Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

12 dicas para aumentar as vendas em sua lanchonete

Publicado por Equipe Cielo

Quem vende lanches e refeições sabe que esse é um ramo muito competitivo. Na hora de fazer um pedido ou escolher um lugar para comer, não faltam opções para os clientes. Diante disso, quem atua neste segmento deve buscar alternativas para se destacar!

Neste texto, separamos 12 dicas para aumentar as vendas em sua lanchonete! 

Faça seu perfil no Google Meu Negócio

Hoje em dia, é comum que as pessoas recorram à internet quando querem buscar informações.

O mesmo acontece quando querem saber mais sobre um estabelecimento ou buscar um lugar para comer algo diferente. Nada pior para a sua lanchonete do que não aparecer nas buscas…

Por isso, é essencial ter um perfil no Google Meu Negócio. Com ele, você pode divulgar sua lanchonete de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, tanto no Google Maps quanto no próprio Google.

Além de inserir informações e imagens do seu negócio na plataforma, com o Google Meu Negócio você também pode interagir com os clientes, já que eles podem ligar, deixar mensagens ou avaliar seu serviço.

Foque na qualidade e na simplicidade do menu

Se você tem uma lanchonete, antes de se preocupar em oferecer centenas de opções para os seus clientes, é importante focar na qualidade do que você já está servindo.

Um menu simples ajuda você a focar no que está produzindo e, mais do que isso, também ajuda a identificar quais itens vendem bem e quais não são tão populares.

Dessa forma, você pode conhecer bem o perfil do seu público e oferecer aquilo que ele realmente quer consumir.

Ofereça opções sazonais

Ofertas sazonais podem fazer muita diferença para sua lanchonete! Não por acaso, ela é uma estratégia explorada por gigantes do segmento, que oferecem opções no cardápio relacionadas a um determinado evento, data comemorativa ou época do ano.

Dessa forma, você pode utilizar a sazonalidade a favor da sua lanchonete disponibilizando itens por um período pré-determinado.

Assim, seu cardápio pode incluir sucos e pratos com as frutas da época ou lanches temáticos, que explorem o senso de urgência dos seus consumidores para consumi-los.

Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimas formas de aumentar suas vendas.

Ofereça recompensas como uma bebida ou um lanche de graça para consumidores que comprarem um determinado número de vezes.

Isso incentiva o consumo frequente e também ajuda na fidelização dos seus clientes.

Digitalize seu negócio

Garantir presença online é uma necessidade para todas as empresas e por isso, o marketing digital deve fazer parte das estratégias até dos negócios de menor porte.

Para quem tem lanchonete, é importante ter um site que mostre o cardápio atualizado, incluindo também informações de contato e links para os aplicativos de delivery que o estabelecimento trabalha.

Além disso, é importante também atuar nas redes sociais, onde divulgar imagens bonitas e bem trabalhadas dos seus pratos, assim como divulgar promoções, pode ajudar as vendas por impulso.

Se você quer digitalizar seu negócio e não sabe por onde começar, fizemos um super e-book para você começar sua transformação digital!

Utilize o upsell na sua estratégia

Upsell é a estratégia que tem como objetivo de incrementar a venda de um produto ou serviço para um cliente que compraria uma opção mais barata. Ele ajuda a aumentar o valor do tíquete-médio gasto e, consequentemente, a elevar o faturamento.

É comum o uso do upsell em lanchonetes e restaurantes e sua implementação é bem simples.

Seu cliente está comprando um sanduíche? Treine sua equipe para que ela ofereça batatas fritas ou uma bebida em tamanho maior com desconto no momento de fechar o pedido.

Alguém pediu uma refeição? Não deixe de oferecer uma sobremesa por um pequeno acréscimo de valor.

A ideia é dar aos seus clientes uma opção mais vantajosa – e que aumente as chances de pedidos extra!

Faça eventos na sua loja

Música ao vivo, rodas de leitura, exibição de eventos esportivos e até organização de atividades lúdicas como jogos de tabuleiro.

Essas são apenas algumas das atividades que algumas lanchonetes promovem para movimentar o estabelecimento, aumentar o fluxo de clientes – e, claro, vender mais.

Faça eventos que tenham conexão com o perfil do seu público e veja os resultados aparecerem!

Confira o vídeo que fizemos com a Jessica, cliente Cielo e dona de um bar que diversificou as atividades no estabelecimento como alternativa para superar os desafios trazidos pela pandemia:

Aceite diversas formas de pagamento

Cada vez mais consumidores usam outras formas de pagamento, além do débito, crédito ou dinheiro. E sua lanchonete precisa estar preparada para isso!

Além de oferecer meios diversificados para seus clientes pagarem a conta como, por exemplo, Pix e pagamento por aproximação, é importante ter maquininha que aceite também vale alimentação ou refeição.

Permita que seus clientes paguem seus pedidos de diversas formas – e veja suas vendas aumentarem!

Agilize os pedidos nas mesas

Outra maneira de aumentar as vendas da sua lanchonete é agilizando a realização de pedidos nas mesas.

Isso ajuda a melhorar a taxa de rotatividade e ajuda você a atender mais clientes por dia!

Mas isso não quer dizer que você vai “expulsar” as pessoas para que elas acabem logo de comer. A ideia é melhorar a experiência do consumidor na sua lanchonete.

Isso pode ser feito se você garantir que os pedidos sejam enviados de forma imediata para a cozinha e criar meios de agilizar o pagamento no fim das refeições.

Confira como um de nossos clientes fez isso utilizando a Cielo LIO:

Exiba produtos no balcão

Deixe itens menores como balas, biscoitos, chicletes e docinhos em exibição. Identifique os produtos que vendem mais e coloque-os às vistas dos seus consumidores.

Essa estratégia faz ainda mais sentido se seus clientes precisam ir até o balcão para fazer o pagamento na sua maquininha.

Ofereça amostras aos clientes

Essa dica complementa a anterior e também é uma forma de aumentar o valor que seus clientes gastam.

Sabe aquele bolo delicioso ou empadão que derrete na boa e que só sua lanchonete tem? Ofereça um pedacinho dele, sem custo, e veja a “mágica” acontecer.

Invista no delivery

A pandemia consolidou a expansão dos serviços de delivery nas lanchonetes de todos os portes.

Por isso, contar com um bom serviço de entrega é uma boa forma de aumentar suas vendas. Além de plataformas de delivery como iFood e Uber Eats, por exemplo, agora você pode contar com o Tá na Mão!

Resultado de uma parceria entre a foodtech Liuv e a Cielo, o Tá na Mão é uma plataforma de gestão de pedidos para entrega que proporciona autonomia no delivery, sem depender de aplicativos de terceiros. O melhor: é sem mensalidade e tem as menores taxas do mercado.

Clique aqui e saiba mais!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288