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Dicas e Histórias de Sucesso

Como fazer promoção de roupas e aumentar as vendas? Veja 10 ideias criativas!

Quer saber como fazer promoção de roupa? Veja 10 exemplos, como definir objetivos e o público, como fazer testes e motivar o time de vendas.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedora de loja de roupas arrumando estoque para promoção.

Saber como fazer promoção de roupa é muito útil para melhorar seus resultados na loja física.

Afinal, investir no próprio negócio é uma tarefa desafiadora, e você precisa aproveitar todas as oportunidades para aumentar suas vendas.

Por isso, vamos explicar neste artigo o que fazer para atrair mais consumidores e atingir seus objetivos.

Então leia agora e aprenda como fazer promoção de roupa!

Como fazer promoção de roupa? O que considerar ao planejar?

O primeiro passo para que você saiba como fazer promoção de roupa é dar início ao planejamento.

Veja agora o que você precisa levar em conta para não errar:

Defina o objetivo da promoção

O seu objetivo vai determinar que tipo de promoção será criada.

Por exemplo, uma loja que tem boas vendas no marketplace precisa implementar uma iniciativa para fidelizar seus clientes.

Já quem empreende e está ingressando no mercado, precisa elaborar ofertas que chamem seus primeiros consumidores.

E por aí vai.

Por isso, defina suas metas antes de qualquer coisa!

Qual público você pretende atingir?

Para dominar a arte de vender, é preciso conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, seus consumidores em potencial.

O segredo para isso é fazer uma segmentação, dividindo todo o conjunto de clientes em diferentes grupos.

Leve em conta dados como gênero, faixa etária, profissão, renda, estado civil e outras informações e crie personas – ou seja, personagens que representam esses grupos.

Você vai ver que é bem mais fácil pensar em como fazer promoção de roupa para cada persona.

Quais produtos estarão em promoção?

Selecionar os produtos com desconto é uma tarefa que merece bastante atenção.

Além de escolher os itens com mais chance de vender, baixe bem o preço daquelas peças com pouca saída.

É importante ter bons fornecedores de roupas para garantir que seu estoque vai dar conta das vendas.

Qual será o prazo da sua promoção?

O período de duração é um ponto importante quando pensamos em como fazer promoção de roupa.

É importante deixar claro para o consumidor que se ele demorar muito para fazer suas compras, vai perder o prazo.

Por isso, sempre avise sobre a data de encerramento e evite prorrogar muito esse prazo – a menos que seja necessário.

Lembre-se do calendário do varejo

É importante se programar com antecedência para enfrentar a concorrência nas datas que podem alavancar suas vendas.

Para quem trabalha com moda, vale ficar de olho no período entre maio e agosto, que inclui Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais.

Isso além, é claro, do fim do ano, em que o Natal e a Black Friday movimentam bastante o comércio.

Dependendo do nicho do seu negócio, algumas datas podem ser ainda mais decisivas, como o Dia das Crianças e o Dia do Orgulho Nerd.

Faça testes e observe resultados

A cada promoção que você fizer, é importante sempre acompanhar os resultados.

Anote as informações de cada venda e insira em uma planilha ou use um software específico, como um CRM.

Assim, você saberá o que funciona melhor e poderá melhorar a cada nova promoção.

Como fazer promoção de roupa? 10 dicas para elevar as vendas

Depois que você já tiver o seu planejamento como descrevemos acima, é hora de pensar em como fazer promoção de roupa.

Para isso, siga as dicas abaixo.

1. Ofereça valor ao cliente

Não pense que basta oferecer preços baixos para atrair clientes em suas promoções.

É preciso apresentar o valor dos seus produtos.

Você pode investir no fortalecimento da sua marca, seja por meio de ações de publicidade ou criando conteúdos voltados ao seu público-alvo sobre moda e vestuário, para reforçar sua autoridade no assunto.

Destacar a qualidade das suas peças também é importante.

2. Valorize seus clientes fiéis

Oferecer vantagens exclusivas a seus clientes fiéis é uma forma de fortalecer sua relação com eles.

Além disso, desta forma você direciona seus esforços para um público com mais chances de gastar no seu estabelecimento.

Com a devida autorização, envie mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS avisando sobre as ofertas exclusivas.

3. Descontos progressivos

Aumente o desconto conforme o número de peças que o cliente levar, conforme este exemplo:

  • Duas peças: 10% de desconto
  • Três peças: 15% de desconto
  • Quatro peças: 20% de desconto
  • Cinco peças ou mais: 25% de desconto.

