Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Adquirência: o que é e como funciona? Tudo sobre credenciadores

Publicado por Equipe Cielo

Maquininhas de cartão da Cielo, uma das maiores empresas de adquirência.

Saber o que é adquirência é essencial se você pretende entender como funcionam os pagamentos por cartão.

O sistema financeiro tem evoluído cada vez mais, e as empresas que realizam este processo estão sempre se adaptando a novidades.

Por isso, contar com os serviços de uma credenciadora é uma verdadeira necessidade para negócios de qualquer segmento.

Por isso, leia este texto até o fim para entender o que é adquirência e como esse sistema pode ser útil para melhorar suas vendas.

O que é adquirência?

Adquirência é o processo de liquidação de uma transferência eletrônica por cartão de crédito e de débito, a partir da intermediação entre vários sistemas.

Para que um pagamento seja feito, vários sistemas precisam ser integrados, e a empresa responsável por esse processo é chamada de credenciadora ou adquirente.

É ela que oferece a maquininha de cartão ou a solução para que a empresa receba pagamentos pela internet.

Existe também a opção Tap on Phone, em que o comerciante pode receber pagamentos por aproximação direto no celular.

Para que você entenda bem o que é adquirência, é preciso conhecer os diferentes sistemas que operam nas transações por cartão.

Veja abaixo.

Bancos

Durante o pagamento, o banco é responsável pela análise que vai definir se o pagamento será autorizado.

Caso o valor ultrapasse o limite ou a fatura não tenha sido paga, por exemplo, é o sistema da instituição financeira que rejeita a transação.

Bandeiras de cartão

A bandeira é responsável pela comunicação entre os sistemas do adquirente e do emissor para concretizar o pagamento.

Por isso, só é possível pagar com um cartão se o sistema usado na adquirência, que pode ser uma maquininha ou uma loja virtual, aceitar aquela bandeira.

As principais bandeiras em atividade no Brasil são Visa, Mastercard, American Express e Diners Club, embora haja várias outras.

Credenciadoras

A explicação sobre o que é adquirência passa pelas credenciadoras, pois são justamente elas as responsáveis por esse processo.

Por isso, também são chamadas de adquirentes – a Cielo é uma das principais e a mais conhecida do país.

Quando um pagamento por cartão é liquidado, os dados do consumidor são enviados ao sistema da loja.

Então, a credenciadora envia essas informações para os bancos e as bandeiras, que definem se a transferência pode ser realizada.

Caso o banco e a bandeira autorizem, também é a credenciadora que faz a liquidação, depositando o valor da venda na conta do lojista, já com o desconto de taxas do sistema.

Maquininha de cartão

A maquininha de cartão é o equipamento usado em lojas físicas e entregas para realizar a adquirência.

Por isso, as credenciadoras costumam distribuir os dispositivos aos lojistas, embora outras empresas de pagamentos também prestem esse serviço.

Para fazer um pagamento, o cliente insere o chip no equipamento ou aproxima o cartão pelo sistema NFC e digita a senha, caso seja necessário.

A partir desse comando, o sistema envia os dados para as bandeiras e os bancos e liquida a transação, caso não haja nenhum problema.

Subadquirentes

As subadquirentes são empresas que fazem uma intermediação entre o sistema do lojista e a própria adquirente.

Assim, o varejista só precisa fazer contato com a subadquirente, que cuida de todo o resto do processo.

Não é necessário usar esse sistema, mas alguns varejistas fazem essa escolha para facilitar o processo de implementação.

Porém, esses comerciantes em geral pagam um percentual maior sobre cada venda.

Adquirência no Brasil

Além de entendermos o que é adquirência, é importante destacarmos a história desse serviço no Brasil.

Hoje, o sistema de cobranças evoluiu a ponto do cartão de crédito e de débito estarem entre os meios de pagamento mais usados no país.

Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ao longo do ano foram registradas 18,2 bilhões de operações com o cartão de crédito, o segundo meio mais usado.

O cartão de débito ficou logo atrás, com 15,6 bilhões de transações.

Um grande fator para esses resultados é justamente a agilidade do processo de adquirência.

Mas nem sempre foi assim.

