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Melhores meios de pagamento para e-commerce! Não perca vendas em sua loja virtual

Quer saber quais são os melhores meios de pagamento para e-commerce? Conheça as opções, suas vantagens e quais oferecer.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor negro, em frente a notebook, analisa implementar diferentes formas de pagamento pata seu e-commerce.

Entre todas as formas de pagamento disponíveis no e-commerce, quais são as melhores? Devo vender no crédito, no débito, quem sabe no Pix?

Ter esse tipo de dúvida é comum, mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar.

Este conteúdo lista quais são as opções de meios de pagamento mais indicadas para o e-commerce, além de destacar a importância de diversificar na hora da cobrança.

Acompanhe até o final para entender os impactos nas vendas e atingir o maior número de clientes possível!

Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Como mencionamos na abertura do texto, é importante disponibilizar aos seus clientes os meios de pagamento que eles costumam usar.

Por isso, cartão, Pix, boleto e carteiras digitais são opções tradicionais.

Imagine um consumidor que só compra no crédito, por exemplo, mas não encontra essa possibilidade na sua loja. O que acha que vai acontecer?

Não é difícil supor que ele não vai correr atrás de outra forma de pagamento – vai procurar o mesmo produto em outra loja.

E assim, você vai perder vendas.

Além da diversidade de meios de pagamento, também é importante aceitar vendas parceladas.

Afinal, elas fazem parte da cultura de consumo no Brasil – 75% dos entrevistados pelo Datafolha afirmam que parcelam suas compras.

Vantagens de vender no crédito

As vantagens de vender no cartão de crédito são muitas.

A principal é a quantidade de clientes que você pode atingir.

Somente no primeiro trimestre de 2022, os pagamentos com cartão de crédito subiram 42,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando a incríveis R$ 235,4 bilhões movimentados.

Você não pode ficar fora desta festa, concorda?

Ainda mais que estamos falando principalmente sobre o e-commerce.

E a expansão do comércio online é apontada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), responsável pelo levantamento citado, como uma das principais causas desse aumento no uso do crédito.

Talvez a única desvantagem é que geralmente leva até um mês para receber os valores das vendas – mas esse problema também tem solução, como veremos mais à frente.

Vantagens de vender com Pix

A grande vantagem do Pix é que se trata de uma transferência em tempo real: pagou lá, recebeu aqui.

Não tem tempo de espera, não precisa compensar e está disponível 24 horas por dia (com um limite de R$ 1 mil no horário das 22h às 6h).

Além disso, é um método de pagamento extremamente popular.

Lançado em novembro de 2020, caiu rapidamente nas graças do brasileiro graças à facilidade e gratuidade, e não para de bater recordes.

Em 5 de agosto de 2022, atingiu a marca de 90 milhões de transferências ao longo de um único dia, somando R$ 53,1 bilhões movimentados em 24 horas.

Vantagens de vender no débito

Vender no cartão de débito é bom por dois motivos principais:

  • Cobra taxas mais baixas que o crédito
  • Compensa mais rápido.

Geralmente, o vendedor recebe o valor no dia útil seguinte à transação.

É uma operação mais simples, garantida direto pelo banco emissor, sem envolver as bandeiras de cartão de crédito.

Vantagens de vender por boleto

Mesmo com as novidades tecnológicas, o bom e velho boleto bancário não pode ser desprezado.

Números de 2020 mostravam uma queda de 48% para 33% da preferência pelo boleto nas compras online, mas ainda se trata de uma parcela significativa – o cartão de crédito liderava a lista com 62%.

Sua principal vantagem é alcançar a população desbancarizada, ou seja, que não tem conta em banco, muito menos cartão de crédito.

A maior desvantagem é a facilidade de desistência, o que diminui as compras por impulso.

Afinal, o cliente pode escolher a compra, imprimir o boleto e, depois, decidir não pagar.

Vantagens de vender com carteiras digitais

As carteiras digitais, também chamadas de “wallets”, são um meio de pagamento recente e em crescimento.

Sua principal vantagem é a segurança, pois o cliente pode fazer a compra com o aplicativo no celular, sem precisar revelar seus dados.

Também apresenta a mesma praticidade e rapidez do Pix, por exemplo: a transação acontece em poucos segundos e o dinheiro cai na hora para o lojista.

