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Dicas e Histórias de Sucesso

Como vender mais no Instagram? Descubra como aumentar seu faturamento!

Você sabia que é muito importante para todo empreendedor saber como vender mais no Instagram? Confira!
Publicado por Equipe Cielo

Você sabia que é muito importante para todo empreendedor saber como vender mais no Instagram? Milhões de brasileiros usam essa rede social todos os dias. São mais de um bilhão de pessoas online no app em todo o mundo.

Desta forma, dicas de vendas no Instagram são uma excelente estratégia para ampliar os negócios da sua empresa. Veja abaixo o que Daniel Paz, especialista em empreendedorismo do Facebook, tem para falar para você!

“Hoje, a média de uso do aplicativo pelo público de até 25 anos é de 32 minutos. Já quem tem acima de 25 anos, está online no app por 24 minutos diariamente. Ou seja, o público jovem tem investido cada vez mais tempo na plataforma e você precisa chamar atenção dessa galera”, avalia Daniel Paz.

O contato com as marcas tem crescido e, com isso, os consumidores conseguem usar a plataforma para efetuar compras e assinar serviços. A criação de botões específicos para essas conversões facilita essas tomadas de decisão.

O Instagram é muito mais do que uma plataforma onde as pessoas compartilham fotos e vídeos. O aplicativo estabelece conexões, comunidades, marcas e paixões.

Listamos a seguir as principais práticas que devem ser adotadas pelos empreendedores que desejam saber como criar um Instagram de sucesso para os seus negócios.

Confira como fazer para alavancar suas vendas na plataforma!

Você tem um Instagram para negócios?

É preciso saber que há dois tipos de conta disponíveis: perfil pessoal e comercial. O primeiro formato é utilizado para postar a sua selfie na praia, seguir influenciadores e artistas. O segundo é um espaço reservado para você estabelecer conexões com o seu público.

“É na conta comercial que você deve falar sobre seu produto ou serviço e vender”, explica o gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz.

Ter o símbolo de @ com o nome do seu negócio não significa que você tem um Instagram para negócios. “Se quer realmente profissionalizar o espaço da sua marca, é preciso ativar a função de perfil comercial para a sua empresa”, afirma Daniel.

Por que vender pelo Instagram?

Se você pensa que essa é uma rede social apenas para fotos de animais fofinhos e de comidas de dar água na boca, temos um recado importante: está enganado. As pessoas buscam por assuntos que têm alguma afinidade e isso inclui até mesmo conteúdo de marcas.

Segundo dados do próprio Instagram:

  • 85% das pessoas descobrem novos produtos nesta rede social;
  • 73% dos usuários acompanham marcas;
  • 72% interagem com influenciadores.

Além disso, esta rede social, criada em 2010, ajuda:

  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços;
  • 83% dos usuários na decisão de comprar.

Fonte: Resultados Digitais

Esses números mostram porque é importante saber como vender mais no Instagram e os motivos pelos quais sua empresa precisa marcar presença nessa rede social, independentemente do tamanho.

Mas vale o destaque: para aumentar suas vendas, é importante que as ações realizadas sejam estratégicas. Por isso, que tal conferir as dicas para que você possa extrair o que há de melhor dessa rede social?

Aprenda como vender mais no Instagram

Usar a força das redes sociais a favor da sua empresa exige dedicação diária. O caminho pode ser desafiador, mas uma coisa é certeza: o esforço vale muito a pena e pode fazer diferença para o seu negócio.

Listamos várias dicas de como usar o Instagram para vender e fazer sucesso na internet.

1 – Tenha um perfil comercial

Um grande erro dos empreendedores que tentam marcar presença digital é usar sua conta pessoal para divulgar a empresa. O primeiro passo no desafio de usar o Instagram para vender é criar um perfil comercial.

Dessa forma, você terá acesso às melhores funcionalidades para os negócios. A conta do Instagram para empresas disponibiliza recursos de análises de dados, métricas, impulsionamento de posts e link nos stories.

Se você quiser saber como empreender no Instagram, vale lembrar: essas possibilidades são muito valiosas para a tomada de decisão e interferem diretamente na eficácia das ações realizadas.

2 – Como criar Instagram para a sua empresa?

Com o aplicativo previamente logado na conta da sua marca, vá até a aba de “Configurações” e selecione a opção “Alternar para perfil comercial”.

