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Como aumentar minhas vendas no Instagram? Dicas práticas e fáceis!

Tem um perfil no Instagram e quer aprender como divulgar os seus produtos? Confira 11 dicas incríveis para você vender mais!
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora grava a si mesma apresentando com alegria uma joia da sua loja, com o intuito de vender mais no Instagram. “Como aumentar minhas vendas no Instagram” é uma pergunta que se repete na mente dos empreendedores que entendem o poder das redes sociais para os negócios.

De fato, bilhões de pessoas passam horas navegando entre os conteúdos da plataforma e, nesse meio tempo, interagem com marcas, descobrem produtos e tomam decisões de compra.

Por isso, você precisa garantir sua presença no Instagram e aplicar estratégias para explorar todo o potencial dessa rede.

Veja a seguir um guia rápido de como aumentar suas vendas no Instagram.

Tem como melhorar as vendas no Instagram?

Não faltam estratégias que você pode aplicar para melhorar as vendas no Instagram.

As técnicas vão desde a produção de conteúdo relevante até o planejamento de posts, impulsionamento de publicações e engajamento do público.

Afinal, a rede social tem o segundo maior público no Brasil e conta com mais de 2 bilhões de usuários — uma audiência valiosa para a sua empresa.

Entenda a importância do Instagram para as vendas

De acordo com estatísticas do Instagram Empresas, 90% dos usuários seguem pelo menos um negócio na rede, que está em primeiro lugar entre as plataformas no quesito “construir relacionamentos com marcas”.

Outro estudo, da Opinion Box, mostra que 64% das pessoas que usam o Instagram já compraram algum produto ou serviço que descobriram nesta rede, enquanto 44% usam a plataforma para conversar com empresas.

Ou seja: as pessoas usam o Instagram como principal ferramenta para se conectar com empresas e tomar decisões de compra.

Por isso, sua empresa precisa marcar presença nessa rede social e aproveitar todas as oportunidades de vendas.

Avance no texto para saber como usar o Instagram para vender.

Qual é o seu público-alvo?

Conhecer o seu público-alvo é essencial para vender mais no Instagram, pois todas as estratégias na rede são segmentadas de acordo com o perfil dos consumidores.

Então, se você quer aprender como atrair clientes no Instagram, precisa mapear sua audiência considerando dados como faixa etária, gênero, classe social, hábitos de consumo etc.

Estude os microinfluenciadores do seu segmento

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores. Além disso, 35% reconhecem que o conteúdo deles influencia muito na decisão de compra.

Mas não são apenas os perfis com milhões ou centenas de milhares de seguidores que têm relevância: existem microinfluenciadores que têm entre 10 mil e 50 mil seguidores com grande influência sobre certos públicos e nichos de mercado.

Se você tem uma pequena empresa, vale a pena procurar esses formadores de opinião no seu segmento e fazer parcerias para mirar diretamente no seu público-alvo.

Como aumentar minhas vendas no Instagram: 11 dicas para vender mais!

Se você quer saber como aumentar as vendas no e-commerce ou na loja física por meio do Instagram, aproveite nossas dicas:

1. Tenha uma conta comercial

O primeiro passo para aumentar suas vendas no Instagram é criar um perfil comercial na rede social.

Para isso, você deverá seguir os passos abaixo:

  • Faça seu cadastro no Instagram usando o nome da empresa;
  • Adicione uma foto do perfil, uma biografia e um link para seu site;
  • No perfil, toque no ícone de engrenagem no canto superior direito, selecione e toque para mudar para o perfil comercial;
  • Escolha uma categoria que representa seu negócio e selecione a opção “Empresa”.

Pronto! Você já tem uma conta empresarial do Instagram.

É fundamental fazer essa mudança para ter acesso às ferramentas exclusivas para empreendedores, como os insights do Instagram.

Veja também: 10 dicas para empreendedores iniciantes.

2. Crie conteúdo de valor

Um conteúdo relevante e atrativo para o usuário é o segredo para alavancar suas vendas no Instagram.

Veja alguns exemplos que podem ajudar na sua produção:

  • Criar promoções para atrair clientes, como os famosos sorteios do Instagram;
  • Mostrar os bastidores do seu negócio em stories e reels;
  • Criar destaques de stories com depoimentos de clientes, promoções e novidades;
  • Investir em vídeos engajantes com seus lançamentos;
  • Criar tutoriais para ensinar a usar seu produto ou serviço;
  • Compartilhar dicas, notícias e memes relevantes para seu público-alvo.

3. Dê uma atenção especial às fotos

O Instagram é, essencialmente, uma rede social de imagens.

Por isso, é fundamental que você publique somente imagens de qualidade e tenha atenção aos formatos e composições.

Na hora de tirar fotografias, use um celular com resolução de no mínimo 12 MP e, de preferência, com múltiplas câmeras.

Preste atenção também à iluminação. Use o foco manual e evite imagens com muito ruído ou desfocadas.

Para um resultado mais profissional, é indicado usar acessórios como um ring light (anel de luz) ou até mesmo um mini estúdio fotográfico (indicado para fotos de produtos).

4. Explore os stories

Os stories têm uma série de funcionalidades que ajudam você a destacar sua empresa no Instagram.

Na hora de criar seu story, você pode usar uma foto, subir um vídeo, criar um boomerang (vídeo curto em loop), fazer uma montagem com um dos layouts ou mesmo criar uma publicação do zero, usando elementos como textos, imagens e gifs.

