Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Controle de caixa: descubra como fazer a entrada e saída de dinheiro

Publicado por Equipe Cielo

Não importa se você começou um negócio agora ou se já empreende há algum tempo: é essencial saber exatamente como ter o controle de caixa na entrada e saída de dinheiro do seu empreendimento para que ele cresça de forma saudável e plena.

Maquininha cielo para controle de caixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este controle, muito conhecido como fluxo de caixa, é uma das atividades mais importantes para garantir uma gestão eficiente. A partir dele, é possível demonstrar e projetar o resultado de todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

Ele permite ainda que sejam lançadas as contas a pagar e a receber, além de traçar estimativas de receitas e despesas. Ao apurar o saldo disponível em caixa, você consegue tomar medidas que farão a diferença no seu negócio.

Alguns exemplos de ações que podem ser tomadas são: qual destino que você vai dar para o seu saldo positivo, reinvestimentos no negócio, alocação de recursos de novos investidores, divisão de lucros entre os sócios, entre tantas outras decisões que poderão definir ou impactar o futuro da sua empresa.

O que é entrada e saída de caixa?

A entrada de recursos é, basicamente, o dinheiro proveniente da venda de produtos ou de serviços da sua empresa. Já a saída de caixa é tudo aquilo que você paga ou investe em seu negócio para que ele tenha melhor lucratividade no futuro.

Falando assim parece simples, e de fato é, porém quanto mais detalhadamente você listar as entradas e saídas do seu caixa, melhor será o seu controle financeiro do negócio.

Exemplos de entrada e saída de dinheiro

Além da venda dos produtos e serviços, a comercialização de ativos da empresa, como equipamentos, veículos ou imóveis, podem também ser contabilizados como entrada de recursos no seu caixa.

Contas de luz, água, telefone e impostos são exemplos de saída de dinheiro de seu caixa. Outros gastos, como folha de pagamento de funcionários, manutenção de equipamentos, aluguel de equipamentos, combustível e pagamento de taxas e empréstimos, devem ser contabilizados como saída de dinheiro de sua empresa.

Como equilibrar o fluxo de caixa do negócio?

Manter o caixa em equilíbrio, fazendo o correto controle de entrada e saída de dinheiro é um dos grandes desafios do empreendedor. Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, registra-se um saldo positivo. Ao contrário, quando a saída é maior, indica uma situação de déficit, que pode levar ao fechamento do negócio.

Por isso, aprender como controlar entrada e saída de dinheiro do seu negócio é importante: para que sua empresa cresça, a relação entre entrada e saída de dinheiro deve ser detalhada na escala real em que acontece, seja em volume quanto em valores, tudo atualizado em tempo real.

Dessa forma, caso haja algum déficit, é possível também estudar qual a melhor solução em termos de empréstimos ou Antecipação Avulsa no mesmo dia para cobrir as dívidas. Avalie também a opção de fazer uma queima de estoque ou outro tipo de promoção relâmpago para conseguir levantar uma entrada de recursos para equilibrar o caixa mais rapidamente.

Como fazer o controle de caixa?

Não há apenas uma fórmula para aprender como controlar entrada e saída de dinheiro do seu negócio  Mas deve-se estabelecer períodos que permitam realizar comparações e  que facilitem a tomada de decisões.

Portanto, o controle de caixa pode ser diário, semanal, mensal e anual.

Algumas ferramentas, como planilhas e sistemas de automação comercial, ajudam na tarefa de como fazer entrada e saída de caixa de forma eficiente, ágil e automatizada.

O fundamental é que você tenha registrado tudo o que entra e sai do caixa, com uma descrição cuidadosa de cada item.

Depois, você pode somar os valores das entradas por forma de pagamento: dinheiro, cheques à vista e a prazo, cartão de débito, cartão de crédito à vista e parcelado e transferência bancária.

Nas saídas, faça a mesma coisa: some as retiradas que fez para você, depósitos, pagamentos, contas, impostos etc.

Registre o total das entradas e saídas. Essa etapa é o fechamento de caixa. Veja se os valores que entraram e os que saíram correspondem ao que você encontrou em seu caixa.

Neste momento, também é importante checar seu extrato de vendas na maquininha de cartão. Na Cielo, você confere o relatório de vendas no App Cielo ou pode imprimir o relatório diretamente da maquininha.

Uma solução que torna mais ágil o seu processo de como controlar entrada e saída de dinheiro do seu caixa é a Cielo LIO. A máquina, que une pagamento e gestão, agiliza a conciliação. Ao utilizar um dos aplicativos disponíveis para fazer o gerenciamento do seu negócio, é possível economizar quase 7 horas por semana na tarefa de fechar o caixa

A Cristiane Vieira, proprietária da loja de roupas infantis Pety Faby, simplificou seu dia a dia com a Cielo LIO. Antes, ela usava um caderninho para anotar todas as vendas e, no fim do dia, perdia um bom tempo checando tudo o que havia sido comercializado.

Saber como controlar entrada e saída de dinheiro do seu caixa deve ser algo primordial para garantir o sucesso do seu negócio. Este é um hábito que irá prevenir perdas e dores de cabeça. Afinal, quem não ficaria todo dia feliz e tranquilo ao saber que todas as suas contas estão pagas e que ainda está sobrando dinheiro para investir em sua empresa?

5 benefícios de fazer o controle de caixa

  • Identificar gastos desnecessários
  • Manter as contas sob controle
  • Melhorar o planejamento financeiro
  • Permitir visualizar os períodos de concentração de pagamentos
  • Auxiliar na tomada de decisões

+ Saiba mais sobre como a Cielo LIO pode simplificar e digitalizar o seu negócio,

Agora que você já sabe como controlar entrada e saída de dinheiro do seu caixa, a importância e os benefícios de fazer isso periodicamente no seu negócio, confira outras iniciativas para ajudar a impulsionar seu negócio com Cielo Movimenta.

Agora que você já sabe como controle sua entrada e saída de caixa. Acesse nosso Guia Completo sobre a Black Friday: 2022.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288