Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Qual é a melhor forma de ganhar dinheiro em casa? Veja dicas práticas!

Descubra ideias e dicas para ganhar dinheiro em casa. Trouxemos 10 opções para você, além de orientações para começar um negócio aí mesmo onde você mora. Aproveite a leitura e comece a ganhar dinheiro!
Publicado por Equipe Cielo

Mulher empreendedora que faz pães para ganhar dinheiro em casa.

Qual é a melhor forma de ganhar dinheiro em casa? Essa é uma dúvida cada vez mais comum entre as pessoas que estão buscando uma forma de gerar renda.

Afinal, estamos vivendo um momento de muitas mudanças no mercado de trabalho. Umas delas é o crescimento das oportunidades de home office, modalidade que viabiliza a prestação de serviços à distância.

Outra tendência em alta é o trabalho autônomo. Em 2022, o número de pessoas trabalhando por conta própria – em atividades formais ou informais – chegou a 25,5 milhões no Brasil.

De acordo com essa reportagem, isso representa um crescimento de 2,6% em relação a 2021 e de 27,3% em comparação com 2012 – ano em que o percentual de pessoas atuando como autônomas teve o menor patamar da série histórica.

Por tudo isso, fizemos esse post com informações, dicas e ideias para quem está avaliando diferentes maneiras de ganhar dinheiro em casa. Vamos lá?

O que você precisa saber antes de procurar maneiras de ganhar dinheiro em casa

Ao avaliar formas de ganhar dinheiro em casa, é importante entender que precisará encarar essa jornada como se fosse criar um negócio do zero.

O comprometimento e a dedicação deverão ser parte da sua rotina, da mesma forma que acontece com quem está começando um empreendimento.

Mas, não desanime! A ideia aqui é oferecer informações para ajudar você a ter certeza que trabalhar em casa é uma boa opção.

Como em qualquer escolha, você deve considerar os prós e contras. Então, confira as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

5 vantagens de trabalhar em casa:

  1. Mais flexibilidade nos horários de trabalho;
  2. É possível empreender sem investir muito, usando o que já tem em casa e sem precisar investir em um ponto-de-venda;
  3. Aumento da qualidade de vida, já que não há perda de tempo com deslocamentos;
  4. Você pode personalizar seu espaço de trabalho, de acordo com suas necessidades e desejos pessoais;
  5. Mais conforto e comodidade no dia a dia.

5 desvantagens de trabalhar em casa:

  1. Sem planejamento, você corre risco de “morar no trabalho” em vez de “trabalhar em casa”, comprometendo seu bem-estar;
  2. Falta de interação com outras pessoas, gerando sensação de isolamento;
  3. Dificuldade de separar “trabalho” e “vida pessoal”, principalmente, se não tiver um local voltado exclusivamente para suas atividades profissionais;
  4. Possível aumento de gastos com água, luz, internet etc;
  5. Necessidade de fazer uma boa gestão do tempo e da produtividade, evitando distrações ou a falta de foco.

10 formas de ganhar dinheiro em casa: confira ótimas ideias para trabalhar por conta própria

Da oferta de serviços à venda de produtos, há muitas maneiras de ganhar dinheiro em casa – incluindo opções de negócios para abrir com pouco dinheiro.

Tudo que você precisa é achar uma atividade que esteja alinhada ao seu perfil, às suas habilidades e aos seus objetivos.

Com uma boa conexão de internet e um computador (ou até um smartphone, em último caso), você pode gerar renda no conforto do seu lar.

Então, confira dez formas de ganhar dinheiro em casa que separamos para inspirar você!

1. Aproveite as oportunidades dos doces gourmet

A produção de doces gourmet pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro em casa.

Isso porque há pesquisas que indicam que o público que consome esse tipo de produto está disposto a pagar mais por ele, visando ter mais qualidade e uma experiência de consumo melhor.

Em outras palavras, fazer doces gourmet é uma oportunidade de aumentar sua margem de lucro, oferecendo produtos premium.

Então, se você tem bons dotes culinários e gosta de trabalhar com doces e confeitaria, essa é uma boa maneira de ganhar dinheiro trabalhando em casa.

2. Invista no mercado de marmita fitness

Se você gosta do ramo de alimentação, mas quer outra forma de ganhar dinheiro em casa além dos doces gourmet, a produção das chamadas marmitas fitness pode ser uma boa opção também.

Para isso, você pode produzir refeições saudáveis e balanceadas para quem deseja comer de forma equilibrada.

