Você está em:

Índice ICVA

ICVA mostra queda de 5% das vendas do Varejo na Páscoa 2024

Comemoração da data no fim do mês pode ter colaborado para o resultado negativo. Apesar disso, vendas nas chocolaterias subiram 3,8%.
Publicado por Equipe Cielo

Empreendedor jovem lê celular com os resultados do Índice Cielo de Varejo Ampliado da Páscoa 2024

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas no Varejo durante a Páscoa caíram 5%, em comparação com o feriado em 2023. A análise compara as vendas realizadas entre os dias 25 e 31 de março de 2024 com as vendas realizadas entre os dias 3 e 9 de abril do ano passado.

O setor de Supermercados e Hipermercados, por exemplo, teve queda de 3,9% no faturamento.

De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, a comemoração da data no fim do mês pode ter colaborado para o resultado negativo do Varejo:

“No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, afirma.

Mesmo assim, a Páscoa 2024 teve um destaque: o setor de Chocolaterias cresceu 3,8%.

Os estabelecimentos localizados em shoppings tiveram alta de 4% no faturamento, enquanto as chocolaterias de rua cresceram 3,7%.

Vendas da Páscoa caíram em todas as regiões do país

Todas as regiões do Brasil apresentaram retração nas vendas da Páscoa em relação ao ano passado.

Confira o desempenho de cada região:

  • Nordeste: queda de 3,5%
  • Norte: queda de 3,9%
  • Sudeste: queda de 5,5%
  • Sul: queda de 5,9%
  • Centro-Oeste: queda de 8,5%

Em relação aos estados, as maiores retrações foram observadas no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%).

Já Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%) apresentaram as menores quedas no período.

Nenhum estado teve alta no faturamento em relação a 2023.

O que é o ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

Eles respondem por mais de 900 mil clientes credenciados à companhia.

O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Como o ICVA é calculado

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

Este índice não é, de forma alguma, a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Entenda o Índice Cielo do Varejo Ampliado

  • ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período, comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas vendas.
  • ICVA Deflacionado – É o ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, utilizamos um deflator, que é calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurados pelo IBGE e ajustados ao mix e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do aumento de preços.

O novo modelo contempla informações do IPCA entre o primeiro e 11º mês e do IPCA-15 referentes ao 12º mês. No mês seguinte, o histórico do dado deflacionado será ajustado com a aplicação do IPCA daquele mês, podendo conter uma variação marginal.

  • ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – É o ICVA sem os efeitos de calendário que impactam determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
  • ICVA E-Commerce – Indicador do crescimento da receita nominal no canal de vendas online do Varejo do período em comparação com o período equivalente do ano anterior.

Veja também:

Matérias mais recentes

Ver mais matérias

Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

A maquininha de cartão que cabe no seu bolso e não precisa de celular
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288