Ao clicar nessa opção, a plataforma solicitará que você se conecte à página de negócios do Facebook.

Com isso feito, você terá acesso a todas as informações disponíveis sobre o seu negócio. Esses são os primeiros passos para o sucesso da sua conta profissional na plataforma.

3 – Use o link na Bio

“Quer saber mais sobre o assunto? É só clicar no link na Bio”. Quem nunca ouviu ou leu essa frase no Instagram?

Ela é muito comum entre influenciadores e empresas na rede social e é uma dica importante sobre o que fazer para vender pelo Instagram. A bio, biografia ou descrição, é um ponto essencial para as páginas comerciais. Nela, deve-se mostrar para potenciais clientes o que você faz e como pode ajudá-lo.

Você deve ser objetivo e muito claro com o que informa se quiser saber como vender mais no Instagram. Essa descrição será crucial para que apenas clientes com potencial de compra entrem em contato.

Para se comunicar com o cliente, insira um link na Bio que dê a alternativa de contato com a sua empresa pelo WhatsApp. Com isso, você já constrói uma comunicação com quem compra ou quer comprar na sua loja e tira todas as possíveis dúvidas sobre produtos e serviços.

4 – Coloque sua marca na foto do perfil

As pessoas precisam olhar para a foto do Instagram e relacioná-la diretamente à empresa. Por isso, evite colocar imagens pessoais de quem é responsável pelo empreendimento.

O perfil da Cielo no Instagram, por exemplo, tem a imagem da marca da empresa e não a foto de alguma liderança, do CEO, etc. Dessa forma, as pessoas identificam rapidamente que a conta acessada é da organização.

4 – Publique imagens de qualidade

Esta é a rede social das imagens. Por isso, devemos ter muita atenção com a qualidade de tudo que é publicado quando você for aprender como empreender no Instagram. Afinal, são elas que vão atrair potenciais clientes para a sua página.

E isso não significa que você deve realizar grandes investimentos em equipamentos profissionais para tirar boas fotos e vender mais.

Nada disso. Nos referimos a práticas simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa que tem seu próprio negócio e quer saber como vender mais no Instagram.

Se você vende bolo caseiro, por exemplo, antes de tirar a foto, veja se a iluminação do ambiente está adequada e se o local está limpo. Imagens com fundos claros dão mais destaque aos produtos.

Ah, e não se esqueça de inserir a marca na foto, tá? Um simples cartão de visita ao lado do bolo é o bastante para que os consumidores lembrem de você na hora do cafezinho da tarde.

5 – Como tirar boas fotos?

Muitos empreendedores, no início do negócio, não conseguem contratar um fotógrafo profissional e precisam, eles mesmos, registrar os produtos.

Para ajudá-lo nesse momento, siga alguns passos simples, mas que são úteis para quem busca dicas de como vender mais no Instagram: confira se a lente da câmera (celular) está limpa, se o item está bem enquadrado, se há uma boa iluminação e também pense em elementos complementares para compor a foto.

Até porque ela não deve ser apenas uma foto, precisa transmitir algo relevante para seu público, a ponto de despertar algum sentimento. Pense em um cenário para esses retratos expondo seus produtos de uma forma harmoniosa.

6 – Use aplicativos de edição para melhorar suas fotos

Quem realmente está interessado em saber como criar um Instagram de sucesso precisa entender que a qualidade das fotos é algo muito importante. Existem alguns aplicativos disponíveis para ajudá-lo na edição dos conteúdos a serem postados.

 

O Hyperlapse, por exemplo, permite fazer vídeos com velocidade acelerada e curta duração. Já o Boomerang, muito utilizado em perfis pessoais, cria vídeos com movimentos de repetição.

 

Existe também o Layout, que cria mosaicos de imagens e vídeos. Utilize essas ferramentas para mostrar cenas cotidianas de sua loja e equipe, além de divulgar promoções e novidades da empresa.

7 –  Descreva os produtos

Em uma loja física, os clientes sentem a necessidade de tocar o produto para tomar decisão de compra. Para que essa “dor” seja sanada no Instagram, o ideal é que descreva os detalhes do item.

No texto de descrição, você deve aliar dois elementos: clareza do que está sendo vendido e atratividade para chamar atenção e despertar o interesse para que as pessoas sintam vontade de ler.

Uma forma de produzir descrições atrativas e saber o que fazer para vender pelo Instagram é inserindo emojis que tenham relação com o produto ou serviço ofertado.