Algumas das principais carteiras digitais no momento são PayPal, Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay, mas há várias outras disponíveis.

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é uma ferramenta que desempenha papel fundamental para o comércio eletrônico.

Estamos falando da plataforma que faz a integração entre a loja, as instituições financeiras e os adquirentes na hora de uma compra.

Traduzido como “porta de entrada”, o gateway realmente abre os caminhos entre diversos sistemas que precisam se encontrar para que a transação seja efetivada pela internet.

O processo envolve diferentes agentes, que são conectados em poucos segundos.

Basicamente, o cliente envia seus dados, que são criptografados pelo navegador e enviados para o adquirente.

O adquirente faz o meio de campo com a bandeira ou o banco emissor, as informações são verificadas, assim como o limite do cartão de crédito ou saldo na conta corrente (no caso do débito), e a transação é aprovada ou não.

Ao final, as informações são armazenadas nos sistemas de todos os envolvidos.

Tudo isso só é possível graças ao gateway de pagamento, que permite ainda uma série de vantagens, como segurança de dados, variedade de formas de pagamento, uma boa página de checkout, cobrança recorrente, tokenização e outras.

Sem ele, uma loja simplesmente não poderia receber pagamentos online.

O que é um adquirente?

Adquirente é um dos importantes agentes da operação que resumimos acima.

É a empresa responsável por liquidar as transações financeiras, fazendo a comunicação entre as lojas e a bandeira de cartão de crédito ou o banco emissor.

No caso do comércio físico, é quem providencia a maquininha.

A Cielo é um dos maiores adquirentes do Brasil e conta com os mais variados meios de pagamento – aceita mais de 80 bandeiras de cartão diferentes, por exemplo.

Seus serviços também são essenciais para as lojas online.

Posso vender parcelado e antecipar os valores?

Sim, é possível vender parcelado e receber à vista!

As vendas parceladas podem ser autorizadas tanto na máquina de cartão quanto no gateway de pagamento.

Normalmente, o lojista recebe as parcelas a cada mês – em uma venda no crédito à vista, leva cerca de 30 dias para receber o valor.

Pensando nisso, a Cielo sempre oferece opções para facilitar o fluxo de caixa dos seus parceiros, como a antecipação de recebíveis e a antecipação de vendas.

Qual é o melhor meio de pagamento para meu público?

O melhor meio de pagamento para e-commerce vai variar de negócio para negócio.

Como vimos até aqui, as preferências das pessoas são variadas e é preciso buscar o máximo de informações possível sobre as diferentes formas de pagamento, o mercado em que você está inserido e, principalmente, os seus clientes.

Pela ordem de preferência nacional, os melhores meios de pagamento para e-commerce em geral são:

  • Cartão de crédito
  • Boleto bancário
  • Débito online
  • Pix ou transferência bancária tradicional
  • Carteiras digitais.

Então, não dá para seu e-commerce não aceitar pagamentos no cartão, por exemplo.

Normalmente, o ideal é diversificar ao máximo e aceitar todos os meios possíveis.

Mas você pode (e deve) estudar bastante o seu público e perceber que há uma preferência maior por uma ou outra opção.

Na hora de fazer seu planejamento de vendas e também ao decidir quais indicadores de vendas usará para monitorar o seu negócio, leve tudo isso em conta.

Mais uma dica: a Cielo tem ainda outras opções além dos meios de pagamento tradicionais.

Por exemplo, o pagamento por link permite que você venda online sem sequer ter um site próprio.

É só compartilhar o link e sair vendendo.

Ofereça parcelamento e eleve o ticket médio

Depois de ver tudo isso, você já sabe como escolher os melhores meios de pagamento para o seu e-commerce.

Como dica adicional, é essencial que você atente para o ticket médio da sua loja, um dos indicadores mais importantes de um negócio.

Para aumentar esse índice, uma arma eficaz é aceitar o parcelamento.

Afinal, a possibilidade de pagar em até 18x ajuda bastante no poder de compra do brasileiro, que muitas vezes não consegue fazer compras à vista.

Para isso (e muito mais), você pode contar com a Cielo.

Um desses serviços é o Unifica, que permite o controle total sobre suas vendas nas mais diversas formas e maquininhas.

Venha para a Cielo e fature muito mais!


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