Veja alguns recursos interessantes para usar nos seus stories:

  • Inserir a localização da foto ou vídeo;
  • Usar o recurso “sua vez” para criar uma corrente;
  • Adicionar perguntas a uma enquete personalizada;
  • Inserir gifs, imagens e avatares;
  • Adicionar uma música;
  • Incluir um teste de múltipla escolha;
  • Adicionar uma barra de reação (aquela que a pessoa deve segurar e arrastar um emoji para reagir);
  • Adicionar links e hashtags.

5. Conheça os melhores horários da sua audiência

De acordo com uma análise da Sprout Social, o melhor horário para postar no Instagram é por volta das 11h, de segunda a sexta.

No entanto, essa é uma média muito generalizada, que não leva em conta as particularidades de cada público.

Logo, você precisa estudar a sua audiência e fazer testes para entender quais são os horários com mais acessos – para verificar isso, use os “insights” da sua conta profissional, sobre os quais vamos falar mais adiante.

6. Aproveite as respostas rápidas

O Instagram oferece funcionalidades para salvar respostas para as perguntas mais frequentes dos seus clientes.

Para configurar respostas automáticas, siga estes passos:

  • Acesse sua conta comercial do Instagram;
  • Toque em configurações e escolha “Perguntas frequentes”;
  • Adicione perguntas e respostas comuns para responder automaticamente no bate-papo.

Para salvar respostas, siga as instruções abaixo:

  • Acesse sua conta comercial do Instagram;
  • Toque em configurações e escolha “Resposta salva”;
  • Toque em “Nova resposta salva”;
  • Escolha um atalho do seu teclado e escreva a mensagem que você precisa usar sempre.

7. Use as hashtags

As hashtags funcionam como links que conectam diversos conteúdos dentro do Instagram e dão visibilidade à sua empresa nas buscas dos usuários e no “Explorar”.

Atualmente, a melhor prática é usar hashtags relacionadas ao seu negócio que podem ser pesquisadas por usuários em legendas de publicações, reels e stories.

Por exemplo, se você quer aprender como vender maquiagem pelo Instagram, comece usando hashtags do tipo #maquiagem, #comprarmaquiagem e #makeup.

8. Acompanhe o Instagram Insights

O Instagram Insights traz todas as estatísticas que você precisa para entender quais conteúdos funcionam melhor para atrair seu público.

Para acessar seu painel de métricas, é só tocar em “Painel profissional” na sua página inicial.

Você terá uma área inteira dedicada aos insights da conta, mostrando dados como número de contas alcançadas, contas com engajamento, visualizações e interações com cada conteúdo postado, etc.

A partir dessas informações, você pode tomar decisões mais acertadas e apostar nos formatos com melhores resultados.

Se você está querendo ganhar dinheiro com artesanato, por exemplo, fique de olho nas imagens e vídeos dos seus produtos que mais engajam e no tipo de público que têm consumido seu conteúdo.

9. Experimente o Instagram Shopping

O Compras no Instagram, ou Instagram Shopping, é um recurso que permite que os usuários façam compras a partir das fotos e vídeos que você publicar na rede social.

Para usar essa ferramenta, você precisa acessar o Gerenciador de Comércio da Meta e criar um catálogo de produtos.

Então, é só conectar seu catálogo ao Instagram para começar a exibir seus produtos em uma vitrine, de modo que os usuários possam clicar no ícone de sacola e ir diretamente para a finalização da compra no seu site — a função de pagamento dentro do app ainda não está disponível no Brasil.

10. Invista em tráfego pago

Investir em tráfego pago é essencial para aumentar as vendas no seu Instagram.

Dentro da plataforma, você conta com os anúncios do Instagram, que estão disponíveis em diversos formatos.

O mais prático é turbinar publicações e stories, ou seja, patrocinar esses posts para que alcancem mais pessoas.

Ao criar um anúncio, você poderá escolher o público-alvo, definir um orçamento e acompanhar de perto as contas alcançadas.

Para criar campanhas mais elaboradas e multiplataforma, basta usar o Gerenciador de Anúncios da Meta.

11. Entenda o poder do live commerce

O live commerce é uma tendência crescente no Instagram que consiste em vender seus produtos e serviços durante transmissões ao vivo.

É uma modalidade parecida com as vendas pela TV, como nos famosos programas da Polishop.

Só que, nesse caso, os usuários compram produtos e aproveitam ofertas exclusivas durante lives no Instagram.

Como o meio de pagamento ajuda a aumentar as vendas

Além de investir em estratégias para o Instagram, você precisa garantir que os consumidores tenham vários meios de pagamento à disposição no momento da compra.

Afinal, as pessoas querem conveniência e flexibilidade na hora de pagar, podendo escolher entre cartões de crédito e débito, boleto, Pix, entre outros métodos.

Com as soluções da Cielo, você pode aceitar mais de 80 bandeiras de cartão de crédito e débito, Pix, QR Code, pagamento por aproximação (NFC), carteiras digitais e vouchers na sua loja online ou física.

Aqui, você pode vender usando uma maquininha de cartão, enviando um link de pagamento ou mesmo fazendo uma cobrança pelo WhatsApp, entre outros.

Gostou das dicas para aumentar suas vendas no Instagram?

Então, se você está se perguntando como receber pagamentos online, conheça todas as soluções da Cielo para o e-commerce!

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