Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como criar promoção para o Dia das Crianças? Dicas para aumentar o faturamento!

Veja ideias de como promover a venda no seu estabelecimento na principal data comemorativa de outubro!
Publicado por Equipe Cielo

Menina sorri para sua mãe ao receber presente que ela comprou em promoção para o dia das crianças.Você pretende realizar alguma promoção para o Dia das Crianças no seu negócio?

Pense com carinho nesse assunto, pois o dia 12 de outubro tem um bom potencial de vendas para nichos diversos.

Por isso, esta é uma oportunidade de ouro, principalmente se você abriu seu negócio com pouco dinheiro e precisa melhorar seu faturamento.

Confira neste texto sete ideias de promoção para o Dia das Crianças, além de outras informações sobre a data.

Por que fazer promoção para o Dia das Crianças?

Fazer promoção para o Dia das Crianças é importante porque estamos falando da principal data do calendário comercial de outubro, além de ser uma das mais importantes do ano.

O desempenho do comércio em 2022 mostra que as lojas que investirem em ações relacionadas à data podem ter bons resultados.

Segundo pesquisa do Serasa Experian, as vendas na semana de 12 de outubro de 2022 tiveram um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior.

Foi o melhor desempenho desta época desde 2012.

Quais são as vantagens das promoções?

Se você ainda tem dúvidas se deve criar uma promoção para o Dia das Crianças, dê uma olhada nesta lista de vantagens:

  • Mais vendas: pais, responsáveis, padrinhos e familiares costumam presentear a garotada pela data, gerando uma demanda interessante;
  • Alto ticket médio: uma única pessoa adulta pode ter necessidade de comprar vários presentes, gastando mais a cada compra;
  • Concorrência: a promoção ajuda sua loja a ficar à frente da concorrência, que provavelmente também terá suas estratégias para alavancar as vendas no período;
  • Chance de fidelizar: além disso, você pode atrair um público diferente e ganhar sua simpatia ao agradecer pela compra, dando o primeiro passo para a fidelização.

Prepare-se para o Dia das Crianças com antecedência

Antes de sair criando alguma promoção para o Dia das Crianças, é preciso pensar no seu plano de negócio para a ocasião.

Para isso, existem dois aspectos que merecem sua atenção.

Decoração personalizada: ela faz toda a diferença!

É preciso mostrar para o público que sua loja está no clima da data.

Embora a decisão de compra seja dos adultos, a decoração vai mostrar a eles que poderão encontrar o que precisam para agradar os pequenos.

Em lojas físicas, vale abusar das cores na vitrine e exibir os produtos voltados ao público infantil, que são a principal aposta para a data.

No e-commerce, coloque um banner relacionado à data no topo do seu site, use imagens abertas relacionadas ao público infantil e destaque os produtos mais procurados para a ocasião.

Previna-se contra a falta de estoque

A dica de prestar atenção ao estoque também vale para lojas presenciais e online.

Afinal, se você está buscando ideias de promoção para loja infantil, é porque pretende vender bem, certo?

Por isso, se prepare para manter o estoque abastecido e evitar vendas perdidas por falta de itens. Fazer um inventário do estoque previamente é sempre uma medida importante.

E lembre-se: a maioria das vendas ocorre na semana que antecede o 12 de outubro. Então, vá monitorando a demanda e, se for preciso, mude suas promoções.

Cuidar do estoque pode ser mais desafiador para negócios com investimento inicial não muito alto.

Se for o seu caso, dê uma atenção especial a isso.

7 ideias de promoção para o Dia das Crianças

Depois de planejar a decoração e garantir o estoque, chega o momento de ter ideias de promoção para o Dia das Crianças.

Para ajudar, veja as sete dicas que preparamos!

1. Crie kits temáticos

Seja qual for o seu nicho, você pode criar kits de produtos que podem ser comprados por um preço mais baixo do que as pessoas pagariam adquirindo os itens avulsos.

Assim, você aumenta o ticket médio, ou seja, o valor de cada compra.

Lojas de roupas podem criar conjuntinhos de peças infantis, livrarias podem reunir livros de historinhas sobre temas como animais, fábulas, super-heróis e por aí vai.

O importante é usar a criatividade e pensar no que seu negócio tem a oferecer.

2. Invista em concursos culturais

Você pode pedir uma frase, um desenho, uma redação ou um poema e premiar o mais criativo.

Essa iniciativa costuma agradar crianças e pais, pois desperta a criatividade.

Porém, é preciso destacar que a legislação não permite publicidade dentro do concurso.

Por isso, o tema não pode ser referente a algum produto ou serviço oferecido pela sua loja.

