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Dicas e Histórias de Sucesso

Veja como vender maquiagem pelo Instagram e aumentar seus lucros

Quer saber como vender maquiagem pelo Instagram? Confira o passo a passo, faça um planejamento, veja os produtos que mais vendem e fature!
Publicado por Equipe Cielo

Saber como vender maquiagem pelo Instagram pode ser lucrativo caso você entenda do assunto e queira ter seu próprio negócio.

Afinal, essa é uma rede social focada em imagem, o que abre boas oportunidades de apresentar bem seus produtos.

Para ter sucesso, é preciso planejar bem suas vendas.

Por isso, preparamos um material que vai mostrar tudo o que você precisa fazer para superar a concorrência.

Siga a leitura e veja como ganhar dinheiro vendendo maquiagem no Instagram.

Aprenda como vender maquiagem pelo Instagram

Aprender como vender maquiagem pelo Instagram insere você em um nicho repleto de oportunidades. Quer ver só?

O mercado de beleza e higiene pessoal teve um crescimento de 10% no primeiro semestre de 2022, segundo números da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

A categoria das maquiagens foi a maior responsável pelo resultado, pois sozinha saltou 20%.

Então, já que vale a pena apostar nas maquiagens, onde vender?

Uma pista pode estar no relatório (em inglês) divulgado em abril de 2022 pela We Are Social e Hootsuite, que aponta o Instagram como a terceira rede social mais acessada no Brasil.

São mais 122 milhões de usuários acessando, curtindo e compartilhando postagens, stories e reels (aqueles vídeos curtos no formato TikTok).

Ou seja, é um alto volume de consumidores dentro de uma plataforma que privilegia a divulgação de imagens e oferece a possibilidade de vendas direto pelo aplicativo.

Perfeito para quem está começando a empreender, não é mesmo?

E se você já tem seguidores (e seguidoras), é meio caminho andado para o sucesso.

Afinal, hoje em dia os seguidores reais – e não os que são comprados – são um patrimônio a ser explorado.

Mas para entender de fato como vender maquiagem pelo Instagram, é preciso um bom planejamento, o que nos leva ao próximo tópico.

Planejamento para vender maquiagem pelo Instagram

Se você gostou da ideia e já quer começar, muita calma nessa hora!

Em um mercado promissor como esse, é de se esperar uma alta concorrência.

Por isso, um bom planejamento é uma forma de se destacar em meio a um mar de conteúdo na rede social.

Antes das dicas de como vender maquiagem pelo Instagram, veja por onde começar:

Estude as necessidades dos seus seguidores

Se você já tem um bom público que pode ser de consumidores em potencial, é importante conhecer bem quem são essas pessoas.

E se esse não for o seu caso, considere fazer parcerias com microinfluenciadoras digitais, ou seja, aquelas de nicho mesmo.

De qualquer forma, é preciso entender quais são as necessidades desse público.

Faça postagens sobre alguns assuntos relacionados à beleza para testar o engajamento pelo número de curtidas e comentários.

Colocar isso em uma planilha pode ajudar na visualização.

Uma boa ideia para essa etapa do planejamento é abrir caixas de perguntas nos seus stories para testar os interesses em marcas e produtos.

Além disso, ao criar o seu perfil comercial (vamos falar sobre isso mais para frente), você tem acesso a algumas características como gênero, faixa etária e localização.

Defina marcas e produtos para revenda

A próxima etapa do seu projeto deve ser a escolha do seu mix de produtos.

Conforme os dados coletados, escolha entre produtos caros com alta margem de lucro ou itens mais baratos, para lucrar com a quantidade de vendas.

Porém, a sua localização também pode fazer a diferença.

Para revender, você vai precisar ter acesso fácil aos produtos com menor custo possível de frete.

Pense na facilidade de armazenar e enviar, se você precisar fazer isso.

Este vai ser também o momento de definir seu investimento inicial, portanto, não dê um passo maior que a perna.

Encontre os melhores fornecedores ou programas de afiliados

O sucesso em uma atividade como vender maquiagem pelo Instagram passa pela qualidade dos produtos.

Para isso, é preciso encontrar os melhores fornecedores.

Existem várias opções de marketplaces especializados em vendas de atacado que comercializam produtos de beleza, como Inventa Shop, Florenza, Revenda de Cosméticos e Multi Beauty.

Outra alternativa é ingressar em um programa de afiliados, em que você faz vendas para outras empresas e ganha uma comissão sobre o valor.

O valor recebido por venda não é alto, mas você não precisa se preocupar com fornecedores e logística de envio.

Algumas grandes empresas como Avon, Sephora, O Boticário e Natura têm iniciativas assim.

Seja qual for o modelo que prefira, o importante é pesquisar bem para encontrar a melhor alternativa.

Lista de produtos de maquiagem para vender online

Para facilitar suas escolhas na hora de definir como vender maquiagem pelo Instagram, vamos mostrar agora uma série de itens que podem garantir bons resultados.

Veja uma sugestão de lista de produtos de maquiagem para vender:

  • Batom
  • Base
  • Blush
  • Corretivo colorido
  • Delineador
  • Esponja de maquiagem
  • Iluminador
  • Máscara de cílios
  • Paleta de sombras
  • Primer
  • Pincéis de maquiagem.

Como vender maquiagem pelo Instagram: passo a passo

Depois de seguir todos os passos que mostramos acima, você já tem todo o planejamento pronto e chegou a hora de arregaçar as mangas e trabalhar.

