Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Controle de estoque: prepare sua loja para vender mais no fim de ano

Publicado por Equipe Cielo

Fim de ano chegando e, junto com ele, a oportunidade de vender mais. Para isso, é preciso estar preparado para atender o aumento de demanda. Por onde começar? A resposta é simples: pelo controle de estoque!

Afinal, datas como Natal e Ano-Novo impulsionam as vendas e é necessário estar com o estoque em dia para não deixar seus consumidores frustrados.

Por isso, destacamos 5 dicas-chave para você fazer uma boa gestão de estoque e aproveitar o aquecimento do comércio nas festas de fim de ano!

1. Promova uma “queima” de estoque

Sabe aqueles produtos que não venderam tão bem, mas estão ocupando espaço no seu estoque? Livre-se deles promovendo uma “queima” de estoque!

Faça promoções, ofereça descontos, monte combos de produtos. Esse tipo de oferta atrai os consumidores e ajudam a fazer a rotatividade dos itens que estão parados no seu estoque.

Resultado: além da oportunidade de aumentar o fluxo de vendas, você ainda libera espaço para armazenar itens que estão em alta na preferência dos seus clientes.

2. Identifique a demanda por produtos sazonais

Ninguém vende árvore de Natal em fevereiro ou artigos de Carnaval em dezembro. E a razão para isso é uma só: são produtos com demanda sazonal.

E o que isso tem a ver com controle de estoque? Tudo!

Você precisa identificar quais itens são mais consumidos em determinadas épocas e, se possível, consultar o histórico de vendas dos anos anteriores para calcular os pedidos aos fornecedores.

Isso ajuda você a comprar o que precisa, nem mais, nem menos. Assim, você não corre risco de perder vendas de oportunidade ou ter estoque parado quando a demanda cessar.

3. Faça um inventário do estoque

Inventário de estoque é o levantamento realizado, no qual é feita uma listagem das mercadorias disponíveis e que inclui também a quantidade de cada produto.

Com essa lista, você consegue mapear todos os itens armazenados no seu estoque e verificar o que precisa de reposição e o que está sobrando.

Dependendo do segmento do negócio, o inventário de estoque deve indicar também os prazos de validade de cada produto e a quantidade de matéria-prima necessária para sua produção.

Faça isso de forma cuidadosa e detalhada! Qualquer falha nesse levantamento pode gerar frustração entre seus clientes ou até problemas com fiscalização.

4. Organize seus produtos

Fazer o controle do estoque também envolve organizar e armazenar seus produtos de forma otimizada.

Isso ajuda a utilizar melhor o espaço disponível e também a facilitar a separação dos itens vendidos.

Essa organização precisa seguir uma lógica que faça sentido para o seu negócio.

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas e quer zerar seu estoque, pode ser útil separar peças semelhantes por tamanho e cor.

Outra forma de organização separa os itens de acordo com a demanda, ordenando os produtos dos mais vendidos para os menos vendidos.

5. Exponha seus produtos estrategicamente

Pode não parecer, mas a gestão do seu estoque bem-feita impacta até a definir a forma como seus produtos devem ficar expostos na sua loja, seja ela física ou online.

Sim, isso mesmo. Entender a situação do seu estoque permite que você defina melhores estratégias de exposição das mercadorias.

Assim, você pode reservar as áreas mais nobres da sua loja ou as prateleiras com melhor fluxo de clientes para os produtos que têm melhor saída.

Se você tem um e-commerce, isso vai ajudar a definir quais produtos você deve priorizar nas redes sociais ou no destaque da página inicial do seu site.

Maquininha que ajuda que ajuda no controle de estoque? A Cielo tem!

Já que o assunto é controle de estoque, vale falarmos da LIO, maquininha da Cielo que ajuda você não só a fazer a gestão do seu estoque de forma digital, mas também o fechamento de caixa, gerenciar suas vendas e sua equipe e muito mais!

Com a LIO, você tem acesso à Cielo Store, que tem mais de 50 aplicativos para integrar seus sistemas e fazer gestão do seu negócio.

Saiba mais sobre a LIO e o portfólio de maquininhas da Cielo!


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288