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Dicas e Histórias de Sucesso

O mercado de comida caseira cresce e abre horizontes para quem quer empreender

Publicado por Equipe Cielo

Para os amantes de cozinha, empreender no mercado de refeições caseiras pode ser uma boa oportunidade, com baixo investimento
 
Nos dias de hoje, com o tempo cada vez mais escasso, temos acompanhado uma busca crescente por refeições caseiras. Essa tendência de consumo ocasionou um aumento nas vendas de marmitas e despertou o interesse de muitos empreendedores em investir nesse segmento, que oferece um atrativo a mais: a possibilidade de iniciar seus negócios na cozinha de casa.
Mas você pode estar se perguntando o que tem despertado o interesse do público para esse tipo de comida. E a resposta é simples: a busca por uma alimentação mais saudável combinada com a necessidade de economizar.
Cada vez mais, a população tem se conscientizado sobre a importância de uma alimentação rica em nutrientes. Por outro lado, comidas calóricas, muitas vezes manuseadas de forma inadequada nos famosos fast-foods, vêm perdendo espaço no mercado.
Essa mudança de perspectiva gerou uma demanda que oferece oportunidade para muitos empreendedores. Mas as vantagens não param por aí: o investimento é baixo, além de não exigir um estabelecimento físico.
E para você, que está pensando em entrar nesse mercado, trouxemos algumas ideias que podem ajudar. Confira abaixo!

Comece estudando seu público

 
O público interessado em refeições caseiras é bastante diversificado, gerando uma demanda variada e consumidores bastante exigentes. Nesse contexto, é necessário definir um nicho de atuação que considere tanto custos, quanto características dos clientes.
Avalie a região em que você vai atuar, o comportamento da população e potenciais clientes. Busque insumos para definir produtos interessantes de se trabalhar, que possam despertar o interesse do público.
Dado esse primeiro passo, é hora de definir seu modelo de negócio e em qual produto investir. Vamos conhecer algumas possibilidades?

Modelos de negócio

 
Definir um modelo de negócio é importante para adequar sua oferta ao público que você pretende alcançar. É bom lembrar que alguns modelos são mais caros do que outros, por isso, é sempre importante avaliar custos.
Uma vantagem desse mercado é a possibilidade de atender desde um público clássico, até um público personalizado. Por isso, a seguir trazemos algumas opções para ajudá-lo na definição do seu negócio.

Cardápio personalizado

 
O nicho das refeições personalizadas ainda é pouco explorado e oferece boas oportunidades. Como os custos desse modelo podem ser altos, é necessário ser assertivo quanto ao interesse do público.
Em geral, quando você oferece um produto personalizado, seu cliente está disposto a pagar mais por tal comodidade. Afinal, você estará oferecendo diferenciais que não são encontrados em qualquer lugar, não é mesmo?

Cardápio clássico

 
O surgimento de novos hábitos de consumo não substitui o bom e velho arroz com feijão. Dessa forma, você pode optar por trabalhar com pratos tradicionais, em um cardápio padronizado.
Você pode, por exemplo, disponibilizar um cardápio semanal por meio dos seus canais de atendimento. Esse modelo de negócio gera custos mais baixos e atende aqueles que querem comer bem sem gastar muito.

Refeições saudáveis

 
A busca por uma alimentação saudável está em alta e cria uma demanda por marmitas que se adequem a ela. Pratos balanceados, contendo diversos nutrientes e com baixo teor de gordura são a base para atender esse público.
Aqui, o foco dos clientes é manter uma alimentação prática e balanceada, com alimentos de qualidade preparados de forma criteriosa.

Refeições gourmet

 
Algumas pessoas fazem questão de combinar uma alimentação caseira saudável com a sofisticação dos restaurantes. Para esse público, vale oferecer um cardápio diversificado, com pratos diferenciados que agregam valor ao seu negócio.
Os clientes desse nicho, assim como os que buscam por refeições personalizadas, tendem a pagar mais pelos produtos oferecidos. Vale pesquisar seu mercado e avaliar a possibilidade de investir nesse tipo de prato.

Refeições veganas

 
Há alguns anos, falar em veganismo era algo distante da realidade de muitas pessoas. Mas isso mudou e hoje, a alimentação vegana ganha cada vez mais espaço.
Nesse contexto, você pode atuar com pratos voltados apenas para esse público ou com variações do seu cardápio básico. Se optar pela primeira alternativa, lembre-se de que seus clientes serão mais restritos e pode ser mais difícil encontrá-los.

Mas não para por aí…

 
Além de todas as possibilidades que já falamos, você pode optar por trabalhar com outros produtos.
Que tal oferecer pratos da culinária de outros países, como japonesa, árabe ou italiana? Lembre-se que vivemos em um país que recebe imigrantes todos os dias e é influenciado por esse compartilhamento de culturas.
Mas você também pode trabalhar com alimentos focados naqueles que convivem com restrições alimentares. Esse público é pouquíssimo explorado e, normalmente, tem dificuldades para encontrar alimentos que atendam às suas necessidades.
 
Deu para perceber que existe um horizonte de possibilidades, não é mesmo? E para você, que se interessa pela gastronomia e tem espírito empreendedor, vale conhecer um pouco mais desse mercado!
Não se esqueça: o empreendedor brasileiro está sempre se superando. Queremos ver você rumar para o sucesso!


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