Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

10 séries sobre empreendedorismo que você precisa assistir

Quer ver algumas boas séries sobre empreendedorismo? Confira estas 10 dicas e o que você pode aprender com elas em diversos aspectos.
Publicado por Equipe Cielo

10 séries sobre empreendedorismo que você precisa assistir

Assistir a boas séries sobre empreendedorismo pode ser mais do que um simples passatempo se você está à frente de um negócio ou pensa em começar um.

Entre obras de ficção, baseadas ou não em fatos reais, e game shows, a televisão e a internet estão repletas de produções que podem render boas lições para os empresários.

Pensando nisso, listamos neste artigo 10 boas séries de empreendedores e mostramos um resumo das lições que elas podem ensinar a você.

Então, leia o texto até o final, prepare a pipoca e decida a qual você vai assistir!

Séries sobre empreendedorismo: que tal se inspirar com elas?

Séries de TV fazem sucesso há décadas.

Com a popularização da TV por assinatura, elas começaram a atingir um público mais amplo.

Já com a proliferação dos streamings nos moldes da Netflix, esse fenômeno se intensificou ainda mais.

Séries de televisão começaram a atingir os mais diversos públicos, e com isso surgiram, entre outros assuntos, várias séries sobre empreendedorismo.

O que você pode aprender com essas histórias?

Mais que simplesmente mostrar uma história, séries sobre empreendedorismo trazem vários ensinamentos do mundo dos negócios.

Algumas retratam histórias reais, enquanto outras apresentam personagens fictícios capazes de nos fazerem refletir.

Como as produções dessas séries são cada vez mais profissionais, com a participação de consultores para evitar furos nos roteiros e cenas irreais, o conteúdo fica bem próximo da realidade.

Conheça 10 séries sobre empreendedorismo

A partir de agora, você vai conferir as 10 séries sobre empreendedorismo que separamos e um resumo do aprendizado que você pode ter assistindo a elas.

Acompanhe!

1. Silicon Valley

Como o nome diz, a série se passa no Vale do Silício, considerada a “sede do empreendedorismo”, onde grandes negócios – principalmente na área da tecnologia – nasceram e prosperaram.

Os protagonistas são jovens programadores que criam um produto digital para impressionar um bilionário excêntrico que atua no ramo.

A série mostra como eles precisam aprender a lidar com outros temas relacionados ao empreendedorismo, como negociações e investimentos.

Diversas etapas do empreendedorismo se fazem presentes nos episódios, como técnicas de gestão, habilidades comportamentais e o principal: a resistência para suportar as dificuldades e seguir em frente.

Quais são os principais ensinamentos de Silicon Valley?

Embora talentosos em suas especialidades, os protagonistas precisam aprender sobre vários outros aspectos do empreendedorismo.

Mesmo enfrentando dificuldades, eles seguem em frente.

Portanto, a série mostra que o caminho para o sucesso pode ser difícil e que apenas o conhecimento na sua área de atuação não é suficiente para seu negócio dar certo.

Porém, tendo perseverança e sabendo aprender com os erros, é possível superar as dificuldades.

2. Shark Tank

Ao contrário da maioria das séries sobre empreendedorismo, esta não é uma produção de ficção, mas sim um reality show.

Pequenos empreendedores apresentam seus produtos a cinco grandes investidores com o objetivo de captar investimentos.

Os investidores atuam como jurados, fazendo comentários e perguntas sobre o produto para avaliar se a ideia é boa.

Se acharem a ideia promissora, eles negociam a compra de uma parte da empresa por determinado valor.

Além da série original produzida nos Estados Unidos, você pode conferir também o Shark Tank Brasil, que tem entre os apresentadores alguns dos maiores varejistas do país.

Quais são os principais ensinamentos de Shark Tank?

Cada episódio, tanto da série original quanto da versão nacional, traz uma série de ensinamentos sobre a formação de novos negócios.

A cada apresentação de startup, os espectadores podem conferir como surgem ideias inovadoras.

E as intervenções dos jurados mostram detalhes que não podem faltar na criação de uma empresa – e que, em muitos casos, acabam faltando.

3. Breaking Bad

Você pode achar estranho ver esse nome em uma lista de séries sobre empreendedorismo, mas uma produção que retrata uma atividade criminosa também pode render valiosas lições.