Afinal, quem não gosta dos famosos emojis? Só não vale exagerar, OK?

8 – Use o Instagram Shopping

Em nossa lista de dicas de como vender mais no Instagram não poderia faltar uma plataforma de venda online própria da rede social. Já passou por alguma publicação, clicou na foto e se deparou com os preços dos produtos?

Sim, o Instagram Shop permite a comercialização de produtos de forma simples e eficaz.

Nele, você pode inserir etiquetas de identificação nos produtos fotografados e facilita o caminho do seu consumidor até a finalização da compra.

Com essa funcionalidade, o usuário não precisa ir até a Bio da sua página para comprar e é uma forma de aprender como vender mais no Instagram. Basta clicar no produto e fechar a compra sem sair do ambiente.

Dessa forma, você pode saber como criar uma loja virtual no Instagram e usar estratégias para aumentar o alcance com as ferramentas de impulsionamento. Assim, mais pessoas serão impactadas por seu conteúdo, o que resulta no aumento de vendas no fim do mês.

Porém, para usar o Instagram Shop você precisa vender produtos físicos como roupas, acessórios, sapatos ou mesmo alimentos e ter uma loja virtual na internet.

9 – Como criar um Instagram Shopping?

O cadastramento das fotos e descritivos dos produtos na ferramenta é feito pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.

Por isso, será necessário conectar o perfil comercial do Instagram com a página da empresa do Facebook. Você precisa:

  • ter um perfil comercial;
  • estar localizado em um dos países que contam com este recurso (o Brasil é um deles);
  • comercializar produtos que estejam de acordo com as políticas do Instagram;
  • vincular o perfil a um catálogo do Facebook. Isso é feito com o Gerenciador de Negócios.

Após o Instagram aprovar a sua conta, seus produtos poderão ser marcados. Para isso:

  • clique em “Começar” no seu perfil;
  • selecione o catálogo de produtos que será conectado ao Instagram e clique em “Concluir”.

10 – Divulgue o link da sua loja virtual

Você tem um e-commerce ou site da sua empresa? Então, deve incluir o link dele na bio. Isso vai ajudar as pessoas que estão no seu perfil a conhecerem melhor o seu negócio.

A bio é um dos poucos espaços do Instagram que permite a inserção de links. Portanto, aproveite essa oportunidade.

11 – Pesquise os dados sobre o perfil do seu público no Instagram

Você consegue acessar informações como a idade e gênero dos seus seguidores. Esses dados podem ajudá-lo a segmentar melhor as campanhas de anúncio e de impulsionamento da sua marca para o público certo.

Os insights da plataforma ajudam muito quem está em busca de saber como ter um Instagram de sucesso profissional.

Além disso, você passa a entender melhor onde estão seus seguidores, em que horário esses usuários estão online no Instagram e quanto tempo utilizam diariamente a plataforma.

Estudando seu cliente, você cria publicações específicas para interagir com o público certo no horário de maior audiência. Resumindo: terá acesso ao seu ‘horário nobre’ dentro do aplicativo.

12 – Use os botões de ação no Instagram

Direcione os clientes para completar uma ação com os botões disponíveis em seu perfil. ‘Enviar mensagem’, ‘Enviar e-mail’ e ‘Como chegar’ são algumas das opções mais usadas por perfis comerciais no Instagram.

Há ainda alternativas de ‘Ligar’, ‘Promoções’ e ‘Comprar’. Escolha as funções mais pertinentes ao seu negócio, ative-a em ‘Editar Perfil’ e, depois, selecione ‘Opções de contato’.

13 – Utilize boas práticas de conteúdo para empresas no Instagram

O Instagram é uma plataforma inspiradora. Os usuários esperam encontrar conteúdos contemplativos. A dica é que o empreendedor utilize uma linguagem de imagem e texto simples para que a sua mensagem seja digerida com mais facilidade. Evite conteúdos poluídos.

Você precisa guiar o olhar do seu cliente para encantá-lo com o conteúdo que está sendo apresentado.

14 – Invista em branded content

Entre as dicas de como vender pelo Instagram, a mais fundamental delas é não só postar conteúdos dos seus produtos e serviços. Invista em dicas de aprendizado sobre eles, que gerem curiosidade e ao mesmo tempo que guiem o interesse do seu cliente por adquiri-los.

 

Tais conteúdos não são aquelas publicações que você impulsiona ou anuncia.

