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Dicas e Histórias de Sucesso

Dicas de como vender pelo Instagram

Publicado por Equipe Cielo

50 milhões de brasileiros usam o Instagram todos os dias. São mais de um bilhão de pessoas online no app em todo o mundo. Os Stories já passaram de 300 milhões de usuários adeptos.

Desta forma, ver dicas de como vender pelo Instagram é uma excelente estratégia para ampliar os negócios da sua empresa. Veja abaixo o que Daniel Paz, especialista em empreendedorismo do Facebook tem para falar para você!

O Instagram é muito mais do que uma plataforma onde as pessoas compartilham fotos e vídeos. O aplicativo estabelece conexões, comunidades, marcas e paixões.

“Hoje, a média de uso do aplicativo pelo público de até 25 anos é de 32 minutos. Já quem tem acima de 25 anos, está on-line no aplicativo por 24 minutos diariamente. Ou seja, o público jovem tem investido cada vez mais tempo na plataforma e você precisa chamar atenção dessa galera”, avalia Daniel Paz, especialista em empreendedorismo do Facebook.

O contato com as marcas tem crescido e, com isso, os consumidores conseguem usar a plataforma para efetuar compras e assinar serviços. A criação de botões específicos para essas conversões facilita essas tomadas de decisão.

Mas antes de saber como empreender no Instagram é importante desmistificar o que se fala muito por aí sobre a rede para negócios.

Mitos e verdades sobre o Instagram

O Instagram basta como posicionamento de marca – MITO

A primeira das muitas dicas de como vender pelo Instagram é curiosamente não depositar todas as fichas nele. Com o agrupamento de Facebook, Instagram e Whatsapp no guarda chuva agora chamado Meta, os algoritmos dessas três plataformas estão trabalhando cada vez mais de formas complementares.

“Acreditamos em nossa família de aplicativos – e o Instagram é apenas um deles. Você precisa fortalecer a sua presença virtual em todos eles: Facebook, Instagram, Audience Networks (plataforma de monitoramento e criação de anúncios) e Facebook Messenger.

“Há uma possibilidade maior de o cliente fechar a compra quando você espalha seu conteúdo nas diversas plataformas, para que ele se sinta rodeado de informações”. Essa técnica é conhecida como omnichannel – quando você está presente em todos os canais de contato da sua marca com o cliente.

Pessoas são mais relevantes que dados – FATO

Na hora de criar conteúdo para a sua marca e antes de pesquisar o que fazer para vender pelo Instagram lembre-se: você vai atingir pessoas, e são elas que vão se relacionar com o seu conteúdo. É importante pensar como oferecer um material personalizado e útil.

Se você fez um evento e colheu dados cadastrais de possíveis clientes, procure-os no Instagram e Facebook e entregue informações ligadas a tudo o que ele já demonstrou interesse.

Não é possível mensurar resultados – MITO

No rol das dicas de como vender pelo Instagram, essa com certeza, é uma das mais valiosas: com o Pixel do Facebook – programa que rastreia o comportamento online do usuário.

Com ele, você pode encontrar e avaliar dados estratégicos sobre a sua marca no mundo digital. Desde a percepção da sua marca diante do público, até o número de vendas finalizadas por meio de botões de ação incluídos em seu perfil.

Instagram gera resultados – FATO

“Este fato é respondido na questão anterior. Se é possível mensurar resultados, é porque eles existem”, afirma Daniel. Basta ter os objetivos muito bem definidos – conversão, fidelização e retenção, por exemplo – para criar conteúdos que cumpram a função desejada.

É difícil criar conteúdo para o Stories – MITO

“O aplicativo do Instagram possui diversas ferramentas de edição e personalização de fotos e vídeos, o que facilita muito a criação de conteúdo”, informa o especialista.

Você que quer saber como vender pelo Instagram usando os Stories temos ainda mais dicas de Daniel nesse link.

“Aproveite também a facilidade de interagir com seus clientes por direct message assim que eles responderem um stories da sua marca”, completa.

Como usar o Instagram para vender?

Como melhorar as redes sociais da sua marca com base nos mitos e fatos apresentados aqui? Listamos três dicas de como vender pelo Instagram imperdíveis para aplicar agora e fazer sucesso na internet.