Para começar, divulgue o serviço na sua rede de contatos. Para alcançar mais pessoas, você também pode oferecer seus produtos para clientes utilizando plataformas de delivery – como o iFood, por exemplo.

O cardápio pode incluir mix de legumes, grãos, proteínas grelhadas e saladas tanto de verduras quanto de frutas.

Uma dica: busque parcerias com pequenos produtores locais; você pode conseguir alimentos mais frescos para seus pratos com custos menores.

3. Explore o ramo de estética delivery

O ramo de estética delivery foi mais um segmento impulsionado pelo “novo normal” da pandemia.

Neste modelo de negócio, escovas, penteados, maquiagem, cuidados com as mãos e pés, massagens e toda uma gama de serviços de beleza são realizados na residência dos clientes ou de quem presta o serviço.

Por isso, essa é uma forma de ganhar dinheiro em casa que vem sendo bastante adotada por pessoas que trabalham com cuidados pessoais e bem-estar.

Junto com essa tendência, surgiram vários apps e plataformas como, por exemplo, o Singu, o Make You e o Posher, que conectam quem oferece com quem deseja contratar esse tipo de serviço.

Além disso, a divulgação no WhatsApp também pode ajudar a conquistar mais clientes.

4. Revenda perfumes e cosméticos

O Brasil é o 4º maior consumidor de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes no mundo.

Nosso país também ocupa a 2ª posição do mercado de produtos masculinos e do ranking de países com mais lançamentos de produtos a cada ano.

Esses dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) não deixam dúvidas de que trabalhar com a revenda de perfumes e cosméticos é uma ótima forma de ganhar dinheiro em casa.

Para isso, comece focando em um público-alvo específico (homens, mulheres, terceira idade etc). Procure ter um mix de produtos que alie qualidade e variedade.

Depois, comece a marcar presença digital nas redes sociais e, se puder, faça vídeos dos produtos, “educando” seu público sobre as vantagens de usar cada um.

Não deixe de fazer a divulgação do seu catálogo com seus contatos também.

Dica: ao divulgar seus produtos, facilite o pagamento online disponibilizando links de pagamento para cada um deles.

5. Monte um brechó online

A venda de produtos usados vem ganhando força não só porque esses itens têm preço mais em conta, mas também como forma de minimizar os impactos ambientais da produção incessante de itens de consumo.

Então, nossa 5ª ideia para ganhar dinheiro em casa é montar um brechó online.

Para isso, você pode:

Você pode começar vendendo itens de segunda mão que estão em bom estado no seu próprio armário.

Observe quais produtos têm mais procura para começar a entender seu público e, a partir daí, selecionar o que vai ser vendido.

E lembre-se: tirar boas fotos das roupas é essencial para aumentar suas vendas na internet!

6. Invista em boas alternativas no mercado de sex shop

Uma reportagem mostra que o mercado de produtos eróticos movimenta mais R$ 2 bilhões por aqui.

Então, ter uma sex shop online também pode ser uma maneira de ganhar dinheiro em casa.

Neste caso, ter uma loja virtual é recomendado, já que os termos de uso das redes sociais podem, por exemplo, bloquear a foto de alguns produtos deste nicho.

Ainda assim, a divulgação online vai ser importante para a captação de clientes. Neste caso, nosso e-book gratuito de como vender na internet usando as mídias digitais pode te ajudar!

7. Seja um afiliado digital

O mercado de afiliados digital consiste em remunerar as pessoas que divulgam produtos ou serviços através de links personalizados.

Com isso, é possível mensurar os resultados obtidos por cada “afiliado”, que recebe um valor pela divulgação bem-sucedida.

Há muitas opções de programas de afiliados disponíveis e você não vai precisar de nada além de um cadastro em cada plataforma para começar a ganhar dinheiro em casa.

8. Trabalhe como freelancer na sua área de conhecimento

Algumas áreas de conhecimento como Design, Produção de Conteúdo, Tradução e Programação têm muita demanda de profissionais freelancers, que realizam serviços por demanda e sem vínculo empregatício.

Neste caso, pesquise plataformas como, por exemplo, Workana, Upwork e Get Ninjas para começar.

Também há muita procura por serviços de eletricistas, pintores, marceneiros etc.

Nestes casos, essa vai ser uma forma de ganhar dinheiro não na sua casa, mas na casa das pessoas que fizerem solicitações online (já que a execução do serviço será presencial). 😉

9. Leve cachorros para passear

Se você gosta muito de animais, tem uma maneira de ganhar dinheiro em casa que une o útil ao agradável: passear com cachorros!

