Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como montar uma sorveteria e encantar seus clientes?

Publicado por Equipe Cielo

Nada melhor do que tomar um sorvete para aliviar o calor, não acha? Se você ainda está na dúvida e não sabe como montar uma sorveteria, nós podemos ajudá-lo: trata-se de um mercado capaz de render resultados expressivos e sempre está em alta.

Para que você tenha um pouco mais de noção da força desse segmento, basta andar pelos centros das cidades ou até mesmo em bairros pequenos e notar uma grande quantidade de sorveterias e carrinhos que vendem açaí. Trata-se de um ramo forte, principalmente no verão.

Quer aprender como montar uma mini sorveteria na garagem ou procura uma distribuidora de sorvetes para revenda? Esse conteúdo também pode ajudá-lo. Vamos nessa!

Dicas de como montar uma sorveteria. Potencialize seu caixa!

Assim como em qualquer negócio, antes de entrar no mercado é preciso tomar algumas precauções para não se dar mal. Afinal, conhecimento é a sua primeira arma para conquistar o resultado que sempre sonhou.

Essas dicas que separamos vão te ajudar a saber como montar uma sorveteria com pouco dinheiro, bem como fazer dela um sucesso.

Defina qual seu modelo de negócio

Quando falamos em sorvetes, não podemos nos restringir apenas ao picolé ou sorvete de massa. Há outras alternativas e ter uma franquia, por exemplo, é uma possibilidade.

Hoje, contamos com sorvetes artesanais, o famoso gelato, os sorbets, as paletas mexicanas, entre outros. Você deve escolher a alternativa mais adequada para a realidade do mercado em que deseja entrar.

Lógico que antes deve saber o tipo de negócio que vai abrir. Por exemplo, se busca entender como montar uma sorveteria pequena, deve levar em conta que ela não terá estrutura para uma diversidade maior de produtos, então compensa caprichar nos que já sabe que serão sucesso.

Já se a ideia for fazer algo maior, você pode ver ideias diferentes e inovar diante da concorrência. É por isso que a primeira dica é definir seu modelo de negócios.

Leia mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Analise seus clientes

Conhecer o público-alvo é crucial para o sucesso do empreendimento e você deve saber disso para entender como montar uma sorveteria.

Dessa forma, será possível compreender as necessidades dos seus clientes e, assim, usar as melhores estratégias para atraí-los e satisfazê-los.

Para chegar a essa conclusão, responder às seguintes questões é fundamental:

  • Qual é a faixa etária dos seus clientes?
  • Qual é o poder de aquisição deles?
  • Como seria a sorveteria que proporciona uma melhor experiência a eles?
  • Qual é o horário de mais movimento?
  • Eles frequentam o ambiente sozinhos ou com familiares e amigos?

Veja também: Como encantar o cliente no primeiro atendimento?

Faça um estudo de mercado

Por mais que você acredite entender de sorvete, não abra uma sorveteria sem antes estudar o mercado. É importante que saiba o que os possíveis concorrentes estão — ou não — fazendo para conquistar a clientela.

Para saber como montar uma sorveteria, selecione os principais concorrentes e analise-os. Anote cada detalhe que você considera relevante na atuação.

Essa análise pode se estender ao ambiente digital, pois muitos empreendedores marcam presença nas redes sociais para atrair um público maior.

Os pontos positivos constatados podem ser facilmente adaptados ao seu negócio. Os negativos devem ser evitados. Com isso, você será capaz de não cometer os mesmos erros da concorrência.

Aprenda como aumentar a receita de uma empresa!

Escolha a melhor localização

Seu sorvete pode ser extremamente saboroso e ter um preço justo, mas se a sorveteria não estiver bem localizada, todo esse trabalho vai por água abaixo.

Por isso, antes de definir o ponto comercial, estude a fundo a região. Ela deve ter um grande fluxo de pessoas, como lugares próximos a estações de trem ou metrô, escolas ou até mesmo em shoppings, em caso de franquias.

Por exemplo, é melhor saber como montar uma sorveteria pequena, mas com fluxo de pessoas, do que uma grande, mas afastada. Neste caso, fique com a primeira alternativa.

Basta construir um lugar aconchegante, que o público se sinta à vontade, que o resultado virá naturalmente.

Leia mais: Como abrir um bar: guia para iniciantes

Verifique quais equipamentos vai precisar para montar uma sorveteria

Se deseja aprender como montar uma sorveteria, inclua o custo dos equipamentos no seu planejamento financeiro. Para oferecer um atendimento de alta qualidade, isso será necessário.

