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Dicas e Histórias de Sucesso

5 estratégias para atrair mais alunos para sua academia

Publicado por Equipe Cielo

A preocupação com a saúde, a estética e o bem-estar faz com que o mercado de academias seja cada vez mais concorrido. Quem quer se destacar entre os concorrentes, precisa usar estratégias para atrair mais alunos – tarefa que nem sempre é fácil diante de tantas opções.

Por ser um segmento em alta, o “mundo fitness” exige atenção não só para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

O desafio também consiste em alocar adequadamente os recursos nas ações certas e que irão trazer realmente um diferencial competitivo para o negócio.

Para se diferenciar da concorrência, é preciso seguir as tendências e, mais do que nunca, isso quer dizer investir em marketing digital e na digitalização da sua academia.

Quer saber por onde começar? Então, confira cinco estratégias para atrair mais alunos para sua academia e comece agora mesmo a alavancar o seu negócio.

1. Ofereça aulas remotas

Considerado um dos setores mais impactados pela pandemia, as academias de ginástica precisaram se reinventar e buscar novas alternativas para continuarem funcionando.

Agora, o investimento em tecnologia não se limita a ter os aparelhos de ginástica mais modernos para seus clientes. Para se destacar no mercado, sua academia precisa expandir seus limites e ir até onde seus alunos e potenciais clientes estão.

Por isso, oferecer aulas remotas é uma estratégia obrigatória para qualquer academia. O lado bom disso tudo é que, em pouco tempo, a tecnologia avançou tanto que oferecer aulas e treinamentos virtuais é uma tarefa simples e acessível.

Avalie as diversas plataformas de vídeo disponíveis para permitir que as pessoas tenham aulas de qualquer lugar.

Essa é uma ótima maneira de manter clientes ativos mesmo quando eles estão viajando ou têm a agenda concorrida para fazer atividades físicas.

Outro ponto a favor de disponibilizar aulas remotas é ampliar seu raio de alcance e aumentar as possibilidades de conquistar alunos que, a princípio, não se matriculariam na sua academia por causa da distância.

 

2. Crie conteúdos relevantes

Uma estratégia de marketing digital que não pode faltar para a sua academia é investir na criação de conteúdos relevantes para o seu público.

Postar conteúdo só de vez em quando não é uma opção. Faça um planejamento e ofereça regularmente conteúdo interessante para o seu target (público-alvo).

Você pode oferecer:

  • Tutoriais de exercícios em vídeo;
  • Guias com dicas nutricionais e receitas saudáveis;
  • Lives para tirar dúvidas comuns sobre condicionamento físico, preparação e temas relacionados ao mundo fitness;
  • Aulas de ginástica em grupo.

Não faltam ideias para explorar!

Utilizar o marketing de conteúdo traz ótimos resultados e ajuda a aumentar a reputação e gerar autoridade para sua academia frente aos demais concorrentes.

Mas, para ter sucesso nessa estratégia, tenha em mente que não basta explorar apenas as redes sociais. Além de ter um site otimizado e responsivo – falaremos disso na próxima dica – você precisa ter um blog.

O blog é parte essencial no universo do marketing de conteúdo e além de ser o canal ideal para aprofundar conteúdos úteis para o seu público, ele será fonte para incrementar sua estratégia de mídia social.

Assim, o que você pode postar no blog pode ser compartilhado em todos os seus canais de mídia social.

E lembre-se: nada de improvisar ou achar que você pode fazer tudo isso sem ajuda. Divulgação e produção de conteúdo são fatores-chave para qualquer negócio.

Dessa forma, você deve contratar um profissional especializado para cuidar dessa parte (considere isso tão importante quanto ter bons professores e equipamentos de última geração na sua academia).

3. invista no seu site

Na dica anterior, já demos um spoiler sobre o que falaríamos agora: o seu site. Em qualquer estratégia de marketing digital bem-feita, ter um site para chamar de seu não é algo opcional. É uma obrigação.

