Você está em:

Dicas e Histórias de Sucesso

Como abrir um bar: guia para iniciantes

Publicado por Equipe Cielo

Reunimos algumas dicas para empreender nesse ramo e quais armadilhas a evitar

 

Abrir um bar não é algo simples. Existem muitos fatores que devem ser levantados e levados em consideração para aqueles que sonham em abrir o seu próprio negócio de bebidas.
Para empreendedores que desejam transformar em realidade o seu desejo de abrir um bar,  algumas dicas podem ajudar a atingir o resultado — e evitar que o negócio acabe em ressaca, arrependimento e dor de cabeça.
 

1) Avalie seu perfil: é preciso ter jogo de cintura para lidar com as situações

Frequentar um bar para se divertir é bem diferente de ser o dono do lugar. Muitos empreendedores só se dão conta disso depois de decidirem investir no setor.
Para que esse não seja o seu caso, imagine-se nas seguintes situações: você teria paciência para lidar com clientes embriagados todas as noites? Tem fôlego para aguentar até a madrugada, fechar as contas e colocar ordem na casa? Tem jogo de cintura para contornar possíveis desentendimentos provocados pelo álcool?
Se sua resposta a essas perguntas é “sim”, você já tem meio caminho andado para o sucesso no ramo de bares. Caso a resposta seja “não”, talvez seja melhor pensar em alguém — sócio ou funcionário — capaz de ajudá-lo a lidar com situações desse tipo.
 

2) Escolha bem o ponto onde vai montar o bar

A escolha de um bom ponto  é outro fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um bar. Além das dicas usuais sobre como escolher um ponto comercial — considerar diversas opções, conversar com comerciantes da região, pensar em onde está seu público-alvo —, é importante levar em consideração alguns requisitos que só se aplicam ao setor: há municípios que não permitem a abertura de bares em algumas regiões residenciais ou perto de escolas, por exemplo.
Também vale a pena pensar na vizinhança: abrir um bar num bairro tranquilo pode acabar causando reclamações por causa do barulho e da bagunça, ou até mesmo multas, dependendo da legislação local. Na dúvida, informe-se antes.
 

3) Crie um cardápio simples e invista em bons pratos

A comida é um dos grandes diferenciais dos bares de sucesso, e um excelente atrativo para o público. Aqui vai uma dica de ouro ao escolher o cardápio do seu espaço: aposte em um menu com poucas (mas boas) opções, que agradem a maioria dos clientes.
Melhor isso do que ter uma grande oferta de pratos e ser forçado a estocar ingredientes com prazo de validade curto ou que não são tão pedidos no bar. Quando mais extenso o cardápio, maior o risco de prejuízo e desperdício de alimentos.
 

4) Escolha um público — e aposte nele

Não adianta tentar agradar a todos: a maior parte dos bares bem-sucedidos deve seu êxito a um público fiel, que frequenta o local com regularidade e ajuda a divulgá-lo entre amigos. Pense no público que quer atrair e leve isso em consideração em todas as decisões importantes sobre o estabelecimento — da decoração ao cardápio, passando por eventuais promoções e até pela escolha do ponto.
 

5) Considere criar um tema

Uma grande quantidade de bares tem apostado em uma temática para atrair mais público. Atualmente, isso é muito comum em hamburguerias e restaurantes.
 
Para locais que vendem bebidas alcoólicas, os temas podem ajudar até mesmo na hora de pensar nos pratos e drinques: países, séries, motocicletas, vikings, entre outros, podem inspirar o ambiente e o cardápio, além de servir como um atrativo maior para divulgações em redes sociais, por exemplo.
 
Na hora de abrir um bar, você precisa entender que nem tudo será como nos filmes: administrar um negócio assim setor exige paciência e comprometimento para entregar uma boa experiência para os clientes. E para você oferecer mais comodidade aos frequentadores, reunimos algumas dicas no Blog da Cielo.
 

 


Portfólio de Soluções! Encontre a que melhor combina com você.

Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo LIO

A máquina inteligente que trabalha por você e economiza seu dinheiro.
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo FLASH

A maquininha ultraveloz para você vender muito mais
Saiba mais
Portfolio de soluções encontre a sua.

Cielo ZIP

Na Cielo Você ganha! sua maquininha de verdade.
Saiba mais

Entre em contato e prepare-se para vender mais:

Central de Relacionamento

4002-5472 (todas as localidades)
0800-579-8472 (exceto capitais)

Suporte Técnico

4002-9111 (todas as localidades)
0800-579-0111 (exceto capitais)

Ouvidoria

0800-570-2288