Até o final dos anos 1990, as transações eram manuais, e as máquinas tinham um sistema de cópias semelhante ao papel carbono para gerar um documento que era apresentado pelo banco ao lojista.

A Cielo foi fundada em 1995, justamente na época em que esse sistema começava a ser modernizado com as transações eletrônicas.

A Cielo foi protagonista desse processo, e em 2004 já ajudava a agilizar as cobranças para meio milhão de clientes com suas primeiras maquininhas com leitor de chip.

Hoje, com 28 anos e várias novas tecnologias, a Cielo segue sendo referência em adquirência no país e apresentando cada vez mais novidades aos seus clientes.

Quais são os benefícios da adquirência?

Além de entender o que é adquirência, é importante saber também como ela pode ajudar uma empresa e seus clientes.

Veja agora as vantagens da adquirência.

Segurança

Seja no ambiente físico ou virtual, as transações realizadas por meio de uma adquirente são muito mais seguras.

Por meio de tecnologias como criptografia, os dados de cobrança são protegidos contra invasões ou fraudes que possam causar algum risco.

Assim, tanto o consumidor quanto o comerciante podem ficar tranquilos na hora da transação.

Flexibilidade

A possibilidade de cobrar por cartão de crédito ou débito é uma forma de dar mais flexibilidade aos consumidores para que eles paguem como quiserem.

Além disso, as maquininhas e os sistemas online atualmente aceitam pagamento por carteiras digitais e Pix, aumentando ainda mais o leque de possibilidades para os consumidores.

Agilidade

A adquirência permite que o pagamento seja concretizado em segundos, dando mais agilidade ao processo de transação.

Essa é uma vantagem para estabelecimentos físicos, pois não é preciso contar dinheiro físico e dar troco ao cliente, e para lojas virtuais, pois o comerciante não precisa esperar a compensação do boleto para enviar o produto.

Aumento da conversão

Com uma adquirente que aceite várias bandeiras, o comerciante evita perder vendas porque o consumidor não tem como pagar.

Esse risco é cada vez maior, já que a facilidade de pagar de vários meios hoje em dia e o medo de roubos faz com que os consumidores deixem de ter dinheiro em espécie na carteira.

Portanto, com um obstáculo a menos, a taxa de conversão aumenta.

Fidelização

Quando o cliente percebe que pode pagar da forma como prefere em um estabelecimento, ele tende a escolher aquele local para fazer suas compras.

Por isso, contar com uma credenciadora pode ser um diferencial para fidelizar os consumidores.

Antecipação de recursos

Adquirentes como a Cielo oferecem o recurso de antecipação de recebíveis, em que o comerciante recebe com antecedência o valor de suas vendas a prazo.

Assim, fica mais fácil manter as operações do negócio sem precisar esperar meses pela transferência vendas já realizadas.

Adaptação a novidades

Os sistemas de pagamento têm mudado muito nos últimos anos, como vimos ao longo deste artigo.

É um processo contínuo, enquanto a inovação tecnológica segue oferecendo novas alternativas a clientes e empreendedores.

Hoje temos o conceito Open Finance, que permite o compartilhamento de dados de um cliente entre diferentes instituições financeiras, com a devida autorização.

Além disso, existem vários tipos de moedas digitais, e em breve teremos o Real Digital.

Todas essas tendências ainda deverão causar um grande impacto nas cobranças, e contar com os serviços de adquirência é uma forma de se preparar para todas as novidades.

Como escolher a empresa para receber pagamentos?

Até aqui, você aprendeu o que é adquirência e como esse sistema pode ajudar seu negócio.

Para escolher a melhor opção entre uma empresa para receber pagamentos, é preciso garantir um sistema que aceite as principais bandeiras de cartões em circulação no país.

Outro fator importante é buscar um sistema que conte com recursos modernos que possam otimizar suas vendas.

Por fim, é preciso garantir que seu sistema tenha segurança e credibilidade para que você possa trabalhar tranquilamente sem nenhum transtorno.

A Cielo garante todas essas vantagens.

Somos pioneiros na adquirência no Brasil, temos recursos que colocam a inteligência de dados a favor do seu negócio e garantimos a segurança das transações de nossos clientes.

Conheça as ferramentas que podem ajudar sua empresa!

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288