3. Ofereça brindes interessantes

Você pode apostar em brinquedinhos para agradar os pequenos ou outros mimos para adultos que visitarem seu negócio.

A melhor decisão pode variar de acordo com as características do seu negócio.

O importante é deixar sua marca visível nos brindes.

Programe-se com antecedência para evitar atropelos, pois muitos comerciantes certamente terão a mesma ideia, aumentando a demanda dos fornecedores.

4. Faça sorteios especiais

Distribua os números e defina os resultados pela Loteria Federal.

Faça um evento para anunciar o vencedor, seja por vídeo nas redes sociais ou na própria loja física.

O prêmio não precisa ser caro, até porque para sortear algum item com valor acima de R$ 1 mil, é preciso ter autorização do Ministério da Fazenda.

Crianças gostam de participar de sorteios e podem pedir que seus pais confiram, o que gera a visibilidade e o engajamento esperados.

5. Promova atividades infantis

Promover atividades de recreação pode atrair os pequenos e ainda deixar os pais com mais liberdade para escolher algum produto da loja.

Ou seja: só vantagens!

Contrate profissionais de recreação experientes em lidar com crianças.

Atividades como jogos, desenhos e pinturas costumam fazer sucesso.

6. Organize encontros com personalidades

Chame alguém famoso para distribuir autógrafos e interagir com as crianças na loja.

Há youtubers, blogueiros, artistas e esportistas dispostos a fazer esse trabalho por um cachê, os famosos “influenciadores”.

Pense em alguém envolvido em alguma atividade relacionada com seu público-alvo.

Por exemplo, uma loja de esportes pode chamar um atleta ou ex-atleta.

7. Incentive a doação de brinquedos para instituições

Você pode colocar algum brinquedo simples à venda para ser destinado a uma instituição de assistência a crianças em vulnerabilidade.

Faça convênios com alguma instituição séria e encaminhe a ela os presentes comprados com essa finalidade.

Essa promoção pode ser útil porque muitas pessoas estão dispostas a ajudar ações de solidariedade, mas muitas vezes não encontram tempo entre seus afazeres para isso.

Bônus: ideias de promoção para loja infantil

Se você tem uma loja voltada ao público infantil, não há limites para a criatividade na hora de bolar uma promoção para o Dia das Crianças.

Veja algumas ideias específicas para o seu nicho:

  • Aluguel de brinquedos: na semana antes do dia 12, você pode atrair os pequenos alugando brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas, desde que tenha alguém habilitado e especializado em recreação acompanhando a brincadeira;
  • Dia da fantasia: também na semana do Dia das Crianças, ofereça vantagens em compras para pais que levarem seus filhos fantasiados e crie um concurso da melhor fantasia com um prêmio atrativo;
  • Mural criativo: convide as crianças a desenharem e escreverem em um mural e deixe as figuras expostas até o fim do ano, para que várias crianças voltem com outras pessoas para mostrarem suas artes;
  • Fotos antigas: ofereça um desconto para quem enviar fotos dos filhos ou de si mesmo quando criança e publique em suas redes sociais – com a devida autorização, é claro. Não esqueça de usar uma hashtag especial associando sua marca à ação.

Conheça as leis da publicidade infantil

Quando falamos em promoção para o Dia das Crianças, é preciso lembrar dos cuidados referentes à publicidade infantil.

Por isso, antes de definir qualquer tipo de divulgação, é recomendável dar uma lida na cartilha da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abap).

Ali, você encontra todas as orientações necessárias para fazer sua publicidade sem contrariar a legislação.

As regras incluem não usar verbos no tempo imperativo, evitar conteúdos que desencorajem as relações harmoniosas entre as crianças e seus familiares ou que comprometam a saúde e a educação, incluindo o cuidado com preconceitos de cunho racial, religioso e/ou social.

Também é preciso contribuir para uma relação saudável da criança com os animais, o meio-ambiente e as pessoas, evitando ideias de competitividade e egoísmo.

A cartilha mostra todas as regras com alguns exemplos.

E para não perder nenhuma venda do Dias Crianças, você pode contar com as soluções da Cielo e oferecer todas as formas de pagamento com segurança e agilidade.

Além das máquinas de cartão ideais para cada perfil de negócio, temos o que você precisa para vender na internet, sejam soluções de e-commerce, vendas no WhatsApp ou links de pagamento. Assim, você pode fazer vendas nos meios digitais mesmo sem ter uma loja virtual!

E como a Cielo vai muito além da maquininha, você conta também com diversos produtos para melhorar as vendas, a gestão e as finanças da sua empresa!

Receba uma proposta personalizada!

Veja também:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288