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Como divulgar comida no Instagram? Turbine seu restaurante!

Se você trabalha no segmento de Bares e Restaurantes, o Instagram é uma ótima opção para divulgar seus pratos e ajudar a impulsionar suas vendas. Veja dicas de como fazer isso neste texto!
Publicado por Equipe Cielo

Smartphone tirando foto de comida sobre tábua de madeira para divulgar no Instagram.

Saber como divulgar comida no Instagram pode ajudar bastante a melhorar os resultados de estabelecimentos do setor de alimentação.

Afinal, a imagem de um bom prato aciona um poderoso gatilho mental que pode levar vários novos consumidores a fazerem pedidos ou visitarem seu espaço.

Se você ainda duvida deste potencial, leia este texto até o fim para ver dicas de como divulgar comida no Instagram.

Por que você deve usar o Instagram?

Atualmente, ter um perfil no Instagram é importante para qualquer negócio.

Segundo pesquisa Data Reportal, no começo de 2023, esta rede social tinha 113,5 milhões de usuários no país, sendo a terceira mais usada – atrás apenas do WhatsApp (que, apesar de ser um aplicativo de mensagens, também é considerado rede social) e do Facebook.

E quando falamos no setor de alimentação, o Instagram especificamente ganha ainda mais importância, porque valoriza muito a divulgação de imagens, seja de fotos e vídeos.

E quem vende refeições sabe o poder do visual de um prato.

Sem falar no baixo custo, principalmente em relação a outras formas de propaganda.

Se você montou seu negócio com baixo investimento, esta pode ser uma maneira de fazer publicidade que cabe no seu orçamento.

Quais são as vantagens de vender comida no Instagram?

Como vimos acima, entender a importância e saber como divulgar comida no Instagram é essencial.

O seu negócio pode aproveitar ainda mais esse potencial vendendo diretamente pela rede social.

Veja algumas vantagens dessa iniciativa:

  • Comunicação: por comentários e mensagens, fica fácil de se comunicar com o público que faz os pedidos;
  • Alcance: por ser amplamente usada, a rede social fará seu negócio ser visto por muita gente;
  • Catálogo atrativo: a ferramenta possibilita a elaboração de um cardápio com imagens dos seus pratos, o que ajuda a atrair o público;
  • Ferramentas: você também pode usar recursos como stories e reels ou até fazer uma transmissão ao vivo para divulgar seu cardápio;
  • Dados: o Instagram disponibiliza números do seu perfil que ajudam você a avaliar seu desempenho;
  • Baixo custo: o uso da ferramenta é gratuito e, mesmo com anúncios pagos, você pode controlar seus gastos.

Descubra como divulgar comida no Instagram

Seja para fazer entregas, receber fregueses em um espaço físico ou mesmo nos dois modelos, é importante incluir a rede social no seu plano de negócio.

Por isso, confira essas dicas de como divulgar comida no Instagram.

Tenha um perfil comercial para o seu negócio

Em seu perfil pessoal, selecione as opções “Configurações” e, depois, “Conta”.

Na sequência, vá em “Mudar para conta profissional” e siga os passos apresentados.

A criação de um perfil comercial é obrigatória para empresas.

Além disso, tem vários recursos que podem ajudar na gestão do perfil e permite a venda feita diretamente pela rede social.

Escolha um nome de usuário de fácil memorização

Antes de pensar em como divulgar comida no Instagram, é preciso ter um nome de usuário fácil de lembrar.

Assim, além de encontrar seu negócio na rede, o cliente pode marcar seu restaurante nas próprias postagens com mais facilidade.

Tente digitar somente o nome do restaurante.

Se já existir esse usuário na rede, você pode acrescentar uma abreviação da localização ou de outra característica que ajude na diferenciação.

Dê atenção à bio do perfil, com o máximo de informações

A bio é o texto que aparece no perfil, portanto, funciona como um cartão de visitas da sua empresa no Instagram.

Nesse espaço, você tem 150 caracteres para inserir seus principais dados, como endereço, dados de contato, tema e especialidades do espaço.

Além disso, você pode colocar um único link, para direcionar o usuário para o seu site oficial ou um agregador de links como Linktree ou Milkshake.

Crie um cardápio virtual

Uma das vantagens de saber como divulgar comida no Instagram é poder aproveitar recursos como os Destaques para montar seu cardápio.

Com eles, o usuário pode conferir seus pratos logo na página do seu perfil.

Para isso, crie stories para cada prato e depois inclua nos destaques.

