Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um bar? Veja nosso guia para iniciantes

Você sempre sonhou em ter o seu próprio bar? Descubra como planejar, escolher o cardápio, contratar funcionários, divulgar o seu negócio e muito mais!
Publicado por Equipe Cielo

Ter um negócio próprio não é algo simples. Existem muitos fatores que devem ser levantados e levados em consideração para aqueles que sonham em empreender e que desejam aprender como abrir um bar.

Para empreendedores que desejam transformar em realidade o seu desejo de abrir um bar,  algumas dicas podem ajudar a atingir o resultado — e evitar que o negócio acabe em ressaca, arrependimento e dor de cabeça.

Avalie seu perfil: é preciso ter jogo de cintura para lidar com as situações

Frequentar um bar para se divertir é bem diferente de ser o dono do lugar. Muitos empreendedores só se dão conta disso depois de decidirem investir no setor.

Para que esse não seja o seu caso, imagine-se nas seguintes situações: você teria paciência para lidar com clientes embriagados todas as noites? Tem fôlego para aguentar até a madrugada, fechar as contas e colocar ordem na casa? Tem jogo de cintura para contornar possíveis desentendimentos provocados pelo álcool?

Se sua resposta a essas perguntas for “sim”, você já tem meio caminho andado para o sucesso no ramo de bares. Caso a resposta seja “não”, talvez seja melhor pensar em alguém — sócio ou funcionário — capaz de ajudá-lo a lidar com situações desse tipo.

Escolha bem o ponto onde vai montar o bar

A escolha de um bom ponto é outro fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um bar.

Além das dicas usuais sobre como escolher um ponto comercial — considerar diversas opções, conversar com comerciantes da região, pensar em onde está seu público-alvo —, para entender como abrir um bar de sucesso é importante levar em consideração alguns requisitos que só se aplicam ao setor.

Como, por exemplo, que há municípios que não permitem a abertura de bares em algumas regiões residenciais ou perto de escolas. Você sabia disso?

Para esse perfil de estabelecimento também é essencial que você encontre um local de fácil acesso, com uma boa visibilidade e que ofereça um estacionamento conveniente, seja próprio ou que facilite o trânsito por meio de vallet.

Outro item a analisar é a vizinhança: abrir um bar em um bairro tranquilo pode acabar causando reclamações por causa do barulho e da bagunça, ou até mesmo multas, dependendo da legislação local. Na dúvida, informe-se antes.

Faça uma pesquisa de mercado

Sim, fazer pesquisa de mercado é uma das mais importantes prioridades quando pensamos na melhor maneira de como abrir um bar.

Verifique antes a concorrência e as necessidades da área escolhida para determinar a demanda por seus serviços. Lembre-se de que abrir um negócio é sempre um risco, então faça sua pesquisa e planejamento cuidadosamente antes de tomar qualquer decisão.

Tenha um plano de negócios sólido

Para abrir um bar lucrativo e que tenha vida longa é importante ver esse empreendimento de forma séria e profissional.

O famoso pensamento “vamos ver no que vai dar” é o primeiro passo para que seu negócio não sobreviva aos desafios que todas as empresas têm ao longo de suas jornadas.

Defina claramente seus objetivos, estratégias, orçamento e projeções financeiras.

Aprenda como fazer seu plano de negócios aqui.

Crie um cardápio simples e invista em bons pratos

A comida é um dos grandes diferenciais dos bares de sucesso, e um excelente atrativo para o público.

Aqui vai uma dica de ouro de como abrir um bar com pouco dinheiro: ao escolher o cardápio do seu espaço, aposte em um menu com poucas (mas boas) opções, que agradem a maioria dos clientes.

Melhor isso do que ter uma grande oferta de pratos e ser forçado a estocar ingredientes com prazo de validade curto ou que não são tão pedidos no bar. Quanto mais extenso for o cardápio, maior será o risco de prejuízo e desperdício de alimentos.

