O Instagram Shop permite a comercialização de produtos de forma simples e eficaz. Confira como vender pelo Instagram!
Empreendedores que estão no e-commerce precisam ficar de olho na integração com as plataformas de venda on-line das redes sociais, como o Instagram Shop. “Acreditamos que essa plataforma possa capacitar clientes on-line, descobrindo novos itens, conhecer produtos e serviços e ajudá-los a fazer compras mais conscientes”, afirma o gerente de empreendedorismo do Facebook Daniel Paz.
No entanto, um erro muito comum é não dar a atenção necessária para o comércio digital como se dá ao ponto físico. “Muitos consumidores ainda finalizam a compra nas lojas físicas por receio de ter problemas. Como empreendedor digital, é preciso pensar em como aumentar a confiança do consumidor na hora de vender pela internet”, explica.
Confira as principais facilidades do Instagram Shop e entenda as melhores maneiras de vender pelo Instagram.
Encurte a jornada de compra
“Quanto mais passos o cliente precisa concluir para finalizar a compra, maior é o risco de ele abandonar o carrinho”, informa. Quando você reduz as etapas do processo do check-out, o consumidor sente que economizou tempo e terá uma experiência mais agradável.
Cadastre produtos no Instagram Shop e facilite a busca
Utilizando a plataforma do Instagram Shop, você insere etiquetas de identificação nos produtos fotografados e facilita o caminho do seu consumidor até a finalização da compra. “Por exemplo: você publica uma foto com vários objetos que produz e cria etiquetas para que os usuários vejam a descrição das peças e os preços.”
Impulsione publicações etiquetadas
Ao criar uma postagem, pense em estratégias para aumentar o alcance dela com as ferramentas de impulsionamento. Assim, mais pessoas serão impactadas por seu conteúdo, o que resulta no aumento de vendas pelo Instagram no fim do mês.
Crie conteúdos e teste formatos
Para conhecer melhor as preferências do seu público na plataforma, é importante que você produza conteúdos em vídeo, carrossel e galeria de fotos. Dessa forma, você acompanha o desempenho de cada um deles, individualmente, e muda a estratégia de vendas de acordo com os resultados adquiridos.
O que você precisa para ter o Instagram Shop?
- Vender produtos físicos: Roupas, acessórios, decorações e outros bens semiduráveis (produtos que se destacam com o tempo, como sapatos e papelaria) e não duráveis (produtos de consumo imediato, como alimentos).
- Ter uma loja virtual: Você precisa ter um e-commerce hospedado em algum lugar.
- Cadastrar seus produtos em um catálogo: No Gerenciador de Negócios do Facebook, você deve descrever os produtos e subir fotos dos mesmos.
- Conectar o perfil comercial do Instagram com a página de empresa do Facebook: No aplicativo do Instagram, vá em “Configurações” e selecione a opção “Ativar Instagram Shop”.
- Etiquetar produtos: Ao publicar fotos dos seus produtos no perfil comercial do Instagram, você precisa adicionar etiquetas para que os seus clientes visualizem facilmente o que está à venda.
Agora que você já sabe como vender pelo Instagram, veja também como é fácil utilizar o perfil comercial do Instagram com as dicas do especialista do Facebook.