Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer um plano de negócios: passo a passo | Blog Cielo

Publicado por Equipe Cielo

Organizar ideias, planos e metas pode garantir mais segurança para a sua empresa

 
Uma história de sucesso começa no papel. Planejar antes de se lançar nos sonhos de montar a própria empresa é muito importante, mas cumprir essa tarefa sem um  plano de negócios pode frustrar seus objetivos, antes mesmo de abrir as portas do seu empreendimento.
 
Por isso, criamos um passo a passo básico de como montar um plano de negócios para a sua futura empresa. Confira a seguir:
 

1) Responda às perguntas iniciais

Entenda qual é a ideia do seu negócio e quanto você tem disponível para investir nele. Nesta primeira listagem, você e sua equipe deverão resumir os aspectos e conceitos iniciais. Para facilitar o processo, responda às perguntas abaixo:
 
– O que é a empresa? (Breve descrição do negócio)
– Qual é o perfil de seu(s) dono(s)?
– Qual a forma jurídica da empresa? (Firma individual, sociedade civil etc)
– O que diferencia sua empresa da concorrência? (Tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos)
– O que será vendido pela empresa?
– Quem são seus clientes/público-alvo?
– Qual será o valor do investimento?
– Onde será sua empresa? (Descrição do local onde será montado o negócio)
 
Para auxiliar a responder a essas questões, o apoio de uma empresa de contabilidade e um escritório jurídico são recomendados. Com a ajuda deles, você poderá incluir um resumo mais completo.
 
Inserindo dados como os indicadores financeiros próprios do negócio que deseja abrir (margem de contribuição, índice de liquidez, entre outros), além do enquadramento tributário da empresa.
 

2) Analise os hábitos do público-alvo e da concorrência

Após responder às perguntas acima, você pode começar a complementar e se aprofundar em cada um dos pontos do seu plano de negócios. É nessa etapa que você entende como se posicionar diante da concorrência e que valores vai passar para os seus clientes.
 
Aproveite para analisar os hábitos e comportamentos do público-alvo, para pensar em estratégias de marketing que mostrem os diferenciais dos seus serviços e produtos. Uma ótima forma de pesquisar isso é entregar formulários ou panfletos para potenciais clientes.
 
Ao estudar a concorrência, veja que ações de marketing já foram feitas pelos negócios parecidos com o seu e procure saber se tiveram retorno positivo ou não. Entenda a fundo o que pode trazer de novo para o mercado.
 

3) Defina os processos operacionais

No terceiro passo do seu plano de negócios, você deve estruturar os processos operacionais da sua empresa. Liste quais serão seus possíveis fornecedores, quantos funcionários irá empregar.
 
Pense também em como irá adequar essa logística ao local onde pretende se estabelecer – essa etapa terá muitas idas e vindas, mas você precisa se dedicar a ela, que pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo.
 
Leia mais: Como controlar as finanças da sua empresa
 
Como ainda não abriu as portas, você terá de preparar o seu plano de negócio com estimativas. Esses números devem guiá-lo no projeto operacional, tendo em mente como se relacionam aos recursos e investimentos que estão disponíveis. Nessa conta devem entrar a estrutura que vai precisar comprar, os fornecedores ou distribuidores que terá de pagar e os tributos aplicados ao seu tipo de empresa.
 
É possível também que nessa etapa você descubra que sua ideia não é financeiramente viável ou que ajustes básicos terão de ser tomados. Nesse caso, retomar o plano de negócio desde seu início é uma boa maneira para evitar desperdício em seu investimento.
 
O plano de negócios é essencial para fundar uma empresa lucrativa e pode ajudar a economizar muito dinheiro .
 
Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios, veja também como ter uma máquina de cartão pode ajudar o seu negócio a vender mais.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288