Quem conhece esta rede social, sabe que há publicações que ficam visíveis por 24 horas e são um hit entre as celebridades, influenciadores, e pode ser uma ótima ferramenta para marcas. Por isso, veja algumas dicas para Stories do Instagram que vão te ajudar a usar mais essa estratégia para ampliar a sua divulgação.
Para isso, é preciso conhecer e entender quais são os melhores recursos para aderir ao perfil comercial do seu negócio e aumentar a interação entre a sua marca e o público.
O gerente de empreendedorismo do Facebook, Daniel Paz, apresenta abaixo as principais funcionalidades da ferramenta e como usá-la. Antes disso, falaremos um pouco sobre como aproveitá-la melhor nas estratégias de branding.
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Dicas para Stories do Instagram: 3 itens essenciais para sua marca
Sim, não basta explicar como funciona o story e o que pode usar como recurso se antes não falarmos a melhor maneira de utilizá-la, não é mesmo? Veja abaixo 3 coisas que deve levar em conta ao usar essa rede social a favor do seu negócio.
1. Mostre detalhes da sua empresa
As dicas de como usar o Instagram a favor do seu empreendimento são quase infinitas e, por isso, você pode usar a ferramenta cada vez para alavancar o seu negócio. Então, que tal mostrar aos seus consumidores como é o dia a dia da organização?
Para isso, os Stories são ótimas formas para mostrar aos clientes as novidades da semana, por exemplo. Além de ter um destaque diferente na plataforma, este tipo de publicação traz mais proximidade ao público.
2. Faça enquetes
Para quem deseja aprender como escrever no Stories do Instagram, iniciar pelas enquetes é uma boa opção. Elas geram mais conexão com os clientes. Além de ser muito útil, é uma forma de dar “voz” aos seguidores da empresa, já que, dependendo do contexto, o resultado pode ser aplicado no negócio.
Aproveite esta ferramenta para conhecer mais detalhes dos seus consumidores e use tais informações atreladas às demais dicas para Stories do Instagram. Uma ideia é ter um calendário de publicações em que, por exemplo, uma vez por semana você crie uma enquete com determinado assunto.
Outra forma de usar as enquetes é em épocas comemorativas, pedindo ajuda dos clientes para a criação de promoções.
3. Crie conteúdos para reter usuários
Para um empreendedor, saber o que é Stories no Instagram é essencial, pois é uma forma de atrair clientes para o seu negócio.
Por meio destas publicações, a empresa consegue levar o seguidor direto para um site dentro da sua plataforma, por exemplo. Esta ação não é possível no feed do Instagram, já que a rede não permite a publicação de nenhum link.
Por este motivo, “prender” o seu usuário até o final com as dicas para Stories do Instagram pode trazer um resultado mais efetivo. Tenha estratégias e crie conteúdos que sejam envolventes e interessantes para quem assiste. Desta forma, o engajamento será bem maior.
Como escrever no Stories do Instagram: conheça os recursos
Agora que já sabe a teoria, vamos falar sobre como utilizar melhor a ferramenta a favor da sua empresa.
1. Filtros
Ao tirar uma foto, arraste para a direita ou para a esquerda para visualizar os filtros personalizados do Stories e adicionar um aspecto diferente para a sua imagem.
2. Texto nas fotos
Uma das dicas para Stories do Instagram muito importante é: personalize a cor do texto, além do tamanho e estilo das fontes. São cinco estilos diferentes disponíveis, com possibilidade de aumentar o tamanho e incluir destaques, a fim de melhorar a visualização da sua mensagem.
Alinhe também o texto à direita, à esquerda ou deixe-o centralizado.
3. Escolha as cores
Ao deslizar a paleta, você confere diferentes tonalidades para customizar seus Stories. Se pressionar uma das cores e manter apertando, uma variedade será mostrada. E, com o dedo ainda pressionado, arraste até a tonalidade escolhida e pronto!
Você pode ainda usar o conta-gotas – localizado no canto inferior esquerdo – para selecionar uma cor presente na sua foto e usá-la também no texto.
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4. Efeito gradiente
Muitos influenciadores utilizam essas dicas para Stories do Instagram na hora de escrever mensagens para seus seguidores. Para fazer isso, adicione o texto e selecione-o. Com um dedo você deve pressionar a paleta de cores.
Simultaneamente, você deve movimentar o dedo entre a paleta e, com outro, desconsiderar o que escreveu. No início, essa função pode parecer complexa entre as dicas de como usar o Instagram e exigir algumas tentativas, mas com prática a atividade vai ficando mais fácil.
5. Balões de fala
Você sabe o que é Stories no Instagram, mas já ouviu falar desse recurso? Veja como é interessante!
Utilizando pincéis e a ferramenta de texto, você pode simular diálogos em fotos nos seus Stories. Em uma sequência, pode publicar uma pequena história para divulgar um novo produto, por exemplo.
6. Textos com contorno
Para criar um efeito sombreado, basta escrever algo, copiar aqueles caracteres e adicionar uma nova caixa de texto com outra cor.
Depois, basta sobrepor as caixas de mensagem e, dessa forma, você cria um destaque nas suas publicações.
7. Desenhe com pincéis
Existem quatro diferentes modelos de pincel e você ainda pode configurar a espessura e as cores que deseja utilizar ao seguir nossas dicas para Stories do Instagram.
Há uma opção de borracha – com ela, é possível apagar trechos que tenha errado. Você, empreendedor, pode usar o recurso que vamos mostrar em seguida para revelar suas promoções aos poucos.
8. Preenchimento de tela
Com o pincel, selecione uma cor. Em qualquer lugar da tela, pressione o dedo por 3 segundos e solte. Dessa forma, você pode escrever com uma cor específica ou mesmo cobrir parte da imagem de fundo.
Com a borracha, é possível limpar parte do preenchimento, destacando informações no seu Story. Este recurso é legal para gerar uma expectativa em seu público e aumentar o engajamento.
9. Adesivos
Está gostando das dicas para Stories do Instagram? Sabia que há stickers de cidade, temperatura, expressões do dia a dia, emojis, gifs e também os adesivos de enquete e quiz?
Os últimos são indicados para quando você quer saber a opinião dos clientes sobre seus produtos, o que desejam ver na sua loja. Há também opções de votação. Por exemplo: descobrir qual é o produto que os consumidores querem que tenha mais desconto.
Com certeza é um recurso bem interessante para interagir com seus clientes, não é mesmo?
10. Rebobinar, Superzoom e Boomerang
Com a ferramenta Rewind (ou rebobinar), você pode criar vídeos curtos no formato “de trás para frente”, para apresentar as novidades da sua loja, por exemplo. Com o Superzoom, há a possibilidade de destacar produtos com os diversos estilos, como Programa de TV, Fogo e Dramático.
E, por fim, com o Boomerang, apresente aos clientes novos produtos e reposições de peças com o vídeo de vai e volta. Essas funcionalidades fazem muito sucesso!
Agora que você já sabe essas dicas para Stories do Instagram, explore cada recurso e aumente o seu engajamento. Além disso, veja como se preparar melhor para a Black Friday.