Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como começar a vender brigadeiro e criar um negócio de sucesso? Veja dicas!

Quer saber como começar a vender brigadeiro? Veja 7 sugestões, os tipos de brigadeiro e outras dicas para ter um negócio lucrativo.
Publicado por Equipe Cielo

Mesa azul com algumas variedades de brigadeiros, ao todo são dez na foto.

Você que está pensando em abrir um novo negócio ou precisa de uma renda extra, sabe como começar a vender brigadeiro?

Estamos falando de um doce que é campeão de preferência do público de norte a sul do país, praticamente um símbolo nacional.

Então por que não aproveitar esta oportunidade e ganhar dinheiro providenciando algo que o povo gosta tanto?

No texto abaixo, veja como começar a vender brigadeiro passo a passo, conheça os diferentes tipos, dicas para iniciar o negócio e como receber os pagamentos e lucrar muito com os docinhos.

Acompanhe até o final!

Como começar a vender brigadeiro em 7 passos

Começar a vender brigadeiro não precisa ser uma tarefa difícil.

É claro que força de vontade e dedicação não podem faltar, além de um bom planejamento para vender mais.

Vamos ver o passo a passo para começar a faturar.

1. Estude um público-alvo

Como comentamos na abertura, o brigadeiro é quase unanimidade nacional.

Então, você tem muitas opções para escolher o seu público-alvo e o local onde vai oferecer os doces:

  • O seu bairro
  • Porta de escola ou faculdade
  • Saída de locais de trabalho
  • Centro da cidade

Enfim, as opções são variadas, vai depender do público escolhido.

Se quiser alcançar um público jovem, por exemplo, a proximidade com locais de estudo pode ser uma boa.

Para o público feminino, pode ser ao lado de um salão de beleza, e assim por diante.

2. Estude os concorrentes

Quem mais vende brigadeiro na sua área?

Quais opções eles oferecem?

Qual preço estão cobrando?

Para ter sucesso nesse ramo (e em qualquer outro), é preciso ter um diferencial competitivo, ou seja, oferecer algo que mais ninguém tem.

E isso você só consegue garantir se conhecer bem a concorrência.

3. Defina um investimento inicial

É possível começar com um investimento mínimo, tendo apenas os ingredientes suficientes para fazer os brigadeiros do dia.

Porém, se você precisar se locomover até o local de venda ou se quiser fazer anúncios na internet, por exemplo, terá que pensar nesses custos extras.

Quem decide o tamanho do seu investimento é você.

4. Encontre bons fornecedores

Aqui está um ponto crucial para negócios envolvendo vendas: bons fornecedores.

Pesquise o melhor local para comprar os ingredientes, que ofereça qualidade e bons preços nos seguintes itens:

  • Chocolate em pó
  • Leite condensado
  • Creme de leite
  • Manteiga ou margarina
  • Chocolate granulado e confeitos.

Algumas receitas incluem outros ingredientes, aí vai depender do seu gosto e do gosto dos seus clientes.

5. Identifique o preço de venda e o custo do brigadeiro

Outro ponto importante e no qual muitas pessoas que empreendem tropeçam é a precificação.

É preciso contabilizar com cuidado todos os custos e incluir a margem de lucro desejada, levando em conta também os preços da concorrência para não ficar caro demais nem barato demais, é importante aprender a colocar preço no produto e faturar bem.

 

6. Faça o planejamento financeiro

Outro aspecto crucial para negócios de vários tipos: faça um planejamento financeiro cuidadoso.

Use planilhas para conhecer bem seus custos e seus resultados.

Só assim você poderá tomar decisões acertadas e fazer o negócio crescer, pois a gestão financeira para pequenas empresas é vital.

7. Tenha os utensílios necessários

Preparar brigadeiro não tem muito mistério, mas é importante garantir que você conte com os utensílios necessários:

  • Panela
  • Espátula antiaderente
  • Formas
  • Guardanapos
  • Touca, luvas e máscara

Eles precisam ser de boa qualidade para não atrapalhar a sua produção.

Tipos de brigadeiro para vender

Quanto mais diversificado for o seu cardápio, maior será o público que você conseguirá agradar.

Veja alguns tipos diferentes de brigadeiro para vender:

  • Brigadeiro tradicional: a receita clássica de um dos doces mais amados do Brasil
  • Brigadeiros veganos: ofereça opções sem ingredientes de origem animal, ou seja, leite condensado, creme de leite e manteiga. Você pode usar cacau em pó, leite de soja e, dependendo da receita, até pasta de amendoim, banana, paçoca, café, etc
  • Brigadeiro fit: conquiste o público que ama o doce, mas não quer sair da dieta com receitas fit. É possível usar cacau em pó, farinha de aveia, leite desnatado em pó, etc
  • Brigadeiro gourmet: é basicamente uma versão mais “chique” ou incrementada do brigadeiro tradicional, adicionando ingredientes como nozes, amêndoas, napolitano, chocolate belga, creme de avelã, enfim, a criatividade aqui não tem limites.

