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Dicas e Histórias de Sucesso

Que tal abrir uma brigaderia?

Publicado por Equipe Cielo

Há muito tempo, os brigadeiros deixaram de ser uma simples mistura de leite condensado e chocolate em pó. Hoje, existem diversas opções desse doce cada dia mais gourmetizado.

 
Aproveitar o sábado assistindo aquele filme desejado e saboreando um delicioso brigadeiro. Deu água na boca só de pensar, não é mesmo? Dificilmente encontrarmos alguém que não ceda aos encantos desse doce tão popular.
O sucesso do brigadeiro é tão grande, que atualmente existe um mercado gourmet e bastante diversificado para essa guloseima. Com isso, há alguns anos, as brigaderias se fortalecem e ganham cada vez mais espaço no segmento alimentício.
Como o próprio nome já sugere, a brigaderia gourmet é o estabelecimento especializado em brigadeiros. Mas não se engane: eles vão muito além do tradicional chocolate. Além de oferecerem os mais diversos sabores e texturas, também oferecem opções para públicos específicos como, por exemplo, os veganos.
Por dispor de um espaço agradável e servir receitas elaboradas, com ingredientes sofisticados, esses espaços gourmet são ótimos para qualquer refeição. Desde o almoço, passando pelo cafezinho, ou terminando com a sobremesa. Tudo isso aumenta o valor agregado dos produtos e cria uma sensação de aconchego, o que fideliza o consumidor.
O termo gourmet tem origem francesa e associa um ideal cultural, combinado à arte culinária das boas comidas e bebidas. O ambiente gourmetizado é uma opção rentável para empreendedores criativos.
 
Mas para iniciar um negócio nesse ramo, a dedicação é primordial. A qualidade deve predominar desde o produto ao bom atendimento. É necessário ter disposição para se reinventar e oferecer experiências únicas aos clientes. Estimule o olfato, a visão e o paladar.
Se interessou pelo assunto e pensa em investir nesse segmento? O Paulo, sócio proprietário da Rellicário Brigaderia, conversou com a gente e contou um pouco sobre o seu negócio. Localizada em Juiz de Fora, a loja é um sucesso! Confira.
 

Começar nem sempre é fácil

Pedimos para o Paulo nos contar um pouco da história do seu negócio, que veio de Goiânia. Junto das cunhadas, Claudia e Renata, e de sua esposa, Flavia, ele conheceu esse nicho do ramo alimentício e se interessou. Como a brigaderia era novidade em Juiz de Fora, eles enxergaram uma oportunidade.
Ao longo de 2012, os sócios estudaram o mercado e planejaram sua estrutura. Com poucos conhecimentos no ramo de empreendedorismo, buscaram a ajuda do Sebrae para darem os primeiros passos.
A proposta sempre foi trabalhar com produtos gourmetizados, a base de chocolates nobres. Além dos brigadeiros, também ofereciam bolos, outros tipos de doces e a combinação café com brigadeiro.
Mas não foi fácil. Naquela época, o brigadeiro era um produto tradicional das padarias e apresentava preços muito inferiores. No modelo gourmetizado, a Rellicario Brigaderia não poderia cobrar os mesmos preços. Com isso, veio o primeiro desafio: convencer o público de que o preço era justificado por um produto diferenciado.
Mas, o espírito empreendedor estava no sangue dos sócios. Eles aceitaram e enfrentaram o desafio com garra e coragem. E não é que deu certo?
A loja começou em um espaço pequeno, com apenas três mesas. A decisão de expandir veio de forma inusitada. Muito procurada pela população local, a Rellicário Brigaderia passava boa parte do dia cheia de clientes.
Certo dia, um funcionário estava entregando o pedido e uma criança, correndo pela loja, esbarrou nele. O pedido caiu e sujou tanto a mesa, quanto os clientes. Nesse momento, Paulo e suas sócias perceberam que a expansão havia se tornado um imperativo. Caso contrário, a possibilidade de perder clientes seria grande.
Em 2015 eles saíram de um ambiente de três mesas, para um ambiente com 19! Demais, né? A loja continuou a crescer nos dois anos seguintes e, em 2018, eles abriram a segunda loja, com direito a muita fila e venda de todos os produtos do estoque.
Agora, o próximo passo será a abertura de uma franquia, prevista para janeiro de 2021. Com certeza, eles terão muita história pra contar.
 

Como a Cielo faz parte disso?

Desde o início, a Cielo faz parte da história da Rellicário Brigaderia. Começamos a parceria com as maquininhas de cartão e hoje a brigaderia faz uso do Cielo Super Link.
O Paulo contou que o Super Link chegou na hora certa, facilitando as vendas num momento delicado e pôde ser aproveitado em muitas outras situações. Esperar transferências bancárias para aceitar pedidos, nunca mais! Com o link de pagamento da Cielo, a Rellicário Brigaderia confirma seus pedidos na mesma hora.
E tem mais: o cliente não paga taxas de transferências bancárias e pode parcelar sua compra. Todo o processo é feito de forma simples, para a loja e para o cliente. Com tanta facilidade, as vendas aumentaram e as transações se tornaram muito mais fáceis.
Atualmente, a Cielo fará parte de mais uma etapa da Rellicário Brigaderia: o e-commerce da loja. Além disso, na nova unidade, as máquinas da Cielo também estarão presentes. É uma honra fazer a diferença na trajetória desse empreendimento!
 

E quando a pandemia passar?

O Paulo acredita que, embora a economia deva permanecer retraída, por algum tempo, ela também ofereceu oportunidades. Para quem se reinventou, muitas coisas podem melhorar.
No caso da sua loja, a pandemia ofereceu o impulso que faltava para o lançamento do site e do atendimento nacional. O projeto tornou-se prioridade, e oferece boas perspectivas para o aumento das vendas.
Embora seja um momento de dificuldade, quem souber aproveitá-lo, colherá bons frutos. E a Rellicário Brigaderia, certamente se beneficiará com as novidades. Que tal buscar oportunidades para o seu negócio também?
 

É dica que você quer?

Quisemos saber do Paulo qual dica ele daria para quem pensa em entrar no ramo das docerias gourmet. Ele foi além e deu uma dica que vale para qualquer empreendedor: faça estudo de mercado.
Entenda seu segmento, sua predisposição em aceitar o produto ou serviço oferecido, e esteja disposto a inovar. Seja autêntico e ofereça experiências para o seu cliente, se diferencie!
 
Se você, assim como o Paulo, tem interesse nesse segmento, erga as mangas e coloque tudo o que falamos em prática. Conte com a Cielo para tudo o que você precisar!
 
 


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