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Como abrir uma empresa? Veja o nosso passo a passo

Publicado por Equipe Cielo

Você já se perguntou como abrir uma empresa? Teve vontade de começar um novo negócio mas teve medo da burocracia para ter um CNPJ? De fato, o processo de formalização é um dos principais medos de quem pensa em empreender.

Há quem passe anos adiando a ideia de abrir um negócio por não saber por onde começar, por não saber quais são os primeiros passos para abrir uma empresa.

Você está no Blog da Cielo e vamos ajudá-lo com informações sobre essa etapa importante para o seu negócio. Boa leitura!

Descubra agora como abrir uma empresa

Os processos de formalização mudam de acordo com o tipo de negócio que você pretende abrir. Por exemplo, quem deseja atuar como MEI tem tudo simplificado pela internet. Outras opções podem exigir laudos e alvarás. Entenda melhor!

Encontre um contador

Se você está buscando informações sobre como abrir uma empresa que não esteja enquadrada na modalidade MEI (Microempreendedor Individual), será imprescindível ter um contador, profissional responsável pelo controle do movimento financeiro no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos.

Embora existam sites onde é possível buscar por um contador para o seu negócio, a melhor maneira de escolher um bom profissional é por indicação. Procure amigos ou conhecidos empreendedores e pergunte se estão satisfeitos com seus serviços de contabilidade e vá até o local.

Converse com o contador e tire as suas principais dúvidas. Isso ajudará a esclarecer a sua mente sobre tudo o que deve ser feito para a administração da empresa.

Uma vez que tenha o nome de um contador em mente, não se esqueça de checá-lo no site do Conselho Regional de Contabilidade de seu estado.

Uma escolha cuidadosa renderá frutos no futuro: além de cuidar da contabilidade da empresa e do pagamento de impostos, o contador pode dar conselhos para melhorar a gestão do negócio e é um grande aliado no processo de abertura da empresa, ajudando na obtenção do CNPJ e outros documentos.

Contrato Social

O próximo passo para quem quer aprender como abrir uma empresa é elaborar o contrato social, que definirá as atividades exercidas pelo negócio e a participação de cada sócio. É importante contratar um advogado para auxiliar nessa parte do processo. Uma vez que esteja pronto, o documento deve ser reconhecido e assinado em um cartório.

Como abrir uma empresa Simples

Uma opção bastante atrativa para quem deseja saber como abrir uma pequena empresa é enquadrar-se no Simples Nacional – um sistema de tributação que reúne diversos impostos federais, estaduais e municipais em um só pagamento.

O Simples está aberto a microempresas, com faturamento anual de até R$ 360 mil, e a pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

No site da Receita Federal é possível encontrar respostas às perguntas mais frequentes de empreendedores sobre o Simples.

Documentos para abrir uma empresa

Antes de começar formalmente suas atividades, o empresário deve reunir alguns documentos, mesmo que seja para abrir pequena empresa. A primeira parada é a Junta Comercial de seu estado, onde o negócio deve ser registrado.

É importante pesquisar para verificar se o nome escolhido para seu negócio está disponível: caso outra empresa tenha sido registrada com o mesmo empresário, será preciso mudá-lo.

Outro passo fundamental é obter o alvará de funcionamento do negócio. Para isso, será necessário consultar a prefeitura do seu município: as regras variam de acordo com o local e o setor de atividade da empresa. Como o processo pode ser demorado, é recomendável começar o quanto antes.

Dependendo da área de atuação da empresa, também pode ser necessário fazer uma inscrição estadual. O site da Secretaria da Fazenda de seu estado poderá oferecer as informações necessárias. É importante verificar se as atividades exercidas  exigem licença da vigilância sanitária ou do Corpo de Bombeiros.

Agora que você já sabe como abrir uma empresa, confira mais algumas informações que vão ajudá-lo nessa jornada.

Por que ter um sistema de automação comercial no meu negócio?

Sem dúvidas, esse é mais um passo muito importante para quem deseja abrir uma empresa e começar um novo negócio.

Quem empreende sabe que existem tarefas trabalhosas e repetitivas que precisa fazer no seu estabelecimento, como anotar produtos para repor o estoque. Entretanto, é possível automatizar essa atividade e torná-la mais eficiente com um sistema de automação comercial.

Atualmente, o mercado disponibiliza uma série de softwares que ajudam os empreendedores a aprimorar seus negócios. Essas ferramentas podem até ser personalizadas por tipo e tamanho de estabelecimento.

Entre as várias vantagens da automação para quem está começando a empreender, a principal delas é reduzir ou até mesmo eliminar erros que poderiam impactar na performance.

Outro ponto importante é a integração das áreas necessárias para o bom funcionamento de uma empresa, como estoque, contas a pagar e a receber, pagamento, fechamento de caixa, emissão de nota fiscal, entre outras.

Vamos considerar, por exemplo, que você registre todas as vendas em um caderno ou até mesmo em uma planilha no Excel.

Caso deixe de fazer o lançamento de um produto ou anote erroneamente o valor de uma transação, isso pode levá-lo a achar que o negócio não está indo tão bem quanto gostaria. Mas, se dispõe de um sistema de automação comercial, que integrou sua frente de caixa, esse lançamento é automático e lhe dá uma visão mais precisa da sua performance.

Estudar meios de simplificar a rotina é algo muito importante para quem está buscando saber mais sobre como abrir uma empresa, pois isso ajudará a diminuir as dificuldades da rotina empresarial e alavancar o seu negócio sem erros.

Gostou das dicas? Continue acompanhando a Cielo nas redes sociais para obter mais informações tão importantes como essas que você acabou de descobrir sobre como abrir uma empresa. Boa sorte!

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