o Banco Central estabelece que esses limites devem ser compatíveis aos limites de TED ou cartão de débito, conforme estabelecido na Instrução Normativa BCB nº 160.

Além disso, há limite para transações realizadas à noite (entre 20h e 6h). Por padrão, as transações feitas neste período têm um valor limite máximo de R$ 1.000 (mil reais).

Mas é possível alterar o valor limite através dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras (aplicativo ou internet banking).

No caso de pessoas físicas, as solicitações para reduzir o limite são feitas imediatamente, enquanto os pedidos de aumento do limite levam entre 24 e 48 horas para serem modificados. O pedido só é recusado se não estiver de acordo com o perfil financeiro do cliente.

No caso de pessoas jurídicas (empresas), os pedidos para diminuir o valor do limite devem ser acatados em até 1 dia útil após a solicitação. Já as solicitações de aumento no valor do limite podem levar até dois dias úteis para serem efetuadas.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, vale entrar em contato com o atendimento da sua instituição financeira.

Quanto tempo demora uma transferência pelo Pix?

Outra vantagem de transferir dinheiro usando o Pix é a rapidez. As transações feitas com Pix são finalizadas ​em poucos segundos e quem recebe o recurso é notificado assim que o valor transferido cai na conta.

Outro ponto positivo: é possível fazer transferências via Pix em qualquer dia ou horário da semana já que, ao contrário de opções como o TED e do DOC, o Pix está disponível 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

Quanto custa uma transferência de dinheiro pelo Pix?

No geral, as pessoas físicas não têm custo para fazer ou receber transferências via Pix.

As tarifas só são cobradas quando as transferências recebidas caracterizarem pagamentos decorrentes de uma atividade comercial ou de prestação de serviços. Assim, se uma pessoa física recebe mais de 30 Pixs por mês, a cobrança de tarifas pode existir.

Já as pessoas jurídicas podem ser tarifadas tanto para transferir quanto para receber com Pix. O custo não é fixado pelo Banco Central, sendo estabelecido pelos bancos e instituições financeiras.

Vale só ressaltar um detalhe: quando falamos do uso do Pix, os microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais (EIs) seguem as mesmas regras de pessoas físicas.

Já as Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI) seguem as regras para pessoa jurídica.

Como fazer transferência pelo Pix?

quatro maneiras de fazer transferências pelo Pix. Conheça cada uma delas:

Chave Pix

O BC define a chave Pix como “um apelido” e deve previamente cadastrada para identificar uma conta bancária. Ela pode ser um número do CPF ou CNPJ, um e-mail, número de celular ou uma chave aleatória.

Ao usar a chave Pix, você não precisa de nenhuma outra informação bancária para transferir dinheiro via Pix.

Você pode saber mais sobre chave Pix neste outro texto, onde falamos tudo sobre o Pix!

QR Code

Você também pode realizar transferência via Pix usando um QR Code. Para isso, abra o aplicativo da sua instituição financeira e, dentro do menu Pix, acesse a opção “Pagar com QR Code”.

Em seguida, você deve apontar a câmera do seu celular para fazer a leitura do QR Code, preencher ou conferir os dados do recebedor e confirmar o pagamento.

Pix Copia e Cola

A partir de um código QR Code, é possível gerar um link que pode ser usado para fazer a transferência com Pix. Essa opção é ideal para quando você está usando o internet banking ou não pode usar o celular para fazer a leitura do QR Code pela câmera.

Como o próprio nome já diz, basta “copiar e colar” o link dentro da opção “Pix Copia e Cola” no meu Pix do aplicativo ou site do seu banco, conferir as informações e finalizar a transferência.

Dados bancários

E se você quiser fazer uma transferência via Pix para alguém que não cadastrou uma chave ou sem ter um QR Code ou link, também pode!

Neste caso, basta ter os dados bancários de quem vai receber a transferência – banco, número da agência e conta. Não se esqueça de conferir também o nome e o CPF ou CNPJ do recebedor antes de finalizar a transferência.

Como receber transferências ou pagamentos com Pix na maquininha e no e-commerce?

E se você tem um negócio, nada mais natural do que querer saber como receber pelo Pix.

Afinal, o Pix já é aceito em 85% do comércio no país, dos pequenos empreendedores aos maiores varejistas do Brasil, e não oferecer essa opção de pagamento pode representar a perda de vendas.

Na Cielo, as transações instantâneas com Pix podem ser feitas sem complicação usando:

Basta habilitar o Pix como forma de pagamento na sua solução Cielo e impulsionar suas vendas!

 

Veja também: Onde fica o número do cupom fiscal


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288