Confira alguns equipamentos indispensáveis:

  • Freezers;
  • Embalagens plásticas;
  • Balança;
  • Balcão para atendimento;
  • Mesas e cadeiras;
  • Liquidificador industrial;
  • Batedeira industrial;
  • Utensílios de armazenamento;
  • Colheres para sorvete;
  • Colheres descartáveis.

Estes são alguns dos equipamentos que você deverá ter desde o início do negócio. Com o tempo e de acordo com a demanda, notará que outros itens serão necessários.

Uma dica importante para saber como montar uma sorveteria com pouco dinheiro é pesquisar bem o valor desses itens e tentar comprar muitos no atacado para ter um desconto.

Descubra: Como criar um negócio do zero? Veja dicas

Faça uma boa seleção de ingredientes

Um produto final de qualidade e com bom preço passa por uma seleção criteriosa de matéria-prima. Ou seja, comprar tudo no primeiro lugar que visitar pode ser uma má ideia e talvez dê prejuízos que são completamente evitáveis.

Você deve ter um foco muito grande na gestão de estoque. Busque a eficiência e o equilíbrio, pois precisará ter apenas mercadorias suficientes para o funcionamento da empresa. Com isso, reduzirá o impacto no capital de giro.

Mas lembre-se: encontre o equilíbrio, pois a falta de mercadoria significa perda de vendas.

Portanto, faça uma pesquisa de tudo que pretende adquirir e tenha as medidas exatas. Com o tempo, você saberá calcular o quanto precisa rapidamente. E não se esqueça de comparar os preços e comprar o produto de melhor qualidade.

Cuidado ao escolher seu fornecedor

Trabalhar com outros fornecedores também é uma alternativa para quem deseja montar uma sorveteria. Assim como todas as dicas que demos, é preciso analisar com cuidado para não se dar mal.

Se você deseja comprar picolés, por exemplo, vale fazer uma lista com os fornecedores que podem lhe ajudar. Nessa seleção, coloque tudo que fará a diferença na escolha da empresa.

Essa é uma boa opção para quem deseja saber como montar uma mini sorveteria na garagem, por exemplo, pois já terá os produtos prontos.

Qualidade de picolé, preço e prazo de entrega podem ser algumas das exigências para selecionar um dos fornecedores do seu estudo.

Busque referências! Fale com pessoas que já tiveram parcerias com o fornecedor que pretende escolher e pergunte como foi a experiência. Essa análise pode minimizar a possibilidade de tomar uma decisão ruim.

Leia mais: Como abrir uma empresa em 3 passos

Invista em divulgação

Infelizmente, seguir todas essas dicas sobre como montar uma sorveteria não garante sucesso se as pessoas não souberem que ela existe. Por isso, você terá que fazer um investimento na divulgação do seu empreendimento.

Calma, não se assuste. Você não precisa fazer propagandas na televisão para que os consumidores a conheçam. Com um esforço financeiro pequeno é possível ter resultados positivos.

Uma fachada atrativa, um ambiente aconchegante e uma plaquinha com as opções de sorvete na frente do estabelecimento podem fazer as pessoas que passam perto se interessarem pela sua sorveteria. Isso gera resultado.

Hoje, muitos consumidores estão nas redes sociais. Portanto, você também deve estar. Nesse ambiente, é possível realizar pequenos investimentos de mídia e atrair consumidores além dos que passam ao lado da sua porta.

O melhor de tudo: você pode desenvolver campanhas segmentadas. Ou seja, que atinjam apenas o público com potencial de virar cliente da sua sorveteria. Incrível, não acha?

Vai receber como? Não esqueça de oferecer as melhores formas de pagamento

Ok, você já viu boas dicas sobre como montar uma sorveteria. Mas já sabe quais serão as alternativas de pagamento que seus clientes terão? Grande parte dos pagamentos no comércio são no cartão de crédito e débito. Não aceitá-los pode ser um risco para a saúde financeira do seu negócio.

E você não quer perder vendas, certo? Com as máquinas de cartão da Cielo, além de potencializar seu faturamento, é possível proporcionar uma experiência de pagamento agradável aos seus clientes. E isso é muito importante.

Vale lembrar que a maior parte das nossas máquinas não aceitam apenas cartões. Com elas, o consumidor poderá realizar pagamentos com QR Code e por NFC, mais conhecido como pagamento por aproximação, que pode ser feito com o próprio cartão ou com um smartphone.

Esperamos que nossas dicas sobre como montar uma sorveteria te ajudem nesse grande desafio. Entre em contato com a gente. se precisar de ajuda para escolher a melhor maquininha de cartão.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288