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Como divulgar um site da forma correta e com menor custo? Comece a vender!

Quer saber como divulgar um site para vender mais? Veja as 7 dicas para ter sucesso e como usar anúncios, redes sociais e SEO.
Publicado por Equipe Cielo

Dois jovens, um homem e uma mulher, lendo em um notebook como divulgar um site.

Saber como divulgar um site é um passo importante para aumentar suas vendas no e-commerce ou mesmo vender no marketplace.

Como a concorrência no meio digital é bastante grande, é preciso contar com estratégias eficientes para fazer sua empresa crescer.

Por isso, é importante seguir as dicas de marketing que vamos apresentar neste artigo.

Então, leia até o final e aprenda como divulgar um site de vendas.

Como divulgar um site? 7 dicas para ter sucesso

Confira agora como divulgar um site em 7 dicas que podem ajudar o seu negócio.

1. Defina seus objetivos de médio prazo

Em primeiro lugar, tenha em mente que divulgar uma loja virtual e atrair bons clientes não é um processo rápido.

Leva um tempo até sua marca ser conhecida, e por isso você vai precisar definir objetivos de médio prazo.

Veja algumas metas que não podem faltar no planejamento:

  • Desenvolver uma estratégia para produzir conteúdo relevante relacionado ao seu negócio
  • Estabelecer parcerias com outros negócios e influenciadores
  • Usar uma ferramenta para analisar os dados do desempenho do site
  • Criar planos para fidelizar consumidores.

2. Defina seus objetivos de curto prazo

Também é importante estabelecer tudo o que você precisa a curto prazo, ou seja, as ações pontuais que podem dar resultados mais imediatos.

Se você estiver começando um e-commerce do zero, o próprio desenvolvimento do site passa por essa etapa.

Outras ações pontuais importantes são:

  • Criar perfis nas redes sociais e definir estratégias de gerenciamento
  • Planejar e implementar uma campanha de relacionamento com clientes
  • Incentivar o envio de depoimentos das pessoas satisfeitas com seu produto/serviço
  • Divulgar seus produtos no WhatsApp.

3. Conheça bem o seu público-alvo e persona

Estabelecer estratégias de marketing direcionado é a melhor maneira de atingir diretamente o público-alvo, que são as pessoas com mais chance de comprar da sua loja virtual.

Para isso, é preciso usar diversos dados, como faixa etária, profissão e renda e informações familiares.

A partir dessas informações, é possível criar personas, ou seja, representações fictícias de personagens com base nos dados reais que você tem do público.

Direcione suas ações a essas personas e você poderá alcançar consumidores com mais chances de conversão.

4. Aprenda com os erros e acertos da concorrência

Monitorar a concorrência é uma parte importante do processo.

Analise o site e também os meios de divulgação, como as redes sociais, os conteúdos e as estratégias de publicidade paga.

Confira a frequência com que fazem postagens, quais conteúdos eles mais abordam e que postagens fazem maior sucesso entre o público.

Além de conferir os acertos, você poderá entender também quais pontos dão errado e como você pode aproveitar para ocupar o espaço deixado pela concorrência.

5. Defina suas metas e KPIs

Saber como divulgar um site também envolve monitorar os resultados para definir suas metas de crescimento.

Desta forma, você pode estabelecer objetivos realistas e desafiadores ao mesmo tempo.

Para saber se você atingiu as metas, também é preciso estabelecer os KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português).

Alguns exemplos podem ser:

6. Melhore a experiência do usuário

Quando você vende pela internet, o site é o seu meio de oferecer um produto aos clientes.

Por isso, se a navegação for complicada, você perde vendas, enquanto uma boa experiência ajuda a encantar no primeiro atendimento.

Portanto, procure navegar no seu próprio portal para conferir se o acesso aos itens, a colocação no carrinho e a tela de checkout, em que os usuários fazem o pagamento de suas compras, são fáceis de usar.

7. Avalie o desempenho e otimize as campanhas

Ao final de cada campanha de divulgação, é preciso saber como foi seu desempenho.

Por isso, vá monitorando sempre seus resultados e use KPIs adequados conforme o seu objetivo.

Desta forma, sempre que você for planejar uma nova ação de marketing, poderá saber o que mais dá certo e também o que pode ser ineficiente para seus resultados.

Como divulgar um site nos links patrocinados?

Para ter como divulgar um site nos links patrocinados de uma rede social ou um mecanismo de busca, é preciso criar uma campanha de publicidade paga.

As principais plataformas são o Google, que também serve para anunciar no YouTube e em sites parceiros, e o Facebook, que também gerencia publicidade no Instagram.

Também existem outras opções, como Twitter, TikTok e Linkedin.

O método de funcionamento varia conforme a plataforma, por isso é importante buscar informações sobre como anunciar para otimizar seus gastos com publicidade.

Campanhas para grandes datas comemorativas como a Black Friday devem começar com alguns meses de antecedência, por causa da alta concorrência.

Como divulgar um site nas redes sociais?

Além da possibilidade de investir na publicidade paga, também tem como divulgar um site de vendas de forma orgânica.

Para isso, é preciso criar um perfil para publicar conteúdo relevante, para que vários usuários acessem sua página naturalmente, por se interessarem pelo conteúdo.

Quanto mais pessoas seguirem e interagirem com suas portagens, maior será o alcance do seu material.

E por consequência, mais clientes vão conhecer seus produtos.

Dê preferência a conteúdos informativos sobre o seu nicho, finalizando sempre com um convite para que os usuários interajam, como uma pergunta ou um desafio.

De vez em quando, publique também ofertas diretas dos seus produtos.

Existem algumas ações que podem ajudar no engajamento, como promoções no Instagram, parcerias com influenciadores e transmissões ao vivo.

Como iniciar um trabalho de SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em português.

Em outras palavras, é o conjunto de estratégias que você pode implementar se quiser aprender como divulgar um site de forma orgânica no Google.

Assim, ao realizarem uma busca sobre um assunto relacionado à sua área de atuação, as pessoas poderão encontrar a sua página.

Para começar este trabalho, é preciso mapear as palavras-chave, que são os termos mais usados em pesquisas, e também a concorrência entre elas.

Existem ferramentas que podem ajudar com isso, como o Planejador de Palavras-Chave do Google, que é gratuito.

Além de otimizar o seu site, destacando as palavras-chave mais interessantes para seu negócio, também é importante criar um blog.

Assim, você pode postar conteúdos elaborados com foco em vários termos diferentes, aumentando as chances de seu e-commerce ser encontrado.

O que é remarketing e como ele pode ampliar os resultados?

Remarketing é um recurso dos meios de publicidade paga que apresenta aos usuários ofertas relacionadas a itens ou marcas com os quais ele já interagiu em alguma ocasião.

As ferramentas de publicidade paga realizam esse processo automaticamente, a partir do armazenamento de cookies – arquivos com dados sobre a navegação do usuário.

Também é possível implementar isso no e-commerce.

Um exemplo simples e eficiente é o envio de uma oferta por e-mail para clientes que colocaram um produto no carrinho e não concluíram a compra.

Essa estratégia pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio, uma vez que apresenta a publicidade diretamente a um público que já tenha demonstrado interesse no produto ou na marca.

Assim, as chances de conversão são maiores.

Vimos neste artigo como divulgar um site de vendas para ter bons resultados.

Se você trabalha com vendas pela internet, é importante contar com soluções de pagamento confiáveis, para oferecer aos clientes a melhor experiência possível.

O nosso sistema pode ser integrado de uma forma simples e ágil ao seu site ou app, permitindo uma cobrança tranquila e segura.

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