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Dicas e Histórias de Sucesso

Três principais funções da Inteligência de Mercado

Publicado por Equipe Cielo

Inteligência de Mercado. É provável que você já tenha ouvido falar sobre isso, principalmente se tem um negócio e quer se destacar entre os concorrentes. No entanto, nem todo mundo entende as principais funções da Inteligência de Mercado.

Por isso mesmo, vamos falar sobre este assunto aqui no Blog Cielo. Quer saber o que é Inteligência de Mercado e como ela pode contribuir para o sucesso da sua empresa? Quer descobrir como você pode usar os dados para vender mais?

Então, continue a leitura!

O que é a Inteligência de Mercado

Sistemas que combinam coleta e armazenamento de dados, com gerenciamento de conhecimento e análises, para fornecer informações aos tomadores de decisão, com o objetivo de melhorar a pontualidade e a qualidade de um processo”.

Essa é uma das definições mais conhecidas para responder “o que é Inteligência de Mercado” e foi formulada por dois pesquisadores norte-americanos: Paul Gray e Solomon Negash.

Pode parecer algo complicado, mas, na prática, Inteligência de Mercado é uma estratégia que utiliza a coleta de dados para obter informações e ideias para ajudar a tomada de decisões de uma empresa.

Vamos a um exemplo? Imagine que você tem um salão de beleza e os dados mostrem que a terça-feira é o dia de menor movimento para o seu negócio.

Com base nessa informação, você poderia criar promoções especiais ou dar descontos para gerar maior fluxo de clientes e aumentar suas vendas neste dia da semana.

Isso é Inteligência de Mercado. É usar um dado coletado (número de vendas realizadas), para ter uma informação (dia de menor movimento no salão) e, a partir disso, ter uma ideia/entendimento que ajuda a tomar uma decisão (no caso, realizar promoções para aumentar o número de clientes às terças).

O melhor de tudo é que essa ação foi planejada a partir de fatos concretos e não um “simples achismo” ou intuição. Assim, é possível direcionar melhor sua empresa, economizando recursos e esforços.

A importância de usar os dados nos negócios

O matemático e especialista em dados Clive Humby disse: “Data is the new oil”. Em bom português, isso quer dizer que “dados são o novo petróleo”.

Mas, como sabemos, o petróleo é um recurso escasso e limitado. Já os dados são produzidos incessantemente e em grande volume.

Assim, para aproveitar o potencial de tudo isso, é preciso que cada vez mais pessoas consigam interpretar esse grande conjunto de dados.

Essa análise dos dados gerados em grandes volumes é chamada de Big Data, termo criado a partir da junção de duas palavras em inglês: big (grande) e data (dados).

O Big Data está diretamente relacionado à Inteligência de Mercado. Enquanto o primeiro consiste em analisar os dados, o outro trabalha na utilização deles.

Ao coletar e analisar dados sobre tendências e comportamentos dos clientes, do segmento e da economia em geral, é possível obter uma compreensão abrangente sobre o que está e o que não está funcionando em uma empresa.

Isso ajuda a:

  • Aumentar a vantagem competitiva sobre a concorrência;
  • Aprofundar o conhecimento do próprio público-alvo;
  • Definir melhor o planejamento;
  • Tomar decisões e implementar melhorias sobre serviços, produtos e investimentos.

Três principais funções da Inteligência de Mercado

Segundo Peter Drucker, pensador e escritor austríaco considerado o “pai da Administração Moderna”, a Inteligência de Mercado consiste em antecipar o movimento dos concorrentes para minimizar os riscos de prejuízos.

É preciso avaliar bem o ambiente externo, detectando ameaças e identificando novas oportunidades.

Para que essa avaliação contribua para a tomada de decisões, a Inteligência de Mercado tem três principais funções:

  1. Identificar as informações necessárias para a empresa;
  2. Distribuir as informações aos profissionais responsáveis;
  3. Analisar e interpretar as informações.

 

Não basta coletar dados. É preciso saber quais fazem mais sentido para o segmento em que você atua e o seu negócio.

Sem análise, os dados não têm significado. Então, eles precisam ser processados e analisados para terem utilidade – e virarem informação de fato.

As informações não podem ser geradas sem dados. Elas resultam do processamento e da análise dos dados, trazendo entendimento sobre o cenário em que seu negócio está inserido.

Nenhum piloto de avião voa sem um mapa de voo. Nenhum comandante de navio vai para o mar sem carta de navegação.

Para quem tem empresa, a Inteligência de Mercado é como o mapa de voo e a carta de navegação. E nenhum empreendedor deveria “pilotar” seu negócio e tomar decisões sem ela.

Por isso mesmo, o próprio Drucker afirmou que “a transferência rápida e eficiente de conhecimento é a única vantagem competitiva realmente sustentável”.

