Você está em:

Produtos e Serviços

Melhores meios de pagamento para e-commerce! Não perca vendas em sua loja virtual

Quer saber quais são os melhores meios de pagamento para e-commerce? Conheça as opções, suas vantagens e quais oferecer.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor negro, em frente a notebook, analisa implementar diferentes formas de pagamento pata seu e-commerce.

Entre todas as formas de pagamento disponíveis no e-commerce, quais são as melhores? Devo vender no crédito, no débito, quem sabe no Pix?

Ter esse tipo de dúvida é comum, mas não se preocupe: estamos aqui para ajudar.

Este conteúdo lista quais são as opções de meios de pagamento mais indicadas para o e-commerce, além de destacar a importância de diversificar na hora da cobrança.

Acompanhe até o final para entender os impactos nas vendas e atingir o maior número de clientes possível!

Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Como mencionamos na abertura do texto, é importante disponibilizar aos seus clientes os meios de pagamento que eles costumam usar.

Por isso, cartão, Pix, boleto e carteiras digitais são opções tradicionais.

Imagine um consumidor que só compra no crédito, por exemplo, mas não encontra essa possibilidade na sua loja. O que acha que vai acontecer?

Não é difícil supor que ele não vai correr atrás de outra forma de pagamento – vai procurar o mesmo produto em outra loja.

E assim, você vai perder vendas.

Além da diversidade de meios de pagamento, também é importante aceitar vendas parceladas.

Afinal, elas fazem parte da cultura de consumo no Brasil – 75% dos entrevistados pelo Datafolha afirmam que parcelam suas compras.

Vantagens de vender no crédito

As vantagens de vender no cartão de crédito são muitas.

A principal é a quantidade de clientes que você pode atingir.

Somente no primeiro trimestre de 2022, os pagamentos com cartão de crédito subiram 42,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando a incríveis R$ 235,4 bilhões movimentados.

Você não pode ficar fora desta festa, concorda?

Ainda mais que estamos falando principalmente sobre o e-commerce.

E a expansão do comércio online é apontada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), responsável pelo levantamento citado, como uma das principais causas desse aumento no uso do crédito.

Talvez a única desvantagem é que geralmente leva até um mês para receber os valores das vendas – mas esse problema também tem solução, como veremos mais à frente.

Vantagens de vender com Pix

A grande vantagem do Pix é que se trata de uma transferência em tempo real: pagou lá, recebeu aqui.

Não tem tempo de espera, não precisa compensar e está disponível 24 horas por dia (com um limite de R$ 1 mil no horário das 22h às 6h).

Além disso, é um método de pagamento extremamente popular.

Lançado em novembro de 2020, caiu rapidamente nas graças do brasileiro graças à facilidade e gratuidade, e não para de bater recordes.

Em 5 de agosto de 2022, atingiu a marca de 90 milhões de transferências ao longo de um único dia, somando R$ 53,1 bilhões movimentados em 24 horas.

Vantagens de vender no débito

Vender no cartão de débito é bom por dois motivos principais:

  • Cobra taxas mais baixas que o crédito
  • Compensa mais rápido.

Geralmente, o vendedor recebe o valor no dia útil seguinte à transação.

É uma operação mais simples, garantida direto pelo banco emissor, sem envolver as bandeiras de cartão de crédito.

Vantagens de vender por boleto

Mesmo com as novidades tecnológicas, o bom e velho boleto bancário não pode ser desprezado.

Números de 2020 mostravam uma queda de 48% para 33% da preferência pelo boleto nas compras online, mas ainda se trata de uma parcela significativa – o cartão de crédito liderava a lista com 62%.

Sua principal vantagem é alcançar a população desbancarizada, ou seja, que não tem conta em banco, muito menos cartão de crédito.

A maior desvantagem é a facilidade de desistência, o que diminui as compras por impulso.

Afinal, o cliente pode escolher a compra, imprimir o boleto e, depois, decidir não pagar.

Vantagens de vender com carteiras digitais

As carteiras digitais, também chamadas de “wallets”, são um meio de pagamento recente e em crescimento.

Sua principal vantagem é a segurança, pois o cliente pode fazer a compra com o aplicativo no celular, sem precisar revelar seus dados.

Também apresenta a mesma praticidade e rapidez do Pix, por exemplo: a transação acontece em poucos segundos e o dinheiro cai na hora para o lojista.

Algumas das principais carteiras digitais no momento são PayPal, Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay, mas há várias outras disponíveis.

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é uma ferramenta que desempenha papel fundamental para o comércio eletrônico.

Estamos falando da plataforma que faz a integração entre a loja, as instituições financeiras e os adquirentes na hora de uma compra.

Traduzido como “porta de entrada”, o gateway realmente abre os caminhos entre diversos sistemas que precisam se encontrar para que a transação seja efetivada pela internet.

O processo envolve diferentes agentes, que são conectados em poucos segundos.

Basicamente, o cliente envia seus dados, que são criptografados pelo navegador e enviados para o adquirente.