Escolha um público — e aposte nele

Não adianta tentar agradar a todos: a maior parte dos bares bem-sucedidos deve seu êxito a um público fiel, que frequenta o local com regularidade e ajuda a divulgá-lo entre amigos.

Foque no público que quer atrair e leve isso em consideração em todas as decisões importantes sobre o estabelecimento — da decoração ao cardápio, passando por eventuais promoções e até pela escolha do ponto.

Um bom jeito de começar é criando relacionamentos com seus clientes, oferecendo o bar para eventos especiais, como aniversários, amigos secretos, despedidas de solteiros, além de fazer promoções e programas de fidelidade para mantê-los interessados.

Considere criar um tema

Uma grande quantidade de bares tem apostado em uma temática para atrair mais público. Atualmente, isso é muito comum em hamburguerias e restaurantes.

Uma boa dica de como abrir um bar é explorar temas que podem ajudar até mesmo na hora de pensar nos pratos e drinques: países, séries, motocicletas, vikings, entre outros, podem inspirar o ambiente e o cardápio, além de servir como um atrativo maior para divulgações em redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, você criará uma experiência única, memorável e, por que não, instagramável, já que hoje em dia, quem não posta uma foto em um lugar incrível em suas redes sociais?

Olha só o seu bar viralizando na internet sem você fazer esforço!

Contrate uma equipe eficiente e enxuta

Uma outra preocupação muito comum de quem quer abrir um bar é sobre quantos funcionários ter para oferecer um bom atendimento.

Contrate apenas o número necessário de funcionários e evite contratar pessoal excessivo.: É melhor investir em funcionários capacitados ou treiná-los para fornecer um excelente atendimento ao cliente, do que ter muitos colaboradores perdidos e infelizes para coordenar.

Para calcular a quantidade ideal de funcionários de um bar, considere os seguintes fatores:

  • Tamanho do bar: quantos clientes o bar pode acomodar e qual é a capacidade de movimento de pessoas;
  • Horários de funcionamento: se o bar estiver aberto durante horas de pico, será necessário mais funcionários;
  • Menu e serviço: quantos itens o menu possui e se o bar serve apenas bebidas ou também alimentos;
  • Tipo de clientela: se o bar atrai principalmente clientes sozinhos ou grupos.

Com base nessas informações, você pode estimar quantos funcionários são necessários para atender a demanda e garantir que o bar funcione de forma eficiente. De maneira geral, é recomendável que um bar tenha pelo menos 1 funcionário para cada 10 clientes.

Escolha bem seus fornecedores

Uma das dicas mais importantes de como abrir um bar é a escolha dos fornecedores. Para garantir a qualidade dos produtos e a continuidade do negócio, defina antes as suas necessidades, identificando os tipos de produtos que você precisa para o seu estabelecimento e quais são as especificações que procura.

Busque referências e peça recomendações a outros empresários do setor ou a associações comerciais para verificar a confiabilidade e a reputação dos fornecedores, seu histórico de entrega e se eles têm condições de atender às suas necessidades de maneira constante.

É fundamental que você verifique a qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores antes de fechar negócio. Além de comparar valores, negociando com várias empresas para encontrar o melhor preço e a melhor relação custo-benefício.

Nessa análise, avalie também as condições de pagamento, prazos de entrega e garantias com os fornecedores. Bem como a abertura à parceria em eventos especiais. Muitos fabricantes de bebidas tem uma marca potente que pode te ajudar a lançar seu bar em grande estilo e atrair o público que você deseja.

O nome do bar deve ser memorável

A escolha do nome de um bar é uma parte importante de sua estratégia de marca. É a primeira impressão que os clientes terão e que pode influenciar sua decisão de visitá-lo ou não. Por isso, escolha um nome fácil de lembrar e que seja fácil de pronunciar.