O protagonista de Breaking Bad é um professor de química que tem um câncer diagnosticado e precisa arcar com os altos custos do tratamento.

Desesperado, ele começa a aproveitar seus conhecimentos para produzir drogas com alto grau de pureza.

Os episódios mostram vários desafios enfrentados por empreendedores, como gestão de negócio, controle de qualidade e cadeia produtiva.

Quais são os principais ensinamentos de Breaking Bad?

A principal lição de Breaking Bad é que não basta chegar no mercado para ser apenas mais um.

É preciso ter um diferencial para se destacar dos concorrentes e atender a todas as necessidades e demandas dos consumidores.

Embora a atividade em questão seja ilegal, os ensinamentos da série são válidos para empresas que atuam dentro da lei – descontados, é claro, todos os atos ilícitos apresentados.

4. Girl Boss

Girl Boss é uma minissérie baseada no livro de mesmo nome, uma autobiografia da empresária norte-americana Sophia Amoruso.

A série mostra a trajetória de uma jovem desiludida que decide começar a empreender vendendo roupas de brechó por um valor mais alto.

O negócio dá certo, mas a protagonista tem diversos desafios para enfrentar até conseguir erguer seu império.

Na vida real, a empresa de Sophia se chama Nasty Gal e está presente em mais de 60 países, contando com uma receita superior a R$ 620 milhões.

Quais são os principais ensinamentos de Girl Boss?

Girl Boss é uma verdadeira aula sobre como agregar valor aos seus produtos.

A protagonista começa seu negócio comprando roupas baratas para revender em um marketplace por um preço mais alto.

Ela enfrenta dificuldades que podem ocorrer com qualquer empresa, como a perda de credibilidade no seu produto, e supera os problemas com perseverança.

5. Suits

A série tem como protagonistas um advogado corporativo de sucesso e um estagiário, que trabalham em um escritório de advocacia em Nova York.

O estagiário é uma pessoa altamente talentosa, com muito conhecimento e inteligência, e por isso foi contratado pelo advogado.

O problema é que ele não tem nenhuma formação acadêmica, e algumas vezes a dupla precisa encontrar meios de não deixar que descubram isso.

Ao longo da série, eles enfrentam várias tramas jurídicas e disputas entre sócios.

Quais são os principais ensinamentos de Suits?

A série mostra que o personagem principal é um advogado de sucesso.

Ao longo dos episódios, vai ficando cada vez mais claro que ele precisou batalhar muito para chegar a este patamar, mostrando que é preciso suar para alcançar seus objetivos.

Outra lição importante, principalmente para gestores, diz respeito ao estagiário.

A série mostra que muitas vezes saber enxergar o potencial de um aspirante a uma vaga na empresa vale mais do que diplomas ou passagens por grandes empresas.

6. Super Pumped

Esta é uma das séries sobre empreendedorismo baseadas em fatos reais.

Ela retrata a criação e o crescimento de grandes empresas de tecnologia.

Cada temporada tem foco em um empreendimento diferente.

A primeira temporada, que foi ao ar no Brasil em maio de 2022, mostra como foi a criação do Uber.

O foco é a postura controversa do criador da plataforma, Travis Kalanick, que deixou o comando da empresa.

Ele é retratado como um empreendedor obstinado e ganancioso, que não mede esforços para alcançar seus objetivos.

A segunda temporada vai retratar os bastidores do Facebook.

Quais são os principais ensinamentos de Super Pumped?

Embora tenha sido bem-sucedido na origem, Kalanick é retratado como um executivo que deixou o sucesso subir à cabeça e, por isso, acabou sendo retirado do comando da empresa.

Portanto, a série mostra que o mundo do empreendedorismo pode ser tóxico, e que mesmo um grande empreendimento pode ser arruinado caso não seja bem gerenciado.

7. Succession

Esta série retrata a disputa de poder dentro de uma família bilionária dona de um grande império das comunicações, que detém empresas de mídia e entretenimento.

Tudo começa quando o dono do conglomerado sofre um AVC e fica em coma.

A partir daí, os quatro herdeiros brigam para ver quem vai ficar com o cargo de CEO do grupo.

Este é o ponto de partida para uma série de conflitos entre os familiares, que se estende ao longo das primeiras temporadas.

Quais são os principais ensinamentos de Succession?

