Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma salgaderia? Veja dicas de empreendedorismo

Publicado por Equipe Cielo

Preparar salgados e vendê-los por encomenda pode ser uma excelente maneira de complementar sua renda e começar um pequeno empreendimento. Que tal então entender como montar uma salgaderia? Confira as dicas nesse texto!

O investimento inicial é baixo, e o negócio tem potencial para atingir um público grande e diversificado. Esses são alguns dos motivos que mostram que vale a pena investir nesse nicho.

Você pode aprender como montar uma pequena empresa de salgados seguindo algumas dicas simples, mas muito importantes. Vale frisar sempre que o primeiro item será gostar do que faz, então se já tem o dom, vamos nessa!

Entenda como montar uma loja de salgados e transformá-la em um negócio de sucesso. Leia esse artigo até o final!

5 dicas importantes sobre como montar uma salgaderia

São muitos os itens que você deve levar em conta ao decidir abrir um negócio próprio. E isso deve ser considerado, independente do tamanho que ele terá.

Abaixo, separamos algumas dicas que consideramos muito importantes para lucrar mais neste nicho. Confira!

1. Comece devagar

Se esse for o seu primeiro negócio, um forno industrial e um freezer grande para congelar os salgados serão fundamentais para o funcionamento da salgaderia, principalmente nos momentos em que estiver a todo vapor.

De qualquer maneira, não há razão para ter pressa quando for pesquisar como montar uma salgaderia. Não será no começo do negócio que esse tipo de equipamento será necessário.

Um forno normal e o freezer da sua casa são suficientes para começar. Deixe para investir no equipamento quando já tiver seus primeiros clientes fidelizados e souber que pode pagar as parcelas da compra de equipamentos mais profissionais.

Você pode começar pesquisando como montar uma mini fábrica de salgados, ver os tipos de itens que precisará e avaliar os que serão realmente essenciais nesse começo.

Lembre-se que quanto menos gastar, mais pode ganhar e poderá investir depois.

2. Formalize seu negócio

A segunda dica sobre como montar uma salgaderia é deixar tudo dentro da lei. Ainda que seu negócio comece de maneira informal, chegará um momento em que o único jeito de continuar crescendo será formalizá-lo.

Vale a pena informar-se desde já sobre os requisitos da vigilância sanitária em sua cidade e também sobre como abrir uma empresa para ter acesso ao seu CNPJ e poder emitir notas fiscais.

A formalização do negócio vai ampliar sua visão para outras áreas de atuação, como a abertura de um ponto comercial para atender clientes e a possibilidade de fornecer salgados para outras empresas.

Você deve se informar sobre como montar uma pequena empresa de salgados e avaliar toda a documentação necessária antes mesmo de começar a vender os quitutes. Se preciso, busque ajuda de um especialista.

3. Capriche na escolha do ponto

Não adianta saber como montar uma salgaderia se não cuidar dessa parte tão importante do negócio. Ela pode atingir um público extremamente amplo: de uma criança em idade escolar a um dono de bar buscando novas porções para servir, por exemplo.

Se o seu plano é receber clientes e saber como montar uma fábrica de salgados no seu próprio ponto comercial, a dica é apostar em lugares onde há grande circulação de pessoas que fazem parte de seu público-alvo. Contudo, como saber qual é o público desejado?

É importante avaliar primeiro qual será o seu público. E o local onde você vai instalar o negócio irá definir isso quando for planejar como montar uma loja de salgados.

Se a empresa estiver localizada perto de uma escola, o horário de saída dos alunos certamente trará boas vendas. Caso seja em algum condomínio, pode ser uma boa opção ficar aberto até mais tarde e também logo pela manhã, que são os horários onde as pessoas saem e chegam em casa.

Ou seja, você deve levar em conta primeiro onde irá se instalar para que possa definir tanto o seu horário de funcionamento como os tipos de itens e quantidades. Isso vai influenciar em todos os demais pontos do negócio.

4. Prepare-se para entregar seus produtos

A diversidade do público-alvo pode acabar sendo um empecilho se o empreendedor pensar somente nas vendas feitas em seu ponto comercial. Você deve levar esse item em conta quando for pesquisar como montar uma salgaderia.

Complementando o item anterior sobre o ponto comercial, você deve levar em conta que vai atender não apenas as pessoas perto do local. Pode ser que um cliente seu, que mora perto do local onde vende, queira comprar os salgados para um evento no trabalho. E como ele poderia fazer isso se não pode sair no meio do expediente?

Para contornar esse problema, uma excelente alternativa é disponibilizar um serviço de entrega.

Ao criar uma presença digital para sua salgaderia e oferecer a opção de pagamento em cartão de crédito na hora da entrega, é possível ampliar muito suas possibilidades de lucro sem ter que investir em um novo ponto comercial.

Lembre-se de que, ao considerar a opção de delivery quando pesquisar sobre como montar uma mini fábrica de salgados, você deve avaliar muitos pontos, como quem fará a entrega, se conseguirá dar conta da demanda presencial também e etc. É possível também atuar em plataformas como o iFood.

5. Ofereça opções de pagamento variadas

Ampliando um pouco do tópico anterior, onde falamos que as entregas são importantes quando pensamos em como montar uma salgaderia, oferecer as melhores opções de pagamento é uma decisão estratégica.

Dessa forma, você deve oferecer a opção desde dinheiro, Pix, débito como também o cartão de crédito, pois nem sempre a pessoa tem aquele valor disponível no momento.

O primeiro passo é ver qual é a maquininha de cartão ideal, verificando a que se adequa mais ao seu tipo de negócio e avaliando as taxas de uso. Depois, você pode até mesmo ver se será viável trabalhar por pagamentos em links, por exemplo.

Independente da sua escolha, a Cielo oferece as melhores máquinas de cartão para que você ofereça a melhor experiência ao seu cliente e consiga lucrar muito em seu negócio.

Seja uma receita da família ou um dom, preparar salgadinhos pode ser uma ótima forma de conseguir uma renda extra ou testar um novo negócio com baixo investimento inicial.

E para a ideia vingar é preciso pensar bem no público que você deseja atingir e também planejar-se para entregar seus salgados – aumentando as chances de vender para públicos diferentes.

E então, conseguiu entender como montar uma salgaderia e já está com ideias para tirar a sua empresa do papel?


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288