Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer sua empresa crescer com qualidade

Publicado por Equipe Cielo

Para consolidar negócios inovadores no mercado é preciso planejar estrategicamente que caminho seguir

 
 
Sem um plano bem definido, os empreendedores correm um grande risco de perder vendas e oportunidades de alavancar o seu negócio. “Quem empreende faz planejamento. Uma das razões para negócios não vingarem é pular essa etapa”, explica Eduardo Marostica, professor da Strong FGV com pós-doutorado em administração. Ele explica quais passos seguir para montar um plano estratégico sólido e dá outras dicas para o pequeno empreendedor.
 
Em sua maioria, empreendedores de sucesso fazem uma análise de mercado e montam um planejamento operacional e estratégico antes de abrir um negócio com potencial de crescimento. Confira como atacar os pontos fracos e desenvolver o plano estratégico de um negócio, garantindo mais solidez e sustentabilidade no crescimento da empresa.
 

1) Monte um planejamento estratégico

Para explicar a importância do planejamento, Marostica diz que “Esse é o farol que vai iluminar o caminho, mas que não faz ninguém caminhar.” O planejamento empresarial não custa nada, mas a falta de um pode atrapalhar o crescimento do negócio. No planejamento, você estabelece diretrizes e estuda oportunidades.
 
É nesta fase que você vai saber quanto precisa faturar para sua empresa fechar no azul. “O pressuposto do negócio é dar lucro. O empreendedor não pode ter um olhar apaixonado, mas racional. ”
 

2) Tenha um propósito ao começar a empreender

Vários fatores podem ter contribuído ou empurrado você para o empreendedorismo, mas viver nesse momento sem olhar as oportunidades de negócios do mercado pode ser decisivo.
 
Todo negócio necessita de valores, propósito e metodologia. “A pessoa que busca o sucesso – e o alcança – deve analisar o que está comercializando e entender as curvas de oportunidade (como que podem impulsionar suas vendas). Sucesso é decorrente do que se faz com excelência – e para isso, é essencial saber onde quer chegar. ”
 
 

3) Esteja na internet

“Ou você é .com ou é ponto morto”, brinca Marostica, para explicar por que todo negócio deve estar na internet. Como uma loja física, a online também precisa ser atrativa. Escolha, ainda, canais para conversar com seus clientes: Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp. Depois, analise como eles se comportam: onde clicam, as vendas geradas por um post patrocinado, quanto tempo eles navegam no site. Avaliando os resultados, você consegue melhorar a sua a estratégia de vendas.
 

4) Avalie e reavalie suas vendas

Aplicativos e ferramentas online ajudam o empreendedor que quer fazer a empresa crescer a analisar as vendas. O montante de números mostrará, por exemplo, quais são os seus produtos campeões de vendas e o valor médio que seu cliente gasta.
 
Através da loja online, é possível avaliar, ainda, quantos clientes desistem na hora de fechar negócio. Também ajuda a entender em qual momento repensar sobre as formas de pagamento que você oferece.
 
“O empreendedor tem que ser um solucionador de problemas dos consumidores”, avalia Marostica. Por isso, você precisa ter noções de gerenciamento, finanças e liderança para se apropriar dessas situações e encontrar soluções. Só assim você encontrará a resposta para fazer com que a sua empresa cresça com qualidade.
 

5) Encare a vida de empreendedor

Os empreendedores são responsáveis pela gestão do próprio tempo e possuem autonomia sobre a sua agenda. “Mas não vai ter folga, benefícios e férias de 30 dias. Disciplina é fundamental e está intimamente ligada ao sucesso do negócio”, alerta Marostica. A disciplina é essencial para permitir o crescimento da empresa. Ela é determinante para que o empreendedor consiga desenvolver negócios lucrativos. “O empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal. ”
 

6) Fique de olho nos picos de vendas

Existem negócios que possuem picos de venda em determinados períodos pré-estabelecidos, como por exemplo, materiais de estudo nos meses de janeiro e julho. A sazonalidade pode aumentar as vendas em negócios no litoral na época de férias, por exemplo.
 
O sucesso desses empreendimentos depende muito desses picos de venda. Por isso, é muito importante saber quanto se deve faturar para ter lucratividade durante todos os meses e manter a empresa de pé. Isso acontece com a maioria dos negócios, e o empreendedor deve realizar um estudo bastante aprofundado para conseguir ter acesso a essas informações.
 
É importante estar de olho nos números da empresa e refazer estratégias para crescer de forma mais sólida no mercado em que você atua como empreendedor. Por isso, é essencial sempre rever o seu plano de negócios e sentir quando é preciso fazer uma mudança na operação.
 
Entenda como a boa gestão de uma empresa familiar pode transformar um negócio de mais de 80 anos com a história da Vinhos Zanrosso.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288