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10 ideias de promoções para ótica que vão turbinar suas vendas

Procurando ideias de promoções para ótica? Veja 10 exemplos, os benefícios, como medir os resultados e como melhorar o atendimento.
Publicado por Equipe Cielo

Mulher sorrindo observa óculos que estão em promoção em uma ótica.

Se você procura ideias de promoções para ótica, leia este artigo até o fim. 

Em qualquer tipo de negócio, é sempre importante oferecer vantagens para manter um bom relacionamento com o cliente. 

Mas para ter os melhores resultados, é preciso saber se planejar levando em conta seus objetivos. 

A partir de agora, você vai entender bem como as ideias de promoções para ótica podem ajudar seu negócio e conferir 10 ideias para se inspirar. 

Como criar ideias de promoções para ótica? 

Antes de conferir algumas ideias de promoções para ótica, é preciso saber por onde começar. 

Veja agora três dicas importantes para isso. 

Domine os gatilhos emocionais e veja quais funcionam melhor com seu público 

Gatilhos emocionais são ações que podem provocar um impulso no nível inconsciente para que o cliente decida fazer uma compra. 

Não quer dizer que a pessoa vai comprar, mas ela fica mais propensa a isso, mesmo sem perceber. 

Portanto, quem domina essas ações pode melhorar seus resultados. 

Veja alguns exemplos: 

  • Gatilho da escassez: você avisa que vai acabar o estoque para incentivar o cliente a aproveitar a oportunidade logo 
  • Gatilho da reciprocidade: você oferece um brinde, induzindo o cliente a demonstrar gratidão comprando 
  • Gatilho da prova social: você apresenta depoimentos de clientes satisfeitos para ganhar a confiança de outros consumidores. 

Leia o nosso artigo sobre tipos de gatilhos mentais para mais exemplos. 

Defina quais são os seus objetivos com esta promoção 

Antes de pensar em ideias de promoções para ótica, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos. 

Por exemplo, se você quer aproveitar uma data sazonal como a Black Friday para incentivar o seu público a comprar um óculos ou trocar a armação, precisa bolar uma promoção diferente do que se quer se livrar de um item encalhado no estoque. 

Por isso, definir sua meta precisa ser o seu primeiro passo. 

Avalie os resultados e promova mudanças 

Para ter sucesso, os bons empreendedores precisam experimentar sempre. 

Por isso, é importante implementar mudanças a cada promoção e acompanhar os resultados para determinar quais ações são mais eficientes. 

Assim, cada promoção vai render mais que a anterior. 

Qual é a importância de fazer uma promoção para ótica? 

Ter boas ideias de promoções para ótica é uma etapa importante para seu negócio se sobressair e chamar a atenção do seu público. 

Para uma loja iniciante, é uma maneira de tentar captar seus primeiros clientes. 

Já um negócio já consolidado no mercado pode se valer de um tipo de promoção que ajude a fidelizar seu cliente. 

Mas para alcançar seus resultados, é preciso fazer um planejamento a partir dos objetivos definidos e dos dados que você tem dos seus consumidores . 

A maior parte das óticas são negócios presenciais, já que muitas vezes é preciso fazer ajustes conforme as necessidades do cliente. 

Porém, você também pode fazer promoções para vender na internet, por dropshipping ou com estoque próprio, anunciando em um marketplace ou diretamente pelas redes sociais. 

Veja ideias de promoção para óticas e melhore a sua divulgação 

Confira a partir de agora 10 ideias de promoções para ótica que podem ser úteis seja qual for seu objetivo. 

1. Descontos por idade

Oferecer descontos que aumentam conforme a idade do consumidor é uma forma de atrair consumidores de diferentes faixas etárias. 

Você pode conceder um desconto percentual conforme a idade. 

Por exemplo: o cliente com 40 anos ganha 40% de desconto. 

Uma alternativa, para não comprometer sua margem de lucro ao atender idosos, é abater em reais o valor da idade, por exemplo. 

Por exemplo, o cliente com 50 anos paga R$ 50 a menos do valor total.

2. Compre um e leve outro

Escolher um item para incluir em uma compra pode ajudar a aumentar suas vendas e ganhar a simpatia dos clientes. 