O adquirente faz o meio de campo com a bandeira ou o banco emissor, as informações são verificadas, assim como o limite do cartão de crédito ou saldo na conta corrente (no caso do débito), e a transação é aprovada ou não.

Ao final, as informações são armazenadas nos sistemas de todos os envolvidos.

Tudo isso só é possível graças ao gateway de pagamento, que permite ainda uma série de vantagens, como segurança de dados, variedade de formas de pagamento, uma boa página de checkout, cobrança recorrente, tokenização e outras.

Sem ele, uma loja simplesmente não poderia receber pagamentos online.

O que é um adquirente?

Adquirente é um dos importantes agentes da operação que resumimos acima.

É a empresa responsável por liquidar as transações financeiras, fazendo a comunicação entre as lojas e a bandeira de cartão de crédito ou o banco emissor.

No caso do comércio físico, é quem providencia a maquininha.

A Cielo é um dos maiores adquirentes do Brasil e conta com os mais variados meios de pagamento – aceita mais de 80 bandeiras de cartão diferentes, por exemplo.

Seus serviços também são essenciais para as lojas online.

Posso vender parcelado e antecipar os valores?

Sim, é possível vender parcelado e receber à vista!

As vendas parceladas podem ser autorizadas tanto na máquina de cartão quanto no gateway de pagamento.

Normalmente, o lojista recebe as parcelas a cada mês – em uma venda no crédito à vista, leva cerca de 30 dias para receber o valor.

Pensando nisso, a Cielo sempre oferece opções para facilitar o fluxo de caixa dos seus parceiros, como a antecipação de recebíveis e a antecipação de vendas.

Qual é o melhor meio de pagamento para meu público?

O melhor meio de pagamento para e-commerce vai variar de negócio para negócio.

Como vimos até aqui, as preferências das pessoas são variadas e é preciso buscar o máximo de informações possível sobre as diferentes formas de pagamento, o mercado em que você está inserido e, principalmente, os seus clientes.

Pela ordem de preferência nacional, os melhores meios de pagamento para e-commerce em geral são:

  • Cartão de crédito
  • Boleto bancário
  • Débito online
  • Pix ou transferência bancária tradicional
  • Carteiras digitais.

Então, não dá para seu e-commerce não aceitar pagamentos no cartão, por exemplo.

Normalmente, o ideal é diversificar ao máximo e aceitar todos os meios possíveis.

Mas você pode (e deve) estudar bastante o seu público e perceber que há uma preferência maior por uma ou outra opção.

Na hora de fazer seu planejamento de vendas e também ao decidir quais indicadores de vendas usará para monitorar o seu negócio, leve tudo isso em conta.

Mais uma dica: a Cielo tem ainda outras opções além dos meios de pagamento tradicionais.

Por exemplo, o pagamento por link permite que você venda online sem sequer ter um site próprio.

É só compartilhar o link e sair vendendo.

Ofereça parcelamento e eleve o ticket médio

Depois de ver tudo isso, você já sabe como escolher os melhores meios de pagamento para o seu e-commerce.

Como dica adicional, é essencial que você atente para o ticket médio da sua loja, um dos indicadores mais importantes de um negócio.

Para aumentar esse índice, uma arma eficaz é aceitar o parcelamento.

Afinal, a possibilidade de pagar em até 18x ajuda bastante no poder de compra do brasileiro, que muitas vezes não consegue fazer compras à vista.

Para isso (e muito mais), você pode contar com a Cielo.

Um desses serviços é o Unifica, que permite o controle total sobre suas vendas nas mais diversas formas e maquininhas.

Venha para a Cielo e fature muito mais!

Matérias mais recentes

Gestão empresarial: veja como otimizar processos e maximizar resultados

A gestão empresarial tem um papel decisivo no destino de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. …

Publicado por Equipe Cielo

Cashback: o que é, como funciona e como implementar no seu negócio

O cashback é uma estratégia que vem conquistando espaço nos e-commerces brasileiros, e não é à toa. Com as mudanças…

Publicado por Equipe Cielo

Saiba como fazer o planejamento financeiro empresarial do seu negócio

Como anda o planejamento financeiro empresarial no seu negócio? Se você sonha em expandir suas operações ou está começando agora,…

Publicado por Equipe Cielo

Entenda o que é capital de giro, para que serve e como calcular

Quando falamos sobre o que é capital de giro, surgem algumas dúvidas que, em geral, são muito simples: como ele…

Publicado por Equipe Cielo

Veja como fazer o planejamento estratégico do seu negócio em 5 etapas

Abrir uma empresa no Brasil é um desafio e tanto, mas mantê-la no topo é ainda mais complexo. A concorrência…

Publicado por Equipe Cielo

Como montar uma loja virtual e aumentar o número de vendas da sua empresa

Se você deseja entender como montar uma loja virtual, certamente já sabe que deve ficar atento ao comportamento de consumo…

Publicado por Equipe Cielo
Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288