Basta ir no seu perfil, clicar no ícone “+” e incluir todos os pratos.

Invista em boas fotos

Para atrair muitos clientes, é importante mostrar bem seus pratos.

De preferência, use uma câmera profissional para fazer boas fotos, embora um bom celular já seja suficiente.

Apoie o equipamento em um tripé ou alguma outra superfície para a foto não sair tremida e monte um fundo neutro para destacar o alimento.

Boas imagens podem deixar as pessoas salivando e, assim, garantir pedidos ou visitas.

Explore o uso das hashtags e geotags

As hashtags você provavelmente já conhece: são aqueles termos que ajudam a agregar postagens de determinado assunto.

Alguns exemplos são: #food, #gastronomia, #gourmet e #instafood.

Também existem as geotags, que indicam um endereço e podem ser usadas tanto em postagens quanto no próprio perfil a partir da opção de adicionar localização.

Com essas duas ferramentas, o próprio algoritmo do Instagram pode apresentar seu estabelecimento a possíveis clientes.

Experimente os diversos formatos disponíveis

O Instagram tem a vantagem de apresentar seus produtos em formatos diferentes.

Por isso, não deixe de lado os seguintes recursos:

  • Feed: a postagem normal, com uma foto grande e uma legenda, que fica no seu perfil;
  • Stories: postagens verticais disponíveis por 24 horas para quem selecionar o ícone do seu perfil, que também podem ser agregados no destaque;
  • Reels: vídeos curtos no estilo TikTok, que ficam disponíveis como stories e também podem ser encontrados com hashtags;
  • Lives: transmissões ao vivo em vídeo.

Além de exibir seus pratos de maneiras diferentes, você também aparece para vários perfis de público, pois muitos usuários desta rede prestam mais atenção a determinado formato.

Promova seu restaurante com ADs

Anúncios pagos no Instagram são um meio de garantir uma publicidade bem direcionada, ajudando a otimizar os gastos.

Por isso, é uma alternativa interessante para negócios abertos com pouco dinheiro e que têm orçamento de publicidade restrito.

Para usar esse recurso, é preciso acessar o Facebook Business Manager com sua conta do Facebook ou do próprio Instagram.

Faça um planejamento de conteúdo

Antes de começar a postar, é importante criar um planejamento de conteúdo para prever as publicações e datas correspondentes.

Assim, seu trabalho ficará mais fácil e você vai evitar postagens repetitivas e desinteressantes, além de manter seu perfil sempre ativo.

Crie um calendário com datas e os posts, alternando fotos de pratos com outros conteúdos como a apresentação do espaço.

E não se esqueça de criar postagens para datas como Dia dos Namorados, Natal e Dia dos Pais.

Tenha ações especiais em datas comemorativas

Falando em datas comemorativas, elas são boas oportunidades de chamar clientes.

Nos conteúdos sobre elas, você pode anunciar promoções ou pratos comemorativos pela ocasião.

Além de gerar simpatia, você pode aproveitar para convidar as pessoas a pedirem entregas ou visitarem seu espaço para celebrar a data especial.

Tenha um espaço instagramável em seu restaurante

Neste texto, procuramos mostrar como divulgar comida no Instagram e apresentar um pouco do potencial da rede social para o setor de alimentação.

Se você possui um restaurante, bar ou lanchonete, o Instagram pode garantir uma publicidade espontânea!

Basta oferecer um espaço “instagramável”, ou seja, um cantinho com um visual legal, onde seus clientes possam tirar selfies e marcar o estabelecimento.

Capriche na decoração, mas evite muita poluição visual.

Se seu estabelecimento for temático, deixe seu tema bem aparente nesse espaço.

Assim, os próprios clientes apresentarão seu espaço para seus seguidores.

E para proporcionar uma experiência inesquecível aos seus clientes, agradeça pela visita e garanta que eles consigam pagar pelo que consumiram da forma que preferirem e de maneira rápida, segura e sem contratempos.

Para isso, conte com a parceria da Cielo.

Nossas maquininhas aceitam tudo em pagamentos: Pix, mais de 80 bandeiras de cartão de crédito e débito, QR Code, vouchers (cartões de refeição e alimentação, pagamento por aproximação e até em cartões estrangeiros!

E tem também link de pagamentos e você pode até fazer vendas pelo WhatsApp! É tão rápido e fácil quanto mandar mensagens para quem você conhece. Confira:

Viu como é simples? Então, aproveite e baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito sobre “Como vender no WhatsApp”!

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