O mote da série é a relação conflituosa entre os parentes do magnata, o que nos leva à primeira grande lição para empresários: estabeleça um plano de sucessão.

Principalmente no caso do protagonista, que aos 80 anos de idade não havia estabelecido os papéis dos herdeiros na sua ausência, dando margem a disputas.

Além disso, a ganância dos filhos acaba prejudicando o negócio, o que mostra a importância de colocar o bem da empresa acima dos desejos pessoais.

8. WeCrashed

Outra série baseada em fatos reais, We Crashed mostra os bastidores da criação da empresa WeWork, que fornece escritórios de trabalho compartilhados.

Os protagonistas são o CEO da empresa, Adam Neumann, e sua esposa Rebekah.

Tudo ia bem até a empresa decidir abrir seu capital e uma reportagem expôs o estilo de vida extravagante do casal.

O resultado foi o pior possível, com um prejuízo anual acima dos US$ 9 bilhões.

Quais são os principais ensinamentos de We Crashed?

Como outras séries sobre empreendedorismo, WeCrashed serve de alerta contra o egocentrismo que pode aparecer em alguns negócios.

Ainda que um empreendimento apareça como promissor, os executivos precisam manter os pés no chão e a seriedade para seguirem melhorando seus resultados.

Não como o casal Adam e Rebekah, que coloca tudo a perder por causa de suas excentricidades.

9. O Rei da TV

O Rei da TV é uma série nacional que apresenta a trajetória de um dos maiores empreendedores da história do Brasil: Silvio Santos.

Ao longo da série, três etapas diferentes da vida de Silvio são retratadas de forma alternada.

A primeira etapa mostra um jovem de classe média baixa dando os primeiros passos ao tentar vender canetas na rua.

A segunda mostra os primeiros passos de Silvio na televisão e a terceira retrata Silvio já dono do SBT, precisando enfrentar um problema na garganta.

Em todas, o magnata é retratado como uma pessoa batalhadora e ambiciosa.

Quais são os principais ensinamentos de O Rei da TV?

Os primeiros passos de Silvio mostram como a coragem e a criatividade podem ajudar um jovem a buscar seu espaço, mesmo que ele seja desacreditado em seu ambiente.

Já com Silvio mais maduro, a relutância em deixar que Gugu apresentasse o programa no seu lugar mostra que devemos confiar nas pessoas que nos cercam em vez de tentar abraçar o mundo sozinhos.

10. O Sócio

O Sócio é um reality show capitaneado pelo apresentador Marcus Lemonis, libanês radicado nos Estados Unidos que tem experiência em comandar empresas.

No programa, ele faz uma negociação (nos moldes do Shark Tank) para comprar um percentual de uma empresa que passa por dificuldades e usar seu talento para reverter a  situação.

Os negócios variam, mas em grande parte são lojas com sede física, lanchonetes e restaurantes.

A cada episódio, o empresário dá uma verdadeira aula, assumindo desde a gestão interna dos negócios até o planejamento de vendas.

Quais são os principais ensinamentos de O Sócio?

Na série, Lemonis apresenta o conceito que ele mesmo criou dos 3Ps: pessoas, processos e produtos.

Na parte das pessoas, o empresário mostra que muitos negócios têm maus resultados quando seus administradores não tratam bem seus funcionários.

Para completar a tríade, Lemonis mostra como é feita a organização dos processos e o controle de qualidade dos produtos.

Teste práticas de outros segmentos e melhore a experiência do cliente

Cada uma das séries que mostramos acima apresenta algumas lições que podem ser aplicadas em empreendimentos de vários tipos.

Por isso, um dos segredos do sucesso é testar práticas de empreendedores dos mais diversos segmentos.

Afinal, se tem algo que essas séries mostram, é que o mundo dos negócios é movido por inovação.

Portanto, se você pretende entrar no mercado apenas para “ser mais um”, esqueça.

A inteligência de negócios consiste no uso de informações para avaliar como você pode melhorar os seus resultados.

Para isso, busque contar com ferramentas que ajudem a ter uma ampla visão da sua empresa, como é o caso das soluções da Cielo.

Seu negócio pode crescer com uma maquininha de cartão que fornece dados sobre seus clientes e também com links de pagamento para você vender pela internet.

Com a Cielo ao seu lado, seu empreendimento decola!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288