Confira abaixo algumas dicas de como vender maquiagem pelo Instagram.

1. Tenha um perfil comercial no Instagram

Este é o primeiro passo, pois não é possível promover vendas sem um perfil comercial, o Instagram for Business.

Assim, você transmite credibilidade e tem liberdade para postar o que quiser na sua conta pessoal.

Além de poder conferir dados dos clientes e do desempenho das suas postagens, como já explicamos acima.

Para isso, é preciso criar também uma página da sua empresa no Facebook, porque a mesma empresa gerencia as duas redes sociais.

No Instagram, a opção de mudar para perfil comercial aparece nas configurações.

2. Crie provas sociais

A prova social é como chamamos o poder dos depoimentos feitos por outros consumidores.

Esse tipo de publicidade é altamente efetivo, pois ajuda a facilitar a aceitação da sua marca pelas clientes.

Por isso, procure reproduzir depoimentos de pessoas que ficaram satisfeitas depois de comprarem seus produtos.

Se possível, peça para suas clientes gravarem vídeos curtos e poste no formato Reels para mostrar como sua maquiagem dá resultados.

3. Domine os gatilhos mentais

A prova social é uma entre vários gatilhos mentais.

São recursos psicológicos usados no marketing para provocarem sensações que ajudem a melhorar a imagem da marca diante do consumidor.

São estímulos no inconsciente, que não chegam a controlar a vontade das pessoas, mas ajudam a aumentar as suas chances de conversão.

Há vários tipos de gatilhos mentais, e dominar pelo menos alguns é essencial para ter sucesso em vendas.

Veja alguns exemplos de gatilhos e ações para provocá-los:

  • Reciprocidade: oferecer um brinde ou uma vantagem ao cliente para incentivar a compra de maquiagem como uma forma de retribuição
  • Autoridade: produzir um bom conteúdo de forma consistente para mostrar que você entende do assunto
  • Escassez e urgência: criar uma promoção e avisar que é por tempo limitado ou que o estoque está no fim
  • Afinidade: conheça suas clientes e se comunique com elas de uma forma afetiva, mostrando que se importa.

Além de aumentar as vendas, práticas como essas também ajudam a fidelizar seus clientes.

4. Invista em tutoriais

A moda do tutorial de maquiagens é um dos fatores que tornam esse mercado tão lucrativo.

E o Reels do Instagram é um recurso propício para essa prática, que ajuda a acionar o gatilho mental da autoridade.

Ou seja: mostrar para suas clientes que você entende sobre maquiagens, e por isso o que você diz deve ser levado em conta.

Além disso, elas podem conferir na prática o potencial dos seus produtos.

Faça vídeos para mostrar como combinar seus produtos, explore os recursos de edição e abuse das hashtags para atrair bastante gente.

5. Organize seus stories por produto/tema

Além de chamarem a atenção do público, os stories também podem ser usados como uma espécie de vitrine no seu perfil.

É só organizá-los por produto e tema nos destaques.

Assim, fica bem fácil para as consumidoras descobrirem os produtos que você vende.

Inclusive um desses destaques pode ser a coletânea dos seus tutoriais.

Para fazer isso, basta selecionar o círculo com um “+” no centro, logo abaixo da sua bio, e escolher os stories que você quer colocar em cada destaque.

6. Interaja com seu público

Um contato caloroso e gentil com as clientes aciona o gatilho mental da afinidade que mostramos acima.

E a vantagem do Instagram é que há muitas formas de interagir:

  • Criando caixas de perguntas e enquetes dos stories
  • Fazendo lives para falar sobre beleza feminina
  • Respondendo os comentários no seu post
  • Usando o direct para enviar uma mensagem direta.

Uma simples resposta de comentário, que leva poucos segundos, pode representar uma grande diferença na imagem que uma consumidora tem de seu empreendimento.

7. Especialize-se em live commerce e impulsione os resultados

O live commerce se popularizou bastante durante a pandemia, mas segue em alta mesmo depois da reabertura do comércio.

Nesse evento virtual, um influenciador (que pode ser você mesmo ou uma parceira) faz uma live para apresentar seus produtos.

É um formato intimista, em que é possível tirar dúvidas e quebrar objeções do seu público.

E ao planejar seu evento de live commerce, crie promoções válidas apenas para quem comprar na hora, acionando o gatilho mental da urgência.

Venda maquiagem pelo Instagram e receba de forma fácil e rápida

Neste artigo, você viu como vender maquiagem pelo Instagram pode ser lucrativo com um bom planejamento.

Porém, para ter bons resultados no seu negócio, é preciso estar preparado para receber pagamentos online de uma maneira prática.

Afinal, de nada adianta investir para atrair clientes e depois afugentar todos com complicações na hora de fechar a transação.

Uma alternativa bem fácil para agradar seu público é gerar um link de pagamento, para poder fazer a cobrança sem precisar de uma maquininha.

A Cielo conta com o Super Link, que facilita as vendas pelo Instagram, WhatsApp e qualquer outra plataforma.

Além de permitir a customização da sua página de cobranças, tem sistema antifraude integrado e calcula automaticamente o frete.

Com ele, você pode até vender no crédito ou parcelado e receber o valor em até dois dias úteis.

Pronto para dar o próximo passo e acelerar as vendas no Instagram?

Deixe a Cielo ajudar seu negócio a alçar voos mais altos!

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