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Índice ICVA

ICVA aponta crescimento de 1,1% do Varejo em dezembro

Supermercados & Hipermercados e Óticas & Joalherias foram setores que mais contribuíram com o resultado. Véspera do Natal num domingo teve impacto negativo nas vendas.
Publicado por Equipe Cielo

Mulher oriental e empreendedora analisa resultados do ICVA em um tablet.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, em dezembro de 2023, as vendas no Varejo cresceram 1,1% em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado já considera o desconto da inflação.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o crescimento foi de 4,3%.

No mês marcado pelo Natal, considerada a principal data do Varejo, os macrossetores de Bens Não Duráveis e o de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 2,3% e 0,9%, respectivamente.

Em Bens Não Duráveis, o segmento que mais se destacou foi Supermercados & Hipermercados.

Já em Bens Duráveis e Semiduráveis, o setor de Óticas & Joalherias apresentou o melhor desempenho.

No entanto, o macrossetor de Serviços apresentou queda de 2,5%. O setor de Bares & Restaurantes foi o principal responsável pela baixa.

No geral, efeitos de calendário prejudicaram o Varejo em dezembro deste ano, que teve uma quinta-feira a menos e um domingo a mais, dia de menor movimento para o comércio, em relação ao mesmo mês de 2022.

“O mês de dezembro ficou marcado pela deflação em importantes segmentos do Varejo, como Supermercados & Hipermercados e Móveis, Eletro & Depto, justamente os que mais contribuíram para o crescimento”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

“O resultado poderia ser mais positivo se o dia 24, que costuma ser de forte impacto nas vendas, não tivesse caído num domingo. Esse fator atingiu especialmente lojas de rua. Sabemos que boa parte delas funciona parcialmente ou nem chega a abrir as portas no domingo”, diz.

Desempenho positivo do e-commerce e das vendas presenciais

Em dezembro de 2023, o ICVA aponta que e-commerce teve um crescimento de 4% em termos nominais.

Já as vendas presenciais subiram 4,4% em termos nominais, na comparação com dezembro de 2022.

Transportes e passagens aéreas puxam alta da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do IPCA divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,40% para o mês de dezembro.

Segundo o Instituto, o principal impacto de alta vem do grupo de transportes e passagens aéreas.

Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em dezembro foi de 3,2%.

Em dezembro de 2023, as 5 regiões do Brasil apresentam alta nas vendas do Varejo

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, as cinco regiões do Brasil apresentaram alta nas vendas do Varejo.

Os resultados de cada região em relação a dezembro de 2022 foram:

  • Nordeste: alta de 2,6%;
  • Sudeste: alta de 2,4%;
  • Sul: alta de 2,2%;
  • Norte: alta de 2%;
  • Centro-Oeste: alta de 0,8%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram:

  • Sudeste: alta de 6,3%;
  • Nordeste: alta de 4,5%;
  • Sul: alta de 4,5%;
  • Norte: alta de 4,4%;
  • Centro-Oeste: alta de 3,7%.

Resultado das vendas no Varejo no último trimestre de 2023

No 4º trimestre de 2023, as vendas no Varejo caíram 0,7%, já descontada a inflação, em relação ao mesmo trimestre de 2022.

Em termos nominais, houve crescimento de 2,6%.

Vendas no segundo semestre de 2023

Já descontada a inflação, o faturamento do Varejo no 2º semestre de 2023 caiu 1% em relação ao mesmo semestre de 2022.

Em termos nominais, houve alta de 2,2%.

Resultado anual das vendas no Varejo em 2023

Considerando todo o ano de 2023, o resultado deflacionado do Varejo apresentou redução de 0,6% ante 2022.

Em termos nominais, houve crescimento de 3,5%.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços. O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.
  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

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