“Para produzir esse tipo de conteúdo, tenha também parceiros que falem do seu produto por você. Com isso, seu cliente terá ainda mais confiança na hora de pagar por um produto ou serviço que está oferecendo”, explica.

Esses parceiros podem ser famosos e influenciadores que vão adicionar mais integração e integridade na sua marca.

15 – Teste formatos de publicações

Não há uma fórmula mágica para fazer sucesso e ter muitas vendas no Instagram. Por isso, é preciso testar os formatos de publicações para saber como seu público prefere consumir o conteúdo.

Faça publicações no feed, nos stories, reels, lives e anúncios para saber onde a sua conversão é maior e para onde deve ser destinado o conteúdo.

Mais uma vez, lembre-se da dica que demos sobre avaliar seu público-alvo porque assim você poderá testar os formatos e fazer a mensuração depois.

16 – Divirta-se com o Instagram Stories

Este recurso vem sendo atualizado frequentemente para que as marcas se engajem mais e melhor com seus seguidores. Você pode usar os apps complementares, que estão listados acima, para criar novos conteúdos e se conectar com seu público.

O fato é que: os perfis que mais se destacam são aqueles que estão sempre presentes nos stories. Portanto, se você deseja colocar em prática os ensinamentos sobre como criar um Instagram de sucesso para a sua marca, precisa explorar esse espaço.

Há ainda recursos como pincéis, adesivos, gifs e máscaras. Hoje, um terço dos stories mais visualizados são de empresas. Então, por que não entrar nessa onda também?

Use-o para criar tutoriais de produto (como é produzido um item ou como é preparado um serviço) e também para divulgar promoções.

Aquelas de ‘print a tela do celular, leve na loja e garanta um desconto exclusivo’ ou até mesmo opções em que os clientes respondem no direct message e isso gera uma ação.

17 –  Personalize conteúdos para o Instagram

Um mesmo anúncio pode ser veiculado no Facebook e no Instagram, não há problema. Mas você precisa estar atento ao direcionamento nas plataformas. Seu seguidor muda o comportamento de acordo com a rede social que ele está.

18 –  Faça Lives Shop

Um dos recursos mais utilizados durante a pandemia e que revolucionou o relacionamento das empresas com os seus clientes foi a Live Shop, também conhecida como live commerce.

A Live Shop nada mais é do que usar o recurso da transmissão ao vivo do Instagram para realizar vendas de produtos e serviços em tempo real.

E não há muito segredo em vender em lives no Instagram, dois fatores são primordiais para que você tenha sucesso nesse formato:

  • divulgação e engajamento para o dia da transmissão;
  • gatilhos mentais de venda ao vivo.

Desta forma, entre as nossas dicas de como vender pelo Instagram, recomendamos que faça de sua Live Shop um grande evento online. Marque com antecedência e divulgue em todas as redes sociais de sua empresa, ofereça vantagens como sorteios e descontos para quem comprar ao vivo.

Mostre os bastidores da preparação do cenário e dos produtos que você selecionou para sua live nos dias anteriores à data da transmissão em stories interativos com enquetes e caixas de perguntas. Desse modo, você envolve seu público nessa empreitada e terá audiência no momento da realização.

Na hora da live, aja com naturalidade como se estivesse em sua loja física apresentando os produtos, da mesma forma que faz uma venda convencional. Prepare uma equipe de apoio para atender e responder os interessados no chat para fechar as vendas.

E nessa hora, nada melhor do que contar com o link de pagamento da Cielo para facilitar a dinâmica da sua Live Shop. Com ele você passa os valores para o seu cliente e ele escolhe como pagar. Rápido e fácil para não perder nenhuma venda.

É por isso que vamos falar dele no próximo item também!

19 – Venda com link de pagamentos

E se você não tiver uma loja virtual ou quiser ampliar suas vendas online usando as redes sociais após saber como criar uma loja virtual no Instagram? Mesmo sem esta opção, é possível atender pedidos pelo WhatsApp e e-mail utilizando os links de pagamento.

Para isso, use o Cielo Link de pagamento. Com ele, é super fácil criar um link de pagamento e você ainda conta com:

  • página de pagamento responsiva e customizada com a identidade visual da sua empresa;
  • antifraude e cálculo de frete integrados;
  • cobrança de assinaturas utilizando pagamentos recorrentes.