Isso mesmo! Muitos tutores têm uma rotina tão corrida que não conseguem andar na rua com seus “doguíneos”. Dessa forma, esse tipo de serviço tem sido cada vez mais procurados.

Plataformas e apps como Doghero e Lilu, por exemplo, são especializados nisso e você pode se cadastrar neles para se tornar um(a) dog walker.

Quem sabe, um dia, você consiga até montar um hotel para cachorros, hein?

10. Venda livros usados

Assim como as roupas, o mercado de livros usados é bem interessante para quem está buscando uma alternativa para ganhar dinheiro em casa.

Você não precisa investir muito dinheiro para ter um sebo online e, mais uma vez, pode começar vendendo o que já tem em casa e não quer mais.

Se não puder ou desejar investir numa loja virtual própria, comece usando sites de marketplace como a Estante Virtual e Amazon e as redes sociais (incluindo grupos no Facebook voltados para a venda de livros usados).

Organização e planejamento: palavras-chave para quem busca maneiras de ganhar dinheiro em casa

Agora que você já conhece algumas das melhores formas de ganhar dinheiro em casa, separamos as dicas de organização e planejamento para você ter sucesso nessa iniciativa. Confira!

Planeje

Para quem trabalha por conta própria, planejamento é palavra-chave.

Quando estiver escolhendo uma maneira de ganhar dinheiro em casa, o mínimo que você deve fazer é avaliar o perfil de público que quer alcançar, mapear todas as atividades a serem feitas e identificar se haverá ou não necessidade de fazer algum investimento para começar.

Invista em conhecimento de Marketing e Vendas

Buscar conhecimento em áreas como Marketing e Vendas pode ajudar você a se destacar.

Livros, séries sobre empreendedorismo e podcastsr são ótimas pedidas para quem deseja se aprimorar profissionalmente.

Se possível, aprenda também técnicas de inteligência emocional em vendas.

Separe um espaço em sua casa para as atividades profissionais

Mesmo em casa, o ideal é que você tenha um “cantinho” para trabalhar.

Além de bem iluminado, calmo e confortável, esse local deve ser organizado para ajudar a manter o foco no que está fazendo. Por isso, evite trabalhar em lugares como a cama ou o sofá.

Aprenda técnicas de divulgação e conquiste novos clientes na vizinhança

Se a digitalização viabiliza diversas formas de ganhar dinheiro em casa, isso não quer dizer que você só deva concentrar seus esforços nos meios online.

Para conquistar mais clientes, aprenda técnicas de divulgação offline, investindo em parcerias com estabelecimentos comerciais na sua vizinhança (principalmente aqueles que atuam no mesmo segmento que você).

Estabeleça o tempo que será dedicado ao trabalho

Estabeleça uma jornada de trabalho a ser cumprida. Fazer uma boa gestão do tempo é essencial para manter sua produtividade e alcançar os resultados que você espera.

Não sabe por onde começar? Então, comece ouvindo o episódio do “Da Conversa à Ação” com métodos práticos para gerir seu tempo e melhorar sua eficiência!

Matérias mais recentes

Atividades permitidas no Simples Nacional separadas por setores e principais CNAEs

Está procurando quais são as atividades permitidas no Simples Nacional para enquadrar sua empresa? A boa notícia é que existem…

Publicado por Equipe Cielo

Torta no Quintal: diversidade de sabores e de formas de pagamento em parceria com a Cielo

Há quase 13 anos, o casal Juliana e Rafael decidirem transformar o sonho de ter seu próprio negócio em realidade….

Publicado por Equipe Cielo

Business Performance: o que é, exemplos e principais KPIs para melhorar seu negócio

Business Performance é um conjunto de práticas que usa a análise de dados para otimizar a gestão de uma organização….

Publicado por Equipe Cielo

O que é CVBA (Característica, Vantagem, Benefício e Atração)? Venda mais e melhor!

CVBA é uma sigla que pode ajudar você a impulsionar suas vendas com uma metodologia simples. Basicamente, você terá que…

Publicado por Equipe Cielo

Valor agregado de um produto: o que é e como aplicar? Melhore o seu faturamento!

Você sabe o que é valor agregado de um produto e por que é importante trabalhar esse atributo no seu…

Publicado por Equipe Cielo

Lollapalooza Brasil 2024: Cielo é a maquininha de pagamento oficial do festival

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, será a maquininha de pagamento oficial do Lollapalooza Brasil…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288