Dicas para lucrar vendendo brigadeiro

Depois de escolher e aprimorar suas receitas e definir seu público, é hora de faturar.

Veja dicas de como fazer do gosto pelo brigadeiro um negócio lucrativo.

Comece hoje

Não espere as condições ideais para iniciar o empreendimento, até porque provavelmente elas nunca chegarão.

Comece nas condições que você tem hoje, aproveitando suas habilidades no preparo do brigadeiro e a simpatia para lidar com o público.

Dedique-se no preparo e na organização dos doces e na organização dos números.

À medida que os resultados aparecerem, você poderá incrementar o negócio e deixá-lo mais parecido com o que sonhou.

Mas comece agora mesmo!

Escolha ingredientes de qualidade

Isso é muito importante: a qualidade (e o sucesso) do seu produto final está atrelada à qualidade dos ingredientes.

Portanto, não economize demais aqui.

Não é preciso optar pelas alternativas mais luxuosas em cada item, mas priorize aquelas que vão possibilitar um padrão de qualidade aceitável para e fazer com que o seu negócio prospere.

Isso será fundamental para a – e para que ocorra a famosa e eficiente propaganda espontânea.

Identifique os sabores mais vendidos

A partir de um estudo dos seus próprios resultados (fazer é uma boa) e da concorrência, identifique quais são os sabores mais vendidos e foque neles.

Garanta que não vão faltar e considere oferecer outras linhas similares.

Por exemplo, se uma receita com pasta de amendoim fizer muito sucesso, ofereça outras opções fit ou use a pasta de amendoim em outras combinações, enfim.

Invista na divulgação pelas redes sociais

Hoje em dia a presença digital é praticamente obrigatória, mesmo para negócios que começam pequenos.

Crie perfis nas redes sociais e divulgue com força os seus produtos.

Com um link de pagamento, é possível vender direto pela internet, inclusive.

Se tiver condições, invista em anúncios para alcançar o público desejado com mais eficiência.

Tenha parcerias com empresas e faculdades

Parcerias entre negócios de ramos diferentes sempre dão muito certo.

Considere oferecer descontos para clientes de uma barbearia próxima, por exemplo.

Isso pode aumentar bastante a sua clientela.

Crie kits especiais e explore as datas comerciais para melhorar seu ticket médio

Você sabe o que é ticket médio?

É uma das métricas mais importantes que você tem que monitorar, pois mostra quanto cada cliente gasta com o seu negócio, em média.

Para aumentar esse indicador, crie kits especiais combinando vários produtos.

E aproveite as datas comemorativas – principalmente a Páscoa, que tem a ver com chocolates e doces, mas não só ela, pois o Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais também são muito interessantes, entre outros.

Tenha um bom sistema para receber pagamentos

Para encerrar esse texto, aqui vai uma dica bônus: as pessoas estão muito acostumadas com a facilidade gerada pela variedade de formas de pagamento.

Portanto, você precisa ter um bom sistema para receber os pagamentos.

Se não aceitar o método que a pessoa gosta de usar, o mais provável é que ela simplesmente desista e compre em outro lugar, o que seria trágico para o seu negócio.

É para evitar isso que a Cielo existe.

Com as nossas soluções para varejo, você não perde nenhuma venda!

Conheça nossas maquininhas e outros produtos feitos sob medida para ajudar o seu negócio a decolar!

Matérias mais recentes

Chuvas na região Sul: orientações importantes para clientes Cielo

O Sul do Brasil vem sendo fortemente impactado pelas chuvas intensas e enchentes dos últimos dias. A Cielo se solidariza…

Publicado por Equipe Cielo

Conheça os 11 golpes mais comuns e confira dicas de segurança para proteger sua empresa!

Você conhece os principais golpes contra estabelecimentos comerciais? A cada dia, pessoas mal-intencionadas elaboram novos truques e armadilhadas que podem…

Publicado por Equipe Cielo

Com foco em soluções para impulsionar vendas em diferentes canais, Cielo está presente no VTEX Day 2024

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, é uma das participantes do VTEX Day 2024, um…

Publicado por Equipe Cielo

ICVA indica queda de 1,1% nas vendas no Varejo em março

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indica que, em março de 2024, as vendas no Varejo caíram 1,1% em…

Publicado por Equipe Cielo

Rosy Fharia Hair Alongamento: conteúdos educacionais da Cielo ajudam a impulsionar salão

Muitos negócios precisaram se reinventar durante a pandemia e não foi diferente com o salão Rosy Fharia Hair Alongamento. Especializado…

Publicado por Equipe Cielo

Autocom 2024: Cielo marca presença na maior feira de automação comercial do Brasil

A Cielo, referência no setor de meios de pagamentos no país, estará presente na 24ª edição da AUTOCOM, a maior…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288