Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma barbearia simples? 6 passos para começar a lucrar

Publicado por Equipe Cielo

Estes estabelecimentos também são conhecidos como ​barbershops e se diversificaram e multiplicaram nos últimos anos. E devido ao aumento desse nicho, vamos falar como montar uma barbearia.

São locais que, muitas vezes, vão além da conhecida “barbearia do bairro”. A demanda por esses serviços cresceu e, com isso, tornou-se uma oportunidade de negócios atraente. Contudo, assim como a elevação da demanda, a concorrência também ficou mais forte.

Por isso, é preciso avaliar as estratégias para novos modelos de barbearias. Confira aqui os passos essenciais para você, que deseja montar a sua. Aproveite também para ver nossas dicas de marketing digital para promover seu futuro negócio.

Aprenda como montar uma barbearia

Todo e qualquer negócio exige um planejamento prévio e não adianta apenas querer comprar tudo e decidir que vai começar.

Antes de tudo, você precisa seguir alguns passos muito importantes, que vamos abordar logo abaixo.

1. Pesquise o local

Entender a região onde pretende se fixar é fundamental para o sucesso do negócio quando for saber como montar uma barbearia. Cada pedaço da cidade tem uma dinâmica diferente.

Nesta etapa, não existe tempo perdido. Ao contrário, quanto mais conseguir investir nessa pesquisa, melhores serão as chances de sucesso.

Vamos supor que você deseja abrir seu empreendimento em um bairro estritamente comercial, onde as pessoas que o frequentam vêm de fora para trabalhar.

Neste caso, talvez a melhor estratégia seja criar um estabelecimento que atenda durante o horário de almoço e que tenha algum diferencial – algo que faça valer a pena para o cliente gastar o intervalo de trabalho na sua barbearia.

Entender primeiro o tipo de negócio que vai abrir e depois as necessidades da região é crucial. As estratégias de publicidade, serviços e preços podem pesar a seu favor.

2. Organize a papelada do seu negócio

Como em qualquer outro empreendimento, você terá que lidar com a burocracia e a documentação quando for pesquisar como montar uma barbearia. Seu sucesso vai depender muito da organização de suas papeladas.

É imprescindível começar com a documentação correta – isso vai alavancar a legitimidade no seu negócio, e te poupar de muitas dores de cabeça futuras.

Procure uma assessoria jurídica de sua confiança – pense nessa ajuda como um investimento para economizar tempo, esforço e dinheiro. Burocracia é uma coisa chata, mas vale a pena estudá-la minimamente, para não deixar passar nada.

Entender o básico sobre o que é preciso para manter um negócio já é meio caminho andado. Porém, contar com ajuda profissional é o mais indicado, pois assim você tem certeza que conseguirá seguir todas as leis.

3. Defina o tamanho do investimento

Planejamento é tudo na hora de decidir como montar uma barbearia. Você pode começar com um pequeno negócio, ou mesmo uma barbershop, bem no​ estilo americano, com um atendimento e preço mais modestos.

Para saber quanto vai investir, você terá que considerar as despesas iniciais (como falaremos nos itens abaixo, precisará comprar uma lista de materiais para abrir uma barbearia e alinhar o visual).

Inclua na lista de investimento o aluguel do ponto comercial, possíveis reformas ou adequações, criação da marca, gastos com documentação (pois, como falamos acima, é uma etapa muito importante).

Enfim, após ter um plano de negócios bem elaborado, você conseguirá saber o que precisa para abrir uma barbearia e o valor do investimento para, somente depois, iniciar seu empreendimento.

Mais uma vez é importante lembrar que pular essa etapa pode trazer muitos prejuízos porque você pode começar um negócio e ter que parar as atividades por alguma pendência jurídica.

4. Adquira os equipamentos básicos

Você deve levar em conta que alguns investimentos são primordiais quando for saber como montar uma barbearia, independentemente do tipo ou tamanho do negócio.

O equipamento básico inclui: conjunto de navalhas de qualidade; tesoura de corte; avental; toalha; tesoura de desfiar, escova de cabelo, máquina de cortar cabelo e borrifador de água.

Além dessa lista de materiais para abrir uma barbearia, você precisa estar preparado para fornecer o mínimo que os clientes esperam quando entram em seu estabelecimento.

Estamos falando em cadeiras de barbeiro, lavatórios, balcão para recepção com gaveta e chave (caixa), espelhos manuais e fixos, cadeiras ou sofá para espera e um telefone ou número de celular para atender pedidos.

É imprescindível ter essa lista pronta e saber o que precisa para abrir uma barbearia para avaliar quanto deverá investir antes de iniciar seu negócio. Já imaginou alugar um ponto, gastar com documentação e depois não ter dinheiro suficiente para adquirir os equipamentos para trabalhar?

5.  Monte sua barbearia com um visual personalizado

Para diferenciar seu negócio dos outros e deixar seu espaço do jeito dos seus sonhos, você tem diversas opções de baixo custo. Desde uma simples trilha musical que combine com o ambiente ou mesmo alguns mimos para o cliente, seja café, cerveja, televisão, revistas de interesse para seu público-alvo.

Pense também no visual quando for pesquisar como montar uma barbearia. Você pode pintá-la com cores que combinem com os acessórios, investir em papel de parede e/ou incrementá-la com luminárias e plantas.

Mais uma vez, esses custos devem ser calculados previamente para incluir no planejamento financeiro e saber se terá o valor para investimento.

A escolha do ponto comercial pode impactar bastante nessa etapa e define como montar uma barbearia com pouco dinheiro porque se você opta por um local que já está mais adaptado ao negócio, não precisa investir tanto nessa parte.

Da mesma forma, tentar economizar com o aluguel e depois ter que reformar todo o local, não é algo vantajoso.

6. Não esqueça de oferecer opções de pagamento variadas

Esse é um item que deve fazer parte do seu planejamento, mas muitos empreendedores esquecem quando vão pesquisar como montar uma barbearia.

Não importa se seu negócio será pequeno inicialmente. Saiba que as opções de pagamento são variadas e nem sempre as pessoas terão dinheiro ou poderão pagar no Pix, não é mesmo?

Oferecer uma máquina de cartão é algo essencial para qualquer empreendimento hoje em dia. Você pode ter a opção de débito e também crédito. No caso de parcelamento, verifique as taxas e ofereça também ao cliente quando for um procedimento de maior valor.

Esse é um diferencial que muitos não pensam e podem ter fazer perder clientela. Na Cielo, você pode avaliar qual é a maquininha de cartão ideal para seu negócio. E se tiver dúvidas, um especialista pode ajudar.

Podemos dizer então que você já sabe como montar uma barbearia com pouco dinheiro num bairro ou centro comercial e viu que não exige um gasto de rios de dinheiro para começar. Logo, basta estar atento aos detalhes essenciais e oferecer uma boa experiência ao cliente que, às vezes, tem pouco tempo para cuidar da aparência.

Confira como melhorar o seu atendimento e fidelizar seus clientes.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288