Evite nomes genéricos ou que já tenham sido utilizados por outros bares. Pelo contrário: opte por um nome que reflita a personalidade do seu estabelecimento, sendo representativo do estilo e da atmosfera que você escolheu para dar a ele.

E se possível, escolha um nome com significado ou história para torná-lo mais interessante e memorável.

Antes de bater o martelo, não se esqueça de verificar a disponibilidade do nome escolhido, ou seja, se ele já não está registrado ou sendo usado por outra empresa.

Música ao vivo ou ambiente?

Uma outra dúvida recorrente em que busca informações de como abrir um bar é se vai ou não ter música ao vivo ou ambiente no recinto.

Isso dependerá muito do estilo escolhido para o seu bar e qual será o seu público-alvo. Geralmente, uma clientela mais requintada prefere música ambiente, pois estarão no local para descontrair, encontrar os amigos e bater um papo em um clima seguro, acolhedor e intimista.

Já os clientes mais jovens e populares podem preferir um bar que tenha atrações como música ao vivo. Os ritmos devem ser escolhidos também de acordo com o perfil desse público, que poderá gostar mais de samba do que de rock, ou de sertanejo, por exemplo.

Normalmente, bares que têm música ao vivo, demandam também de mais espaço para acomodar os artistas, como palco e camarim. Assim como de equipamentos de luz e som, aumentando os custos de operação. Avalie se já quer começar arcando com esses gastos, e se vale a pena a relação custo-benefício dessa atividade extra no seu negócio.

Faça um evento de inauguração

A inauguração do seu bar deve ser diferenciada dos dias convencionais quando ele já estiver em operação para ser memorável na cabeça do seu público semente.

O seu público será seus familiares, amigos, amigos de amigos que irão conhecer o seu bar de forma VIP e exclusiva para indicar o seu bar para outras pessoas e assim ir formando sua clientela.

Para impactá-los de forma definitiva, selecionamos algumas ideias para seu evento de inauguração:

  • Ofereça uma noite de degustação de bebidas, onde os convidados podem experimentar diferentes drinks;
  • Contrate um DJ ou banda para fornecer entretenimento ao vivo durante a noite;
  • Crie um concurso de coquetéis, onde os clientes podem votar no melhor;
  • Ofereça descontos especiais e brindes para os primeiros clientes a chegar;
  • Tenha um sorteio para ganhar uma noite de bebidas para o próximo mês.

Ofereça várias formas de pagamento

Depois de todas essas dicas de como abrir um bar, precisamos te avisar que todo esse esforço não atingirá os resultados que deseja se você também não facilitar a vida do seu cliente na hora do pagamento.

Principalmente em se tratando de um estabelecimento onde seus clientes irão ficar alcoolizados, é essencial que você disponibilize pagamentos por cartão de crédito e débito — e aproximação — para agilizar o tempo da sua equipe.

Uma vantagem extra ao contratar as maquininhas de cartão da Cielo para o seu bar é que junto a elas você terá vários outros serviços para te ajudar a gerir o dia a dia do seu negócio.

Consulte aqui nossas opções para você se tornar mais ágil como empreendedor.

Promova seu bar

Hoje em dia, o estabelecimento que não tem perfis nas principais redes sociais e no Google Meu Negócio não está merecendo a confiança e o interesse de novos clientes.

Portanto, invista em marketing digital para marcar presença no mundo virtual. Imagine o quanto você poderá ganhar em visibilidade quando seus clientes marcarem seu bar como localização de seus posts e fizerem comentários positivos em sua página no Google.

Tenha também um site institucional do seu bar com fotos em 360º, descrevendo seu cardápio e menu de bebidas, horários de funcionamento, mapa de localização e formas de pagamento.

Gostou das nossas dicas de como abrir um bar? Lembre-se de que na hora de formalizar seu negócio, você precisa entender que nem tudo será como nos filmes: administrar um empreendimento assim exige paciência e comprometimento para entregar uma boa experiência para os clientes.


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288