Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como funciona o Pix Parcelado? Tire suas dúvidas!

Publicado por Equipe Cielo

Muita gente não sabe da existência, nem como funciona o Pix Parcelado. Por isso, vamos falar sobre esse serviço que já vem sendo oferecido no mercado.

Desde que foi lançado pelo Banco Central (BC), o Pix se difundiu rapidamente no Brasil, sendo considerado uma revolução nos meios de pagamento por aqui.

De lá para cá, o meio de pagamento instantâneo vem ganhando novos recursos e funcionalidades, se consolidando como uma alternativa bastante viável para realizar transações pessoais ou comerciais.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Pix Parcelado!

Pix já é o meio de pagamento mais usado no Brasil

Em pouco tempo de existência, o Pix se popularizou de forma impressionante. De acordo com um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em dados do BC, o meio de pagamentos instantâneos já é o mais usado no Brasil.

A informação é confirmada por outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae.

Ao todo, já são quase 139 milhões de usuários (pessoas físicas e jurídicas) que fazem transferências ou recebem pagamentos com o Pix.

O segundo levantamento indica que os meios de pagamento mais utilizados no Brasil são:

  1. Pix (67%, aumento de 27 pontos percentuais em relação a 2021, com grande adesão no público mais jovem);
  2. Cartão de débito (42%, preferido por pessoas mais velhas);
  3. Cartão de crédito (35%, mais utilizado na classe A/B)
  4. Dinheiro (22%).

O Pix começou a ser desenvolvido pelo Banco Central em 2018 e, desde o início, visava ser um meio de pagamento inovador e em constante evolução, com a liberação de novas funcionalidades – como o Pix Saque, o Pix Troco, o Pix Agendado, o pagamento de boletos com Pix

Uma das novidades previstas é o Pix Garantido, que tem objetivo de permitir o parcelamento das transações via Pix.

Já sabendo da intenção do BC, algumas instituições financeiras e carteiras digitais se anteciparam, disponibilizando esse recurso com o nome de “Pix Parcelado”.

O que é o Pix Parcelado?

O Pix Parcelado é operação de crédito pessoal que permite o parcelamento do valor de uma transação paga com o Pix.

Assim, em vez de disponibilizar o total a ser pago pagamento via Pix de forma integral e de uma só vez, é possível optar por dividir o valor em parcelas.

Entenda como funciona o Pix Parcelado

O Pix Parcelado funciona da mesma forma que o parcelamento feito com o cartão de crédito.

Em grande parte dos casos, as parcelas são debitadas automaticamente, em uma data agendada, na conta corrente de quem fez o Pix Parcelado.

Em alguns casos, a cobrança das parcelas é feita na fatura do cartão de crédito, da mesma forma que as compras parceladas usando o cartão.

Duas observações:

  1. Uma vez realizado, não é possível cancelar o agendamento/cobrança das parcelas do Pix Parcelado;
  2. Se não houver saldo suficiente para cobrir o valor de cada parcela, o pagamento será efetuado da mesma forma. Nesse caso, a instituição financeira cobrirá o valor necessário e o(a) cliente entra no chamado “cheque especial”, pagando as respectivas taxas por essa operação.

O limite disponibilizado para o Pix Parcelado depende do limite do cartão de crédito de quem está pagando ou de análise de crédito feita por cada instituição.

Para esse tipo de transação, as instituições financeiras também determinam ou não a cobrança de juros e outros encargos – como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), por exemplo.

O número de parcelas e as formas de contratação disponíveis para essa modalidade também variam.

Pix Parcelado é uma funcionalidade oficial do BC?

Embora o parcelamento das transações via Pix já esteja sendo disponibilizado no mercado por algumas instituições financeiras, essa ainda não é uma funcionalidade oficial do Banco Central.

Esse recurso está previsto na agenda evolutiva do Pix planejada pelo BC que, inicialmente, considerava uma data para lançar essa modalidade ainda em 2022 com o nome de “Pix Garantido”.

No entanto, o projeto foi adiado e ainda não tem previsão de lançamento.

O que é o Pix Garantido?

Pix Garantido é o nome escolhido pelo Banco Central para nomear a oficialmente a funcionalidade que permite parcelar as transações no Pix.

Na prática, o Pix Garantido equivale ao Pix Parcelado, só que esse último é um produto de crédito pessoal lançado por instituições financeiras.

Benefícios do Pix Parcelado para lojistas

Confira os principais benefícios que o Pix Parcelado pode trazer para lojistas:

  • Um deles é a ausência de risco de inadimplência, já que o pagamento da transação via Pix é garantido pela instituição financeira do(a) pagador(a);
  • Assim como o Pix “normal”, o valor total da transação realizada com o Pix Parcelado também é disponibilizado instantaneamente;
  • O parcelamento ajuda a aumentar o poder de compra das pessoas, o que pode contribuir para aumentar as vendas.