1) Invista em branded content

Entre as dicas de como vender pelo Instagram, a mais fundamental delas é não só postar conteúdos dos seus produtos e serviços. Invista em conteúdos de aprendizado sobre eles, que gerem curiosidade e ao mesmo tempo que guiem o interesse do seu cliente por adquiri-lo.

Tais conteúdos não são aquelas publicações que você impulsiona ou anuncia. “Para produzir esse tipo de conteúdo, tenha também parceiros que falem do seu produto por você. Com isso, seu cliente terá ainda mais confiança na hora de pagar por um produto ou serviço que você está oferecendo”, explica o especialista do Facebook.

Esses parceiros podem ser famosos e influenciadores que vão adicionar mais integração e integridade na sua marca.

2) Teste formatos de publicações

Não há uma fórmula mágica para fazer sucesso e ter muitas vendas no Instagram. Por isso, é preciso testar os formatos de publicações para saber como seu público prefere consumir o conteúdo. Faça publicações no feed, nos stories, reels, lives e anúncios para saber onde a sua conversão é maior e para onde deve ser destinado o conteúdo.

3) Personalize conteúdos para o Instagram

“Um mesmo anúncio pode ser veiculado no Facebook e no Instagram, não há problema. Mas você precisa estar atento ao direcionamento nas plataformas. Seu seguidor muda o comportamento de acordo com a rede social que ele está e você precisa estar ligado nisso.

4) Use o Instagram Shop

Em nossa lista de dicas de como vender pelo Instagram não poderia faltar uma plataforma de venda online própria da rede social.

Sim, o Instagram Shop permite a comercialização de produtos de forma simples e eficaz. Nele, você pode inserir etiquetas de identificação nos produtos fotografados e facilita o caminho do seu consumidor até a finalização da compra.

Dessa forma, você pode usar estratégias para aumentar o alcance com as ferramentas de impulsionamento. Assim, mais pessoas serão impactadas por seu conteúdo, o que resulta no aumento de vendas pelo Instagram no fim do mês.

Porém, para usar o Instagram Shop você precisa vender produtos físicos como roupas, acessórios, sapatos ou mesmo alimentos e ter uma loja virtual fora do instagram na internet.

O cadastramento das fotos e descritivos do produtos no Instagram Shop é feito pelo Gerenciador de Negócios do Facebook. Por isso, será necessário conectar o perfil comercial do Instagram com a página da empresa do Facebook.

5) Faça Lives Shop

Um dos recursos mais utilizados durante a pandemia e que revolucionou o relacionamento das empresas com os seus clientes foi a Live Shop, também conhecida como live commerce.

A Live Shop nada mais é do que usar o recurso da transmissão ao vivo do Instagram para realizar vendas de produtos e serviços ao vivo.

E não há muito segredo em vender em lives no Instagram, dois fatores são primordiais para que você tenha sucesso nesse formato:

  • Divulgação e engajamento para o dia da transmissão;
  • Gatilhos mentais de venda ao vivo.

Desta forma, entre as nossas dicas de como vender pelo Instagram, recomendamos que faça de sua Live Shop um grande evento online. Marque com antecedência e divulgue em todas as redes sociais de sua empresa, ofereça vantagens como sorteios e descontos para quem comprar ao vivo.

Mostre os bastidores da preparação do cenário e dos produtos que você selecionou para sua live nos dias anteriores à data da transmissão em stories interativos com enquetes e caixas de perguntas.

Desse modo, você envolve seu público nessa empreitada e terá audiência no dia da transmissão. Na hora da live, aja com naturalidade como se estivesse em sua loja física apresentando os produtos como se fosse uma venda convencional. Prepare uma equipe de apoio para atender e responder os interessados no chat para fechar as vendas.

E nessa hora, nada melhor do que contar com o Super Link da Cielo para facilitar a dinâmica da sua Live Shop. Com ele você passa os valores para o seu cliente e ele escolhe como pagar. Rápido e fácil para você não perder nenhuma venda.

Veja mais como o Super Link funciona aqui.

Gostou dessas dicas de como vender pelo Instagram? Veja mais dicas do especialista do Facebook, Daniel Paz nesse vídeo em nosso Canal do YouTube:


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