Informação é a alma do negócio

Como vimos, os dados precisam ter relevância e utilidade para virarem informação estratégica. Mas fazer isso exige conhecimento e o bom uso de ferramentas adequadas para essa finalidade.

Ter informações é essencial para a tomada de decisões. Até no dia a dia, isso está cada vez mais evidente.

Acontece quando pedimos referências sobre um serviço a alguém de confiança. Acontece quando lemos avaliações de usuários antes de comprar um produto. Acontece quando um pequeno lojista busca na internet  “dicas para aumentar as vendas no e-commerce” ou os maiores varejistas do Brasil investem em pesquisas e consultorias especializadas.

A informação é a alma do negócio porque nos ajuda a:

  • Ter inteligência competitiva, monitorando a concorrência;
  • Entender a inteligência dos produtos (product intelligence), conhecendo o que está disponível no mercado e como os usuários se comportam em relação a eles;
  • Obter compreensão do mercado, sabendo como sua empresa está inserida nele, qual tamanho da demanda, o perfil do seu público etc.

Vantagens de tomar decisões baseadas em dados

É por isso que utilizar dados e informações ajuda as empresas a se destacarem no mercado. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, confira as vantagens que isso traz:

  • Melhorias em processo de vendas, permitindo melhor segmentação dos produtos com base nas informações sobre o perfil dos clientes;
  • Aumento na retenção de consumidores, já que estar informado sobre as dores e problemas do seu público ajuda a identificar as melhorias necessárias para não perder clientes;
  • Visão ampla do mercado, o que é uma vantagem competitiva que possibilita que a empresa consiga antecipar tendências e se posicionar adequadamente às demandas;
  • Processos mais ágeis e eficientes, já que os dados e informações podem fornecer insights (entendimento) e ideias em tempo real.

Inteligência de Mercado e Inteligência de Negócios: entenda a diferença

Percebeu que alguns dos benefícios se referem ao mercado em geral (cenário macro) e outros são específicos para a sua empresa (cenário micro)?

É que, apesar de diretamente relacionadas, há uma diferença sutil entre os dados e informações relacionados aos cenários macro e micro.

Quando falamos de dados e informações de fatores externos, tais como análise da concorrência, do mercado/setor, dos aspectos econômicos e até dados demográficos dos clientes, estamos falando de Inteligência de Mercado.

A partir dela, podemos formar a chamada Inteligência de Negócios, que se refere à sua empresa, em particular. São os dados e informações internos, relacionados ao seu universo, ao desempenho da sua empresa.

Mas as duas “inteligências” são essenciais para traçar a melhor estratégia para o seu negócio, hein?

É assim que se constrói um panorama holístico baseado no bom conhecimento do mercado como um todo e do seu negócio também!

Muito além da maquininha: como a Cielo pode ajudar seu negócio com Inteligência de Dados

Até aqui, falamos de como a utilização dos dados pode ajudar a impulsionar o seu negócio.

Mas, é possível que você esteja pensando que tudo isso é algo muito distante da sua realidade e de grande parte das empresas.

Afinal, Inteligência de Dados demanda o uso de ferramentas para coleta de dados e profissionais especializados para fazer a análise e transformá-los em informação, algo que exige esforços que um pequeno negócio não pode ter acesso, certo?

Errado. Muito errado! Aqui na Cielo, não importa o tamanho da sua empresa: a Inteligência de Dados está ao seu alcance!

Muito além da maquininha, disponibilizamos toda a nossa inteligência, tecnologia e dados para você tomar as melhores decisões através de soluções muito acessíveis para você entender o mercado em geral (ICVA) e sua empresa em particular (Farol).

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é o termômetro do varejo brasileiro. Utilizamos toda nossa tecnologia junto ao time de Inteligência de Dados, para acompanhar mensalmente a evolução das vendas realizadas em 18 setores, que vão desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

A partir das informações reais do ICVA, ofereceremos uma imagem sobre o cenário do varejo brasileiro aos nossos clientes. Ou seja: Inteligência de Mercado para o seu negócio!

Quer saber mais sobre o ICVA? Então, clique aqui.

Cielo Farol

Já o Cielo Farol é a ferramenta para você entender melhor o seu negócio.

Ele ajuda a tornar a gestão da sua empresa mais simples e fácil e ainda saber como você está frente a seus concorrentes mais próximos por meio de indicadores que mostram como está a evolução do faturamento, o perfil de renda de seus clientes, fidelização, fluxo nas lojas e muito mais!

É a Inteligência de Negócios ao seu alcance, ajudando a:

  • Comparar sua empresa diante de outras do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento;
  • Descobrir o perfil de renda e o comportamento de compra dos seus clientes;
  • Entender o fluxo do seu negócio, direcionando novas ações de vendas.

Clique aqui e descubra como o Cielo Farol pode ajudar você a vender!

 

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