Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Transforme seu talento em negócio: venda comida caseira

Publicado por Equipe Cielo

Trabalhar de casa vendendo comida requer habilidade no fogão, mas é possível ganhar dinheiro. É preciso ficar atento, entretanto, com a manipulação de alimentos

 
O mercado de venda de comidas caseiras e saudáveis está em plena expansão. De acordo com dados do Portal do Empreendedor e do Sebrae, a atividade de “fornecimento de alimentos preparados para o consumo domiciliar” saltou de nono lugar em 2014 para o sexto em 2017 na lista de empreendedores individuais no país – um crescimento de 22,5% em três anos. Isso porque é possível ganhar um bom dinheiro com essa atividade.
São cerca de 172 mil MEIs (microempresas) abertas para preparo de comidas caseiras, que compreende refeições, marmitas em domicílio, salgados, doces, congelados, entre outros. Especialistas do Sebrae afirmam que, para investir na área de alimentação, não basta ser bom de fogão, é preciso estar atento às regras da Vigilância Sanitária e às boas práticas de fabricação. Veja mais dicas:
 

Conheça as normas sanitárias e venda comida de forma segura

Trabalhar com alimentação é muito importante porque lida diretamente com o que as pessoas vão comer. No portal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é possível ver as normas para a manipulação de alimentos. Vale ressaltar que a fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária de cada município.
 

Conheça o mercado em que está entrando

Antes de se aventurar e sair vendendo bolos e doces, por exemplo, faça uma pesquisa rápida sobre o número de pessoas que já trabalham vendendo esses tipos de comida perto de você. Se existirem muitos, você corre o risco de ser apenas mais um e seu negócio pode não dar certo. Segundo os consultores do Sebrae, responder a algumas perguntas simples ajuda: há mercado na área que eu gostaria? Quem e quantos são meus concorrentes? Como posso oferecer um produto diferenciado? Quanto preciso investir? Quanto os clientes costumam pagar nesse produto? Para ganhar dinheiro vendendo comida, você vai precisar oferecer algum diferencial nos seus produtos em relação à sua concorrência.
 

Faça a lição de casa

Não basta ter familiaridade com a cozinha ou ser o cozinheiro oficial da família aos domingos para ganhar dinheiro com isso. Pode parecer fácil, mas empreender na área de alimentação exige planejamento e foco. Escolha o cardápio que você tenha mais familiaridade, defina quem serão os fornecedores e programe suas compras. Crie uma planilha com as opções de cardápios e com os prazos de validade dos alimentos. Organize a entrega: independentemente de que quem fará a entrega, o produto deve estar acondicionado em embalagens térmicas apropriadas.
 

Mantenha a cozinha em ordem

Embora a sua cozinha “profissional” seja a mesma que você usa no seu dia a dia, é importante mantê-la sempre em ordem, com os alimentos organizados pelos prazos de validade e com rótulos que especifiquem prazo de consumo para o cliente. Use luvas e touca no cabelo sempre que for manipular a comida, priorize embalagens descartáveis e assegure-se de que o local esteja sempre higienizado.
 

Crie uma embalagem personalizada com as informações da sua comida

Ao vender comida caseira é fundamental que você tenha uma embalagem com informações mínimas, como: prazo de validade, ingredientes usados, modo de conservação e, se possível, informações nutricionais. Pode parecer bobagem, mas quanto mais profissional for o seu serviço, mais clientes você vai conquistar. Outra dica do Sebrae é que a sua embalagem contenha uma identidade visual, um logotipo, o que fortalecerá a sua marca.
 

Busque aperfeiçoamento

Ao perceber que seu empreendimento emplacou, com contas organizadas e clientela, separe uma parte do orçamento para investir em cursos de aperfeiçoamento. Quanto mais especializado, melhor será o seu negócio e mais dinheiro você ganhará vendendo comida.
 
+ Gostou do texto? Veja mais ideias de baixo custo para empreender
 
 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288