Benefícios do Pix Parcelado para clientes

Agora, que já vimos os benefícios do parcelamento via Pix, vamos conferir os benefícios do Pix Parcelado para clientes:

  • Possibilidade de comprar parcelado mesmo sem ter um cartão de crédito;
  • Alguns lojistas oferecem descontos para pagamentos em Pix, mesmo quando é feito de parcelada;
  • Mesmo com a análise feita pela instituição financeira, essa modalidade de crédito pessoal costuma ser aprovada sem burocracia (a partir do limite de crédito pré-aprovado);
  • Permite a aquisição de produtos e serviços via Pix, mesmo quando o valor necessário não está imediatamente disponível em conta.

Apesar dos benefícios, é importante lembrar que, ao contrário do Pix normal, o Pix Parcelado tem custos.

Por isso, é importante usar o serviço com equilíbrio para evitar o endividamento ou o desequilíbrio financeiro.

Como fazer um Pìx Parcelado?

A maneira de fazer um Pix Parcelado varia de acordo com a instituição financeira ou carteira digital que oferece esse serviço.

Dessa forma, é possível fazer o Pix Parcelado através em maquininhas de cartão (compras presenciais) ou através de aplicativos das instituições financeiras, fintechs ou carteiras digitais que oferecem o serviço (para compras em lojas virtuais).

O número de parcelas disponíveis, assim como o valor mínimo para cada uma delas, também vão depender da instituição que oferece essa modalidade de pagamento.

Existem taxas e limites no Pix Parcelado?

Por ser uma operação de crédito, o Pix Parcelado envolve a cobrança de taxas e limites para utilização do serviço.

Os valores estabelecidos são definidos livremente pelas instituições que disponibilizam o serviço, já que o Pix Parcelado não é um meio de pagamento oficial do Banco Central.

Vantagens de oferecer o pagamento parcelado

Aqui no Brasil, o pagamento parcelado é uma opção muito utilizada, principalmente nas compras de maior valor. De acordo com uma pesquisa de abrangência nacional, 79% das pessoas no país costumam parcelar suas compras.

Para lojistas, oferecer o parcelamento traz vantagens como:

Evitar a perda de vendas

O grande número de clientes que costuma parcelar suas compras já é um bom motivo para oferecer o pagamento parcelado no seu estabelecimento.

Mas considere também que 28% das pessoas que participaram da pesquisa citada acima consideram ruim não ter a possibilidade de parcelar suas compras.

Além disso, 64% afirmam que o parcelamento é a única possibilidade para adquirirem os bens que desejam.

Dessa forma, oferecer o parcelamento das compras não só evita o risco de perder um negócio, como ainda ajuda a aumentar o número de vendas.

Aumentar o valor do ticket médio

A possibilidade de parcelar o pagamento também ajuda a aumentar o valor do ticket médio gasto por cada cliente nas compras.

Com isso, o parcelamento favorece a venda de itens mais caros do seu estabelecimento ou de compras em maiores volumes.

Em datas como Black Friday ou Natal, isso faz ainda mais diferença, pois são épocas em há um crescimento no número de promoções para atrair clientes e a possibilidade de parcelar os pagamentos é um fator decisivo para aumentar sua receita.

Melhorar o fluxo de caixa

Muitas vezes, o prazo de recebimento das vendas parceladas é uma objeção para lojistas oferecerem o pagamento parcelado.

No entanto, é possível aproveitar os benefícios em vender parcelado e melhorar o fluxo de caixa ao mesmo tempo, recorrendo ao adiantamento de recebíveis.

Ofereça outras opções de parcelamento e não perca mais vendas

Além do Pix Parcelado, há outras opções disponíveis no mercado para que o seu estabelecimento possa oferecer o pagamento parcelado.

Confira todas as formas de parcelamento que a Cielo disponibiliza:

Parcelado Banco

Essa opção é uma forma de financiamento na qual os juros são definidos pelo banco emissor ou pela administradora do cartão.

Com ela, é possível parcelar o pagamento em até 24 vezes, com acréscimo de juros mensais fixos às parcelas.

O recebimento da compra ocorre de acordo com as parcelas ou em até dois dias úteis, em caso de antecipação.

Parcelado Loja

Opção mais tradicional de parcelamento, na qual lojistas assumem os encargos necessários para que a compra seja parcelada sem juros em até 12 vezes.

Nesse caso, o valor da venda é recebido de acordo com a quantidade de parcelas ou em até dois dias úteis com o Receba Rápido.

Crediário

O Crediário é uma forma de pagamento parcelado que utiliza o limite do cartão de quem está comprando.

Assim, essa opção de financiamento não envolve análise de crédito e permite o parcelamento das compras em até 48 vezes.

O valor das taxas é determinado pelo banco emissor do cartão, assim como o número máximo de parcelas.

Em relação ao recebimento do valor da compra, é possível ter os valores em conta em até dois dias úteis – com desconto do MDR (sigla para Merchant Discount Rate, taxa administrativa cobrada sobre as transações realizadas com cartão de crédito ou débito em uma maquininha).

Confira como acontecem as vendas no Crediário no Crédito aqui na Cielo:


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288