Você pode escolher algum produto parado no estoque, como uma armação ou óculos de sol, ou acrescentar um serviço como confecção troca das lentes.

3. Programa de indicação

Se você precisa aumentar sua base de clientes, um programa de fidelidade é uma boa alternativa. 

Funciona assim: os clientes que indicarem outra pessoa para fazer compras na sua ótica ganha um desconto na sua próxima visita. 

Para tornar o programa mais atrativo, você pode dar vantagens tanto para quem indicou quanto para quem foi indicado.

4. Desconto nos produtos com menor giro

Como vimos até aqui, as ideias de promoções para ótica têm objetivos diferentes. 

Se você tem algum produto com pouco giro e precisa dar uma movimentada no estoque, por que não aproveitar para chamar mais consumidores? 

Garanta descontos generosos nos itens encalhados e aproveite a presença dos clientes em sua loja para oferecer outros produtos. 

5. Brindes promocionais

Investir em brindes para agradar clientes é uma forma de acionar o gatilho mental da gratidão, dando um incentivo a mais para o cliente a comprar seus produtos. 

Algumas ideias de brindes para ótica são saquinhos e estojos para guardar óculos, paninhos para limpar as lentes e porta lentes de contato. 

Você pode fazer essas promoções em datas sazonais, como Natal, Dia dos Pais e das Mães, dos Namorados, etc. 

6. Parceria com empresas de outros setores

Procure empresas de setores diversos, como estacionamentos, restaurantes e lojas de roupas, que funcionem perto da sua ótica. 

Assim, você dá descontos exclusivos para clientes das empresas parceiras, que em contrapartida farão o mesmo com quem comprar algum produto da sua empresa. 

Desta forma, os dois lados poderão ganhar novos clientes. 

7. Aniversário do cliente

Essa é uma das vantagens de se manter um cadastro com os clientes com dados de contato. 

Assim, quando chegar perto do aniversário de cada consumidor cadastrado você pode enviar mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS avisando sobre um desconto exclusivo válido apenas se ele comprar naquela data. 

Nunca se esqueça de que é preciso pedir autorização para enviar mensagens assim. 

8. Cupons de desconto

Você também pode enviar a seus clientes cupons de desconto exclusivos. 

Nas vendas pela internet, é possível usar um código para que o cliente preencha na hora da compra. 

Sempre estipule um prazo de validade para incentivar o consumidor a aproveitar logo a promoção, acionando o gatilho mental da escassez.

9. Desconto na troca de óculos antigos

Oferecer essa vantagem também é uma forma de estimular o cliente a aproveitar uma vantagem em troca de uma armação que dificilmente ele vai voltar a usar. 

Para tornar a ideia ainda mais atraente, faça parcerias com entidades beneficentes para doar as armações para a confecção de óculos para a população de baixa renda. 

Assim, a solidariedade se torna um incentivo a mais para a compra.

10. Evento de lançamento de coleção

Consumidores gostam de ficar por dentro das melhores novidades, e você pode aproveitar a chegada de novas coleções de armações e óculos de sol para chamar a atenção do seu público. 

Na hora de apresentar cada coleção, ofereça descontos exclusivos válidos apenas enquanto durar o evento e convide os clientes a experimentarem os novos produtos. 

Invista em treinamento e melhore o seu atendimento ao cliente 

Sem dúvida, ter boas ideias de promoções para ótica pode ajudar você a alcançar seus objetivos de várias formas. 

Porém, para que você consiga manter um bom desempenho sempre, investir em uma boa experiência do cliente é essencial. 

Seja para grandes empresas ou negócios montados com um orçamento mais modesto, investir no treinamento dos colaboradores é a melhor maneira de garantir o melhor atendimento. 

E não se esqueça que a experiência do cliente deve ser positiva do começo ao fim, e a hora da cobrança é um momento crucial. 

Por isso, diversificar as formas de pagamento é um diferencial competitivo importante. 

Com as soluções da Cielo, seu negócio pode receber pagamentos por Pix via QR Code ou cartão de débito e crédito das principais bandeiras do mercado. 

Veja como podemos ajudar a melhorar a experiência dos seus clientes! 


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