E o seu site deve ser responsivo – ou seja, capaz de adaptar o layout de acordo com o dispositivo no qual ele está sendo acessado, independente de ser um celular, computador ou tablet.

Isso garante que as pessoas vejam seu conteúdo sem comprometer a legibilidade ou navegação, adequando a forma como o site é exibido.

Um site responsivo (ou amigável) pode impactar positivamente o negócio da sua academia, além de transmitir credibilidade também.

O seu site também pode ser um excelente canal para dar autonomia aos clientes em atividades como renovação de matrícula, realização de pagamentos e agendamentos de aula.

Além disso, você pode expandir sua atuação e montar um e-commerce com produtos voltados para a prática de atividades físicas, totalmente integrado com soluções de pagamento.

E não se esqueça: nada de querer fazer tudo por si só. Contrate uma empresa ou profissional especializado na produção de sites e web design.

Ter um bom site não é um gasto; é investimento.

4. Use as redes sociais para aumentar o seu alcance

As redes sociais também devem fazer parte da estratégia para conquistar mais clientes, estando diretamente relacionadas às dicas anteriores.

Quando bem utilizadas, elas ajudam não só a aumentar o envolvimento com quem já é cliente, mas a alcançar potenciais interessados em praticar atividades físicas.

Além de criar perfis da sua academia nas principais redes sociais, você deve postar conteúdos com regularidade – lembra que falamos sobre isso na dica 2?

Para ter um bom engajamento nestes canais e aumentar o alcance das suas publicações, é importante:

  • Explorar imagens e fotos de boa qualidade, principalmente no Instagram;
  • Compartilhar depoimentos e histórias das pessoas que tiveram resultados positivos após começarem a malhar na sua academia;
  • Interagir com as pessoas e responder a todos os comentários (mesmo aqueles que não são positivos). Isso ajuda a humanizar seu negócio e a mostrar respeito e atenção com seu público;
  • Promover aulões gratuitos com instrutores e professores;
  • Publicar frases inspiradoras de atletas e personalizadas ligadas ao fitness;
  • Fazer enquetes para tirar dúvidas e perguntar o que as pessoas gostariam de ver na sua academia. Isso pode ajudar a direcionar investimentos em novos equipamentos ou ofertas de aulas, além de gerar ótimas ideias de pautas para o seu blog;
  • Divulgar promoções e cupons de desconto, principalmente em datas comemorativas.

Além disso, os seus perfis nas mídias sociais devem estar sempre atualizados, trazendo informações como endereço, horários de funcionamento, expediente em feriados, telefones e contatos como e-mail e Whatsapp etc.

5. Tome decisões orientadas por dados

“Em Deus nós confiamos; todos os outros devem trazer dados”.

A frase é do estatístico William E. Deming e faz cada vez mais sentido para quem quer se destacar em qualquer segmento, inclusive o de academias.

A indústria de saúde e fitness oferece muitas possibilidades e a tomada de decisões não pode mais ser feita com base apenas em “achismo”.

Por isso, entender bem o mercado, analisar a concorrência e conhecer o perfil dos seus clientes deve fazer parte da sua rotina de trabalho.

Assim, você vai conseguir acompanhar e antecipar tendências, adequando sua estratégia às necessidades do momento.

Para isso, você pode contar com o Cielo Farol, ferramenta de gestão que traz informações sobre o desempenho das suas vendas.

O Cielo Farol ajuda você a tomar as melhores decisões para o seu negócio porque oferece:

  • Análise comparativa do seu negócio com o de seus concorrentes;
  • Análise de faturamento;
  • Perfil dos seus clientes;
  • Ticket médio por venda;
  • Informações sobre o melhor dia da semana e melhor hora para o faturamento do seu negócio.

Já parou para pensar nas dicas valiosas que esses dados podem trazer, mostrando o que está dando certo e o que pode ser melhorado na sua academia?

 

Demais, né? Então, clique aqui e saiba mais sobre o Cielo Farol!


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