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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender mais no iFood? Veja estratégias para se destacar!

Só ter o restaurante cadastrado no iFood não basta. Conheça os primeiros passos para ter uma estratégia de sucesso e ainda as 10 melhores dicas para vender mais!
Publicado por Equipe Cielo

Homem de camisa e boné azul faz entrega de pedido vendido pelo iFood.

Depois que o delivery se consolidou como um hábito entre as pessoas no Brasil, cada vez mais gente procura saber como vender mais no iFood para aumentar a receita de negócios do segmento de Alimentação/Refeição.

E não é para menos… Após o “novo normal” provocado pela pandemia, o número de pedidos de comida tiveram um enorme crescimento no Brasil.

Assim, os estabelecimentos que não oferecem essa comodidade no principal app de entrega de refeições perdem uma grande oportunidade de vender mais.

Então, se você quer descobrir como aumentar suas vendas no iFood, continue a leitura desse texto!

Primeiros passos para aumentar as vendas no iFood

O iFood é uma empresa brasileira de foodtech – palavra em inglês usada para denominar as companhias que usam a tecnologia (tech) como elemento essencial na produção e/ou distribuição de alimentos (food).

Com mais de 65 milhões de pedidos por mês, ele é o principal app de entregas no Brasil, sendo usado por mais de 300 mil estabelecimentos – que vão desde restaurantes e supermercados até aquele mercadinho de bairro perto da sua casa.

Assim, quem tem um negócio no segmento de Refeições ou da Alimentação, deve considerar a plataforma como um canal importante para elevar sua receita.

Mas “estar” no app de delivery não basta. É importante você conhecer e adotar algumas estratégias muito úteis para aumentar as vendas no iFood.

Domine os gatilhos mentais e desperte emoções

Basicamente, gatilhos mentais são técnicas que promovem estímulos subconscientes e que podem influenciar a tomada decisões das pessoas.

É por isso que os gatilhos mentais podem impactar positivamente seus indicadores de vendas, contribuindo com o sucesso das promoções para atrair clientes.

Para restaurantes que querem vender mais no iFood, dois gatilhos mentais podem ser particularmente interessantes:

  • O gatilho da escassez, explorando promoções de curta duração no app, deixando claro para o cliente que aquela oferta vai acabar em breve;
  • O gatilho da urgência, onde você pode oferecer pratos ou itens sazonais, disponíveis durante um prazo limite.

Além disso, se você caprichar no sabor e oferecer uma boa experiência para clientes, isso com certeza vai fazer seu estabelecimento ser bem avaliado no iFood.

Assim, a nota obtida com essas avaliações vai servir como um outro gatilho mental fundamental para as vendas: a prova social.

Tenha fotos profissionais dos seus produtos

Entre as principais estratégias de como vender mais no iFood está o uso de imagens de qualidade.

Investir na produção de fotos profissionais dos produtos do seu cardápio é uma ação que, além de ajudar a transmitir a qualidade do seu serviço, também motiva as pessoas a escolherem o seu estabelecimento.

Afinal, quem nunca ouviu a expressão “comer com os olhos”?

A ideia de ter fotos de qualidade dos seus pratos é exatamente essa: usar a imagem para despertar o desejo em potenciais clientes – e fazer essas pessoas preferirem você em vez da concorrência.

Antecipe-se e crie um calendário de promoções

Outro diferencial competitivo que ajuda a aumentar as vendas no iFood é criar um calendário de promoções como parte da sua estratégia de vendas.

Assim, você pode oferecer produtos ou pratos especiais em ocasiões como o Dia das Mulheres, a Páscoa, o Dia dos Namorados e outras datas que façam sentido para o seu negócio.

Leve em conta o perfil dos consumidores e, dependendo do segmento do seu estabelecimento, seu planejamento de vendas deve incluir também dias temáticos como Dia do Hamburguer (28 de maio), Dia da Pizza (10 de julho), Dia Mundial das Massas (25 de outubro) etc.

Quais são os produtos campeões de vendas no iFood?

Assim como em qualquer outro segmento, também é importante saber quais são as tendências de consumo no app.

Assim, você pode avaliar possibilidades de diversificar o seu cardápio, oferecendo novas opções de produtos.

