Como fazer promoção no Instagram? Dicas para promover produtos e serviços
Saber como fazer promoção no Instagram é um passo importante para você conseguir ganhar dinheiro em casa com um negócio de vendas pela internet.
Afinal, ainda que você trabalhe com os melhores produtos para vender, a concorrência nesse meio é bem alta e você precisa se destacar diante do público.
Por isso, acompanhe a partir de agora nossas dicas e aprenda como fazer promoção no Instagram.
Por que é importante saber como fazer promoções no Instagram?
Saber como fazer promoção no Instagram é uma forma de aumentar o alcance e a visibilidade da sua página.
Afinal, várias pessoas poderão começar a seguir seu perfil para participar.
Se você publicar conteúdos interessantes, uma parte desses novos seguidores poderá se tornar clientes, ajudando você a ganhar dinheiro na internet e gerar renda.
Portanto, as promoções podem ser a sua porta de entrada para novos consumidores.
Se você abriu seu negócio com pouco dinheiro para investir em publicidade, será também o principal meio de fortalecer sua marca e fidelizar seu cliente.
Como fazer promoção no Instagram de graça?
Para aprender como fazer promoção no Instagram sem precisar de anúncios pagos, ou seja, de forma orgânica, confira nossas dicas abaixo.
Construa sua audiência
Nem pense em sair anunciando promoções sem ter uma boa audiência já formada.
Primeiro, é preciso fortalecer a sua página criando conteúdos que atraiam o seu público-alvo.
Não esqueça que, para ser um bom vendedor, é preciso conhecer bem seus clientes e saber chamar a atenção deles.
Ao criar suas postagens, pense nos interesses e preferências do seu público.
Além disso, finalize os conteúdos com uma chamada para ação – ou seja, um convite para que o usuário interaja com a postagem, seja curtindo, comentando ou compartilhando.
Vale desafiar seus leitores a responderem alguma pergunta relacionada ao post nos comentários para aumentar o engajamento.
Use hashtags em todas as postagens
Se você não conhece as hashtags, pare tudo agora mesmo!
Afinal, elas são importantes em muitas redes sociais, e o Instagram não foge à regra.
Aqueles termos que aparecem grudados no símbolo da cerquilha (#) servem para categorizar os conteúdos dentro da rede social.
Eles permitem que suas publicações apareçam justamente para quem tem interesse no assunto indicado.
Por isso, inclua sempre hashtags relevantes para o seu negócio.
Planeje conteúdos virais
Ainda antes de pensar em como fazer promoção no Instagram, é importante garantir um bom alcance para sua página.
E criar um conteúdo viral – ou seja, que se espalha rapidamente e por isso tem muitas interações – pode ajudar muito.
Pode não ser fácil, mas conhecendo bem seu público e usando criatividade, é possível.
Pense no que seus consumidores gostam, pegue algum gancho com um assunto em alta e crie algo original e interessante.
Explore diversos formatos
O Instagram oferece vários formatos para incluir seu conteúdo, e é muito importante variar ao máximo entre eles.
Vale a pena apostar nestes formatos:
- Feed: é a postagem normal, com uma imagem e uma legenda
- Carrossel: é uma postagem com várias imagens ou vídeos em sequência
- Stories: postagens que duram apenas 24 horas e aparecem em destaque, podendo ser textos com fontes e fundos customizados, imagens e vídeos de até 60 segundos
- Reels: são vídeos de até 15 minutos – embora seja recomendável se limitar a poucos minutos
- Live: transmissões ao vivo, que aparecem em destaque como os stories.
Faça sorteios
Você pode aproveitar datas especiais como Natal, Páscoa e Black Friday para sortear produtos interessantes para o seu público.
Peça aos participantes para marcar amigos na postagem, para que mais pessoas conheçam seu perfil.
Faça um processo transparente, de preferência tomando como base os números da loteria federal.
Como fazer promoção paga no Instagram?
Reservar uma parte do seu orçamento para uma iniciativa como fazer promoção no Instagram pode valer bastante a pena.
Se você montou um negócio com pouco dinheiro, veja 3 maneiras de investir em propaganda pela plataforma.
1. Trabalhe com influenciadores
A divulgação do seu perfil e seus produtos na página de algum influenciador digital que produza conteúdo relacionado ao seu nicho pode trazer bons frutos.
Existem muitos criadores de conteúdo e nem todos cobram caro, já que o valor varia conforme o número de seguidores e outras métricas.
Você pode encontrar alternativas em plataformas específicas para essa finalidade, como Instajet.io, Influency.me e Airfluencers.
Ao escolher o seu influenciador, dê uma boa pesquisada no perfil para ter certeza de que o engajamento de seus seguidores é real e que não haja nenhum comportamento que você não queira ver associado a sua marca.
2. Fazer live shop
Você também pode contratar influenciadores para divulgarem seus produtos em uma live na própria rede social.
Assim, aproveitam suas bases de seguidores para anunciar promoções relâmpago, que sejam válidas por pouco tempo.
Desta forma, é possível criar um senso de urgência, usando esse gatilho mental para fazer com que o consumidor aproveite a oferta enquanto é tempo.
3. Anuncie com o Instagram Ads
Instagram Ads é a plataforma de anúncios pagos da rede social.
Se for bem usada, pode ser um bom diferencial competitivo a favor do seu negócio.
Essa ferramenta permite direcionar conteúdos pagos em vários formatos diretamente para o público que você selecionar a partir dos recursos por segmentação.
Você pode selecionar o público que vai ver seus anúncios por idade, gênero, localização, estado civil, profissão e até alguns itens mais subjetivos, como interesses gerais e de consumo.
Como mensurar os resultados das promoções no Instagram?
Além de saber como fazer promoção no Instagram, é importante entender como você pode avaliar os resultados.
Desta forma, você consegue melhorar suas práticas e tornar suas promoções cada vez mais eficientes.
Para isso, o primeiro passo é definir seu objetivo, que pode ser:
- Ganhar mais seguidores
- Aumentar o engajamento dos seguidores que você já tem
- Vender algum produto específico
- Melhorar suas vendas de um modo geral.
A partir desse objetivo, determine os indicadores que vão ajudar você a medir seu sucesso.
Podem ser números do próprio Instagram, como curtidas, comentários e novos seguidores.
Outra alternativa é definir métricas relacionadas à venda, como ticket médio, retorno sobre o investimento (ROI) e taxa de conversão.
Você pode monitorar esses resultados usando um software específico para isso, como um CRM, ou inserindo em uma planilha do Excel ou Google Drive.
Desta forma, é possível comparar os resultados de cada promoção para ver o que dá mais certo para seu negócio.
Invista em boas fotos e vídeos dos seus produtos
Vimos ao longo deste artigo como fazer promoção no Instagram pode ajudar seu negócio, além de boas dicas para fazer isso.
Nunca se esqueça de que o Instagram é uma rede muito visual, e por isso investir em boas fotos e vídeos dos seus produtos é muito importante para os seus resultados.
Isso vale para qualquer segmento, como venda de artesanato e roupas de fornecedores.
O ideal é ter uma câmera profissional, mas um bom celular pode ser suficiente.
Use um tripé ou improvise alguma superfície para firmar o aparelho, ilumine bem e aposte em um fundo claro para realçar o item à venda.
E na hora de fazer suas cobranças, é importante aceitar os mais variados meios de pagamento para não perder nenhuma venda.
Com o link de pagamento da Cielo, você pode vender diretamente pelo seu perfil do Instagram, sem precisar de um site para isso.