É importante estipular um limite no percentual para preservar sua margem de lucro.

Essa dica serve para quem pensa em como fazer promoção de roupa para aumentar o seu ticket médio – ou seja, incentivar os clientes a gastarem mais a cada compra.

4. Explore roupas mais vendáveis e rentáveis

Você precisa levar em conta esses dois fatores na hora de escolher as roupas para oferecer nas promoções.

Entenda o que significa esses termos:

  • Vendáveis: têm alta procura entre o público, seja por estarem na moda, terem qualidade ou outros motivos
  • Rentáveis: oferecem uma boa margem de lucro ao lojista.

Nada impede que você aproveite o embalo para queimar seu estoque com itens parados.

Porém, tenha em mente que você precisa de peças capazes de atrair seu público e impactar na sua receita.

5. Faça parcerias com lojistas de outros segmentos

Estabelecer uma parceria com outro estabelecimento é uma boa estratégia para as duas empresas.

Você pode oferecer a seus clientes descontos para compras na empresa parceira, para que ela faça o mesmo em relação ao seu negócio.

Assim, os dois estabelecimentos ganham novos consumidores.

O setor de moda e beleza reserva muitas possibilidades, pois você pode procurar lojas de calçados, acessórios, óculos e maquiagens para propor este acordo.

6. Desenvolva estratégias de gamificação

Gamificação é o uso de alguns elementos relacionados a jogos para outras finalidades, como a divulgação da sua promoção.

Veja algumas possibilidades:

  • Criar um quiz e oferecer descontos a quem responder corretamente
  • Realizar uma “caça ao tesouro” para clientes que encontrarem determinadas peças na loja física
  • Premiar clientes por missões como “comprar um conjunto completo” ou “experimentar a nova coleção da estação”
  • Exibir uma “barra de progresso” para mostrar visualmente quanto falta para o cliente completar determinado valor gasto na loja para ganhar alguma vantagem.

Esta é uma forma simples e de baixo custo para engajar seus clientes.

7. Estimule os clientes a compartilhar seu conteúdo

Redes sociais são uma ferramenta importante para seu negócio.

Por isso, incentive seus clientes a compartilhar suas postagens.

Para dar um estímulo a mais, sorteie algum brinde ou ofereça descontos exclusivos a quem divulgar o seu conteúdo.

Você também pode convidar os clientes a exibir seus novos looks e marcar a loja, para que o seu perfil compartilhe a postagem.

8. Invista em boas fotos

Mesmo em lojas físicas, é importante saber usar a internet nas suas vendas.

E para se sobressair em meio a tanto conteúdo na rede, saber tirar fotos de roupas com qualidade é essencial.

O ideal é ter uma câmera profissional.

Porém, com uma boa iluminação e um tripé ou outra superfície para firmar o equipamento, um bom celular pode dar conta.

9. Crie um programa de fidelidade

Iniciativas como um programa de fidelidade são importantes para lojas que precisam gerar uma receita mensal.

Determine uma pontuação de acordo com o valor gasto pelo consumidor e crie uma tabela com vantagens, como descontos e brindes, para consumidores de acordo com seu placar.

10. Combine produtos

Montar conjuntos com peças que se complementam é outra forma de aumentar o ticket médio da sua loja.

Use seu conhecimento sobre moda ou peça ajuda a alguém para formar combinações que encantem seu público.

E faça um preço promocional pelo conjunto, mais vantajoso em relação aos valores das peças vendidas separadamente.

Motive seu time de vendas

Além de saber como fazer promoção de roupas, também é importante garantir que seu time de vendas esteja preparado.

Afinal, a experiência de compra é decisiva para o sucesso das suas iniciativas e o seu relacionamento com seus clientes.

Por isso, realize treinamentos e oriente seus colaboradores a prestarem o melhor atendimento possível, desde o primeiro contato até a hora do pagamento.

E por falar nisso, o momento da cobrança é uma parte sensível da compra, e o ideal é que não haja nenhum tipo de problema.

Para isso, você pode usar uma máquina de cartão de crédito para autônomos que aceite as principais bandeiras e Pix por QR Code.

A Cielo conta com as melhores opções, para garantir que o cliente vai poder pagar da maneira que preferir.

Veja como as nossas soluções podem ajudar sua loja!


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