Confira os produtos campeões de vendas no iFood em 2022:

  1. Hambúrguer: 115,3 milhões
  2. Refrigerante: 67,4 milhões
  3. Sanduíche wrap: 56,9 milhões
  4. Pratos com carne: 51,5 milhões
  5. Pratos com frango/aves: 45,7 milhões
  6. Marmitas: 39,7 milhões
  7. Açaí: 34,1 milhões
  8. Pizza: 31,7 milhões
  9. Massas: 30,6 milhões
  10. Sobremesas: 30 milhões

Se considerarmos as categorias de comida mais pedidas no app de delivery, o Top 10 é:

  1. Lanches: 36%
  2. Comida brasileira: 17%
  3. Pizza: 14%
  4. Açaí: 7%
  5. Comida japonesa: 6%
  6. Doces e bolos: 5%
  7. Marmitas: 5%
  8. Comida saudável: 3%
  9. Comida italiana: 2%

Fonte: iFood

iFood aumenta mesmo as vendas? Números mostram delivery em alta no Brasil

Os números do iFood mostram como o app de delivery pode ajudar a expandir o alcance do seu estabelecimento.

Afinal, se a pandemia ajudou a impulsionar o mercado do delivery no Brasil, o fim das restrições não fez a demanda por esse tipo de serviço recuar.

Ao contrário. Uma pesquisa mostrou que, por aqui, as pessoas costumam comer em restaurantes ou pedir comida cerca de 80 vezes em 2022 (ou uma vez a cada 4,5 dias). No ano anterior, a frequência era de 52 vezes.

O mesmo levantamento também indica que, entre 2020 e 2021, a penetração dos serviços de delivery saltou de 80 para 87%, continuando a crescer em 2022 (89%).

Isso ocorre porque o percentual de pessoas que pedem delivery uma ou mais vezes por semana saltou de 15 para 28 entre 2020 e 2022.

Além disso, 32% de clientes fazem três pedidos mensais de delivery, enquanto outros 29% usam o serviço pelo menos uma vez ao mês.

Outro dado que mostra que as entregas de comida não são só “uma modinha passageira” é o que indica o crescimento dos restaurantes que focam exclusivamente na produção de comida para consumo por delivery.

Mais conhecidos como dark kitchens (ou restaurantes fantasma, em tradução livre), cerca de 21% das franquias de comida já adotam esse modelo de negócios e outros 11,5% estão em fase de implantação, de acordo com um relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por isso, não resta dúvida que é possível vender mais no iFood, explorando a alta demanda de entrega de refeições.

As 10 melhores dicas de como vender mais no iFood: veja como chamar atenção no aplicativo de delivery

Agora, vamos ao ponto principal desse texto: as dicas de como vender mais no iFood.

Confira as melhores ideias para chamar a atenção de clientes no aplicativo e ajudar seu estabelecimento a se tornar um campeão de vendas!

1. Adapte seu cardápio e deixe apenas os melhores pratos

Ao contrário do que possa parecer, o excesso de opções pode dificultar a tomada de decisões de clientes.

Por isso, para vender mais no iFood, é recomendável disponibilizar apenas parte do seu cardápio.

Para começar, você pode fazer um mix entre os pratos que mais vendem na sua loja física e aqueles que são mais pedidos pelo app.

Teste o que funciona melhor para o seu público e não tenha medo de mudar o meu disponível até achar a combinação ideal para aumentar suas vendas.

2. Estude o comportamento do seu público e direcione o horário de atendimento

Estudar como seu público se comporta é essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas no iFood, ajudando a determinar não só o seu cardápio (como falamos acima), mas a direcionar melhor o horário de atendimento no app.

Assim, você pode até determinar que período de funcionamento da sua loja no iFood seja diferente do expediente na loja física, por exemplo.

A ideia é entender, especificamente, a necessidade do seu negócio e do seu público a partir do aplicativo.

Para isso, observe aspectos que podem influenciar no comportamento de compra do seu público, tais como:

  • Região de entrega;
  • Tipo de refeição que você oferece;
  • Horários de maior procura no app a cada dia da semana;
  • Período do mês em que há menor ou maior frequência de pedidos;
  • Formas de pagamento mais utilizadas;
  • Perfil financeiro dos seus consumidores;
  • Perfil demográfico dos clientes – gênero, estado civil, escolaridade etc.

Além do contexto geral, a sazonalidade também pode contar bastante. Exemplo: se você vende açaí, é possível que suas vendas aumentem durante o verão ou dias mais quentes.

3. Explore combos promocionais

Os combos promocionais são sempre uma ótima forma de vender mais no iFood.

E a plataforma permite que você configure exatamente como quer que essa promoção funcione, tais como a data de início e fim da oferta, valor do desconto etc.

O ideal é criar combos juntando itens com maior saída com produtos que são novidade no cardápio ou têm menor procura.

Assim, você acaba promovendo pratos que ainda têm menos destaque e leva as pessoas a conhecerem mais sobre o que seu estabelecimento oferece.

Outro tipo de combo “infalível” é aquele que combina refeição/lanche, acompanhamento (salada, fritas, molho etc), bebida e sobremesa.