Agora que você já sabe como usar o Instagram para vender, aproveite para conhecer os motivos de ter uma página para o seu negócio no Facebook e como essa plataforma pode ajudá-lo a lucrar mais.

Mas continue lendo que ainda temos muitas estratégias boas para seu negócio bombar nessa rede social!

Dicas para Instagram comercial: conheça o Mobile Studio

Essa plataforma sugere as formas e os aplicativos mais legais para você desenvolver conteúdos para as mídias sociais da sua empresa. Uma opção é o Legenda app. Disponível para Android e iOS, ele permite adicionar um texto e uma foto e criar animações e conteúdos muito relevantes para o seu público sem pagar nada.

Essa é uma excelente dica para quem deseja, além de saber como criar um Instagram de sucesso para a empresa, entender também como diferenciar o seu perfil da concorrência.

Mitos e verdades sobre o Instagram

Depois que você já viu as dicas sobre como vender mais no Instagram, precisa conhecer alguns mitos e verdades sobre essa rede social.

Confira a seguir uma série de mitos e fatos sobre o uso dessa ferramenta para negócios e lições valiosas para sua marca ser um sucesso na plataforma.

O Instagram basta como posicionamento de marca – MITO

A primeira das dicas é curiosamente não depositar todas as fichas nele. Com o agrupamento de Facebook, Instagram e Whatsapp no guarda-chuva agora chamado Meta, os algoritmos dessas três plataformas estão trabalhando cada vez mais de formas complementares.

Você precisa fortalecer a sua presença virtual em todos eles: Facebook, Instagram, Audience Networks (plataforma de monitoramento e criação de anúncios) e Facebook Messenger. Há uma possibilidade maior de o cliente fechar a compra quando você espalha seu conteúdo nas diversas plataformas, para que ele se sinta rodeado de informações.

Essa técnica é conhecida como omnichannel – quando você está presente em todos os canais de contato da sua marca com o cliente.

Pessoas são mais relevantes que dados – FATO

Na hora de criar conteúdo para a sua marca e antes de pesquisar o que fazer para vender pelo Instagram lembre-se: você vai atingir pessoas, e são elas que vão se relacionar com o seu conteúdo.

É importante pensar como oferecer um material personalizado e útil.

Se você fez um evento e colheu dados cadastrais de possíveis clientes, procure-os no Instagram e Facebook e entregue informações ligadas a tudo o que ele já demonstrou interesse.

Não é possível mensurar resultados – MITO

No rol das dicas de como vender mais no Instagram, essa é uma das mais valiosas: com o Pixel do Facebook, você pode encontrar e avaliar dados estratégicos sobre a sua marca no mundo digital.

Veja, por exemplo, desde a percepção da sua marca diante do público até o número de vendas finalizadas por meio de botões de ação incluídos em seu perfil.

Instagram gera resultados – FATO

Este fato é respondido na questão anterior. Se é possível mensurar resultados, é porque eles existem. Basta ter os objetivos muito bem definidos – conversão, fidelização e retenção, por exemplo – para criar conteúdos que cumpram a função desejada.

É difícil criar conteúdo para o Stories – MITO

O aplicativo do Instagram possui diversas ferramentas de edição e personalização de fotos e vídeos, o que facilita muito a criação de conteúdo. Aproveite também a facilidade de interagir com seus clientes por direct message assim que eles responderem um stories da sua marca.

Leia mais: Como criar conteúdo para o Instagram Stories

O alcance do Instagram é baixo – MITO

Atualmente, 50 milhões de brasileiros usam essa rede social todos os dias. São mais de um bilhão de pessoas online no app em todo o mundo e se você não souber disso, não vai aprender como vender mais no Instagram.

Os stories já passaram de 300 milhões de usuários adeptos. Esses dados posicionam o Instagram como a terceira maior plataforma de vídeos no Brasil – apenas atrás do Facebook e Youtube, respectivamente.

Instagram é apenas para inspirar – MITO

O Instagram nasceu, sim, como uma plataforma para inspirar pessoas, mas deixou de ser assim faz tempo. Ele também tem gerado cada vez mais ações e negócios.

O contato com as marcas tem crescido e, com isso, os consumidores conseguem usar a plataforma para efetuar compras e assinar serviços. A criação de botões específicos para essas conversões facilita essas tomadas de decisão.

Gostou dessas dicas de como vender mais no Instagram? E não deixe de conhecer a página da Cielo.

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