Ele gera valor para clientes que desejam uma experiência gastronômica mais completa.

4. Ofereça uma excelente experiência de compra

Nossa quarta dica se refere à importância de proporcionar uma excelente experiência de compra para seu público.

Aliás, isso vale não só para quem quer saber como vender mais no iFood, mas para qualquer pessoa que busca ter sucesso nos negócios.

Quando falamos de refeições delivery, considere que seu público busca não só um prato de qualidade, mas também agilidade na entrega, facilidade no pagamento, produtos bem embalados, atenção ao pedido, boa quantidade de comida e preço justo.

Além disso, se houver algum problema, você precisa estar disponível para resolver a questão com rapidez e gentileza.

Ufa! Bastante coisa, não? Mas o esforço vale a pena.

Ao proporcionar boas experiências de consumo, você vai ter mais visibilidade no iFood e receber boas avaliações do público, aumentando sua chance de vender cada vez mais.

5. Olhe as avaliações e promova mudanças nos processos internos

Por falar em avaliações, elas também são muito úteis para orientar mudanças nos processos internos e identificar oportunidades.

Vamos a um exemplo. Se alguém comenta que a batata frita está muito oleosa e que a comida chegou fria, é possível identificar necessidades de melhoria no preparo das refeições, no tempo de entrega ou até do tipo de embalagem que vem sendo utilizada.

Por outro lado, se outra pessoa faz uma boa avaliação, mas comenta que sentiu falta de um determinado tipo de acompanhamento, pode ser que isso represente uma oportunidade de testar novas opções para incrementar seu cardápio.

6. Utilize os períodos sazonais para aumentar seu ticket médio

Lá na dica 2, falamos que a sazonalidade é um dos fatores que podem influenciar o comportamento de compra do seu público, certo?

Mas vale falar também que você pode – e deve – usar esses períodos para aumentar o valor do seu ticket médio.

Como? Oferecendo complementos no seu cardápio para atender a possíveis demandas específicas de cada época – levando seus clientes a aumentarem o valor da compra.

Assim, que tal aumentar as opções de salada ou pratos fitness para ajudar clientes que estão engajados em melhorar a forma e preparar o corpo para o chamado “projeto Verão”?

Ou oferecer sopas e caldos quentes no Inverno e sobremesas típicas no período das Festas Juninas?

Use a criatividade e pense na sazonalidade como um fator a mais para ajudar você a vender mais no iFood!

7. Fidelize seus melhores clientes e faça promoções em um grupo de WhatsApp

Ter clientes fiéis é um caminho eficiente para aumentar sua margem de lucro e você pode fazer isso criando um grupo exclusivo no WhatsApp com as pessoas que compram no seu estabelecimento com mais frequência.

Para isso, o ideal é utilizar o WhatsApp Business para divulgar as ofertas especiais para esse público, oferecendo descontos, entrega grátis ou recompensas (como uma sobremesa sem custos).

Ações assim estreitam ainda mais o relacionamento com quem já consome com você – e, consequentemente, ajudam muito quem está buscando saber como aumentar as vendas no iFood.

8. Divulgue o link do seu estabelecimento no iFood

Já diz um antigo ditado que a “propaganda é a alma do negócio”. Então, nada melhor do que divulgar o link do seu estabelecimento no app de delivery.

Vale colocar no site, no grupo de WhatsApp e, claro, nas redes sociais do seu negócio.

Com certeza, isso vai ajudar você a vender mais pelo aplicativo!

9. Reforce a equipe de entrega nos dias e horários mais movimentados

Com certeza, seu estabelecimento deve ter dias e horários em que há um aumento no número de pedidos.

Então, se você quer mesmo aprender como aumentar as vendas no iFood, precisa se preparar para o crescimento da demanda.

Nos serviços de delivery, a rapidez na entrega conta muito para causar uma boa impressão nas pessoas.

Por isso, considere reforçar a equipe de entrega nos momentos de pico para não deixar clientes esperando muito tempo após fazerem um pedido.

10. Diversifique as formas de pagamento e aceite vale-refeição

Os pedidos no iFood podem ser pagos diretamente no aplicativo ou na entrega.

Por isso, é importante diversificar as formas de pagamento que seus clientes podem utilizar.

Pix e QR Code, por exemplo, devem fazer parte das opções disponíveis, considerando o número cada vez maior de pessoas que usa essas formas de pagamento.

Além disso, aceitar vale-refeição também ajuda a aumentar suas vendas!

E se você disponibilizar o pagamento na entrega, é bom ter uma maquininha de cartão que não deixe a comida do seu cliente esfriar por falta de sinal…

Nessa hora, já sabe: conte com a Cielo para oferecer rapidez e segurança nos pagamentos!


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